Governo anuncia “medidas adicionais” e acusa Passos de falhar meta do défice

d.r. partidosocialista / Flickr

O ministro das Finanças, Mário Centeno

O ministro das Finanças, Mário Centeno

O ministro das Finanças, Mário Centeno, anunciou esta quinta-feira que serão necessárias “medidas adicionais” para manter o défice abaixo dos 3% e permitir que o país saia do procedimento por défices excessivos instaurado pela União Europeia no final deste ano.

Em conferência de imprensa no fim da reunião do conselho de ministros, Mário Centeno disse que a meta de 2,7% não foi cumprida e que são necessárias medidas extraordinárias, com reforço da contenção de todas as despesas não urgentes.

O Governo vai adotar, até ao final do ano, medidas de “congelamento de processos pendentes de descativações e transições de saldo de gerência considerados não urgentes”, além de “uma redução dos fundos disponíveis das administrações públicas para 2015 em 46 milhões de euros e a não assunção de novos compromissos financeiros considerados não urgentes”.

O ministro das Finanças não quis avançar qual seria o défice caso não fossem aplicadas estas “medidas adicionais”, mas assegurou que “o objetivo orçamental não foi cumprido“, ou seja, o antigo Governo falhou a meta de fechar o ano com um défice de 2,7% que tinha sido prometida por Passos Coelho e Maria Luís Albuquerque.

Centeno acrescentou, em resposta às questões de jornalistas, que a meta do défice de 2,8% em 2016 não vai requerer medidas adicionais, mesmo tendo em conta os anúncios feitos relativamente a 2015.

“É um exercício difícil e exigente para a administração pública, mas que incide sobre verbas e compromissos considerados não urgentes. Estamos confiantes que, com um esforço adicional, a situação do país possa ser acautelada, saindo dos procedimentos por défices excessivos”, afirmou o ministro das Finanças.

Mário Centeno disse ainda que será enviado a Bruxelas ainda em dezembro um documento com as linhas gerais do Orçamento de 2016, e que as Grandes Opções do Plano serão conhecidas em janeiro.

No Programa de Governo aprovado na semana passada no Parlamento, o novo executivo socialista previa já um défice de 3% do PIB este ano e comprometia-se com a sua redução ao longo da legislatura: para 2,8% em 2016, para 2,6% em 2017, para 1,9% em 2018 e para 1,5% em 2019.

O anúncio do Governo surge um dia depois do deputado socialista Paulo Trigo Pereira ter admitido no Parlamento que iria ser difícil fechar o défice nos 3%.

“Se a execução orçamental deste último trimestre for igual à do ano passado, teremos um défice excessivo de 3,1%”, afirmou Trigo Pereira, sublinhando que o Governo de Costa apenas poderá ser responsabilizado pelos últimos 29 dias do ano.

ZAP

PARTILHAR

9 COMENTÁRIOS

    • De política não entendo nada… bom nada! Não há nada para entender…
      roubar, aldrabar, matar, esfolar,… e muito mais, qualquer sem caráter é capaz!
      Mas burro é tudo o que votou PS, PSD/CDS nas últimas eleições e mais burro é o que vai votar nestes partidos nas próximas eleições…

      Aqui temos de ter em conta o que andou a maioria caída a fazer nas últimas 2 semanas antes de o Cavaco ter feito o jeito ao Coelho! Sim o jeito, pois o Cavaco optou por um governo de gestão chefiado pelo Coelho mas, este engendrou algo melhor e pedi-o para ser indigitado o Costa…

      O plano do coelho e do PSD/CDS, parece que muito desconhecem o plano…

  1. Não sei do que se queixam, não andaram a votar esquerda? O Sócrates disse: Não pagamos

    Este é o nº 2 dele porque haveria de fazer diferente?

    “congelamento de processos pendentes de descativações e transições de saldo de gerência considerados não urgentes”

    Ou seja não se paga a quem se deve para a conta bancária subir

  2. Isto de aparecerem as antigas namoradas todos juntas a escorraçar a noiva que o marido escolheu, alegando que todas juntas fazem uma mulher mais completa, tem uns custos que vão ser justificados da pior forma… IMPOSTOS.
    Mas afinal essa tal maioria de esquerda – esclarecida, iluminada, vanguardista e hiper-democrática – já não tem a tal receita mágica para acabar com a austeridade?!
    Ainda não passou um mês e já estão a apontar o dedo aos do passado?!
    Os do passado vieram gerir a bancarrota assumida e herdada em 2011.

