Governador das Filipinas diz que cantores de karaoke prejudicam combate à pandemia

Um governador de uma província das Filipinas voltou a sua atenção para um grupo de pessoas que, segundo ele, estão a prejudicar a luta contra a pandemia: cantores de karaoke.

Numa publicação no Facebook na madrugada de terça-feira, o governador da província de Cavite, Jonvic Remulla, pediu ao público que denunciasse cantores de karaoke às autoridades para ajudar na luta contra a covid-19. No mesmo texto, Remulla disse que ter uma boa noite de sono era uma das melhores formas de fortalecer o sistema imunológico.

“O toque de recolher não é feito dó para reduzir passeios noturnos sem sentido. Também visa fortalecer o corpo através de um sono bom e profundo“, escreveu.

O governador disse ainda que uma das reclamações mais frequentes é o “abuso incansável” de pessoas a cantar karaoke. “Este é o hobby favorito daqueles que não têm nada para fazer desde a noite até ao amanhecer”.

“Se se está bêbado por causa da quantidade de bebida e, acima de tudo, a sua excursão está contra o tempo, pode ser processado e levado para a esquadra na hora”, escreveu. “Se não quer dormir cedo, por favor, deixe-se dormir! Aprenda a respeitar os vizinhos que têm que acordar às 4 da manhã (como eu).”

(M) GCQ S7 E2. “VIDEOKE”Regrets, I’ve had a fewBut then again, too few to mentionI did what I had to doAnd saw it…

Publicado por Jonvic Remulla em Segunda-feira, 14 de setembro de 2020

Karaoke é um passatempo nacional favorito nas Filipinas. De acordo com a CNN, há bares de karaoke espalhados por todo o arquipélago e é comum as pessoas terem o seu próprio sistema de karaoke em casa, o que torna a atividade um elemento básico dos eventos sociais.

As Filipinas relataram mais casos de coronavírus do que qualquer outro país do sudeste asiático, com mais de 272 mil infecções confirmadas, incluindo pelo menos 4.700 mortes, de acordo com dados compilados pela Universidade Johns Hopkins.

Cavite, uma província ao norte da principal ilha filipina de Luzon, tem 3,6 milhões de habitantes. A província relatou pelo menos 8.860 casos de covid-19 e 197 mortes.

No mês passado, o presidente das Filipinas, Rodrigo Duterte, anunciou que as restrições ao bloqueio seriam relaxadas na região metropolitana de Manila, Cavite e nas províncias de Bulacan, Laguna e Rizal.

Com as novas regras, mais empresas poderão reabrir, restaurantes poderão oferecer jantares e festas religiosas serão permitidas com 30% da capacidade nas cinco áreas, desde que sejam seguidos rigorosamente os protocolos de saúde.

Apesar disso, as Filipinas relataram milhares de novos casos todos os dias durante grande parte de setembro.

ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

Role play ao serviço da Ciência. Investigadores fingem ser Neandertais para estudar caça a aves

Uma equipa de investigadores espanhóis decidiu adotar a "dramatização" científica para reconstruir um novo elemento do comportamento Neandertal: a cooperação com os membros do grupo enquanto usa fogo e ferramentas para caçar gralhas no interior …

Estoril 0-1 Sporting | Figueira deu o fruto que saciou o leão

Foi preciso surgir um erro crasso do guarda-redes estorilista (até então a fazer uma belíssima exibição) para o campeão nacional poder respirar de alívio e festejar a quarta vitória na Liga, esquecendo por agora a …

A tinta mais branca do mundo ajuda a poupar energia nas casas - e pode eliminar de vez o ar condicionado

Uma equipa de investigadores da Universidade de Purdue desenvolveu uma tinta tão branca que revestir um prédio com ela pode reduzir, ou até mesmo eliminar, a necessidade de ter ar condicionado. Depois de testar mais de …

Costa promete "lição exemplar" à Galp depois de "tanto disparate" em Matosinhos

O secretário-geral do PS, António Costa, considerou hoje que “era difícil imaginar tanto disparate, tanta asneira, tanta insensibilidade” como a Galp demonstrou no encerramento da refinaria de Matosinhos, prometendo uma “lição exemplar” à empresa. Falando em …

Porto 5-0 Moreirense | Días, Taremi e Fábio, o trio maravilha

O Porto foi o primeiro dos “grandes” a entrar em campo e deu o mote, e que mote. Os “dragões” receberam o Moreirense e golearam sem apelo nem agravo, por 5-0, graças a uma segunda …

Ronaldo volta a marcar pelo United em jogo com final frenético

O português Cristiano Ronaldo voltou hoje a marcar pelo Manchester United, mas foram Lingaard e David de Gea que ‘brilharam’ na vitória sobre o West Ham, por 2-1, em jogo da quinta jornada da Liga …

O Cumbre Vieja, num dos complexos vulcânicos mais ativos nas Canárias, entrou em erupção

O vulcão Cumbre Vieja, na ilha espanhola de La Palma, entrou hoje em erupção na zona de Las Manchas, depois de mais de uma semana em que foram registados milhares de sismos na região. Na zona, …

Portugal regista 677 novos casos de covid-19 e cinco mortes

Portugal registou, este domingo, 677 novos casos e cinco mortes na sequência da infeção por covid-19, de acordo com o boletim epidemiológico da Direção-Geral da Saúde (DGS). Segundo o último boletim da Direção-Geral da Saúde, Portugal …

Estudo mostra como diferentes espécies de polvos coexistem no mesmo ambiente

Existem mais de 300 espécies de polvos a viver em diversos habitats que abrangem recifes de coral, leitos de ervas marinhas, planícies de areia e regiões de gelo polar. Mas de que forma cefalópodes tão …

As máquinas estão "muito longe" de serem mais inteligentes (mas muito perto de agir como pessoas)

A especialista em inteligência artificial Daniela Braga considera que as máquinas estão "muito longe" de substituírem totalmente os humanos ou serem mais inteligentes, mas estão "muito perto" de interagirem como as pessoas. "Acho que estamos muito …