Galamba diz que “Sexta às 9” é “estrume” e “coisa asquerosa”. Líder do CDS pede a sua demissão

Tiago Petinga / Lusa

O deputado do Partido Socialista (PS), João Galamba

O secretário de Estado Adjunto e da Energia escreveu nas suas redes sociais, este sábado, que o programa da RTP é “estrume” e uma “coisa asquerosa”. A publicação foi mais tarde apagada.

“Lamento, mas estrume só mesmo essa coisa asquerosa que quer ser considerada ‘um programa de informação’. Mas se gosta desse caso psicanalítico em busca da sua expiação moral, bom proveito”, escreveu João Galamba no Twitter, em resposta a um utilizador.

O utilizador em questão tinha partilhado o link do último episódio do programa “Sexta às 9” sobre a instalação de imigrantes no empreendimento turístico Zmar, em Odemira, chamado “Fábrica de Legalização de Imigrantes”.

“Todas as semanas abro uma garrafinha do @Joaogalamba e sento-me a ver o estrume por ele produzido”, escreveu.

(dr) Observador

Numa resposta ao jornal Público, a Direção de Informação da RTP “repudia as declarações expressas pelo secretário de Estado Adjunto e da Energia João Galamba” e considera que “as palavras que proferiu atentam contra o bom nome da RTP e da sua jornalista Sandra Felgueiras e desrespeitam a liberdade de informação”.

A estação pública disse ainda que “vindas da parte de um membro do Governo as declarações assumem particular gravidade”, mas que “nem por isso condicionarão o trabalho dos jornalistas da RTP”.

Entretanto, após o assunto ter começado a ser divulgado, o secretário de Estado apagou o tweet em causa.

Este domingo, no seu habitual espaço de comentário na SIC, Luís Marques Mendes também considerou a publicação de Galamba “inqualificável”. “Goste-se ou não da jornalista ou do programa ‘Sexta às 9’, aquilo não é linguagem aceitável num membro do Governo”, afirmou, citado pelo jornal online Observador.

O ex-líder do PSD comparou ainda o caso com o de João Soares que, enquanto ministro da Cultura, ameaçou dois colunistas do Público com “bofetadas” e acabou por apresentar a sua demissão.

“Algo semelhante aconteceu com João Soares. Há quatro ou cinco anos, o primeiro-ministro entendeu que o ministro não tinha condições e decidiu substitui-lo. E agora João Galamba? Obviamente que António Costa não o vai demitir. Mas devia obrigá-lo a retratar-se a e a pedir desculpa“, considerou.

Líder do CDS pede demissão de Cabrita e Galamba

“Senhor primeiro-ministro, dê um duplo jackpot ao país e livre-se de Eduardo Cabrita e João Galamba, porque eu tenho a certeza de que não se revê nestas faltas de educação e na indignidade institucional que estes membros do Governo estão a revelar”, afirmou o líder do CDS, na sessão de encerramento do X Congresso Regional do CDS-PP/Açores, em Angra do Heroísmo.

Francisco Rodrigues dos Santos, que já pediu por várias vezes a demissão do ministro da Administração Interna, Eduardo Cabrita, na sequência da requisição civil no Zmar, estendeu agora esse pedido ao secretário de Estado da Energia, acusando-o de ter atacado “de forma ordinária” um canal de televisão.

“João Galamba, qual hater, tornou-se um cowboy do teclado no seu Twitter. Se há uns anos avisava, por SMS, um ex-primeiro-ministro de um processo judicial, agora destila ódio constantemente nas suas redes sociais”, disse, acrescentando que “um secretário de Estado que não percebe que sem jornalismo, mesmo que incómodo, não há democracia é um secretário de Estado que está a mais e tem de sair imediatamente deste Governo”.

O líder centrista reagiu ainda às acusações de Eduardo Cabrita de que o CDS-PP é um “náufrago”, alegando que o ministro “coleciona casos que o vão desacreditando, que são uma mancha para o país e que dão mau nome a este Governo”.

“Como é que um partido que governa a Madeira, que governa os Açores, que contribuiu para a eleição à primeira volta do Presidente da República da sua área política, que se prepara para crescer nas próximas eleições autárquicas pode estar náufrago?”, questionou o líder centrista.

O único naufrágio que eu vejo aqui é o Ministério da Administração Interna, que brinca com a vida dos portugueses. Aloja trabalhadores agrícolas às 04h00 para os realojar às 14h00 do dia seguinte, por ver suspendida em tribunal uma medida que era inconstitucional”, acrescentou.

