Rio tentado a recandidatar-se por temer pelo futuro do PSD

Ricardo Castelo / Lusa

O presidente do Partido Social Democrata (PSD), Rui Rio

O atual líder do PSD, Rui Rio, pondera uma recandidatura ao cargo por temer pelo futuro do partido, escreve o jornal Público esta sexta-feira.

Rui Rio pouco ou nada tem revelado sobre a decisão: desde as legislativas de 6 de outubro que o social democrata esta “em ponderação”. E nem o avanço de Luís Montenegro, antigo líder parlamentar de Pedro Passos Coelho, alterou esta situação.

De acordo com o jornal Público, para uma eventual candidatura vão pesar dois fatores: questões pessoais, como o desgaste, mas também as questões políticas.

No âmbito político, Rio teme pelo futuro do partido, havendo o receio sobre a natureza que o PSD assumirá no futuro e a possibilidade de a força política ficar subjugada a interesses instalados. De acordo com o matutino, Rio pondera candidatar-se por sentir que essa é a sua responsabilidade e para não defraudar as expectativas daqueles que o apoiaram.

“O PSD corre o risco de ficar esfrangalhado”, avisou Manuel Ferreira Leite, antiga líder dos sociais democratas, em entrevista à TVI 24, dando conta do que poderá acontecer caso o atual líder do PSD não se candidate.  “Se Rui Rio não continuar, o PSD esfrangalha-se. Porque isto que ele conseguiu não vejo agora no horizonte que possa consegui-lo”, disse a antiga secretária-geral do PSD e ministra da Educação e Finanças.

O Público observa ainda que Rio, que reúne apoios para uma eventual recandidatura junto dos seus apoiantes mais próximos e da comissão política nacional, parece não ter pressa em decidir: não há ainda data para que o conselho nacional analise os resultados eleitorais e marcar eleições e congresso.

Sabe-se, contudo, que o encontro vai decorrer em Bragança, distrito onde o PSD recolheu mais votos nas legislativas. Ainda assim, a decisão não agradou a oposição interna, segundo conta o Público, que considera que a escolha, um local distante dos grandes centros urbanos, é uma forma de dissuadir a participação de muitos conselheiros nacionais.

Para já, estão já confirmadas as candidaturas de Luís Montenegro e Miguel Pinto Luz, que anunciou esta sexta-feira, através de um vídeo do YouTube, que vai entrar na corrida pela cadeira de Rui Rio.

O PSD de Rui Rio obteve no passado dia 6 o pior resultado do partido em Legislativas dos últimos 20 anos, mas apenas em percentagem, já que conseguiu eleger mais deputados do que Pedro Santana Lopes em 2005. Contados os votos dos emigrantes, os sociais-democratas obtiveram 27,76% dos votos, correspondentes a 79 deputados.

O jornal Observador avançou, na quinta-feira, que Rio pode vir a acumular as funções de líder do partido e líder parlamentar. O objetivo passa por evitar divisões na bancada e esvaziar a oposição de Luís Montenegro.

ZAP //

PARTILHAR

1 COMENTÁRIO

RESPONDER

Descobertas duas super-Terras na zona habitável de uma das estrelas mais próximas do Sistema Solar

Uma equipa internacional de cientistas encontrou duas super-Terras a orbitar uma das estrelas mais próximas do Sistema Solar. Conduzida pela Universidade de Göttingen, na Alemanha, a equipa de especialistas localizou um sistema formado por pelo …

Sporting 2-1 Gil Vicente | Leão de Plata só sabe vencer

O Sporting cumpriu na recepção ao Gil Vicente, no fecho da 29ª jornada da Liga NOS, e venceu por 2-1, num jogo que pareceu sempre controlado, mas que terminou com emoção. Os “leões” dominaram por completo …

Leões marinhos decapitados estão a dar à costa no Canadá (e ninguém sabe porquê)

Os corpos decapitados de pelo menos cinco leões-marinhos encontrados nas costas de Vancouver, no Canadá, nos últimos meses sugerem que pode haver um serial killer de mamíferos marinhos à solta. O LiveScience relata que pelo menos …

Este japonês é a única pessoa no mundo a ter um mestrado em Estudos Ninja

Um homem japonês tornou-se a primeira pessoa no mundo a ter um mestrado em Estudos Ninja depois de concluir um curso de pós-graduação que envolvia a aprendizagem de artes marciais básicas e escalada de montanhas. De …

Cátio Baldé acusado de comprar vistos para jogadores do Benfica

Cátio Baldé está a ser acusado de corrupção passiva por ter pagado a um funcionário da embaixada portuguesa em Bissau para conseguir vistos para jogadores do Benfica. O empresário admite o crime, mas nega o …

Ex-polícia admite ser "Assassino de Golden State" e declara-se culpado de 13 homicídios

O ex-polícia norte-americano Joseph DeAngelo declarou-se, esta segunda-feira, culpado de 13 homicídios. Mais conhecido como o "Assassino de Golden State", DeAngelo foi preso em 2018, após 40 anos de investigação. A identificação do criminoso apenas foi …

Infarmed garante ter stock de remdesivir, apesar da compra massiva dos EUA

Depois da notícia de que os EUA compraram à empresa Gilead Sciences praticamente toda a reserva para três meses do medicamento remdesivir, o primeiro aprovado no país no tratamento de covid-19, o Infarmed garante que …

Orfão, capturado e apresentado à rainha. A história da mais antiga fotografia de um indígena da Nova Zelândia

Um daguerreótipo - primeiro processo fotográfico do mundo - mantido na Biblioteca Nacional da Austrália é o mais antigo retrato fotográfico conhecido de um indígena maori da Nova Zelândia. Na imagem antiga, um adolescente aparece vestido …

Uma mesa de 490 metros na Charles Bridge. Em Praga, o fim da restrições celebrou-se com um jantar em massa

Os habitantes de Praga, capital da República Checa, construíram uma mesa com quase 490 metros e realizaram um enorme jantar público esta terça-feira para comemorar o fim do bloqueio do coronavírus no país. De acordo com …

Vladimir Putin vai poder governar a Rússia até 2036

Os eleitores russos devem aprovar, com larga maioria, as emendas constitucionais que permitem ao Presidente Vladimir Putin concorrer a outros dois mandatos, de acordo com os primeiros resultados do referendo. A Comissão Central de Eleições disse …