Governo admite que o preço da água pode subir

SXC

O ministro do Ambiente, João Pedro Matos Fernandes, admitiu esta quinta-feira que o preço da água pode vir a subir, mas garante que as tarifas se vão manter no próximo ano, porque “já estão aprovadas”.

À margem da conferência anual do BCSD – Conselho Empresarial para o Desenvolvimento Sustentável Portugal, o ministro João Matos Fernandes disse aos jornalistas que “é fundamental falar em eficiência hídrica, e o preço é um fator quando se fala em eficiência”.

O ministro lembrou que “as tarifas da água de 2018 já estão aprovadas”, mas que é preciso repensar o seu preço “em tempos de escassez”.

“Nos últimos anos tem-se falado muito em eficiência energética, este é o tempo de percebemos que tem se de falar de eficiência hídrica”, sublinhou o governante, lembrando que o país vive tempos de escassez e que “não há maneira de produzir mais energia”.

O ministro falava aos jornalistas à margem da conferência anual do BCSD Portugal, que este ano tem como tema “Como crescer e criar emprego numa economia neutra em carbono? Pensar Portugal em 2030”. João Matos Fernandes saudou a missão do BCSD e a forma como esta associação “consegue agir para transformar mentalidades”.

Governo admite reduzir quantidade de água que empresas podem captar

Vamos reavaliar todas as licenças. É um trabalho que se faz uma a uma”, afirmou o ministro João Pedro Matos Fernandes, acrescentando que “em janeiro ou fevereiro o trabalho deverá estar concluído”.

“Em algumas licenças, em alguns setores e em algumas zonas mais críticas, as empresas podem ter que reduzir a quantidade de afluentes que podem rejeitar ou reduzir a quantidade de água que podem captar, afirmou.

O ministro sublinhou que as licenças passadas a estas empresas têm em conta “um dia, uma semana ou um mês padrão” e que, por isso, preveem a possibilidade de serem revistas em baixa em caso de seca ou fenómenos climáticos excecionais.

ZAP // Lusa

PARTILHAR

6 COMENTÁRIOS

  1. Então pois… a pretexto da necessária racionalização do consumo vamos mas é aumentar esta m**** para encher os bolsos à custa dos contribuintes. É à socialista. O bem comum como desculpa para roubar o contribuinte e partilhar pela quadrilha.

  2. O Estado é o que mais desperdiça água nos diversos serviços que tutela.
    Sei de muitos exemplos ao nível hospitalar , que gastam 30 a 40% mais do necessitam.
    Agora apela ás pessoas para pouparem , mas mais uma vez não dá o exemplo, avançando com a hipótese do aumento.
    Esquece é que esse aumento também será para o Estado , pois também paga a água que consome .
    Só para se ter uma ideia o Centro Hospitalar de Coimbra , gasta mais de 100000€ de água por mês , quando com medidas práticas poderia gastar menos de 70000€, mas ninguém quer saber, porque quem paga é o Ministério da Saúde, que é financiado por todos nós.

  3. Estava a ver que essa gente dos “cleptopolíticos” não se aproveitava da deixa para ir sacar mais algum, o mal é falar-se.
    Se os lagos e fontanários com repuxos ostensivos pararem deixa de haver um brutal consumo de água por evaporação. Se os serviços repararem as rupturas nas condutas principais e nos ramais de abastecimento, a poupança é abismal. Se as regas dos jardins públicos e espaços verdes, seja lá isso o que for, passarem a ter regas dentro daquilo que as “QUERCUS” tentam impingir ao povo (regas nocturnas, gota a gota, acabar com os relvados, etc.), as poupanças podem ser inimagináveis…
    Mas é muito mais fácil aumentar o “imposto”, ou seja, o preço da água que nos é imposto.
    É o país que temos e esta é apenas a minha opinião.

  4. Canalhas. Aproveitarem-se de um episódio de seca para sacar mais dinheiro aos pobres dos portugueses. Povo passivo deveria revoltar-se e apertar o gasganete a esses crápulas.

  5. Ainda não disseram quais os custos (de tratamento) que aumentaram para justificar um “ansiado” aumento de preço da água.
    O que sei é que existe uma política europeia global para as “elites” aumentarem o preço dos serviços e dos produtos que os “profanos” pagantes não podem substituir ou não consumir.

RESPONDER

Fóssil com 245 milhões de anos parece o gémeo perdido de Darth Vader

Cientistas mexicanos e norte-americanos ficaram surpreendidos com a descoberta de um fóssil com 245 milhões de anos que parece o gémeo perdido de Darth Vader, o famoso personagem da saga de filmes "Guerra das Estrelas". Este …

Pedrógão Grande: Dois arguidos indiciados por homicídio por negligência e ofensas corporais

Os dois arguidos do inquérito sobre os incêndios de 17 de junho em Pedrógão Grande estão indiciados por homicídio por negligência e ofensas corporais por negligência, disse à Lusa fonte da Procuradoria-Geral da República. O Departamento …

Senadores democratas pedem renúncia de Trump por assédio sexual

As três mulheres que acusaram o atual Presidente norte-americano de assédio sexual em 2016 exigem a abertura de um inquérito no Congresso. Senadores democratas defendem a renúncia de Donald Trump da Presidência dos EUA. "Em outros …

"Esta é uma cabala muito bem feita": Presidente da Raríssimas demite-se

Paula Brito e Costa anunciou hoje a decisão de abandonar a presidência da associação depois da reportagem da TVI divulgar gestão danosa. "A minha presença já está a afetar a instituição e tenho de sair. Esta …

Ex-homem forte da Sonangol deixou 20 milhões de euros ao estafeta

O ex-vice-presidente da petrolífera estatal angolana Sonangol, Mateus Morais de Brito, morreu há três anos e os seus herdeiros continuam, ainda hoje, a tentar reunir os milhões que ele tinha dispersos por vários testas-de-ferro. Um …

Descobertas cavernas da Idade do Gelo por baixo das ruas de Montreal

Exploradores amadores descobriram uma surpreendente rede de cavernas e de túneis, escondida por baixo da cidade de Montreal, que foi criada quando os tigres-dentes-de-sabre e os mamutes ainda andavam por cá, na Idade do Gelo. A …

Crimes de adoções ilegais pela IURD já prescreveram

Pelo menos dez crianças portuguesas acolhidas num lar da Igreja Universal do Reino de Deus terão sido roubadas às mães na década de 90 para adoção. Na sequência da reportagem emitida ontem pela TVI, o Expresso …

Desapareceu "misteriosamente" uma denúncia contra a presidente da Raríssimas

Além das actuais alegações contra a presidente da Associação Raríssimas, Paula Brito e Costa, que terá usado dinheiro da Instituição de Solidariedade Social para compras pessoais, foi apresentada uma outra denúncia pelas mesmas razões, mas …

Bomba em Nova Iorque explodiu antes do previsto

O presumível autor do ataque junto ao maior terminal rodoviário de Manhattan ficou gravemente ferido e foi detido. As autoridades afirmam que foi uma tentativa de ataque terrorista falhada. O ataque ocorreu num túnel na estação …

Explosão em terminal de gás na Áustria faz um morto e 18 feridos

A explosão que ocorreu, esta terça-feira, no terminal de gás de Baumgarten, no leste da Áustria, provocou pelo menos um morto e 18 feridos, noticiou a agência Austria Press, citando uma responsável da Cruz Vermelha. "Uma …