Governador das Filipinas diz que cantores de karaoke prejudicam combate à pandemia

Um governador de uma província das Filipinas voltou a sua atenção para um grupo de pessoas que, segundo ele, estão a prejudicar a luta contra a pandemia: cantores de karaoke.

Numa publicação no Facebook na madrugada de terça-feira, o governador da província de Cavite, Jonvic Remulla, pediu ao público que denunciasse cantores de karaoke às autoridades para ajudar na luta contra a covid-19. No mesmo texto, Remulla disse que ter uma boa noite de sono era uma das melhores formas de fortalecer o sistema imunológico.

“O toque de recolher não é feito dó para reduzir passeios noturnos sem sentido. Também visa fortalecer o corpo através de um sono bom e profundo“, escreveu.

O governador disse ainda que uma das reclamações mais frequentes é o “abuso incansável” de pessoas a cantar karaoke. “Este é o hobby favorito daqueles que não têm nada para fazer desde a noite até ao amanhecer”.

“Se se está bêbado por causa da quantidade de bebida e, acima de tudo, a sua excursão está contra o tempo, pode ser processado e levado para a esquadra na hora”, escreveu. “Se não quer dormir cedo, por favor, deixe-se dormir! Aprenda a respeitar os vizinhos que têm que acordar às 4 da manhã (como eu).”

(M) GCQ S7 E2. “VIDEOKE”Regrets, I’ve had a fewBut then again, too few to mentionI did what I had to doAnd saw it…

Publicado por Jonvic Remulla em Segunda-feira, 14 de setembro de 2020

Karaoke é um passatempo nacional favorito nas Filipinas. De acordo com a CNN, há bares de karaoke espalhados por todo o arquipélago e é comum as pessoas terem o seu próprio sistema de karaoke em casa, o que torna a atividade um elemento básico dos eventos sociais.

As Filipinas relataram mais casos de coronavírus do que qualquer outro país do sudeste asiático, com mais de 272 mil infecções confirmadas, incluindo pelo menos 4.700 mortes, de acordo com dados compilados pela Universidade Johns Hopkins.

Cavite, uma província ao norte da principal ilha filipina de Luzon, tem 3,6 milhões de habitantes. A província relatou pelo menos 8.860 casos de covid-19 e 197 mortes.

No mês passado, o presidente das Filipinas, Rodrigo Duterte, anunciou que as restrições ao bloqueio seriam relaxadas na região metropolitana de Manila, Cavite e nas províncias de Bulacan, Laguna e Rizal.

Com as novas regras, mais empresas poderão reabrir, restaurantes poderão oferecer jantares e festas religiosas serão permitidas com 30% da capacidade nas cinco áreas, desde que sejam seguidos rigorosamente os protocolos de saúde.

Apesar disso, as Filipinas relataram milhares de novos casos todos os dias durante grande parte de setembro.

ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

Benfica vai a votos. Sócios escolhem entre a continuidade ou a mudança

O Benfica elege, esta quarta-feira, o novo presidente do clube, numas eleições em que Luís Filipe Vieira se candidata a um sexto mandato, frente a João Noronha Lopes e Rui Gomes da Silva. As eleições, que …

Europa perto da rutura. Merkel e Macron preparam novas restrições

O Centro Europeu para Prevenção e Controlo das Doenças (ECDC) alerta para o "sério risco" de os hospitais na Europa ficarem saturados em breve, apesar de reconhecer melhor preparação e maiores probabilidades de sobrevivência. "A não …

"Uma mão cheia de nada". PSD diz que OE2021 é um strogonoff-vegan para pescar votos

O PSD disse esta quarta-feira que a proposta de Orçamento do Estado para 2021 é uma espécie de "strogonoff-vegan", procurando assim o apoio de PCP e PAN. Pela voz do deputado Duarte Pacheco, no na abertura …

Recolher obrigatório, centros comerciais a fechar mais cedo e ensino à distância. Cenário pode estar próximo no Norte

Numa altura em que os especialistas alertam que a região do norte pode atingir os 7.000 casos diários na próxima semana, são muitos os autarcas que se antecipam e começam a planear medidas mais restritas …

SNS já está a enviar doentes covid-19 para o privado. Hospital de Penafiel à beira da rutura

O jornal Público avança esta quarta-feira que o Serviço Nacional de Saúde (SNS) já está a encaminhar doentes com covid-19 para os hospitais privados. De acordo com o matutino, há pelo menos uma unidade privada …

Estes dinossauros acabaram por ser extintos porque tinham asas, mas não sabiam voar

Apesar de terem asas de morcego, os dois pequenos dinossauros, Yi e Ambopteryx, só conseguiam deslizar entre as árvores. Yi e Ambopteryx, que viviam no norte da região onde se situa atualmente a China, lutavam para voar …

Champions à portuguesa. FC Porto soma primeira vitória, João Félix e Jota brilham

O FC Porto arrecadou esta quarta-feira a primeira vitória na Liga dos Campeões de futebol, na receção ao Olympiacos (2-0), numa segunda jornada em que João Félix e Diogo Jota brilharam por Atlético de Madrid …

Uso de máscara na rua já é obrigatório. Saiba tudo o que muda nos próximos dias

O uso de máscara na rua passa a ser obrigatório a partir de hoje, com exceções, e o não cumprimento desta imposição é punido com multas que vão até aos 500 euros. Conheça tudo o …

Ronaldo volta a testar positivo (e falha reencontro com Messi na Champions)

O internacional português Cristiano Ronaldo voltou a testar positivo ao novo coronavírus e vai por isso falhar o jogo entre a Juventus e o Barcelona de Lionel Messi a contar para a Liga dos Campeões. …

Costa convoca partidos e Conselho de Ministros extraordinário para "ações imediatas"

O primeiro-ministro marcou reuniões com os partidos na sexta-feira e convocou para sábado um Conselho de Ministros extraordinário para definir novas "ações imediatas" para o controlo da pandemia de covid-19 em Portugal. Fonte do Governo disse, esta …