Governador das Filipinas diz que cantores de karaoke prejudicam combate à pandemia

Um governador de uma província das Filipinas voltou a sua atenção para um grupo de pessoas que, segundo ele, estão a prejudicar a luta contra a pandemia: cantores de karaoke.

Numa publicação no Facebook na madrugada de terça-feira, o governador da província de Cavite, Jonvic Remulla, pediu ao público que denunciasse cantores de karaoke às autoridades para ajudar na luta contra a covid-19. No mesmo texto, Remulla disse que ter uma boa noite de sono era uma das melhores formas de fortalecer o sistema imunológico.

“O toque de recolher não é feito dó para reduzir passeios noturnos sem sentido. Também visa fortalecer o corpo através de um sono bom e profundo“, escreveu.

O governador disse ainda que uma das reclamações mais frequentes é o “abuso incansável” de pessoas a cantar karaoke. “Este é o hobby favorito daqueles que não têm nada para fazer desde a noite até ao amanhecer”.

“Se se está bêbado por causa da quantidade de bebida e, acima de tudo, a sua excursão está contra o tempo, pode ser processado e levado para a esquadra na hora”, escreveu. “Se não quer dormir cedo, por favor, deixe-se dormir! Aprenda a respeitar os vizinhos que têm que acordar às 4 da manhã (como eu).”

(M) GCQ S7 E2. “VIDEOKE”Regrets, I’ve had a fewBut then again, too few to mentionI did what I had to doAnd saw it…

Publicado por Jonvic Remulla em Segunda-feira, 14 de setembro de 2020

Karaoke é um passatempo nacional favorito nas Filipinas. De acordo com a CNN, há bares de karaoke espalhados por todo o arquipélago e é comum as pessoas terem o seu próprio sistema de karaoke em casa, o que torna a atividade um elemento básico dos eventos sociais.

As Filipinas relataram mais casos de coronavírus do que qualquer outro país do sudeste asiático, com mais de 272 mil infecções confirmadas, incluindo pelo menos 4.700 mortes, de acordo com dados compilados pela Universidade Johns Hopkins.

Cavite, uma província ao norte da principal ilha filipina de Luzon, tem 3,6 milhões de habitantes. A província relatou pelo menos 8.860 casos de covid-19 e 197 mortes.

No mês passado, o presidente das Filipinas, Rodrigo Duterte, anunciou que as restrições ao bloqueio seriam relaxadas na região metropolitana de Manila, Cavite e nas províncias de Bulacan, Laguna e Rizal.

Com as novas regras, mais empresas poderão reabrir, restaurantes poderão oferecer jantares e festas religiosas serão permitidas com 30% da capacidade nas cinco áreas, desde que sejam seguidos rigorosamente os protocolos de saúde.

Apesar disso, as Filipinas relataram milhares de novos casos todos os dias durante grande parte de setembro.

ZAP ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

China e Singapura realizam exercícios navais conjuntos

As Marinhas de Guerra da China e Singapura informaram na quarta-feira que estão a realizar exercícios navais conjuntos, iniciativa que a diplomacia chinesa espera que contribua para uma aproximação do aliado asiático norte-americano às suas …

Austrália aprova lei e é o primeiro país a obrigar Facebook e Google a pagar conteúdos jornalísticos

O Parlamento da Austrália aprovou a lei que impõe à Google e ao Facebook o pagamento aos órgãos de comunicação australianos pela publicação dos seus conteúdos jornalísticos, a primeira legislação do mundo deste género. A lei …

Situação clínica de Alfredo Quintana é "muito grave"

Alfredo Quintana, guarda-redes de andebol, de 32 anos, sofreu uma paragem cardíaca num treino, na segunda-feira. Encontra-se internado no Hospital de São João, no Porto, e a situação clínica é "muito grave". A situação clínica …

Documentos mostram que assassinos de Khashoggi usaram aviões de empresa controlada pelo príncipe herdeiro

Documentos judiciais revelam que os dois jatos particulares usados ​​pelos supostos assassinos do jornalista Jamal Khashoggi pertenciam a uma empresa que, menos de um ano antes, tinha sido apreendida pelo príncipe herdeiro da Arábia Saudita. Os …

António Guterres agradece confiança do Governo português

O secretário-geral da ONU expressou, esta quarta-feira, agradecimento e humildade por receber o apoio oficial do Governo português para um segundo mandato e prometeu fazer de tudo para continuar a ser digno da renomeação. "O secretário-geral …

Israel identifica cidadãos que não foram vacinados. Na Galiza, quem recusar vacina arrisca multa

O Parlamento israelita autorizou esta quarta-feira o Ministério da Saúde a comunicar às entidades públicas do país as identidades de pessoas não vacinadas contra a covid-19, levantando preocupações sobre a privacidade dos cidadãos que recusam …

Testes por saliva usados em eventos-piloto antes de festivais de verão

Os agentes ligados a festivais e concertos e a Direção-Geral de Saúde (DGS) vão realizar várias experiências-piloto para se perceber em que moldes se podem concretizar os festivais de música no verão. Uma das ideias é …

Mais 49 mortes e 1.160 casos de covid-19. Há menos doentes internados do que no Natal

O boletim divulgado esta quinta-feira pela Direção-Geral da Saúde (DGS) indica que foram registados 1.160 novos casos de covid-19 em Portugal. Nas últimas 24 horas, morreram 49 pessoas. Portugal registou, esta quinta-feira, 1.160 novos casos de …

Bruxelas vai rever regras de uso de telemóvel em roaming

A Comissão Europeia vai rever as regras sobre o roaming do telemóvel, ajustando as tarifas máximas e aumentando a transparência, tendo em vista que o regulamento em vigor caduca a 30 de junho de 2022. Segundo …

Amnistia Internacional retira estatuto de prisioneiro de consciência a Navalny

A Amnistia Internacional anunciou que não pode considerar o principal opositor russo um "prisioneiro de consciência" devido a algumas declarações nacionalistas e xenófobas feitas por si no passado. Esta informação foi revelada, na terça-feira, pelo jornalista …