Governo de Costa já fez 3.282 nomeações. Em média, são 2 por dia

O Governo de António Costa já fez 3.282 nomeações desde que tomou posse. O Executivo nomeou cerca de duas pessoas por dia, número que supera o do governo de Passos Coelho e Sócrates.

De acordo com os dados compilados pelo Correio da Manhã, das 3.282 nomeações, 2.342 foram feitas para gabinetes ministeriais e 940 para altos cargos de órgãos da administração pública. Olhando apenas para as nomeações para os gabinetes, o Executivo da geringonça nomeou cerca de duas pessoas por dia (1,9).

Embora admita que a comparação não é exata, o CM nota que o ritmo de nomeações do Governo de Costa bate o dos seus antecessores. Não é exata porque a estrutura governativa é diferente, nomeadamente ao nível do número de ministérios e secretarias de Estado, mas também no que concerne ao espaço temporal. No caso das nomeações de Costa, foi considerado o período entre 26 de novembro de 2015 e dia 23 de abril.

No caso de Passos Coelho a média de nomeações rondava 1,45 por dia, muito idêntica ao governo que o precedeu, de José Sócrates (1,48 nomeações por dia).

A maré de nomeações está longe de ser um exclusivo do Governo atual e até já teve expressões que ficaram para a história do regime democrático, como a célebre frase popularizada no tempo de António Guterres: “No jobs for the boys”. Existe, inclusive, uma lei de 2012 destinada a colocar um travão às nomeações para os gabinetes do poder.

Certo é que, quando um ministro ou secretário de Estado sai, os membros da nova equipa têm de ser nomeados novamente, mesmo que continuem a ser os mesmos.

O Ministério do Ambiente bate todos os recordes de nomeações, atingindo as 295. O novo Ministério das Infraestruturas e Habitação, tutelado por Pedro Nuno Santos e com duas secretarias de Estado, contabiliza 71 nomeações. O Ministério do Planeamento conta com apenas 25.

ZAP //

PARTILHAR

5 COMENTÁRIOS

  1. Quando é que pára este fartar vilanagem desta corja XUXA ? Não há meio destes gajos terem vergonha na cara ? Que exemplo dão estes meliantes ao povo português ? Isto está a saque.

RESPONDER

Benfica prestes a garantir dois reforços do Boavista

O Benfica está prestes a garantir dois reforços do Boavista. Samu (extremo) e Helton Leite (guarda-redes) são os futebolistas na mira das águias, segundo avança o desportivo O Jogo. O jornal, que avança a notícia …

Ucrânia insiste na entrega das caixas negras do avião abatido pelo Irão

Kiev vai insistir para que Teerão lhe entregue as caixas negras do avião abatido pelo Irão em negociações, esta segunda-feira, com um ministro iraniano em visita à Ucrânia. O ministro dos Transportes iraniano, Mohammad Eslami, chegou …

Mota Soares. CDS tem de dialogar preferencialmente com o PSD

Pedro Mota Soares acredita que é do melhor interesse do CDS estabelecer diálogo com o PSD. Além disso, considera que o partido não deve permitir que seja eleito um Chefe de Estado mais à esquerda.  O …

Sporting chega a acordo para contratação de Sporar

O Sporting chegou a acordo com os eslovacos do Slovan Bratislava para a contratação do avançado esloveno Andraz Sporar, disse à Lusa fonte oficial dos leões. Andraz Sporar, de 25 anos, vai assinar um contrato até …

Aumentos da Função Pública acima dos 0,3% deverão ser nominais

Os aumentos que estão a ser estudados pelo Governo deverão ser nominais e contemplar as duas categorias remuneratórias mais baixas: os assistentes operacionais e os assistentes técnicos. Na semana passada, a ministra da Modernização do Estado e …

PSD de Loures pede demissão de Marta Temido por causa da não renovação de PPP

O PSD de Loures pediu, este domingo, a demissão da ministra da Saúde, num comunicado em que manifesta "profunda preocupação" com a não renovação da parceria público-privada (PPP) no Hospital Beatriz Ângelo. Para a concelhia do …

Ex-bombeiro e ex-militar entre os detidos pela morte de Giovani

Um ex-bombeiro e um ex-militar estão entre os cinco suspeitos que se encontram em prisão preventiva, acusados da morte do cabo-verdiano Luís Giovani Rodrigues. São todos naturais de Bragança, têm entre 22 e 35 anos …

Dois mil bilionários têm mais riqueza do que 60% do resto do mundo

Os 2.153 bilionários do mundo tinham em 2019 mais riqueza do que 4,6 mil milhões de pessoas, 60% da população mundial, alerta esta segunda-feira a Oxfam, segundo a qual a desigualdade económica e de género …

Liverpool vence Manchester United e vê o título cada vez mais perto

O Liverpool continua imparável na rota do título de campeão que lhe foge há três décadas, depois de ter vencido por 2-0 na receção ao Manchester United, este domingo, em jogo da 23.ª jornada da …

Novo mapa das freguesias na gaveta do Governo há dois anos

A ministra da Modernização do Estado e da Administração Pública, Alexandra Leitão, voltou a garantir, na passada sexta-feira, que o Governo quer reverter a fusão de algumas das 1168 freguesias que se extinguiram em 2013. …