Goldman Sachs corta nos lucros e prémios por causa do BES

 

Youngking11 / Wikimedia

A Goldman Sachs Tower em Jersey City, EUA

A Goldman Sachs Tower em Jersey City, EUA

O banco de investimento Goldman Sachs foi de tal forma afetado pelos problemas no BES que terá tido que cortar nos lucros e bónus entregues aos seus colaboradores, nas contas do final de 2014.

O Expresso descreve que o banco de investimento e alguns dos seus clientes tinham financiado o BES em 835 milhões de dólares (709 milhões de euros) em julho, através da Oak Finance Luxembourg. No entanto, em 22 de dezembro, uma decisão do Banco de Portugal deixou o empréstimo sem garantia.

O Goldman Sachs teve de registar, assim, no balanço do 4º semestre de 2014, imparidades relacionadas com o empréstimo feito ao Banco Espírito Santo, penalizando assim os lucros apresentados e os prémios a pagar aos colaboradores, de acordo com a agência Reuters.

Os executivos de topo do Goldman Sachs reuniram-se para decidir sobre o registo de imparidades e como iria afetar as compensações dos colaboradores, segundo fonte próximas do processo. Sabe-se que entre 15 e 20 funcionários do banco estiveram envolvidos no caso do BES, mas devido à forma como a Goldman estrutura a distribuição dos bónus até 50 colaboradores no grupo serão afetados por este corte, de acordo com a agência noticiosa.

O banco norte-americano acreditava que o empréstimo feito pela Oak Finance seria protegido após o BES ter sido dividido num “banco bom” e num “banco mau”, em parte porque um representante senior do BdP o afirmou por escrito, segundo a porta voz do Goldman Sachs.

ZAP

PARTILHAR

1 COMENTÁRIO

RESPONDER

Virgin Galactic leva cientista planetário ao Espaço pela primeira vez

O norte-americano Alan Stern será o primeiro a realizar experiências científicas financiadas pela NASA, a bordo de uma aeronave comercial da empresa espacial privada Virgin Galactic. A NASA revelou a semana passada que o cientista planetário …

Português responsável por limpeza de hospitais condecorado pela Rainha Isabel II

O português Maciel Vinagre pensou que era mentira ou engano ao ler a notificação de que tinha sido distinguido pela Rainha Isabel II pelo trabalho como responsável da limpeza de dois hospitais públicos britânicos durante …

Japonês inventa sacos de plástico "comestíveis" (para salvar o veado sagrado de Nara)

Um empresário local no destino turístico japonês de Nara desenvolveu uma alternativa aos sacos de plástico de compras para proteger o veado sagrado da cidade. Hidetoshi Matsukawa, que trabalha na Nara-ism, um agente de souvenirs, disse, …

Emissão do programa de Ricardo Araújo Pereira cancelada. Humorista em isolamento

O programa de Ricardo Araújo Pereira na SIC não será emitido este domingo, uma vez que o humorista se encontra em isolamento profilático depois de ter estado em contacto com uma pessoa infetada com covid-19. …

Erro clínico. Centenas de hóspedes em quarentena em hotel da Austrália vão ter de fazer teste ao VIH

Centenas de pessoas que estiveram em quarentena no hotel Victoria, na Austrália, vão ter de fazer o teste de doenças transmitidas pelo sangue, incluindo VIH, devido a um erro dos profissionais de saúde daquele local …

Forças Armadas dos EUA estão a adquirir coletes à prova de bala adaptados para mulheres

As Forças Armadas dos EUA estão a dar grandes passos no que diz respeito à igualdade de género. A instituição está a começar a mudar os seus coletes à prova de bala, de forma a …

Abstenção do PCP no OE2021? É um excelente indicador, diz Costa

O primeiro-ministro, António Costa, considerou um “excelente indicador” o PCP ter anunciado a abstenção no Orçamento do Estado de 2021 (OE2021) e resultado de um entendimento “para ter um bom orçamento para o próximo ano”. “É …

Egito abre restaurante com vista de luxo para as pirâmides de Gizé

O Egito inaugurou um novo restaurante com vista panorâmica para as pirâmides. O investimento faz parte de uma tentativa de reavivar o turismo no país. O Egito revelou novas instalações para os visitantes no planalto nas …

Novo recorde. Portugal regista mais 3.669 casos de covid-19

Portugal regista este sábado 3.669 novos casos de infeção com o novo coronavírus, responsável pela covid-19, o valor diário mais elevado desde o início da pandemia, e mais 21 mortes relacionadas com a covid-19, segundo …

Câmara do Porto encerra cemitérios nos dias 31 de outubro e 1 e 2 de novembro

O presidente da Câmara do Porto anunciou o encerramento dos cemitérios em 31 de outubro e 1 e 2 de novembro, justificando a decisão com a necessidade de desviar meios para cumprir a proibição de …