  3. Medidas adicionais ou cumprimento orçamental e esperar pelas receitas do final do exercício?
    Na política há uns que se prestam a contos do vigário e outros expedientes! Quer dizer, os outros andaram lá 11 meses e asseguravam 2,7% e estes em 20 dias querem medalhas para ficarmos abaixo dos 3%… Cambada de manipuladores de “sorriso na venta”

  4. Pois é agora num mês que o senhor Centeno vai ter que aplicar medidas adicionais segundo ele para salvar o défice para depois e mais a sua armada de esquerda virem clamar aos quatro ventos que foram eles em poucos dias que salvaram o défice do País, isto é cómico demais para ser verdade, mas que se cuide porque para 2016 vai haver défice também inteirinho “talvez” à conta deles e então aí é que ele, o senhor Costa e restante comitiva de extrema-esquerda é que vão ver como vai ser possível baixar o défice aumentando salários, regalias e baixando impostos como o prometido, cá estaremos para ver o milagre e bater palmas!.

  5. Convém lembrar o chefe do bando que assaltou o poder em Portugal que por sua culpa o País esteve privado de governo durante meses, que a atitude desonesta do “Chefe” gerou e continuará a geral desconfiança por parte dos agentes econômicos e investidores internacionais, e que inevitavelmente irão contribuir para o empobrecimento deste mártir povo.

RESPONDER

Dez rinocerontes brancos assassinados por caçadores furtivos em reserva queniana

Dez rinocerontes brancos foram assassinados por caçadores furtivos na reserva queniana de Lewa, no condado de Neru, segundo um comunicado publicado na segunda-feira pelo parque. Os caçadores furtivos atacaram na noite do passado sábado a reserva …

Inscrições nas pinturas rupestres de Foz Côa custam 125 mil euros a ciclistas

O Ministério Público (MP) deduziu acusação contra dois indivíduos que fizeram várias inscrições numa rocha do Parque Arqueológico do Vale do Côa classificado como Património Mundial pela UNESCO. O caso aconteceu durante um passeio de BTT …

Governo lança em 2020 campanha de sensibilização para o consumo de "informação séria"

O Governo anunciou na segunda-feira o lançamento, no início de 2020, de uma campanha de sensibilização que visa a convivência democrática entre uma "comunicação social livre e uma população formada e capaz de exigir e …

Novo Star Wars pode causar ataques epilépticos

A Walt Disney Studios e Epilepsy Foundation publicaram na sexta-feira passada um aviso a dar conta de que Star Wars: Rise of Skywalker contém "várias sequências de imagens com luzes intermitentes que podem afetar quem …

Arqueólogos ativaram (acidentalmente) as "bombas de mau cheiro" mais antigas do mundo

Arqueólogos do Reino Unido lançaram acidentalmente as "bombas de cheiro mais antigas do mundo" quando descobriram ovos de galinha com cerca de 1.700 anos. Durante o longo trabalho de escavação na cidade de Aylesbury, no condado …

Timor atribui nacionalidade a Max Stahl. Jornalista é reconhecido por luta pela libertação do país

O Parlamento Nacional timorense deliberou esta terça-feira, por unanimidade, atribuir a nacionalidade ao jornalista britânico Max Stahl, que filmou o massacre de Santa Cruz, em reconhecimento pelo seu papel na luta pela libertação de Timor-Leste. "É …

Benfica 3 - 0 Zenit | “Pizzão” aos russos vale Liga Europa

O Benfica garantiu o apuramento para a Liga Europa. A formação “encarnada” precisava de um enquadramento especial de resultados e tal acabou por acontecer. O Lyon empatou em casa com o Leipzig, enquanto a formação portuguesa …

Aldeia francesa proíbe habitantes de "morrer em suas casas aos sábados, domingos e feriados"

A presidente da junta de La Gresle, Isabelle Dugelet, assinou um decreto improvável que impede que os habitantes da aldeia francesa de morrer em casa aos fins de semana e feriados. "É proibido que os habitantes …

Lisboa-Porto por cinco euros. CP oferece 80% de desconto no Natal

A CP - Comboios de Portugal está a oferecer descontos de 80% em mais de 4.500 viagens de comboio até 15 de janeiro. Quem viajar de comboio no período de Natal e Ano Novo terá …

Transformer da vida real. Aquanaut é o robô que se transforma em submarino debaixo de água

https://vimeo.com/378556715 Um transformer da vida real: o novo robô autónomo Aquanaut consegue mudar de fisionomia num abrir e fechar de olhos. Num momento assume uma forma humanóide, semelhante a uma sereia, e no outro uma forma …