Francisco Rodrigues dos Santos acusou ainda o PS de ter feito “crescer a extrema esquerda em Portugal” e de estar “refém de todos os vícios morais e políticos da decadência do comunismo, que não resultou em nenhum país onde foi implementado”.

“É tempo de nos perguntarmos se queremos comunismo ou liberdade, porque o comunismo abre as portas, tirando provisoriamente um direito, depois essa retirada provisória passa a definitiva e depois desse direito vem outro direito”, frisou, referindo-se à requisição civil no Zmar.

No seu discurso nos Açores, Francisco Rodrigues dos Santos apelou também ao Governo para que combata a corrupção e a impunidade em Portugal, propondo a prisão efetiva para todos os políticos que incorrerem em crimes de corrupção, o agravamento de penas e o combate ao enriquecimento ilícito, entre outras medidas.

“A corrupção não se combate com os mesmos de sempre, com aqueles que há anos se eternizam nos seus lugares e utilizam o Estado para se servir dele, nem se combate com os radicais populistas que à esquerda e à direita mais não dizem do que chavões e lugares comuns para deixar tudo na mesma”, sublinhou.

ZAP // Lusa

PARTILHAR

45 COMENTÁRIOS

  1. Mais um que logo que chegou ao poder alterou a sua politica 180º, falava da defesa dos consumidores, alterou esta ideia desde que chegou à manjedoira.

  2. o estrume é um optimo fertilizante, natural e ecológico – coisa que o socrático Galamba não parece ser. talvez ele é que necessite de expiação moral.

  3. Como eu costumo dizer: este governo brinca com o meu voto, andam inchados, autoritários e quem votou neles por estar farto do Passos, agora ou rumam mais à esquerda ou então vão votar no maluquinho do Ventura.

  4. Será possível que ninguém vê que o telefonista do 44 é um corruptao de 1a água? O Zé do lítio e do hidrogénio. Deve ser químico nos tempos livres

  5. O que se denota ….é ignorância “ PURA “ de quem critica , sem saber o que critica .
    Este tipo de jornalismo acusatório sem contraditório, não deve existir no Portugal que eu pretendo.

    Sabemos Bem , qual a intenção.

    Enganar alguns infelizes e levá-los a pensarem o que alguns querem.

    E depois reclamar aqui o que não se sabe.

    Santa Ignorância….!

    • “Santa Ignorância” começando pela sua…. Acredito que essa ignorância é motivada pela defesa de um partido que venera ou que o sustenta directa ou indirectame

    • Infelizmente fruto de muitos anos sem este tipo de programas que pelos visto o sr abomina tanto, os portugueses têm sido amestrados com Fado, Bola e novelas possibilitando o obscurantismo relativamente as grandes negociatas nos bastidores da politica. O que este país precisa é de mais jornalismo de investigação, e se o programa em causa não é perfeito pelo menos tem o mérito de acordar o povo, cabe a nós contribuir para a melhoria continua e potenciar o aumento do numero de programas deste género.

  6. Muito interessante…
    Este senhor não é o mesmo que insultou o Dr. Pedro Passos Coelho, o Sr. Ex Presidente da República Prof. Aníbal Cavaco Silva, e tantos outros??
    A RTP, e os Media em geral, só estão a provar o próprio veneno. Andaram a alimentar o “monstro” e agora ele mordeu o dono…
    O que ele disse está certo?? Resposta, NÃO. E as outras que já fez no passado? Lá está, no passado quando ele insultava os outros a RTP estava caladinha… E como cala consente… Toda a comunicação social é cúmplice!

  7. Discípulo de Sócrates. É preciso dizer mais?
    Aliás, a maioria dos actuais governantes do PS foram discípulos de Sócrates. Só não vê quem não quer ver ou então é B***o demais para entender.

  8. Heheheee… este Galamba estava bem na CMTV, a comentar a bola com o Ventura!…
    A filha da corrupta fugitiva de Felgueiras também acentaria como uma luva no “jornalismo” da CMTV…
    Faz sempre falta um bruto desbocado para agitar as águas mal cheirosas da política e é isso que faz recorrentemente o Galamba… até o “zequinha” do CDS veio logo fazer a única coisa que sabe fazer: pedir demissões!…

    • Eu, além de parvo e ignorante deseja mais alguma coisa da vida? Acha que pedir a demissão de Cabrita e de Galamba é despropositado? Aqui talvez pois infelizmente à frente do governo temos um Maduro Socrático cuja noção de ética é muito rasteira, pois em qq país dito civilizado nem era preciso falar em demissão, eles próprios o teriam feito, mas como estes incompetentes não sabem fazer nada não querem perder o tacho.

