Governo de Costa já fez 3.282 nomeações. Em média, são 2 por dia

O Governo de António Costa já fez 3.282 nomeações desde que tomou posse. O Executivo nomeou cerca de duas pessoas por dia, número que supera o do governo de Passos Coelho e Sócrates.

De acordo com os dados compilados pelo Correio da Manhã, das 3.282 nomeações, 2.342 foram feitas para gabinetes ministeriais e 940 para altos cargos de órgãos da administração pública. Olhando apenas para as nomeações para os gabinetes, o Executivo da geringonça nomeou cerca de duas pessoas por dia (1,9).

Embora admita que a comparação não é exata, o CM nota que o ritmo de nomeações do Governo de Costa bate o dos seus antecessores. Não é exata porque a estrutura governativa é diferente, nomeadamente ao nível do número de ministérios e secretarias de Estado, mas também no que concerne ao espaço temporal. No caso das nomeações de Costa, foi considerado o período entre 26 de novembro de 2015 e dia 23 de abril.

No caso de Passos Coelho a média de nomeações rondava 1,45 por dia, muito idêntica ao governo que o precedeu, de José Sócrates (1,48 nomeações por dia).

A maré de nomeações está longe de ser um exclusivo do Governo atual e até já teve expressões que ficaram para a história do regime democrático, como a célebre frase popularizada no tempo de António Guterres: “No jobs for the boys”. Existe, inclusive, uma lei de 2012 destinada a colocar um travão às nomeações para os gabinetes do poder.

Certo é que, quando um ministro ou secretário de Estado sai, os membros da nova equipa têm de ser nomeados novamente, mesmo que continuem a ser os mesmos.

O Ministério do Ambiente bate todos os recordes de nomeações, atingindo as 295. O novo Ministério das Infraestruturas e Habitação, tutelado por Pedro Nuno Santos e com duas secretarias de Estado, contabiliza 71 nomeações. O Ministério do Planeamento conta com apenas 25.

ZAP //

PARTILHAR

5 COMENTÁRIOS

  1. Quando é que pára este fartar vilanagem desta corja XUXA ? Não há meio destes gajos terem vergonha na cara ? Que exemplo dão estes meliantes ao povo português ? Isto está a saque.

RESPONDER

Barbosa Ribeiro, que não quer ser o Rei Sol, distribuiu álcool gel para "desinfetar" a Câmara

Tiago Barbosa Ribeiro, candidato socialista à Câmara Municipal do Porto, rejeita a ideia de que não é muito conhecido, afasta a ambição de querer ser o "Rei Sol" e admite ficar na Invicta nos próximos …

Coronavírus: há 21 mil anos a causar pandemias

Os coronavírus só foram identificados como distintos dos vírus da gripe nos anos 60 do século passado, e neste houve apenas duas pandemias de coronavírus —  MERS e SARS — registadas antes da atual, mas …

Parlamento discute propostas para travar preços dos combustíveis e da eletricidade

Os deputados votam esta sexta-feira, no Parlamento, o diploma do Governo para limitar as margens de combustíveis, assim como uma série de outras propostas sobre energia, da responsabilidade de vários partidos. O Governo aprovou em julho, …

Marcelo admite que se "fechou uma página" - mas já deixou recados para o Natal

O Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, afirmou esta quinta-feira que Portugal é visto por outros países europeus como exemplo pela taxa de vacinação e combate à covid-19, mas que este "é um processo …

UGT quer salário mínimo de 1.000 euros em 2028

O secretário-geral da UGT, Carlos Silva, defendeu a necessidade de acabar com a política de baixos salários e precariedade. Carlos Silva, secretário-geral da UGT, defendeu esta quinta-feira que o Governo socialista tem obrigação de aumentar os …

Vermes partilham "memórias" através do ARN para avisar do perigo

Um artigo publicado recentemente na Cell mostra que os vermes têm uma forma peculiar de partilhar memórias: transmitem-nas através do ARN. Partilhar informação é crucial para a sobrevivência das espécies, mas como é que formas de …

Manchester United: jogador expulso e chamado a tribunal em 48 horas

Aaron Wan-Bissaka irá depor em tribunal, no final deste ano. Jovem futebolista foi apanhado a conduzir sem carta e sem seguro. Não estão a ser dias fáceis para Aaron Wan-Bissaka. O futebolista do Manchester United soube …

15 mil cadeiras vazias: Guardiola não gostou mas já ouviu um "recado"

Estádio do Manchester City voltou a ficar longe de lotação esgotada, num jogo da Liga dos Campeões. "Espero que apareça mais gente no sábado", admitiu o treinador. As palavras foram estas, depois da goleada que o …

"Fomos enganados, geologicamente enganados." Novos segredos vulcânicos revelados

Um estudo levado a cabo por cientistas da Universidade de Queensland revelou novos detalhes sobre a composição geológica da crosta terrestre. Até agora, os cientistas pensavam que a lava arrefecida dos chamados vulcões "hot spot" era …

Os planetas formam-se em sopas orgânicas — e não há duas iguais

Uma série de novas imagens revela que os planetas formam-se em sopas orgânicas — e não há duas sopas iguais. Astrónomos mapearam os produtos químicos dentro dos berços planetários com detalhe extraordinário. Os mapas revelam a …