/

Governo dá tolerância de ponto na visita do Papa (e há críticas dentro do PS)

50

catholicism / Flickr

O papa Francisco

O Papa Francisco

O Governo vai conceder tolerância de ponto nos serviços públicos a 12 de maio, dia em que o Papa Francisco chega a Portugal para o centenário das aparições de Fátima, disse à Lusa fonte do executivo.

A mesma fonte adiantou à agência Lusa que a tolerância de ponto será dentro em breve anunciada formalmente pelo Governo.

O bispo de Leiria-Fátima, D. António Marto, tinha pedido que o Governo decretasse tolerância de ponto durante a visita do Papa Francisco a Portugal e o Executivo de António Costa deverá mesmo avançar nesse sentido.

“Se o Governo quiser ter um gesto de cortesia, quer para com o Papa, quer para com os peregrinos católicos que aqui vêm, fica bem, acho eu. Mas se não o fizer, os peregrinos não deixam de vir”, referiu o responsável, adiantando que “o 12 de maio calha numa sexta-feira, a grande celebração é à noite e, como em todos os 12 de maio, há gente que vem só à noite, enche o recinto para o terço e a procissão de velas”, disse na altura.

Quando o Papa Bento XVI visitou Portugal, em 2010, o Governo de José Sócrates também concedeu tolerância de ponto a todos os trabalhadores da Administração Pública no dia 13 de maio desse ano. António Costa, que era na altura presidente da Câmara de Lisboa, fez o mesmo para os funcionários da autarquia.

Críticas

O deputado socialista Tiago Barbosa Ribeiro considerou, através da sua página do Facebook, a decisão do Governo “um erro disparatado”.

“Não conheço as razões que serão invocadas no decreto, mas já antecipo que sejam facilmente rebatíveis: não pode fundamentar-se na viagem de um chefe de Estado estrangeiro e ainda menos na viagem de um líder confessional”, escreveu.

“De outra forma, será legítimo invocar o mesmo princípio para membros de outras religiões e, sobretudo, para quem não tem qualquer religião e vive num Estado laico, tendo também direito a tolerâncias para participar nos espetáculos que entenda”, continua.

“Necessitamos de outra maturidade democrática e esta atitude irá no sentido inverso. Não é muito comum encontrar erros no Governo que apoio e para cuja maioria trabalho diariamente no Parlamento, mas aqui está um. E especialmente disparatado“, conclui.

Em declarações à TSF, o ex-deputado do Bloco de Esquerda, Fernando Rosas, considera que o Estado não deve “decretar feriados para comemorar festas religiosas, seja de que religião for, ainda por cima, quando só o faz para a religião católica em Portugal”.

O bloquista defende ainda que o Estado português é constitucionalmente laico e por isso “não deve intrometer-se” nesse sentido.

O Papa Francisco visita Fátima a 12 e 13 de maio para canonizar os dois pastorinhos Jacinta e Francisco no centenário das aparições.

ZAP // Lusa / Move

50 Comments

  1. Prova que a religião católica não é nem nunca foi de Yeshua Messiah, mas um poder político mundial.
    O mesmo posso dizer para confirmar a IDOLATRIA que pratica cegamente a «igreja» Católica Romana.

  2. Lá vem mais uma folga para os funcionários públicos crentes e também para os não crentes. Tudo serve de desculpa para o merecido descanso 🙂

  3. Já agora que seja feriado nacional…assim não só os funcionários públicos terão direito ao dia mas todos nós filhos de deus também…mais do mesmo…. 🙂

