Grávidas vacinadas passam anticorpos para os bebés, revelam pesquisas

Estudos em fase preliminar revelaram que as grávidas passam para os fetos os anticorpos adquiridos após a toma da vacina para a covid-19.

Segundo noticiou no domingo o Washington Post, vários estudos preliminares mostraram que grávidas que receberam a vacina de mRNA – como as das farmacêuticas Pfizer ou da Moderna – tinham anticorpos para a covid-19 no sangue do cordão umbilical.

Outro estudo encontrou anticorpos no leite materno, o que significa que parte da imunidade pode ser transferida para as crianças durante a gravidez e após o nascimento.

De acordo com a vice-presidente de obstetrícia da Duke University, Brenna Hughes, esses artigos – ainda não revistos ​​pelos pares – são “os primeiros a mostrar o que esperávamos que fosse verdade, que essas vacinas poderiam” proteger o feto. Através destes estudos, pode ser provado que “as vacinas fornecem proteção ao feto em desenvolvimento”, frisou.

Uma profissional de saúde da Florida, nos Estados Unidos (EUA), foi vacinada três semanas antes de dar à luz uma menina com anticorpos contra a covid-19, informou a CBS News.

Num dos estudos, Paul Giblert e Chad Rudnick escreveram que “os anticorpos são detetáveis ​​numa amostra de sangue do cordão umbilical de recém-nascidos após uma única dose da vacina Moderna para a covid-19. Portanto, há potencial para proteção e redução do risco de infeção com vacinação materna”.

Noutra investigação, comprovou-se que as grávidas que se recuperam da doença podem passar a sua imunidade natural para os filhos.

Outro dos estudos – também não revisto pelos pares -, examinou 131 mulheres vacinadas, 84 das quais grávidas. Este mostrou que, com a toma da vacina, a proteção das mulheres grávidas foi semelhante à conseguida pelas que não estavam grávidas.

Andrea Edlow, especialista em medicina materno-fetal do Massachusetts General Hospital, co-autora do estudo, disse à CBS News: “Os anticorpos gerados pela vacina foram detetados no sangue do cordão umbilical de todos os 10 bebés que nasceram durante o nosso período de estudos”.

“Os nossos dados sugerem que receber ambas as injeções da vacina de mRNA leva a uma melhor transferência de anticorpos para os recém-nascidos”, acrescentou.

Taísa Pagno //

PARTILHAR

RESPONDER

Há 101 concelhos sem farmácias com testes comparticipados

Apesar de 461 farmácias já poderem fazer vender testes à covid-19 comparticipados, ainda há 101 concelhos sem qualquer apoio do Estado. Apesar de o Governo ter decidido comparticipar, há cerca de um mês, a 100% a …

Ataque ao Capitólio. Mais dois polícias cometeram suicídio, elevando o total para quatro

Depois da morte de dois agentes poucos dias depois do ataque, a Polícia Metropolitana confirmou que em Julho mais dois polícias que defenderam o Capitólio cometeram suicídio. Mais dois agentes de polícia que responderam à insurreição …

"Estamos do seu lado", garante Boris Johnson à opositora bielorrussa

O primeiro-ministro britânico, Boris Johnson, disse esta terça-feira à líder da oposição bielorrussa no exílio, Svetlana Tikhanovskaya, que está “do seu lado” e do da Bielorrússia. Johnson manifestou “o seu forte apoio” a Tikhanovskaya “e ao …

Grupos negativos com "reservas muito em baixo". Federação apela para dádiva de sangue antes das férias

Federação Portuguesa de Dadores Benévolos de Sangue (FEPODABES) apelou esta terça-feira à dádiva de sangue antes de férias e sublinhou a necessidade de sangue dos grupos O-, A- e B -, que têm as reservas …

Multas nas praias. Falta de máscaras e ajuntamentos são as ações mais observadas pela polícia

A época balnear voltou a iniciar-se de uma forma diferente dos outro anos, com regras para os banhistas e donos de concessões. Quem não cumprir está sujeito a multas - o que tem sido uma …

EUA. Pelo menos dois feridos em tiroteio junto ao Pentágono. Edifício está encerrado

Um tiroteio esta terça-feira numa paragem de autocarros e metro junto ao Pentágono, em Arlington, Virgínia, nos Estados Unidos (EUA), causou pelo menos dois feridos. Segundo avançou o Correio da Manhã, imagens do local mostram os …

Ibiza planeia ter "detetives" estrangeiros infiltrados em festas ilegais

Medida tem como objetivo controlar as festas ilegais, promovidas com frequência nas redes sociais e que atraem locais, turistas e trabalhadores sazonais. Perante o número de casos crescente — a incidência está acima dos 1.800 casos …

Jogos Olímpicos: "Não temos naturalizados, não somos o Qatar"

Selecionador da seleção de andebol do Bahrein, que afastou Portugal dos quartos-de-final, lembra que muitos dos jogadores apurados são amadores. Portugal com dois pontos, Bahrein com dois pontos, Japão com dois pontos. Na diferença entre golos …

"Não acredito neste tempo! Não pode ser! Não pode ser!" - recorde mundial incrível em Tóquio

Adam Gemili protagonizou o momento mais dramático da manhã em Tóquio, mas o destaque vai para o incrível recorde mundial nos 400 metros barreiras. "Bem, não acredito neste tempo! Não é possível! 45.94! Não pode ser! …

PR promulga alterações à Lei da Defesa Nacional e Lei de Bases das Forças Armadas

O Presidente da República promulgou esta terça-feira os diplomas que alteram as leis da Defesa Nacional e da Orgânica de Bases da Organização das Forças Armadas, destacando que a versão final atenuou "uma ou outra …