“Mesmo quando erra, o Governo acerta. É muito difícil fazer oposição”

11

António Cotrim / LUSA

António Costa sorri durante debate

Computador de Frederico Pinheiro foi ou não roubado? A questão essencial no momento de chamar o SIS – que pode ter sido chamado correctamente.

A saída de Frederico Pinheiro do ministério das Infraestruturas continua a dar que falar.

O Governo apresentou uma queixa-crime contra o então adjunto de João Galamba, por roubo de um computador do Estado com informação confidencial.

Nessa noite repleta de confusões em instalações do Governo, membros do Executivo chamaram o Sistema de Informações de Segurança (SIS), numa decisão que tem originado muita discussão.

Havendo a convicção de que há crime, o SIS não deveria ser convocado porque não é polícia nem investiga crimes – um roubo, neste caso.

O primeiro-ministro António Costa já disse que os membros do Governo que chamaram o SIS não cometeram infracção; cumpriram o seu dever porque estava a ser cometido um crime. Mas o SIS já disse que nada foi roubado.

Ricardo Araújo Pereira disse que este “mistério” se houve ou não roubo do computador é essencial para avaliar se se justificava chamar o SIS.

“Podemos estar aqui num debate infinito: Havia crime? Então quem chamou o SIS fez mal. Não, porque não havia crime. Então, mas disseste que havia crime. Para quê chamar o SIS? Porque não havia crime”.

“Portanto, é errado chamar o SIS. Mas o Governo, mesmo quando erra, acerta: porque chamou o SIS pelas razões erradas mas o SIS foi correctamente chamado”, analisou, na SIC.

“É muito difícil fazer oposição a um Governo que, até quando erra, acerta. Portanto, boa sorte à oposição”, ironizou.

O comentador tem esta perspectiva: a Polícia Judiciária deve verificar se houve roubo do computador (e aí o SIS não deveria ter sido chamado) ou se não houve roubo (e aí o SIS foi chamado correctamente).

Pedro Mexia vê aqui uma contradição confirmada: o SIS interveio em matéria policial e não tem essas competências. Mas há outra contradição, esta hipotética: António Costa pode alegar que lhe disseram que havia um roubo – ou seja, falha de comunicação, em último caso.

João Miguel Tavares resume: “Há um bando de mentirosos e cada mentiroso está a defender a sua verdade”.

ZAP //

11 Comments

  1. Boa sorte à oposição e boa sorte à comunicação social, que passa a vida a aproveitar tudo para fazer a sua oposição, para melhor servir o seu patronato. Limitem-se a dar-nos informação e não a V/ opinião. Deixem os portugueses pensarem por si próprios e tirarem as suas próprias conclusões!

    • Yahhh!!!
      Tentem pensar em indiano… talvez consigam perceber algo… em português já tentei e… na resulta!!!

  2. O Governo vem agora tentar fazer um brilharete com o trabalho dos outros. A economia portuguesa cresceu essencialmente às custas das exportações e do turismo (que também entra para as exportações). Seria bom que tivesse a humildade de reconhecer que este trabalho teve o seu início no governo do Passos Coelho. Muitos podem não saber mas foi a promoção de Portugal no exterior, a par da exigência de resultados em termos de exportações em todos os programas de apoio comunitários dirigidos às empresas, que mudou radicalmente o caráter exportador do país. Até então as empresas recebiam apoios e não tinham propriamente que apresentar resultados, em especial nas exportações. A definição dos regulamentos pelo governo de Passos Coelho tornou obrigatório o cumprimento de resultados em matéria de crescimento e de exportações. Foi igualmente no governo de Passos Coelho que o secretário de Estado do Turismo, Adolfo Mesquita Nunes, realizou um trabalho notável na promoção de Portugal.
    Infelizmente o atual governo, pretende agora rever a lei do AL, o que terá um fortíssimo impacto no turismo nacional. Devia pensar duas vezes antes de o fazer.