    • Mas até é bom haver tolerancia à sexta-feira…. assim pode ser que venham ao super na sexta e no domingo isto esteja às moscas…. E o Paulinho Azevedo me mande ir para casa ter com a minha mulher e brincar com os meus filhos…. Sonhar não custa …. Esses previligiados não respeitam ninguém ….. saem cedo e vão para o super às 9 da noite e aos domingos à tarde… E eu tenho que trabalhar a essas horas e nesses dias porque existem clientes, senão estava fechado… Agora vou buscar o meu filho porque tive folga hoje, vou comer às 7 para entrar às 8 e sair à meia-noite…. Quero lá saber de tolerâncias….. Não tenho outras regalias e vou chatear-me com isso…. Já chega o que me chateio o ano todo quando tenho que ir ao hospital com o meu filho e o porteiro do ministério (funcionário do estado) vai ao Dr. da Cuf e ……. paga 15 euros…. e ao dentista e paga 3,00 €, e eu ando com os dentes podres…… já sou português de 2ª todo o ano ……. Vou agora chatear-me com tolerância de 1 dia …… Nahhhhhhhhhh

      • Não se queixe muito. Trabalha e recebe por isso. E; nos dias de hoje, isso é maravilhoso! Aproveite enquanto dura.

      • Poisxxx… licenciado em farmácia, 3 anos a trabalhar a recibo verde, 600,00 por mês e 54 horas / semana …. é de aproveitar!!!! Well´s o melhor explorador do país…… Maravilhoso…. Um fds por mês para estar com a familia porque meia dúzia de “aproveitas”, querem comprar benhuron às 11 da noite, aos domingos, etc…. Patrões que não prestam (exploradores) mas também clientes que não respeitam quem é obrigado a trabalhar para satisfazer as suas “paneleirices”…. Maravilhoso…. Já falta pouo para me dedicar a vender “pó” à porta da escola dos seus filhos …. Aproveite…..

      • Sr. Aproveite, realmente um funcionário do privado não se pode queixar nada, tem de aceitar as condições precárias e se quiser..já os do público estão-se sempre a queixar e com melhores condições de trabalho

      • Ao Sr Joca e Sra Carla. Quando digo aproveite enquanto dura, não digo para se submeterem a tudo! Nem pouco mais ou menos. Acho é absurdo estarem a queixar-se de algo que não faz sentido. Estamos a falar de tolerância de ponto. Não é um feriado! Faz quem quer. Se me disser: é pena que não seja para o privado também… Estou de acordo. Se me disser: não deveria ter sido concedido a tolerância… Não estou de acordo. Mas se me disser que este não foi concedido eu digo, está bem.
        O que quiz dizer foi que gostaria de estar num estado que pudesse (se quisesse) criticar (ou não) essa tolerância. Quiz dizer que a situação actual está muito mal e que os empregos são cada vez mais precários. Quiz dizer que há coisas bem mais importantes para reivindicar que uma mera tolerância de ponto. Foi isso que quiz dizer. Eu que sofro bbem mais que vocês porque eu não tenho trabalho (nem subsídios). Foi isso que quiz dizer!
        Aproveite, porque há muitos que não o podem fazer (pelo menos o dobro que o Governo diz). Eu sou um deles.

  4. Só estranho não darem também um bónus aos funcionários públicos pela vinda do papa. Mas de certeza que haverá mais algumas comissões de serviço atribuídas com aumento de salários, suplementos e subsídios. Coitados dos funcionários públicos, com carreiras congeladas não conseguem progredir do nível 18 onde chegaram apenas com o passar do tempo para ficar a receber 2500 euros mês, bem precisam de ajudas divinas e de uma geringonça. Rapidamente voltaremos a bancarrota para suportar esta escumalha. Se cortassem aos bancos e nos salários/pensões acima de 1500 euros, tínhamos um pais multi milionário!!

  5. A existir tolerância que seja para todos, e não apenas para os funcionários públicos. Ou não somos todos Portugueses com os mesmos direitos?

  6. Brindo com uma mini sagres e um pires de tremoços a todos aqueles que vão ter essa tolerância. Não é o meu caso, mas na boa.

  7. O país em grande , há dinheiro pra tudo. Não falta nada, fazer contas…. fazemos depois. Gostaria que um dos iluminados do governo publicasse os custos de um dia de tolerância de ponto. Era pedir transparência a mais….
    Tolerância pra mim 0.

