Governo prevê criação de 109 mil postos de trabalho

José Sena Goulão / Lusa

O Governo prevê a criação de 109 mil postos de trabalho na próxima legislatura, um ritmo de crescimento do emprego na economia bem mais baixo do que o verificado durante a atual governação.

De acordo com o Programa de Estabilidade, que o Governo entregou esta segunda-feira no Parlamento, o emprego vai crescer 0,6% em cada um dos anos, entre 2019 e 2022, para em 2023 subir 0,4%. Isto significa que neste espaço de tempo a criação líquida de emprego é de 109 mil postos de trabalho.

Ainda esta segunda-feira, o ministro das Finanças, Mário Centeno, congratulou-se com a criação de emprego na legislatura que agora termina – ou seja, entre 2015 e 2019 -, tendo adiantado que foram criados mais de 350 mil postos de trabalho.

Apesar de uma criação de emprego mais branda do que a verificada nesta legislatura, o Governo projeta que a taxa de desemprego continue a baixar todos os anos.

Este ano 6,6% da população ativa não deve ter trabalho, mas o número vai encolhendo até 5,4% em 2023. Esta evolução no mercado de trabalho acontece numa altura em que a economia só volta a crescer mais de 2% no último ano da próxima legislatura.

O Programa de Estabilidade traz ainda novidades para os funcionários públicos, cujo salário mínimo será novamente aumentado. O Programa de Estabilidade reserva 95,3 milhões de euros na despesa com pessoal para “outros fatores incluindo a evolução do número de trabalhadores, o aumento do salário mínimo e as valorizações remuneratórias.” O documento não desagrega o valor concreto para cada uma das rubricas.

O salário mínimo para os funcionários públicos foi aumentado este ano para 635 euros, distanciando-se, pela primeira vez, do setor privado que se ficou pelos 600 euros. No próximo ano será de novo aumentado, mas não se conhece o valor exato.

ZAP //

PARTILHAR

2 COMENTÁRIOS

  1. Novos postos de trabalho? Para quem? Para os familiares?
    Será que os governantes passados, atuais e futuros acreditam no que dizem? Ainda pensam que os “desempregados” são estúpidos e ignorantes ao ponto de acreditarem? Sou desempregada de longa duração. Onde está o trabalho? Haja um pouco de vergonha e antes de fazerem declarações ridículas, pensem primeiro.É que a mosca nunca entra, portanto o que sai é asneira.

  2. Isso nem dá para satisfazer a procura por trabaho de dezenas de milhares de brasileiros a entrarem no nosso país. Em outros países da Europa são barcos com africanos e em Portugal são aviões com famílias inteiras de brasileiros a entrarem como turistas(não o sendo!)Rumo ao mesmo…!!

RESPONDER

Criada tecnologia que traduz pensamentos diretamente em texto

Uma equipa de investigadores diz ter criado um sistema capaz de traduzir sinais cerebrais diretamente em texto escrito. Este é um passo promissor para que no futuro seja possível escrever num computador apenas com o …

Desaparecimentos, mistérios e lendas. O Triângulo do Alasca pode ser mais perigoso do que o das Bermudas

Milhares de pessoas desaparecem todos os anos no estado norte-americano do Alasca, fazendo lembrar as histórias do Triângulo das Bermudas, onde aviões e navios desapareceram sem deixar rastro. De acordo com a revista The Atlantic, três …

Descobertas sete novas aranhas-pavão. E uma parece um quadro de Van Gogh

Foram encontradas sete novas espécies de aranha do género Maratus. E há uma que se destaca por se parecer com "A Noite Estrelada", famoso quadro de Vincent Van Gogh. Nos últimos anos, as aranhas-pavão (do género Maratus) …

Estado de emergência no México suspende produção de cerveja Corona

Nem toda a publicidade é boa publicidade. Que o diga a cerveja mexicana Corona que, em tempos de pandemia, partilha o nome com o vírus de que já ninguém quer ouvir falar. Segundo o jornal The …

Gás natural pode transformar Moçambique no "Qatar de África" (se os jihadistas deixarem)

A descoberta de gás natural em Moçambique é vista como uma grande esperança para o país que, à boleia dos avultados investimentos que está a receber de grandes multinacionais, sonha tornar-se no "Qatar de África". …

Afinal, os 1.000 ventiladores doados por Elon Musk podem não ser completamente inúteis

Elon Musk, CEO da Tesla, doou mil ventiladores do tipo errado a hospitais da Califórnia, que enfrentam um número esmagador de casos de coronavírus. Agora, afinal, os ventiladores vão poder ser usados em casos de …

Cientistas preveem quatro grandes furacões no Atlântico em 2020

Cientistas da Universidade Estadual do Colorado, nos Estados Unidos, preveem que se formem quatro grandes furacões no Oceano Atlântico em 2020. De acordo com os especialistas, estes quatro furacões serão de categoria 3 a 5 na …

Neymar doa 870 mil euros para luta contra a pandemia no Brasil

O futebolista internacional brasileiro Neymar doou cerca de 870 mil euros para a luta contra a pandemia covid-19 no seu país, revelou esta sexta-feira o canal SBT. Segundo a estação de televisão brasileira, o contributo de …

França confiscou quatro milhões de máscaras destinadas a Espanha e Itália

As autoridades francesas apreenderam quatro milhão de máscaras que uma empresa sueca transportava da China para a Espanha e Itália no início do mês. A disputa diplomática foi revelada na quarta-feira pela revista francês L'Express. Segundo …

Sobe para 52 o número de elementos da PSP infetados

Subiu esta sexta-feira para 52 o número de elementos da PSP infetados com covid-19, revelou esta força de segurança, dando conta que está a ser assegurado apoio psicológico a todos os polícias com 30 profissionais. Em …