Geringonça açoriana. PSD pondera ligação com CDS, PPM e Chega (e o PAN é o centro da disputa)

Eduardo Costa / Lusa

PSD leva em conta “casamento” político com CDS e PPM e estes podem ser opção para o executivo regional. Os sociais-democratas e os socialistas disputam o PAN.

Após as eleições nos Açores, que se realizaram no passado domingo, os partidos já começam a pensar no próximo passo. Enquanto o PS enfrenta a perda da maioria absoluta, o PSD está a tentar coser uma bandeira de várias cores partidárias que lhe permita apresentar uma alternativa.

Segundo o Expresso, o CDS e o PPM serão os parceiros preferenciais do social-democrata José Manuel Bolieiro e até poderão vir a ser desafiados a integrar o Governo Regional. No caso do Chega e da Iniciativa Liberal, estes poderão vir a ter um papel diferente, cabendo-lhes viabilizar esse executivo a partir da Assembleia Legislativa da Região Autónoma dos Açores (ALRAA).

Para já ainda não há garantias de nada. Contudo, o clima negocial foi contaminado com uma frase de André Ventura, em declarações ao Expresso, mal os votos tinham sido acabados de contar. “Estamos totalmente indisponíveis para nos entendermos com os partidos do sistema”, garantiu o presidente do partido.

Ainda assim, pouco depois, o deputado vincou que “a última coisa” que quer é ser o passaporte do PS para o poder. O líder do Chega nos Açores, Carlos Furtado, um dos dois deputados eleitos pelo partido, disse ao Expresso que está “fora de questão” apoiar um governo socialista ou integrar uma solução à direita. “Não vejo que estejam reunidas quaisquer condições para uma solução governativa séria”, realça.

O dirigente do Chega acusa os partidos de quererem negociações a “qualquer custo” e recusa alinhar com partidos do sistema, mostrando-se assim em concordância com o que foi dito por Ventura.

No caso do líder da IL nos Açores, Nuno Barata, que também garantiu um lugar na ALRAA, entende que o partido tem que “avaliar muito bem” o resultado da noite de domingo, mas manifesta-se disponível para apoiar uma solução governativa à direita.

“O povo açoriano não saiu de casa em vão, a maioria quis que o PS perdesse a maioria absoluta. Vamos ter que aprofundar a nossa análise, mas penso que o povo açoriano não compreenderia se a IL apoiasse um governo socialista”, referiu Nuno Barata ao Expresso.

No continente, o partido liderado por André Silva tem pendido para o lado esquerdo, mas nos Açores tudo é possível – uma vez que o partido já foi sondado por socialistas, sociais-democratas e monárquicos para conversar.

O porta-voz do PAN na região autónoma, Pedro Neves admite que está “tudo em aberto” relativamente a uma solução governativa para a região, mas garante estar disponível para dialogar com toda a gente: “Estamos obviamente abertos a ouvir e a negociar com os outros partidos. Não somos um partido de esquerda ou direita, mas de pontes e convergências”, realça.

O deputado eleito diz que o PAN está “tranquilo” e enquanto “partido responsável” quer sobretudo uma governação a médio e longo prazo nos Açores. Satisfeito com o facto de o PS ter perdido a maioria absoluta, Pedro Neves considera que a nova dinâmica parlamentar dará “maior margem” ao partido para negociar algumas das suas principais bandeiras.

ZAP //

PARTILHAR

3 COMENTÁRIOS

  1. Quando é o PS a aliar-se há Esquerda é um governo Geringonça e quando é o PPD a aliar-se há Direita não é geringonça? Ou geringonça é para os outros para os nossos é um Aliança?, Esta classe política para irem para o poleiro até ao diabo se aliam, vou estar é atento aos que tanto falaram da geringonça, tanto jornalistas, comentadores de orgãos de comunicação Social e jornalistas assim como até políticos, o que vão dizer e escrever, tanto o PPD como o PS querem é o poleiro a todo o custo nem que hoje digam uma coisa e amanhã se desdigam.

  2. Era bem feito que eles agora fizessem uma geringonça à direita e que corressem de lá com essa corja dita “socialista”.

RESPONDER

Os polegares dos neandertais adaptaram-se a ferramentas com pega

Os polegares dos neandertais adaptaram-se para segurar melhor ferramentas com pega, da mesma forma como utilizamos atualmente um martelo, revela uma nova investigação da Universidade de Kent, no Reino Unido. A mesma investigação sugere ainda …

Sporting 2-1 Moreirense | JackPote rende pontos ao “leão”

O “Leão” soma e segue na liderança do campeonato, depois de vencer o Moreirense por 2-1, graças a um bis Pedro Gonçalves. Neste sábado, na recepção ao Moreirense, num embate relativo à oitava jornada, sofreu, mas conseguiu …

Raro crustáceo parasita descoberto na boca de um tubarão em exibição num museu

Uma equipa de cientistas descobriu uma espécie extremamente rara de Cymothoidae na boca de um espécime de tubarão capturado no Mar da China Oriental e agora em exibição num museu. Os Cymothoidae são uma família de isópodes …

Série da Netflix faz disparar venda de jogos de xadrez nos Estados Unidos

A série "The Queen’s Gambit", da plataforma de streaming Netflix, que retrata a ascensão de uma jovem jogadora de xadrez na década de 1950, fez disparar as vendas deste jogo de tabuleiro nos Estados Unidos. …

Novo comité central do PCP eleito com 98,5%

O novo comité central do PCP foi este domingo eleito no XXI congresso nacional dos comunistas, em Loures, com 98,5% dos votos. Dos 611 delegados, 602 votaram a favor, seis abstiveram-se e três votaram contra na …

Elefante salvo de um poço profundo na Índia. Resgate durou 14 horas

Uma equipa de 50 pessoas ajudou a salvar um elefante que tinha caído num poço profundo em Dharmapuri, no sul da Índia. Moradores locais atiraram folhas de bananeira para o animal comer antes de ser …

Santa Clara 0-1 Porto | Magia de Díaz resolve jogo pobre

Missão cumprida. O Porto viajou até aos Açores para defrontar o Santa Clara e leva na bagagem os três pontos. Mas não o conseguiu com brilhantismo, longe disso. A eficácia foi a palavra de ordem, num …

Raro pinguim totalmente branco encontrado nas Ilhas Galápagos

Um raro pinguim com o corpo totalmente "pintado" de branco foi encontrado no arquipélago das Galápagos, no Equador. Em comunicado, o Parque Nacional das Galápagos detalha que o raro espécime foi encontrado enquanto um guia fazia …

A China tem 8 milhões de cegos, mas apenas 200 cães-guia. Há uma razão

A China tem 8 milhões de cegos, mas apenas 200 cães-guia. As cidades populosas, as vias não adaptadas, as poucas escolas de treino e a própria população são entraves à existência destes companheiros (e verdadeiros …

Governo das Ilhas Salomão quer banir o Facebook para preservar a União Nacional

O Governo das lhas Salomão quer banir temporariamente a rede social Facebook numa tentativa de combater o cyberbullying e a difamação, alegando que a plataforma está a "minar" a União Nacional. A decisão, que já …