Governo avança com meia reforma com trabalho parcial

partidosocialista / Flickr

O ministro do Trabalho, da Solidariedade e da Segurança Social, José António Vieira da Silva

O ministro do Trabalho, da Solidariedade e da Segurança Social, José António Vieira da Silva

O Governo está a preparar um novo estatuto para permitir aos trabalhadores mais velhos acumularem uma espécie de “meia reforma”, paga pela Segurança Social, com o trabalho a tempo parcial. Em compensação, as empresas terão que contratar um desempregado.

A notícia é do Público, que cita “um membro do Governo” não identificado, apontando que a medida será uma forma de incentivar a contratação por parte das empresas.

A proposta do Governo permite às entidades contratantes pouparem parte do salário de um trabalhador mais velho que recorra ao mecanismo da “meia pensão” e do trabalho parcial. Portanto, as empresas ficarão obrigadas a investir na contratação de um jovem desempregado, salienta o jornal.

A medida permite à Segurança Social poupar no pagamento de prestações de desemprego e, simultaneamente, poder continuar a contar com os descontos de um trabalhador.

A ideia do Executivo é que este mecanismo possa entrar em vigor o mais depressa possível, sustenta o Público, destacando, contudo, que não é seguro que faça parte do Orçamento de Estado para o próximo ano. Mas deverá avançar até ao final da legislatura, em 2019.

O tema terá ainda que passar pelas negociações da Concertação Social.

ZAP //

PARTILHAR

2 COMENTÁRIOS

  1. Gostava de perceber aonde é que estes senhores vão buscar tanta, mas tanta idiotice pegada, uma atrás da outra…
    Alguém porventura aceita uma condição destas ??? Sinceramente, tirem-me desta filme.

  2. Isto pode ser aplicado a uma pessoa com 28 anos de idade e 4 de trabalho? É que já estou farto de trabalhar e dava lugar aos mais novos que têm mais genica e mais vontade.

RESPONDER

Mistério continua por resolver: um mês após o início do surto de legionella, ainda não há respostas

Há cerca de um mês que o mistério da origem da legionela continua por resolver. A doença continua a fazer mortos na região norte, mas de acordo com o Jornal de Notícias, não tem sido …

Relações "complicadas". Rússia admite abandonar projetos de cooperação com a UE

O ministro dos Negócios Estrangeiros russo, Sergey Lavrov, que se encontrará mais tarde com o Presidente bielorrusso, Alexander Lukashenko, comentou que as relações atuais entre Moscovo e Bruxelas são "complicadas". O Governo russo está a ponderar …

Benfica tem novo central. Luís Filipe Vieira fecha contratação de Lucas Veríssimo

O Benfica deverá pagar 1,3 milhões de euros em mão e outros 5,2 milhões em quatro prestações. Lucas Veríssimo chega do Santos para a posição de defesa central. À semelhança daquilo que fez com Jorge Jesus, …

Apoio à retoma pode prolongar-se pelo menos até setembro de 2021

O mecanismo de apoio à retoma progressiva nas empresas em crise poderá prolongar-se até, pelo menos, setembro do próximo ano, avisou o ministro de Estado e da Economia, Pedro Siza Vieira. O mecanismo sucedâneo do layoff …

Vinícius bisou e assistiu para o Tottenham. Para Mourinho, só há uma coisa a melhorar

O Tottenham de José Mourinho venceu esta quinta-feira o Ludogorets no jogo da 4.ª jornada da fase de grupos da Liga Europa. O ex-Benfica Carlos Vinícius, que não tem sido opção para o campeonato inglês, …

Portugal já terá atingido o pico. Foi na terceira semana de novembro, segundo os peritos do Governo

Portugal já terá atingido o pico de novos casos da segunda vaga de covid-19, de acordo com os cálculos dos peritos consultados pelo Governo. Em declarações ao jornal Observador, engenheiro Carlos Antunes, da Faculdade de …

Benfica colheu um ponto na Escócia. O Rangers "não é uma equipazinha", diz Jesus

O Benfica empatou a dois golos em casa do Rangers, na quarta jornada do Grupo D da Liga Europa, e ficou a uma vitória de seguir para os 16 avos de final. Arfield (7 minutos) e …

Reformas antecipadas sofrem corte de 15,5% em 2021

O valor das pensões antecipadas pedidas no próximo ano terá um corte superior ao que está a ser aplicado em 2020: 15,5%. Os trabalhadores que se reformem antecipadamente em 2021 terão uma penalização de 15,5% na …

Templo de Esna foi restaurado ao fim de 2000 anos (e surpreendeu com misteriosos segredos egípcios)

Descoberto há cerca de 200 anos, o antigo templo egípcio de Esna guardava segredos há mais de 2000 anos. Agora esses segredos foram revelados graças a um projeto de restauração iniciado em 2018, onde foram …

Trabalhadores essenciais vão ter folgas e mais 50% de salário se trabalharem nas vésperas de feriado

Os trabalhadores essenciais da Função Pública que tiverem de trabalhar nos dias 30 de novembro e 1 de dezembro vão ter direito a uma ou duas folgas e vão receber um aumento de 50% do …