Governo prevê criação de 109 mil postos de trabalho

José Sena Goulão / Lusa

O Governo prevê a criação de 109 mil postos de trabalho na próxima legislatura, um ritmo de crescimento do emprego na economia bem mais baixo do que o verificado durante a atual governação.

De acordo com o Programa de Estabilidade, que o Governo entregou esta segunda-feira no Parlamento, o emprego vai crescer 0,6% em cada um dos anos, entre 2019 e 2022, para em 2023 subir 0,4%. Isto significa que neste espaço de tempo a criação líquida de emprego é de 109 mil postos de trabalho.

Ainda esta segunda-feira, o ministro das Finanças, Mário Centeno, congratulou-se com a criação de emprego na legislatura que agora termina – ou seja, entre 2015 e 2019 -, tendo adiantado que foram criados mais de 350 mil postos de trabalho.

Apesar de uma criação de emprego mais branda do que a verificada nesta legislatura, o Governo projeta que a taxa de desemprego continue a baixar todos os anos.

Este ano 6,6% da população ativa não deve ter trabalho, mas o número vai encolhendo até 5,4% em 2023. Esta evolução no mercado de trabalho acontece numa altura em que a economia só volta a crescer mais de 2% no último ano da próxima legislatura.

O Programa de Estabilidade traz ainda novidades para os funcionários públicos, cujo salário mínimo será novamente aumentado. O Programa de Estabilidade reserva 95,3 milhões de euros na despesa com pessoal para “outros fatores incluindo a evolução do número de trabalhadores, o aumento do salário mínimo e as valorizações remuneratórias.” O documento não desagrega o valor concreto para cada uma das rubricas.

O salário mínimo para os funcionários públicos foi aumentado este ano para 635 euros, distanciando-se, pela primeira vez, do setor privado que se ficou pelos 600 euros. No próximo ano será de novo aumentado, mas não se conhece o valor exato.

ZAP //

PARTILHAR

2 COMENTÁRIOS

  1. Novos postos de trabalho? Para quem? Para os familiares?
    Será que os governantes passados, atuais e futuros acreditam no que dizem? Ainda pensam que os “desempregados” são estúpidos e ignorantes ao ponto de acreditarem? Sou desempregada de longa duração. Onde está o trabalho? Haja um pouco de vergonha e antes de fazerem declarações ridículas, pensem primeiro.É que a mosca nunca entra, portanto o que sai é asneira.

  2. Isso nem dá para satisfazer a procura por trabaho de dezenas de milhares de brasileiros a entrarem no nosso país. Em outros países da Europa são barcos com africanos e em Portugal são aviões com famílias inteiras de brasileiros a entrarem como turistas(não o sendo!)Rumo ao mesmo…!!

RESPONDER

China pode substituir chefe de governo de Hong Kong face aos recentes protestos

A China estará a equacionar substituir Carrie Lam, chefe do governo de Hong Kong, por um líder interino, na sequência dos protestos violentos que decorrem na cidade há cinco meses. De acordo com o Financial Times, …

Presidente do Chile anuncia pacote de medidas sociais para travar protestos

O Presidente chileno anunciou na terça-feira um pacote de medidas sociais para travar os protestos que duram há cinco dias e que já causaram 15 mortos, após o anúncio de um aumento nos preços do …

Duarte Lima enfrenta novo acórdão no caso relativo a abuso de confiança

O Tribunal Criminal de Lisboa profere esta quarta-feira uma nova decisão no processo em que Duarte Lima é suspeito de se apropriar da fortuna de Rosalina Ribeiro, companheira e secretária do milionário Tomé Feteira, assassinada …

Misterioso vírus recentemente descoberto desafia evolução

https://vimeo.com/368044917 Cientistas japoneses descobriram um novo tipo de vírus que pode desafiar e redefinir a nossa compreensão dos vírus e do processo como se espalham e propagam. Uma equipa de cientistas da Universidade de Agricultura e Tecnologia …

SpaceX quer enviar mais 40.000 satélites para o Espaço

Depois de um primeiro lançamento em meados de maio, a Space X pretende agora colocar mais 30.000 pequenos satélites em órbita, revelam documentos apresentados pela empresa de Elon Musk às autoridades de telecomunicações. De acordo …

Bola de fogo que sobrevoou o Japão em 2017 é um fragmento de um asteróide que pode atingir a Terra

Na madrugada de 28 de abril de 2017, uma pequena bola de fogo passou pelo céu de Quioto, no Japão. Agora, graças a dados da SonotaCo, os invetivadores determinaram que a rocha espacial era um …

Cientistas produziram um processador quântico em larga escala feito apenas de luz

Uma equipa internacional de cientistas da Austrália, Japão e Estados Unidos produziu um protótipo de um processador quântico em larga escala feito apenas de luz laser. O mais recente processador quântico é baseado num projeto com …

FIFA investe 449 milhões de euros para desenvolver o futebol feminino

A FIFA anunciou que vai investir 500 milhões de dólares no desenvolvimento do futebol feminino. Em cima da mesa está uma Liga das Nações, um mundial de clubes e torneios para camadas jovens. A FIFA vai …

Escritor famoso escreve livro para ser lido apenas em 2114

O famoso escritor norueguês Karl Ove Knausgaard, autor de romances como A Morte do Pai e a Ilha da Infância, onde explora a sua história pessoal e o seu dia a dia, aceitou escrever um …

PS deverá aprovar recandidatura de Ferro à presidência da Assembleia da República

O Grupo Parlamentar do PS vai reunir-se na quinta-feira, com a presença do secretário-geral, António Costa, ocasião em que deverá aprovar a recandidatura de Ferro Rodrigues ao cargo de presidente da Assembleia da República. Fonte oficial …