    • Preferia o Governo anterior, não era? Nem tolerâncias, nem feriados, nem salários, nem saúde, nem educação… Só (enormes) impostos. Era isso que preferia?

      • Eu preferia. Onde está a dúvida?!
        Prefiro que se gaste o que se tem, que se paguem as dívidas e que se evite contrair mais, principalmente quando não temos capacidade de pagar.
        Já agora, também prefiro que haja igualdade entre todos e não haja portugueses de primeira (função pública e afins) e portugueses de terceira (quem trabalha por conta própria e não está preso à mama do pai Estado).
        Já agora, eu na minha família faço uma gestão de acordo com aquilo que digo preferir, talvez por isso não tenha dívidas e todos os meus filhos são tratados de modo igual.
        E no que toca a impostos, não sei o que lhe diga, mas com esta “redução” de impostos nunca paguei tanto como agora, só entre imposto de combustíveis e IMI já dava para por muito pão…

      • Claro que o outro era “melhor”, tão “melhor” que nesta mesma questão da tolerancia de ponto já veio dizer na AR que está de acordo com o governo. É só ver as notícias…

      • A actuação de TODOS os partidos foi vergonhosa nesta questão, o que é demonstrativo do nível a que nos encontramos e também é esclarecedor da imagem que os governantes têm das pessoas que governam. Não tenho qualquer problema em dizer isto. E até digo mais, gostei muito de ouvir os 2 deputados do PS que se manifestaram contra a tolerância de ponto.
        O meu comentário foi noutro sentido, foi no sentido de responder a alguém que independentemente do episódio em análise defende sempre a palhaçada que é o actual governo… Eu quanto a este aspecto tenho a opinião que antes escrevi.

  8. Pois, tudo isto é revelador na mediocridade do país e dos tempos em que vivemos.
    O país é laico (e ainda bem), pelo que não compreendo esta medida.
    A maioria da população portuguesa também é laica, ao contrário do que se diz. Eu, como a esmagadora maioria das pessoas que conheço, passamos pelo baptismo e contamos para as estatísticas da população católica, mas de facto não somos católicos.
    Quem quiser ir a Fátima ou ficar pregado à televisão que o faça, tire férias e aproveite bem o dia…
    Já chega a perturbação e a despesa que a visita do patrão de uma das mais antigas empresas do mundo vai provocar a toda uma nação.
    Não entendo como os governantes deste país fazem os portugueses passar por ignorantes. Como é claro para todos que têm dois dedos de testa, o milagre de Fátima é um embuste total, ao nível de todos os embustes do género, em que se incluem cartomantes, vendedores de banha da cobra, bruxos, videntes, adivinhos, as demais religiões…
    Quanto ao embuste de Fátima, se fosse uma anedota não teria graça alguma de tão estapafúrdia a historieta. A vontade é desfiar todos os absurdos desta anedota, mas o espaço destinado aos comentários não é suficiente…

    • Porque é que vocemece aproveita dos Domingos e feriados nacionais religiosos, festejando ( gastronomicamente?) o Natal e a Páscoa? Gente muito confusa e esquizofrênica, sábios e pseudo-intelectuais feitos ‘a pressa, tudo sabem, sobre tudo opinam e tudo deixam transparecer da sua fraqueza de espírito e mente.

      • Esta’ com dificuldade em entender a pergunta, convenientemente. Era de esperar isso: leia o resto do meu comentário original, chico esperto, pois a carapuça vai ajustar perfeitamente ‘a sua tola de burro e pseudo intelectual!

      • Carlos, aconselho-o, muito honestamente, a procurar apoio psicológico. Vir comentar passado um mês e meio, ainda mais nos termos em que o faz, é revelador de uma qualquer doença mental ou pelo menos de um grande desequilíbrio emocional.
        Boa sorte!

      • Respondi no dia em que tive acesso/recebi o seu comentário. Julgar o estado emocional do outro, dar conselhos e opiniões baratas parecem ser o seu forte, evitando o cerne da materia sob escrutínio/discussão. Não vou perder mais tempo a tentar alimentar ” porcos com pérolas”! Boa sorte na vida! Comece por tentar ser honesto e humilde quando erra.