      • “Zezinho”, se não fosses parvo e ignorante (e se lesses bem antes de comentar) já terias percebido que eu acho que o Cabrita nunca deveria ter sequer chegado perto do cargo de ministro!
        O Galamba é um bronco quase ao nível do Ventura…
        Já o advogadozinho do CDS, que pede a demissão de tudo e todos, devia olhar para as figuras que faz e como está o seu partido que, a continuar assim à deriva, nem os votos das beatas e dos padrecos vai buscar!…
        .
        A demissão, a este nível não serve para nada (às vezese até é um favor!), portanto eu não defendo demissão, mas sim RESPONSABILIZAÇÃO!!

      • Pois… então vês mesmo muito mal…
        Há anos que não vejo um jogo de futebol.
        Novelas só a fazer zapping e quando está a dar alguma atriz “interessante”…

    • Infelizmente fruto de muitos anos sem este tipo de programas que pelos visto o sr abomina tanto, os portugueses têm sido amestrados com Fado, Bola e novelas possibilitando o obscurantismo relativamente as grandes negociatas nos bastidores da politica. O que este país precisa é de mais jornalismo de investigação, e se o programa em causa não é perfeito pelo menos tem o mérito de acordar o povo, cabe a nós contribuir para a melhoria continua e potenciar o aumento do numero de programas deste género.

    • E este a dar-lhe para o Ventura!
      Mas tu vês o Ventura em todo o lado? Tens orgasmos a pensar nele? Essa obsessão com o homem é no mínimo um pouco estranha e difícil de explicar.
      Quanto ao Galamba, ele fica é bem com o Costa e restantes camaradas do partido. Afinal, é tudo xuxa do mesmo saco. Ou não?

  9. Um político não pode usar o tipo de frases como a que Galamba publicou. Infelizmente, aquele programa da RTP é quase o que ele diz.

  10. O programa de “inquisição” apresentado na Televisão Publica é pior que esterco , cheira pior, cheira a frustração da apresentadora.

    • Se “inquisição” aqui se refere a inquirições, perguntas, questões ou quesitos é verdade é a razão de ser deste programa e por isso aberto ao contraditório, contudo JRB escreveu “inquisição” como sendo a de triste memória e nesfasta e com o palavreado acusatório de baixo nível portou-se como um juíz dessa inquisição.

    • O programa não é assim tão mau e, de vez em quando fazem um bom trabalho; o problema é a qualidade e o estilo jornalístico da apresentadora, que se confunde e passa de “jornalista” a “juíza”… estava tão em junta com a Ana Leal na CMTV!…

    • Infelizmente fruto de muitos anos sem este tipo de programas que pelos visto o sr abomina tanto, os portugueses têm sido amestrados com Fado, Bola e novelas possibilitando o obscurantismo relativamente as grandes negociatas nos bastidores da politica. O que este país precisa é de mais jornalismo de investigação, e se o programa em causa não é perfeito pelo menos tem o mérito de acordar o povo, cabe a nós contribuir para a melhoria continua e potenciar o aumento do numero de programas deste género.

      • Tu, antes de te preocupares com o país, devias tentar terminar o Ensino Básico e depois disso talvez serás capaz de conseguir interpretar um texto tão básico como este:
        “O programa não é assim tão mau e, de vez em quando fazem um bom trabalho”, e poderás evitar tirar conclusões disparatadas como esta: “este tipo de programas que pelos visto o sr abomina”!!

  11. Ao menos fez jus à sua tradicional falta de educação e arrogância.
    Não irá muito longe.
    Já está tudo farto dele.

  12. Estrume é o que as vacas do Barroso deixarão de fazer nos locais onde forem abertas as monstruosas crateras para exploração do lítio em Montalegre e Boticas, sr. secretário de estado! Olhe que estas explorações mineiras é que serão verdadeiramente “asquerosas” para a estabilidade de vida destas populações, ameaçando o seu “modus vivendi”! E o lítio é capaz de não ser assim tão bom como o pintam, sr secretário de estado! Como será feita a reciclagem de tais baterias?

