O genoma humano pode ter menos genes codificadores do que se pensava

wellcomeimages / Flickr

A conhecida estrutura em dupla-hélice do ADN

Uma equipa internacional de investigadores confirmou que o genoma humano pode conter até menos 20% de genes codificadores do que se pensava até então. 

Os cientistas descobriram que até 20% dos genes identificados como codificadores – aqueles que produzem proteínas que permitem o funcionamento dos seres vivos – podem, na verdade, não codificar proteínas. Dos 20 mil genes classificados como tal, mais de 4 mil podem não conseguir codificar.

“Temos sido capazes de analisar muitos desses genes em detalhes”, explica o investigador, Michael Tress, “e mais de 300 genes já foram reclassificados como não-codificadores”.

No entanto, se estes gene – e, potencialmente, milhares de outros – não são codificadores de proteínas, qual será a sua função? Ainda não é certo mas, os cientistas acreditam que estes genes podem fazer parte do ADN não codificante (ADN considerado “lixo” genético, que pode também desempenhar funções importantes), que compõe cerca de 75% do total do genoma humano.

Desde que, em 2003, o sequenciamento do genoma humano foi concluído, investigadores de todo o mundo têm trabalhado para completar o proteoma humano – número total de proteínas geradas por genes – e os respetivos genes que as produzem. No entanto, a tarefa não é fácil, dada a complexidade do genoma humano.

A descoberta, publicada na passado dia 30 de julho na Nucleic Acids Research, pode ser um fator determinante para a biomedicina e para o tratamento de várias doenças, como o cancro ou patologias cardiovasculares.

Ainda serão necessárias pesquisa adicionais para confirmar com total certeza a descoberta no entanto, quanto mais cedo os cientistas eliminarem as ambiguidades do genoma humano, melhor será a ciência da genética humana.

“Mesmo que só metade deste genes potenciais não-codificadores se mostrem realmente como tal, a descoberta terá realmente um impacto substancial em diverso campos”.

“Quanto mais genes não-codificadores forem classificados como codificantes, mais ruidosos serão os resultados”, concluem os investigadores.

ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

Há uma planta na Austrália que é masculina, feminina e bissexual

Cientistas da Bucknell University (Austrália) descobriram uma espécie de planta que pode ser masculina, feminina e bissexual. Os investigadores publicaram a descoberta na revista PhytoKeys e chamaram a amostra, que foi descrita em 1970, mas não …

Astrónomos descobrem a mais antiga colisão de galáxias conhecida

Uma equipa internacional de investigadores descobriram o exemplo mais antigo de uma colisão entre duas galáxias. A luz dessa fusão teve de viajar durante 13 mil milhões de anos para chegar até nós, uma vez …

Asteróide do tamanho da Torre Eiffel vai passar pela Terra. É a segunda maior aproximação em 120 anos

Na segunda-feira, dia de S. João no Porto, um asteróide muito grande - que pode ser tão grande como a Torre Eiffel - vai passar pela Terra a mais de 45 mil quilómetros por hora. O …

As eleições foram repetidas em Istambul. Erdogan voltou a perder (e por mais)

O candidato da oposição Ekrem Imamoglu ganhou hoje de novo as eleições municipais em Istambul, após a anulação de uma primeira votação, infligindo ao presidente turco, Recep Tayyip Erdogan, o pior revés eleitoral em 17 …

No Azerbaijão, há chamas que ardem há quatro mil anos

Chamas altas dançam sem descanso num trecho de 10 metros de encosta. É o Yanar Dag - que significa "montanha em chamas" - na Península Absheron, no Azerbaijão. "Este fogo queimou 4.000 anos e nunca parou", …

A lendária Cidade Perdida do Deus Macaco é um refúgio de espécies "extintas"

A Cidade Branca, imponente sítio arqueológico detetado em 2012 nas selvas das Honduras, é também um "ecossistema prístino e próspero, cheio de espécies raras e únicas". A ONG americana Conservation International chegou a essa conclusão depois …

As mulheres têm mais doenças autoimunes do que os homens. A culpa pode ser da placenta

A hipótese da compensação da gravidez mostra que a evolução pode ter tido um papel importante no sistema imunológico das mulheres. Há cerca de 65 milhões de aos, depois da época dos dinossauros, surgiu o primeiro …

Cientistas conseguiram registar canto de uma das baleias mais raras do mundo

Cientistas conseguiram, pela primeira vez, registar sons de um pequeno grupo de baleias-francas-do-pacífico (Eubalaena japonica). Pela primeira vez, investigadores da Administração Oceânica e Atmosférica Nacional (NOAA) conseguiram gravar sons de um pequeno grupo de baleias-francas-do-pacífico (Eubalaena …

Único racismo português "é contra os ciganos" (e Portugal devia pedir-lhes desculpa)

O antropólogo e investigador José Pereira Bastos defendeu este domingo que Portugal deveria pedir desculpa aos ciganos e resolver o problema da habitação, apontando que não adianta de nada haver um Dia Nacional do Cigano. O …

Redes sociais podem ser uma ameaça para as experiências médicas

As redes sociais podem afetar severamente a maneira como se conduzem experiências médicas. A comparação de resultados entre voluntários, por exemplo, pode influenciar os resultados obtidos. Testar novos tratamentos farmacêuticos é um processo complicado. Muitas vezes, …