Covid-19 e gripe sazonal. Governo preocupado com cruzamento de epidemias no inverno

José Sena Goulão / Lusa

O secretário de Estado da Saúde, António Lacerda Sales

O secretário de Estado da Saúde, António Lacerda Sales, disse esta quarta-feira que o Governo está preocupado com o eventual cruzamento de duas epidemias – covid-19 e gripe sazonal – no próximo inverno.

António Lacerda Sales falava esta quarta-feira na conferência de imprensa diária sobre a situação epidemiológica da covid-19  em Portugal quando foi questionado sobre os alertas da Ordem dos Médicos para a encomenda de vacinas da gripe, numa altura em que se fala de uma possível segunda vaga de covid-19.

O governante concordou com a ministra da Saúde, Marta temido, que disse ser importante encomendar vacinas da gripe. “É uma matéria muito importante. [Temos que prever] o eventual cruzamento de duas epidemias no próximo inverno, nomeadamente a epidemia de gripe sazonal com a eventual epidemia covid”, disse o secretário de Estado.

Esta é uma matéria que recupera o Governo, disse ainda o secretário de Estado, dando conta que o Governo está atento a esta situação.

“Estamos a tratar dos procedimentos concursais que já foram iniciados e vamos acompanhar com muita atenção [este assunto]“, disse, citado pelo jornal Público, relembrando que a cobertura da vacina da gripe sazonal em Portugal é superior a 70%.

A garantia do Governo, observa o Observador, chega depois de a Ordem dos Médicos ter alertado que se deve acelerar o processo de aquisição de vacinas contra a gripe sazonal.

“É fundamental que nessa altura tenhamos os nossos cidadãos protegidos, pelo menos contra a gripe sazonal”, disse à Rádio Renascença Miguel Guimarães.

ZAP ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

Iniciativa Liberal acusa comissão promotora de a tentar impedir de participar no desfile do 25 de Abril

A Iniciativa Liberal (IL) acusou, esta terça-feira, a comissão promotora do desfile do 25 de Abril de tentar impedir o partido de participar nas comemorações, pretendendo os liberais organizar o seu próprio desfile no mesmo …

EDP defende que venda de barragens não estava sujeita a imposto de selo

A EDP considera que a venda da concessão das barragens ao consórcio da Engie não beneficiou de isenção do Imposto do Selo prevista na lei desde 2020 porque a forma como a operação decorreu não …

Polícia Judiciária faz buscas na Câmara de Lisboa

A Polícia Judiciária (PJ) está, esta terça-feira, a fazer buscas na Câmara Municipal de Lisboa, nas instalações do departamento de gestão urbanística, situadas no Campo Grande, e nos Paços do Concelho. Ao que o jornal online …

Portugal regista mais 424 casos e cinco óbitos por covid-19

Portugal registou, esta terça-feira, mais cinco mortes e 424 novos casos de infeção pelo novo coronavírus, segundo o último boletim epidemiológico da Direção-Geral da Saúde (DGS). De acordo com o último boletim da Direção-Geral da Saúde …

Ministro reconhece que retoma do Ensino Superior tem de ser "gradual"

O ministro da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior considerou, esta segunda-feira, que a retoma das atividades letivas tem de ser feita de forma “gradual e faseada”, mas mostrou-se satisfeito com a responsabilidade demonstrada por docentes …

Apenas uma em cada 500 pessoas foram vacinadas nos países pobres. Greta Thunberg apoia vacinação equitativa com 100 mil euros

Apenas uma em cada 500 pessoas, em média, foi vacinada contra a covid-19 nos países pobres, enquanto nos ricos uma em cada quatro já está parcial ou totalmente imunizada, revelou esta segunda-feira a Organização Mundial …

Mário Soares vai dar nome a uma rua na Covilhã

O antigo Presidente da República Mário Soares vai dar nome a uma das ruas da Covilhã, numa homenagem que integra as comemorações do 25 de Abril naquela cidade do distrito de Castelo Branco. O programa preparado …

"Estava em segredo". Comissão de inquérito abre investigação à divulgação do relatório secreto de Costa Pinto

A Comissão Parlamentar de Inquérito ao Novo Banco abriu esta terça-feira uma investigação sumária à divulgação do chamado “Relatório Costa Pinto”. A notícia é avançada esta terça-feira pelo jornal online Observador, o mesmo órgão de comunicação …

Cheias em Luanda fazem 14 mortos e mais de 8 mil desalojados

As chuvas torrenciais que esta segunda-feira provocaram o caos em Luanda, deixaram 14 mortos e mais de oito mil pessoas desalojadas, segundo dados transmitidos esta noite pelo porta-voz do serviço de protecção civil e bombeiros. Faustino …

De Ronaldo a Félix. Seleção pode perder oito jogadores com a Superliga

Se a Superliga Europeia avançar, assim como as ameaças da UEFA, a seleção das quinas poderia ficar sem oito jogadores, tendo em conta a última convocatória para os jogos de qualificação para o ​​​​​​​Mundial 2022. A …