  13. O problema não é o Galamba. Antes do Galamba foi o João Soares, a seguir a Dr.a Constança, depois o Prof. Azeredo, já deveria ter sido adoptada a mesma solução com o ministro Cabrita, com a ministra Marta Temido e com o ministro do Ambiente. Os únicos ministros que não dão bronca visível são os que estão calados mas não é por isso que são competentes.
    O problema é de facto o Dr. Costa! Está na hora de ir embora.

  14. Muitos dos acolitos de Socrates sumiram com ele, mas há sempre algumas celulas que resistem a todos os tratamentos e conseguem escapar. João Galamba, pelo que me lembro era alguém que fazia parte do Governo de Socrates que nos levou à bancarrota e que ainda por aqui resiste, há mais alguns certamente mas o seu numero dois também por aqui anda como se não tivesse feito parte daquele governo que nos faliu. Pior do que isso toda a gente parece ter esquecido. Só somos mesmo bons para nos queixarmos nos cafés e mas redes sociais , mas na hora do voto, vamos sempre atrás do Flatista de Hamelin, Não sei se como ratos ou como as crianças enfeitiçadas.

    • Não sei se és “mesmo bom para te queixares no café e nas redes sociais” mas, como se vê, és daqueles que gosta de espalhas mentiras!!
      O Galamba NUNCA fez parte do governo do Sócrates!
      Aliás, esta é sua primeira vez (e talvez a última!) no governo.

      • Realmente o João Galamba nunca fez parte do Governo de Sócrates, erro meu, na realidade o que aconteceu foi que esse senhor, apenas pediu por SMS uns favores especiais e pessoais a José Sócrates, e avisou-o que estava a correr uma acção contra si, que quando soubesse mais o avisava, está tudo espalhado na comunicação social, mas em Portugal nada tem consequências politicas ou outras. Claro que teve o seu premio pelos seus serviços. Erro meu reconhecido e aceite, mas muitos do Governo de Costa incluindo o proprio fizeram parte do Governo de Socrates que como disse nos levou à falência e por aqui andam como se nada fosse com eles

        • Pois… eu sei que foi erro teu!…
          Factos e teorias são coisas diferentes!
          Enviar mensagens ainda não é crime… e, não percebi qual foi o “prémio”…
          O Sócrates esteve 11 meses preso e está a ser julgado; o Salgado, o Berardo, o Vieira, etc, etc, andam por aí como se nada fosse…
          .
          A mãe desta “jornalista” também foi uma fugitiva corrupta com um mandato de captura internacional e ela não sabia de nada (além de afirmar sempre que pode que ela é completamente inocente) e tudo faz para limpar a sua imagem – nem que para isso tenha que passar a “sujidade” para outros!…

  15. Estou enganado ou a jornalista Sandra Felgueiras já foi apanhada mais de uma vez a fazer afirmações que não correspondem à verdade, devendo depois a RTP apresentar descupas públicas? Talvez a linguagem de João Galamba não tenha sido a mais adequada, mas quem não se sente…

  16. Eu acho que ele anda com problemas lá em casa com o marido, por isso sempre a má desposição vamos lhe recomendar uma boa refeição, como umas batatas cozidas sem grelos (não gosta, nem sabe o que perde) e acompanhar uma chouriça da boa só com febra, que ele vai se sentir melhor.

  17. Este governo já pôs fim a vários programas televisivos, daqueles que verdadeiramente investigam o crime a vários níveis, estarão agora tentados em derrubar mais um. Isto no tempo do Salazar era ditadura, mas agora como vivemos em “democracia” gostaria saber que nome deveremos dar a esta forma de calar quem procura trazer a verdade ao conhecimento público e a quem incomoda desmascarar tudo isto.

    • “Este governo já pôs fim a vários programas televisivos…”
      Eh lá… esse “filme” aconteceu onde? Facebook?!
      Que programas desses que “verdadeiramente investigam” (ou outros) foram “terminados”?

      • O da Ana Leal (só para dar um exemplo). Mas poderemos citar mais 5 ou 6, pelo menos (isto para não falar na vergonha de andarem a espiar jornalistas).

        • Então o governo “terminou” com um programa numa TV privada e que, na altura, tinha como maior acionista uma empresa espanhola?!
          E essa teoria saiu da só da tua cabeça ou tiveste “ajuda” do Facebook?!
          O governo andou a espiar jornalistas?
          Quando/quem?!
          Enfim… mais um que não consegue distinguir a realidade da ficção…
          .
          A ver se desta passa….

