Governo decreta requisição civil nos aeroportos para travar greve do SEF

António Cotrim / Lusa

O ministro da Administração Interna, Eduardo Cabrita

O Governo decidiu decretar requisição civil dos inspetores do Serviço de Estrangeiros e Fronteiras (SEF) nos aeroportos na sequência da greve marcada para junho por um dos sindicatos do SEF.

“O Conselho de Ministros de hoje decidiu proceder à requisição civil dos trabalhadores da área da investigação e fiscalização do SEF nos aeroportos”, disse o ministro da Administração Interna, Eduardo Cabrita, durante o debate sobre a reestruturação do SEF marcado a propósito de um projeto de resolução do CDS-PP.

O ministro avançou que a requisição civil já tinha sido solicitada pelo Governo Regional da Madeira e pela generalidade de autarcas de áreas turísticas “como preocupação de segurança nacional”.

O Sindicato dos Inspetores de Investigação, Fiscalização e Fronteira do SEF (SIIFF) marcou um ciclo de greves para junho, com início da próxima semana, contra a intenção do Governo “de extinguir o SEF”.

Eduardo Cabrita considerou, no Parlamento, “absolutamente inaceitável e irresponsável” esta greve” que está anunciada.

“A greve é um grave atentado à segurança nacional, é inadmissível num quadro de uma situação de calamidade em que cabe também ao SEF verificar as condições de segurança sanitária, designadamente se os cidadãos que chegam a Portugal têm ou não os testes de diagnósticos de covid-19″, sublinhou.

Para o ministro, a greve “é algo que atenta também à expectativa de recuperação da economia nacional”.

Costa diz que país não pode ficar desarmado

Entretanto, o primeiro-ministro já comentou esta requisição civil decretada pelo Governo, considerando que “o país não pode ter em causa a sua segurança interna ameaçada por não haver controlo interno nas fronteiras e, sobretudo, num momento que vivemos uma pandemia e estamos em estado de calamidade”.

“Nesta altura, para além do controlo normal das entradas e saídas, há um controlo acrescido a fazer relativamente à verificação da testagem, da origem do passageiro e das quarentenas em função da origem”, alegou ainda António Costa.

O primeiro-ministro considerou que “seria inimaginável que, nestas circunstâncias, o país fique desarmado nas fronteiras“.

“Por enquanto, ainda é o SEF a assegurar essas funções. O SEF tem de estar 24 horas por dia e 365 dias por ano em estado de prontidão para cumprir a sua missão, como está qualquer força ou serviço de segurança. Portanto, por essas razões, a requisição foi determinada”, acrescentou o líder do Executivo.

Com os pré-avisos de greve, o setor turístico já começou a fazer contas à vida, uma vez que o verão pode estar em causa. Na Madeira, o Governo regional, restauração e hoteleiros olham com apreensão para esta greve.

O presidente da Região de Turismo do Algarve (RTA), João Fernandes, tinha pedido “bom senso” para evitar a “requisição civil, em último caso”, algo que agora acabou mesmo por se concretizar.

Nuno Botelho, presidente da Associação Comercial do Porto (ACP), por sua vez, considerou que a convocatória desta greve é “escandalosa, irresponsável e sem sentido”.

Do outro lado da barricada, o Sindicato dos Inspetores de Investigação, Fiscalização e Fronteira do SEF esclareceu que o ciclo de greves “é a última opção” e que qualquer prejuízo deve ser “exclusivamente assacado” ao ministro da Administração Interna.

  ZAP // Lusa

PARTILHAR

3 COMENTÁRIOS

  1. Está na hora deste ministro ir dar uma volta. É sempre à bruta. É requisição civil agora, foi no ZMAR, foi balas de borracha nos festejos do Sporting… Mas quem é que esta criatura pensa que é?!
    É o ministro mais incompetente da história de Portugal. E simultaneamente o mais arrogante. Já ficou para a história como: Cabrita, O incompetente.

    • A requisição civil agora e na greve dos camionistas… E ainda faltam os incêndios e as golas antifumo… Se tivesse ido ontem já ido (muito) tarde.

RESPONDER

Pessoas a explorar o mapa 3D mais detalhado do Universo com realidade virtual

Google Earth do Espaço. Já é possível navegar pelo mapa mais detalhado do Universo

Investigadores da Escola Politécnica de Lausanne (EPFL), na Suíça, lançaram este mês um software de código aberto que permite visitas virtuais ao Espaço. O Virtual Reality Universe Project (VIRUP) utiliza o maior conjunto de dados do …

Otamendi e Vertonghen disputam a bola com Lewandowski

Benfica 0-4 Bayern | Primeiro a ilusão, depois o rolo bávaro

A ilusão durou 70 minutos. Ao longo de toda a partida, o Bayern foi melhor, criou inúmeros lances de golo, viu dois anulados, acertou no ferro, Vlachodimos fez defesas importantes, mas o Benfica deu luta, …

China quer punir pais de crianças mal-educadas

O regime chinês está a analisar um projeto de lei que prevê que os pais possam ser punidos se os seus filhos exibirem um mau comportamento ou cometerem crimes. De acordo com a agência Reuters, o …

Rui Moreira com Francisco Rodrigues dos Santos e Carlos Moedas

Rui Moreira promete manter a "identidade do Porto" e concluir os projetos que a pandemia atrasou

O presidente da Câmara Municipal do Porto tomou posse, esta quarta-feira, e comprometeu-se a "tudo fazer" para manter a identidade do Porto e a concluir os projetos que a pandemia atrasou. "Quero concluir os projetos que …

Já há um medicamento para tratar a covid-19 em casa (e vários países assinaram acordos de compra)

Países asiáticos já estão na luta pelo novo comprimido antiviral, cujo uso ainda nem sequer foi autorizado, contra a covid-19. Países da região asiática estão já a fazer encomendas da mais recente arma contra a covid-19: …

A Facebook vai implementar uma nova estratégia e o nome vai ser das primeiras coisas a mudar

As últimas semanas têm sido tumultuosas para a empresa de Mark Zuckerberg, que se viu confrontada com os testemunhos de antigos trabalhadores no Senado norte-americano. As notícias da última semana que resultaram do testemunho, no Senado …

Cadetes da Escola Naval investigados por alegados comportamentos abusivos

A Marinha está a investigar uma denúncia sobre alegados comportamentos abusivos entre cadetes da Escola Naval. "A Marinha informa que hoje, 19 de outubro, teve conhecimento de uma denúncia sobre alegados comportamentos abusivos praticados entre cadetes …

Índia. "Montanha de lixo" que garante sobrevivência de pobres será substituída por estação de tratamento

As "montanhas de lixo" das cidades da Índia em breve serão substituídas por estações de tratamento de detritos. A maior de todas — equivalente a um prédio de 18 andares — garante a sobrevivência de …

Candidatura de Nuno Melo acusa direção de não facultar cadernos eleitorais e de sanear senadores

A candidatura de Nuno Melo à liderança do CDS-PP acusou, esta quarta-feira, os opositores de não facultarem os cadernos eleitorais nem possibilitarem a fiscalização da eleição de delegados ao congresso, apontando também a substituição de …

Bolsonaro acusado de nove crimes pela comissão de inquérito sobre gestão da pandemia

O relatório apresentado, esta quarta-feira, na Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) do Senado brasileiro pede o indiciamento do Presidente por nove crimes durante a pandemia de covid-19. No texto, com mais de 1200 páginas, pede-se que …