Governo prevê criação de 109 mil postos de trabalho

José Sena Goulão / Lusa

O Governo prevê a criação de 109 mil postos de trabalho na próxima legislatura, um ritmo de crescimento do emprego na economia bem mais baixo do que o verificado durante a atual governação.

De acordo com o Programa de Estabilidade, que o Governo entregou esta segunda-feira no Parlamento, o emprego vai crescer 0,6% em cada um dos anos, entre 2019 e 2022, para em 2023 subir 0,4%. Isto significa que neste espaço de tempo a criação líquida de emprego é de 109 mil postos de trabalho.

Ainda esta segunda-feira, o ministro das Finanças, Mário Centeno, congratulou-se com a criação de emprego na legislatura que agora termina – ou seja, entre 2015 e 2019 -, tendo adiantado que foram criados mais de 350 mil postos de trabalho.

Apesar de uma criação de emprego mais branda do que a verificada nesta legislatura, o Governo projeta que a taxa de desemprego continue a baixar todos os anos.

Este ano 6,6% da população ativa não deve ter trabalho, mas o número vai encolhendo até 5,4% em 2023. Esta evolução no mercado de trabalho acontece numa altura em que a economia só volta a crescer mais de 2% no último ano da próxima legislatura.

O Programa de Estabilidade traz ainda novidades para os funcionários públicos, cujo salário mínimo será novamente aumentado. O Programa de Estabilidade reserva 95,3 milhões de euros na despesa com pessoal para “outros fatores incluindo a evolução do número de trabalhadores, o aumento do salário mínimo e as valorizações remuneratórias.” O documento não desagrega o valor concreto para cada uma das rubricas.

O salário mínimo para os funcionários públicos foi aumentado este ano para 635 euros, distanciando-se, pela primeira vez, do setor privado que se ficou pelos 600 euros. No próximo ano será de novo aumentado, mas não se conhece o valor exato.

ZAP //

PARTILHAR

2 COMENTÁRIOS

  1. Novos postos de trabalho? Para quem? Para os familiares?
    Será que os governantes passados, atuais e futuros acreditam no que dizem? Ainda pensam que os “desempregados” são estúpidos e ignorantes ao ponto de acreditarem? Sou desempregada de longa duração. Onde está o trabalho? Haja um pouco de vergonha e antes de fazerem declarações ridículas, pensem primeiro.É que a mosca nunca entra, portanto o que sai é asneira.

  2. Isso nem dá para satisfazer a procura por trabaho de dezenas de milhares de brasileiros a entrarem no nosso país. Em outros países da Europa são barcos com africanos e em Portugal são aviões com famílias inteiras de brasileiros a entrarem como turistas(não o sendo!)Rumo ao mesmo…!!

RESPONDER

Tancos. Carlos Alexandre quer ouvir António Costa presencialmente

O juiz Carlos Alexandre quer ouvir o primeiro-ministro, António Costa, presencialmente durante a fase de instrução do processo de Tancos, recusando assim que o seu testemunho seja feito apenas por escrito. De acordo com a …

Orçamento de 2020 sem verba para pré-reformas na Função Pública

Alexandra Leitão, ministra da Modernização do Estado e Administração Pública, esclareceu que a proposta do Orçamento do Estado para o próximo ano não deverá reservar qualquer verba para financiar pré-reformas na função pública. Segundo o Diário …

Na medicina medieval, livros astrológicos diziam aos médicos quando tratar os pacientes

Na era medieval, os médicos tinham como seu auxílio um livro onde consultavam as posições dos planetas e das estrelas. A astrologia tinha uma grande influência na prática médica. Os médicos medievais tinham de possuir uma …

FC Porto contra-ataca acusações do Benfica com "palha para burros"

O FC Porto reagiu às acusações do SL Benfica de pressão às equipas de arbitragem, argumentando com várias suspeitas de corrupção que os 'encarnados' estão envolvidos. A troca de galhardetes entre FC Porto e SL Benfica …

OE2020. PSD Madeira não avisou direção de Rio sobre eventual voto a favor

A direção nacional do PSD foi apanhada de surpresa pelo anúncio de um possível voto favorável do PSD Madeira ao Orçamento do Estado para 2020. Em declarações à SIC, a direção de Rui Rio diz que …

Estado quer retomar Campus da Justiça no Porto

Na reunião de câmara desta segunda-feira, Pedro Baganha, vereador do Urbanismo, revelou que o Estado tem intenção de retomar o projeto do Campus da Justiça na Quinta de Santo António, no Porto, cuja primeira pedra …

As tartarugas-gigantes podem aprender coisas (e lembrar-se durante anos)

Um novo estudo sugere que as tartarugas-gigantes podem ser treinadas e lembrar-se daquilo que aprenderam durante vários anos. De acordo com o IFLScience, uma nova pesquisa mostra como as tartarugas-gigantes podem aprender novas tarefas e até …

Avião chileno desaparece com 38 pessoas a bordo a caminho da Antártida

A Força Aérea do Chile anunciou ter perdido "o contacto via rádio" com um avião militar C130 com 38 pessoas a bordo, que descolou de Punta Arenas, sul do país, para uma base na Antártida. "Um …

Tiroteio num hospital da República Checa faz pelo menos seis mortos. Atacante suicidou-se

Pelo menos seis pessoas morreram esta terça-feira num tiroteio no hospital da cidade de Ostrava, no nordeste da República Checa, de acordo com o ministro da Saúde Adam Vojtech. O autor do ataque suicidou-se. O tiroteio …

Genes alienígenas das bactérias ajudaram as plantas a conquistar a terra

Através da análise do genoma de dois tipos de algas, uma equipa de investigadores concluiu que genes alienígenas das bactérias ajudaram as plantas a conquistar a terra. Cientistas analisaram o genoma de uma rara alga encontrada …