  9. Então Portugal não é um Estado laico? Se o Dr. Mário Soares ainda estivesse vivo diria das boas a este respeito, e com razão, esse sim uma pessoa assumidamente laica. O nosso país, tal como o faz à séculos, continua a vergar-se à Igreja Católica de uma forma completamente estúpida e ignorante, ainda mais nos dias de hoje. Como país dito laico, terá que a partir de agora proceder de forma idêntica com todas as outras religiões e os seus lideres quando cá se deslocarem. Alguém acredita que isso vais acontecer? Claro que não. Portanto, estado laico, uma ova.

  10. Na caça ao votos, já vale mesmo tudo. Mais uma enorme trapalhada nacional para um pais que se diz independente e laico, mas que as atitudes dos nossos governantes perante os poderes externos mostram o contrário.

  11. Vai uma aposta que, a maior parte dos críticos desta tolerância de ponto, se viesse cá um políticozeco de um qualquer regime marxista , estavam lá batidinhos, faltavam ao trabalho e nem se importavam no que isso custava ao país.
    Como se trata de uma das maiores eminências mundiais, independentemente do tipo de religião que representa, toca a cortar na casaca.
    E por falar em estado laico, porque é que esta malta não vai trabalhar nos 7 feriados religiosos que existem em Portugal, nem que seja trabalho voluntário? Pois, já percebi…
    É vida…
    E ainda falam da ignorância no futebol !!!…

    • Já que não gosta, porque não trabalha 24 sobre 24 horas, sete dias por semana? Que tal trabalhar e não receber? “Este governo é demais!” O “outro” era bem melhor…

      • Se o outro governo era melhor?! Era, pois. Se bem que nesta questão, e do que ouvi até agora, entre todo o espectro político apenas duas caras do PS parecem estar com os pés na terra.

  12. Ora aí estão duas pessoas que, por muito inteligentes que sejam, demonstram exuberantemente que não compreenderam ainda, em que país vivem.
    E o engraçado disto é que ambos são, um actualmente e outro num passado não muito longinquo, REPRESENTANTES DO POVO que, pelos vistos, são incapazes de entender !
    Continuamos um país de teóricos, fantásticos na abstracção, peritos na formulação dos grandes conceitos e, demasiado “desastrados quando chega o choque com a realidade”.
    Os sentimentos ancestrais do povo são o que são, e o tempo dos “grandes educadores da classe operária” já passou há muito, caso não tenham percebido.
    Naão deixa de ser curioso que, quando terminam as eleições, todos consideram que “na sua sabedoria” o povo votou assim ou assado, mas alguns não resistem a acharem-se no direito de se colocarem acima dele !!

  13. Os Portugueses de segunda tem que trabalhar. Porquê tolerância de ponto 12 de Maio para os funcionários públicos ? É para irem a procissão das velas com o Papa?Ou para terem 4 dias de folga.» Vergonha.

  14. O Estado português é um estado laico ( e ainda bem)
    Sucede que Francisco não é apenas um líder religioso. Ele já criticou a sua “organização” pelo sectarismo, intolerância, perseguições crueis aos “não alinhados” e hoje perfila-se como um homem que pretende a implantação e desenvolvimento da satisfação mais importante a seguir à alimentação: A paz. embora sem paz também não haja grande coisa para comer….
    a instituição da tolerância de ponto parece, assim, uma homenagem a uma figura universal que nos visita depois do Egipto onde se deslocará em viatura não blindada. a atitude do PS radica no anticlericalismo maçónico e depois de tantas concessões à direita quer dar uma de “prafrentex” Enfim, “bichices”……

  15. Conheço muito bem a função pública por dentro(40 anos), é leviana e à portuguesa a maneira de como se trabalhava/trabalha(sei que melhorou) na mesma.
    Só acho que se é para uns, deve ser para todos!

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.