    • Francisco Dinis a dor de cotovelo é um problema do caraças,nem me fale desse PPC que nos roubou até ao Tutano, vem agora dizer que o bom da economia vem de trás, é preçiso ter lata sem vergonha o Luis Monte M@rd não conseguia dizer melhor.,

      • Quem nos roubou até ao tutano não foi PPC, foi Sócrates com a bancarrota que deu ao país e o socorro que teve que pedir à Troika. AJOC já não te lembras? Ou o teu esquerdismo bacoco permite que tenhas laivos de corrupto intelectual?

      • Não é uma opinião. São factos. Tem alguma dúvida?! Veja a evolução dos indicadores PIB , desemprego, exportações e número de turistas e verá que o ponto de inflexão deu-se no último ano de Passos Coelho. E já agora quem deixou o país sem nada foi mesmo o que esteve antes do Passos Coelho.
        O amigo terá certamente as suas razões para acreditar em opiniões e não em factos. Mas isso é uma opção sua. Factos são factos: quem impulsionou o turismo foi o excelente trabalho de Adolfo Mesquita Nunes e quem incentivou as exportações foi a profunda alteração das medidas de apoio às empresas que não só apoiavam operações diretas de internacionalização como exigiam resultados concretos de exportações. Até aí não existia nada disso. Dizer o contrário é mentir. Este governo teve o bom senso de não alterar isso. De resto, nem na parte fiscal mexeu, muito embora a criticasse anteriormente. O que resolveu alterar, mais valia ter ficado quieto: nacionalização da TAP e redução das 40 para as 35 horas com a função pública toda a rebentar pelas costuras.

  3. NADA MELHOR DO QUE PARTILHAR…….”Boa sorte à oposição e boa sorte à comunicação social, que passa a vida a aproveitar tudo para fazer a sua oposição, para melhor servir o seu patronato. Limitem-se a dar-nos informação e não a V/ opinião. Deixem os portugueses pensarem por si próprios e tirarem as suas próprias conclusões!

    Este jornalistas ….Estão no bom caminho

  4. O primeiro-ministro António Costa já disse que os membros do Governo que chamaram o SIS não cometeram infracção; cumpriram o seu dever porque estava a ser cometido um crime. Mas o SIS já disse que nada foi roubado.
    ENTÃO QUAL FOI O CRIME?
    “É muito difícil fazer oposição a um Governo que, até quando erra, acerta. Portanto, boa sorte à oposição”, ironizou.
    PELOS VISTOS A ÚNICA COISA EM QUE ACERTOU FOI NO Nº DO TELEFONE DO SIS… QUANDO O PRÓPRIO 1º MINISTRO DIZ QUE ATÉ QUANDO O GOVERNO ERRA, ACERTA, JUSTIFICA PLENAMENTE A AFIMAÇÃO DE UM JORNALISTA:
    “Há um bando de mentirosos e cada mentiroso está a defender a sua verdade”.
    Se isto que mais parece o Recreio duma Escola de Correcção é o GOVERNO, POBRE PORTUGAL E POBRE POVO PORTUGUÊS… SE ISTO É LIBERDADE E DEMOCRACIA, PREFIRO UM REGIME MAIS AUTORITÁRIO E MAIS DISCIPLINADO

    • a confusao que vai na cabeca deste sr Varanda. “O Proprio 1 Ministro diz que quando eraa, acerta” ? Sim, e’ isso que os “Jurnalistas” querem: fazem titulos que parecem afirmacoes do Governo, quando afinal.. nao passam de comentarios de comentadores. A desonestidade deliberada destes titulos enganosos, e’ cada vez mais uma pratica comum.

      “Jurnalismo” no seu melhor… e histericos que nao sabem ler.

      A nao ser que, claro, entretanto o Araujo tenha sido nomeado agora 1o Ministro…

    • Russia, amigo, Russia… boa viagem e despeça-se da família, pode não,voltar (por gostar muito de lá estar).

  5. Se a idiotice pagasse impostos, podia ser que o RAP fosse o primeiro a pagar. Já há muito que se sabe a agenda do RAP, por muito que diga ser de outro partido que não o do Governo. O que lhe interessa é prolongar os que estão no poder para ganhar a vida.

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.