Geringonça açoriana. PSD pondera ligação com CDS, PPM e Chega (e o PAN é o centro da disputa)

Eduardo Costa / Lusa

PSD leva em conta “casamento” político com CDS e PPM e estes podem ser opção para o executivo regional. Os sociais-democratas e os socialistas disputam o PAN.

Após as eleições nos Açores, que se realizaram no passado domingo, os partidos já começam a pensar no próximo passo. Enquanto o PS enfrenta a perda da maioria absoluta, o PSD está a tentar coser uma bandeira de várias cores partidárias que lhe permita apresentar uma alternativa.

Segundo o Expresso, o CDS e o PPM serão os parceiros preferenciais do social-democrata José Manuel Bolieiro e até poderão vir a ser desafiados a integrar o Governo Regional. No caso do Chega e da Iniciativa Liberal, estes poderão vir a ter um papel diferente, cabendo-lhes viabilizar esse executivo a partir da Assembleia Legislativa da Região Autónoma dos Açores (ALRAA).

Para já ainda não há garantias de nada. Contudo, o clima negocial foi contaminado com uma frase de André Ventura, em declarações ao Expresso, mal os votos tinham sido acabados de contar. “Estamos totalmente indisponíveis para nos entendermos com os partidos do sistema”, garantiu o presidente do partido.

Ainda assim, pouco depois, o deputado vincou que “a última coisa” que quer é ser o passaporte do PS para o poder. O líder do Chega nos Açores, Carlos Furtado, um dos dois deputados eleitos pelo partido, disse ao Expresso que está “fora de questão” apoiar um governo socialista ou integrar uma solução à direita. “Não vejo que estejam reunidas quaisquer condições para uma solução governativa séria”, realça.

O dirigente do Chega acusa os partidos de quererem negociações a “qualquer custo” e recusa alinhar com partidos do sistema, mostrando-se assim em concordância com o que foi dito por Ventura.

No caso do líder da IL nos Açores, Nuno Barata, que também garantiu um lugar na ALRAA, entende que o partido tem que “avaliar muito bem” o resultado da noite de domingo, mas manifesta-se disponível para apoiar uma solução governativa à direita.

“O povo açoriano não saiu de casa em vão, a maioria quis que o PS perdesse a maioria absoluta. Vamos ter que aprofundar a nossa análise, mas penso que o povo açoriano não compreenderia se a IL apoiasse um governo socialista”, referiu Nuno Barata ao Expresso.

No continente, o partido liderado por André Silva tem pendido para o lado esquerdo, mas nos Açores tudo é possível – uma vez que o partido já foi sondado por socialistas, sociais-democratas e monárquicos para conversar.

O porta-voz do PAN na região autónoma, Pedro Neves admite que está “tudo em aberto” relativamente a uma solução governativa para a região, mas garante estar disponível para dialogar com toda a gente: “Estamos obviamente abertos a ouvir e a negociar com os outros partidos. Não somos um partido de esquerda ou direita, mas de pontes e convergências”, realça.

O deputado eleito diz que o PAN está “tranquilo” e enquanto “partido responsável” quer sobretudo uma governação a médio e longo prazo nos Açores. Satisfeito com o facto de o PS ter perdido a maioria absoluta, Pedro Neves considera que a nova dinâmica parlamentar dará “maior margem” ao partido para negociar algumas das suas principais bandeiras.

ZAP //

PARTILHAR

3 COMENTÁRIOS

  1. Quando é o PS a aliar-se há Esquerda é um governo Geringonça e quando é o PPD a aliar-se há Direita não é geringonça? Ou geringonça é para os outros para os nossos é um Aliança?, Esta classe política para irem para o poleiro até ao diabo se aliam, vou estar é atento aos que tanto falaram da geringonça, tanto jornalistas, comentadores de orgãos de comunicação Social e jornalistas assim como até políticos, o que vão dizer e escrever, tanto o PPD como o PS querem é o poleiro a todo o custo nem que hoje digam uma coisa e amanhã se desdigam.

  2. Era bem feito que eles agora fizessem uma geringonça à direita e que corressem de lá com essa corja dita “socialista”.

RESPONDER

O envelhecimento celular em humanos foi parcialmente revertido (com o uso de oxigénio)

Investigadores da Universidade de Tel Aviv, em Israel, descobriram uma forma de reverter o processo de envelhecimento celular e podem ter feito um avanço na procura pela juventude eterna. O novo estudo publicado na revista Aging …

Porto 0-0 Man City | Pragmatismo portista garante “oitavos”

O FC Porto está nos oitavos-de-final da Liga dos Campeões. Os “azuis-e-brancos” precisavam apenas de um empate, ou que o Olympiacos não vencesse em França, em casa do Marselha, e ambos os pressupostos aconteceram – …

O céu tingiu-se de roxo na Suécia (e a culpa era de uma plantação de tomates)

O céu ficou misteriosamente tingido de roxo em Trelleborg, a cidade mais a sul da Suécia, por causa da luz vinda de uma plantação de tomate enuma cidade próxima. Há algumas semanas, os moradores de Trelleborg …

Maurícias estão a abater um morcego ameaçado de extinção por interesses económicos

O morcego das Maurícias, em perigo de extinção, é mais uma vez o centro de um polémico abate nas mãos do Governo, para alarme das organizações de conservação da vida selvagem. Sob pressão de agricultores e …

Procurador-geral dos EUA: não há provas de fraude eleitoral generalizada

O procurador-geral dos Estados Unidos da América, William Barr, reconheceu hoje que não houve fraude em dimensão suficiente para invalidar a vitória do democrata Joe Biden nas eleições presidenciais norte-americanas. "Nesta altura, não vimos fraude a …

Parque de esculturas subaquático vai ser inaugurado em Miami

Miami vai servir de casa para um novo parque de esculturas subaquático como nunca viu. O ReefLine é projetado para servir como um recife artificial e vai estar disponível a receber visitantes em dezembro de …

Da "política do filho único" aos incentivos à natalidade: como a China tem mudado a sua estratégia populacional

A China está a planear incluir novas medidas para estimular a taxa de natalidade do país e lidar com o rápido envelhecimento da população. A estratégia passa pelo “plano de cinco anos” que deverá estar …

Vacinação será “grande prioridade” de presidência portuguesa da UE

O primeiro-ministro português, António Costa, referiu hoje que a vacinação contra a covid-19 deverá ser uma das “grandes prioridades” da presidência portuguesa do Conselho da União Europeia (UE), após um encontro com o presidente do …

No Cambodja, os aldeões usam "espantalhos mágicos" para afastar a covid-19

Os aldeões do Cambodja têm evitado a pandemia de covid-19 sem máscaras nem distanciamento social, mas sim com "espantalhos mágicos" que espantam o vírus mortal. Os dois espantalhos de Ek Chan, um aldeão de 64 anos, …

O Arecibo desabou. É o fim de uma era à procura de vida extraterrestre

O Observatório de Arecibo, em Porto Rico, morreu. Três semanas depois de um dos principais cabos de sustentação da sua cúpula ter desabado, danificado irremediavelmente o radiotelescópio, o icónico caçador de vida extraterrestre antecipou-se à …