      • Não vou mencionar nomes pela razão que há parte dos noticiários pouco vejo televisão e não me recordo dos títulos, de tempos a tempos seguia alguns desses programas, por exemplo, o Silva referiu a apresentadora de um deles, mas são já vários que levaram a mesma volta desde a TVI à SIC. Tu é que andas a ver os filmes que te agradam e desmentes os outros como sejas tu o único detentor da verdade.

  18. Parabéns ao programa “Sexta às 9”; parabéns a Sandra Felgueiras. Todos os casos de má politica devem ser denunciados ( e neste caso é péssima). Todos os casos de corrupção e compadrio devem ser denunciados (e neste caso é por demais evidente).
    Sanfra Fergueiras….Força!!!

    • Ficamos sem saber se te referes ao “bruto” Galamba ou à “jornalista tosca” Sandra Felgueiras, já que ambos são pagos com dinheiros públicos!

RESPONDER

Covid-19. Variante indiana causa doença mais grave, dizem médicos chineses

A Delta está a causar doença mais grave e mais rapidamente do que durante a primeira vaga, informaram médicos na zona de Guangzhou, no sudeste da China, onde surgiu um surto recente provocado por esta …

Do café aos brinquedos. Preço do transporte de mercadorias vai atingir a nossa carteira mais cedo do que se pensava

Os preços exorbitantes do transporte de mercadorias pelo mundo poderão atingir a sua carteira mais cedo do que pensa. Mais de 80% de todo o comércio de mercadorias é transportado pela via marítima, mas o alto …

Tal é a qualidade de Portugal, que o treinador da Hungria "podia ser motorista ou roupeiro"

O selecionador da Hungria, o italiano Marco Rossi, afirmou hoje que "até podia ser o motorista ou rapaz dos equipamentos" da seleção portuguesa, tal é a qualidade dos jogadores lusos que vão disputar o Euro2020. “Estamos …

Destroços de avião descobertos no fundo de um lago nos EUA podem pôr fim a um mistério de 56 anos

Trabalhadores que testam equipamentos de investigação subaquática dizem ter encontrado os destroços de um pequeno avião nas profundezas do lago Folsom, na Califórnia. A confirmar-se, podem ter resolvido um mistério com 56 anos. As imagens de …

Norte-americanos envolvidos na fuga de Carlos Ghosn declaram-se culpados

Os dois norte-americanos acusados de ajudarem o ex-presidente da Nissan Carlos Ghosn a fugir do Japão quando aguardava julgamento em liberdade sob fiança declararam-se esta segunda-feira culpados perante a justiça japonesa. De acordo com fontes da …

Enfermeira tentou provar que as vacinas tornam as pessoas magnéticas (mas não correu como previsto)

Na semana passada, a enfermeira negacionista de Ohio Joanna Overholt tentou, durante uma sessão legislativa, provar que as vacinas contra a covid-19 tornam as pessoas magnéticas. Mas não foi bem sucedida. O teste do íman resulta …

Foda e Kostadinov: as recordações à volta do Áustria-Macedónia do Norte

O selecionador da Áustria e um dos jogadores da Macedónia do Norte trouxeram memórias dos anos 90. O jogo entre Áustria e Macedónia do Norte, que terminou com vitória austríaca por 3-1, não estava propriamente na …

Paquistão. Quem não se vacinar pode ficar sem acesso ao telemóvel

O governo regional de Punjab, no Paquistão, decidiu que os cidadãos que não se vacinarem contra a covid-19 "ao fim de um certo tempo" podem ver o cartão SIM do seu telemóvel bloqueado. "Estamos a fazer …

Seleção Nacional testa negativo na véspera da estreia no Europeu

Depois do susto de João Cancelo, que testou positivo ao novo coronavírus, a seleção nacional respira de alívio na véspera da estreia no Europeu, depois de ter testado negativo à covid-19. Esta segunda-feira de manhã, a …

Associação quer que os testes em eventos culturais sejam gratuitos

A Associação Espetáculo - Agentes e Produtores Portugueses defendeu que os testes de diagnóstico à covid-19 devem ser gratuitos em eventos culturais. A Associação Espetáculo – Agentes e Produtores Portugueses defendeu, este domingo, que os testes …