“A Google sabe sempre onde são os primeiros surtos de gripe”

Hoje em dia, “há uma tendência para disponibilizar tudo na Internet”, o que pode ser perigoso e ter consequências para toda a vida. O alerta é da presidente da Comissão Nacional de Protecção de Dados (CNPD) que destaca o “poder” da Google, frisando que “sabe sempre onde são os primeiros surtos de gripe”.

“Não é por acaso que a Google criou uma empresa na área da saúde“, considera a presidente da CNPD, Filipa Calvão, em entrevista ao Público, notando que o motor de busca tem “mais informação de saúde do que qualquer estabelecimento hospitalar”.

A Google “consegue determinar onde há maior predominância de gripe” e “sabe sempre primeiro onde são os primeiros surtos, com as pessoas a queixarem-se ou a fazerem buscas na Internet”, sustenta Filipa Calvão.

A responsável lembra ainda que a Google sabe “o nosso nome, seja porque temos um email ou porque usamos redes sociais onde a informação é cruzada”, admitindo que este verdadeiro Big Brother é “um bocadinho angustiante”.

Numa entrevista de balanço da entrada em vigor do Regulamento Geral de Protecção de Dados (RGPD), que visa homogeneizar as normas de privacidade de protecção de dados na União Europeia, Filipa Calvão entende que a nova Lei gerou alguma “apreensão” e “histeria”. “Houve exageros e alguma precipitação“, assume.

A presidente da CNPD repara que, hoje em dia, “há uma tendência para disponibilizar tudo na Internet”, nomeadamente até por parte de entidades públicas. “O Código de Procedimento Administrativo promove a publicação de muita coisa no site das entidades públicas”, salienta, frisando que “o legislador nacional não ponderou bem as coisas”.

“É importante haver um controlo público — por exemplo, na distribuição de subsídios — mas é preciso pensar nas consequências para as pessoas que são objecto daqueles apoios”, diz, realçando que “há famílias com crianças que precisam daqueles subsídios e a publicitação na Internet, por parte das escolas por exemplo, estigmatiza-as“.

“A informação que recebeu o subsídio “x” fica para a vida”, nota Filipa Calvão, reparando que “há empresas que vivem de recolher dados, de os misturar e cruzar” e que “vão criando perfis sobre as pessoas“. “Quando numa análise desta informação vai este dado de que o indivíduo é pobre, este perfil vai reproduzir-se quase automaticamente ao longo da vida daquela pessoa”, o que gera uma “estigmatização no acesso a seguros, a empréstimos para compra de casa ou carro”, alerta.

Tudo isto condiciona a vida. É costume dizer-se nos algoritmos que quando se é pobre nunca mais se enriquece”, salienta a presidente da CNPD, concluindo que “é preciso ter alguma cautela com a informação disponibilizada na Internet”.

ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

Exército norte-americano usou fundos de emergência covid-19 para comprar armas

O exército dos Estados Unidos utilizou fundos de emergência aprovados pelo Congresso especificamente para combater a covid-19 para comprar armas, denuncia esta semana o jornal norte-americano The Washington Post. O caso remonta a março passado, …

Carpinteiros usam técnica medieval na reconstrução de Notre Dame

A reconstrução de Notre Dame - que se prevê estar concluída no prazo de cinco anos - continua a avançar e os carpinteiros usaram técnicas medievais para erguer uma estrutura na fachada do monumento. A Catedral …

Durante um ano e meio, uma aldeia inteira perdeu a Internet todos os dias à mesma hora (e já se sabe porquê)

Durante 18 meses, os residentes de uma vila no País de Gales perderam a Internet todos os dias à mesma hora. Agora, engenheiros identificaram o motivo: uma televisão em segunda mão que emitia um sinal …

Gado na UE produz 704 milhões de toneladas de CO2 (mais do que todos os transportes juntos)

De acordo com uma nova análise da Greenpeace, animais de criação como vacas, porcos e outros, estão a emitir mais gases com efeito de estufa na Europa do que todos os transportes juntos. Na última década, …

É distraído e está sempre a perder a carteira? A Cashew Smart Wallet é para si

Uma simples carteira pode vir a melhorar os seus dias. A Cashew Smart Wallet é dotada de uma tecnologia de bluetooth que permite proteger os seus bens e ainda o ajuda caso a perca por …

Desportivo das Aves SAD desiste do Campeonato de Portugal

O Desportivo das Aves SAD vai abdicar da participação no Campeonato de Portugal (CdP), após ter falhado as negociações com o Perafita para utilizar as instalações do clube de Matosinhos. "As inscrições fechavam ontem [terça-feira] e …

Celebridades doam dinheiro para pagar dívidas a ex-presos impedidos de votar nos EUA

O bilionário Michael Bloomberg, o cantor John Legend e o basquetebolista LeBron James são algumas das celebridades que estão a doar dinheiro para pagar dívidas de ex-presidiários da Florida, impedidos de votar nas próximas eleições …

No debate sobre o Plano de Recuperação, evocou-se Sócrates e Passos

O líder do PSD questionou o primeiro-ministro se pretende "fomentar o desemprego" com o aumento do salário mínimo. O chefe do Governo manifestou-se "completamente perplexo". Na abertura do debate sobre o Plano de Recuperação e Resiliência, …

380 baleias morreram encalhadas na Austrália. Este é o maior incidente registado no país

Morreram pelo menos 380 baleias-piloto presas numa baía remota da Tasmânia. Apesar dos intensos esforços para tentar salvá-las não foi possível evitar este cenário, informou hoje um responsável pelos serviços de socorro. "Temos um número mais …

Ansu vale 400 milhões e é "sucessor" de Lopetegui

A figura mais recente do Barcelona e do futebol espanhol entrou oficialmente na equipa principal e, por isso, a cláusula de rescisão "disparou". Em Barcelona continua-se a falar muito sobre Luis Suárez. Depois de Lionel Messi, …