//

Governo dá novo aumento extra nas pensões

José Sena Goulão / Lusa

O Ministro das Finanças, Mário Centeno, e o primeiro-Ministro António Costa

O Governo vai dar um novo aumento extraordinário aos reformados com pensões de valor igual ou superior a 643,35. A medida, que entrará em vigor no dia 1 de agosto, abrange cerca de dois milhões de pessoas.

De acordo com uma nova proposta do Governo, as pensões de valor igual ou superior a 643,35 euros vão receber um novo aumento extraordinário. A medida, que ainda está a ser trabalhada, indica um aumento de seis e de dez euros nas pensões dos reformados, aos quais será deduzido o valor da atualização ocorrida em 1 de janeiro deste ano.

Segundo o Correio da manhã, este aumento entrará em vigor a 1 de agosto e vai abranger cerca de dois milhões de pensionistas, quer no regime da Segurança Social, quer no da Caixa Geral de Aposentações.

Entre agosto e o final deste ano terá um impacto de 34,5 milhões de euros, enquanto que nos 14 meses em que será aplicada no próximo ano, a medida terá um impacto financeiro de 87,8 milhões de euros.

A proposta do governo, citada pelo jornal, refere que a medida se destina “a concluir a compensação pela perda do poder de compra causada pela suspensão, no período entre 2011 e 2015, do regime de atualização das pensões, iniciada em 2017, no sentido de aumentar os rendimentos dos pensionistas com pensões mais baixas”.

O documento em causa estabelece dois princípios de atualização das reformas. Quem recebe uma pensão atualizada, entre 2011 e 2015, tem um aumento de seis euros. Os pensionistas com reformas que não foram atualizadas no referido período vão receber mais dez euros.

A medida abrange as pensões de invalidez, velhice e sobrevivência, do regime geral da Segurança Social e da Caixa Geral de Aposentações.

ZAP //

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.