“A Google sabe sempre onde são os primeiros surtos de gripe”

Hoje em dia, “há uma tendência para disponibilizar tudo na Internet”, o que pode ser perigoso e ter consequências para toda a vida. O alerta é da presidente da Comissão Nacional de Protecção de Dados (CNPD) que destaca o “poder” da Google, frisando que “sabe sempre onde são os primeiros surtos de gripe”.

“Não é por acaso que a Google criou uma empresa na área da saúde“, considera a presidente da CNPD, Filipa Calvão, em entrevista ao Público, notando que o motor de busca tem “mais informação de saúde do que qualquer estabelecimento hospitalar”.

A Google “consegue determinar onde há maior predominância de gripe” e “sabe sempre primeiro onde são os primeiros surtos, com as pessoas a queixarem-se ou a fazerem buscas na Internet”, sustenta Filipa Calvão.

A responsável lembra ainda que a Google sabe “o nosso nome, seja porque temos um email ou porque usamos redes sociais onde a informação é cruzada”, admitindo que este verdadeiro Big Brother é “um bocadinho angustiante”.

Numa entrevista de balanço da entrada em vigor do Regulamento Geral de Protecção de Dados (RGPD), que visa homogeneizar as normas de privacidade de protecção de dados na União Europeia, Filipa Calvão entende que a nova Lei gerou alguma “apreensão” e “histeria”. “Houve exageros e alguma precipitação“, assume.

A presidente da CNPD repara que, hoje em dia, “há uma tendência para disponibilizar tudo na Internet”, nomeadamente até por parte de entidades públicas. “O Código de Procedimento Administrativo promove a publicação de muita coisa no site das entidades públicas”, salienta, frisando que “o legislador nacional não ponderou bem as coisas”.

“É importante haver um controlo público — por exemplo, na distribuição de subsídios — mas é preciso pensar nas consequências para as pessoas que são objecto daqueles apoios”, diz, realçando que “há famílias com crianças que precisam daqueles subsídios e a publicitação na Internet, por parte das escolas por exemplo, estigmatiza-as“.

“A informação que recebeu o subsídio “x” fica para a vida”, nota Filipa Calvão, reparando que “há empresas que vivem de recolher dados, de os misturar e cruzar” e que “vão criando perfis sobre as pessoas“. “Quando numa análise desta informação vai este dado de que o indivíduo é pobre, este perfil vai reproduzir-se quase automaticamente ao longo da vida daquela pessoa”, o que gera uma “estigmatização no acesso a seguros, a empréstimos para compra de casa ou carro”, alerta.

Tudo isto condiciona a vida. É costume dizer-se nos algoritmos que quando se é pobre nunca mais se enriquece”, salienta a presidente da CNPD, concluindo que “é preciso ter alguma cautela com a informação disponibilizada na Internet”.

ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

Superterras "nuas" dão pistas sobre a evolução de atmosferas quentes

TOI-1634b e TOI-1685b, duas superterras rochosas, carecem de atmosferas primordiais espessas, em órbitas muito próximas em torno de duas anãs vermelhas. TOI-1634b e TOI-1685b, dois candidatos a planeta, localizam-se na constelação Perseus, aproximadamente à mesma distância …

Prosecco ou prošek? A batalha da UE entre Itália e Croácia por causa de vinho

Prosecco é provavelmente o vinho italiano mais famoso, mas por trás da efervescência deste néctar, a Itália está numa grande disputa sobre se a Croácia pode vender um vinho de sobremesa com o nome de …

China vai limitar abortos. E nada tem a ver com saúde

A China vai reduzir o número de abortos realizados por motivos que não estejam relacionados com a saúde, anunciou o governo esta segunda-feira, avançando que serão também criadas medidas para evitar a gravidez indesejada. As autoridades …

Crónica ZAP - Linha de Fundo por Teófilo Fernando

Linha de Fundo: SL7, arte e paciência

Líder soma e segue. Leões e dragões vencem à justa. As frases e os números da semana. Visto da Linha de Fundo. Líder reina no castelo Vitória SC 1 (Bruno Duarte 78', g.p.) – SL Benfica …

"Atropelamento e fuga." Terra e Vénus cresceram como planetas rebeldes

Planetas como a Terra e Vénus, que residem dentro de Sistemas Solares, são fruto de repetidas colisões. Esta conclusão desafia os modelos convencionais sobre a formação de planetas. Investigadores do Laboratório Lunar e Planetário (LPL) da …

A origem do "Gigante de Segorbe" pode finalmente ter sido esclarecida

Um novo estudo revela que a origem do "Gigante de Segorbe" pode ser bastante mais complexa daquilo que se pensava. O "Gigante de Segorbe", como é conhecido, foi um indivíduo encontrado por arqueólogos numa necrópole islâmica …

Instagram suspende planos de uma versão da aplicação para crianças

Para já, a empresa ainda não fez se se trata de um abandono temporário ou definitivo. Tempestade mediática em torno da influência das redes sociais na saúde mental dos jovens, sobretudo raparigas, pode ter influenciado …

Com todos os votos contados, PS vence com pior resultado que em 2013 e PSD conquista 113 câmaras

PS continua a ser o partido com mais representação autárquica em Portugal, apesar de cair para números anteriores à liderança de António Costa. PSD recupera das hecatombes de 2013 e 2017. Quase 24 horas depois após …

Presidente sul-coreano admite proibir consumo de carne de cão

O Presidente da Coreia do Sul, Moon Jae-in, admitiu, esta segunda-feira, a possibilidade de proibir o consumo de carne de cão, costume que se tornou "uma vergonha internacional", segundo fonte do seu gabinete. "Não terá chegado …

Pelo menos 24 países criaram novas leis para controlar o conteúdo na Internet, revela relatório

Autoridades de pelo menos 24 países, incluindo os Estados Unidos (EUA), estabeleceram novas regras que determinam o tratamento dos conteúdos por parte das plataformas 'online', concluiu um relatório da Freedom House. No seu relatório anual, intitulado …