Rio tentado a recandidatar-se por temer pelo futuro do PSD

Ricardo Castelo / Lusa

O presidente do Partido Social Democrata (PSD), Rui Rio

O atual líder do PSD, Rui Rio, pondera uma recandidatura ao cargo por temer pelo futuro do partido, escreve o jornal Público esta sexta-feira.

Rui Rio pouco ou nada tem revelado sobre a decisão: desde as legislativas de 6 de outubro que o social democrata esta “em ponderação”. E nem o avanço de Luís Montenegro, antigo líder parlamentar de Pedro Passos Coelho, alterou esta situação.

De acordo com o jornal Público, para uma eventual candidatura vão pesar dois fatores: questões pessoais, como o desgaste, mas também as questões políticas.

No âmbito político, Rio teme pelo futuro do partido, havendo o receio sobre a natureza que o PSD assumirá no futuro e a possibilidade de a força política ficar subjugada a interesses instalados. De acordo com o matutino, Rio pondera candidatar-se por sentir que essa é a sua responsabilidade e para não defraudar as expectativas daqueles que o apoiaram.

“O PSD corre o risco de ficar esfrangalhado”, avisou Manuel Ferreira Leite, antiga líder dos sociais democratas, em entrevista à TVI 24, dando conta do que poderá acontecer caso o atual líder do PSD não se candidate.  “Se Rui Rio não continuar, o PSD esfrangalha-se. Porque isto que ele conseguiu não vejo agora no horizonte que possa consegui-lo”, disse a antiga secretária-geral do PSD e ministra da Educação e Finanças.

O Público observa ainda que Rio, que reúne apoios para uma eventual recandidatura junto dos seus apoiantes mais próximos e da comissão política nacional, parece não ter pressa em decidir: não há ainda data para que o conselho nacional analise os resultados eleitorais e marcar eleições e congresso.

Sabe-se, contudo, que o encontro vai decorrer em Bragança, distrito onde o PSD recolheu mais votos nas legislativas. Ainda assim, a decisão não agradou a oposição interna, segundo conta o Público, que considera que a escolha, um local distante dos grandes centros urbanos, é uma forma de dissuadir a participação de muitos conselheiros nacionais.

Para já, estão já confirmadas as candidaturas de Luís Montenegro e Miguel Pinto Luz, que anunciou esta sexta-feira, através de um vídeo do YouTube, que vai entrar na corrida pela cadeira de Rui Rio.

O PSD de Rui Rio obteve no passado dia 6 o pior resultado do partido em Legislativas dos últimos 20 anos, mas apenas em percentagem, já que conseguiu eleger mais deputados do que Pedro Santana Lopes em 2005. Contados os votos dos emigrantes, os sociais-democratas obtiveram 27,76% dos votos, correspondentes a 79 deputados.

O jornal Observador avançou, na quinta-feira, que Rio pode vir a acumular as funções de líder do partido e líder parlamentar. O objetivo passa por evitar divisões na bancada e esvaziar a oposição de Luís Montenegro.

ZAP //

PARTILHAR

1 COMENTÁRIO

RESPONDER

Hotel japonês oferece estadia por 1 dólar (mas é preciso transmitir tudo no YouTube)

O hotel japonês Business Ryokan Asahi, na cidade costeira de Fukuoka, oferece dormida por um dólar (130 ienes) desde que os hóspedes concordem transmitir toda a sua estadia através do YouTube. De acordo com os …

Peter 2.0. Cientista com doença terminal quer transformar-se no ciborgue mais avançado de sempre

Peter Scott-Morgan, cientista britânico do ramo da robótica, está em fase terminal da doença do neurónio motor, uma doença degenerativa. Mas ele não quer visto como o homem que morreu daquela doença, mas sim tornar-se …

Estados Unidos vão transformar aeronaves obsoletas em "aviões arsenal"

Os Estados Unidos preparam-se para transformar algumas das suas maiores e mais obsoletas aeronaves em "aviões arsenal", que funcionarão como plataformas repletas de armas, revelaram fontes do Governo norte-americano. Foi em 2016 que esta ideia veio …

Imperador japonês paga 25 milhões de dólares por ritual secreto para dormir com deusa

Este ritual de sucessão do Imperador Naruhito aconteceu na quinta-feira e envolve dormir com uma deusa do Sol. O templo é construído para o efeito e é destruído depois. O ritual japonês altamente secreto conhecido como …

Para entrar nesta praia italiana, vai ser preciso pagar (e nem todos podem entrar)

Aos pés de uma antiga aldeia de pescadores, La Pelosa é uma atração turística muito célebre. Por isso, a autarquia decidiu tomar medidas para a proteger. A famosa praia tem sido uma vítima da erosão natural …

Laurent Simons será o mais novo licenciado do mundo. Tem 9 anos

O belga Laurent Simons tem apenas 9 anos e estás prestes a bater um recorde: em dezembro, deverá tornar-se o mais novo licenciado do mundo. O "menino prodígio", tal como é apontado pelos média internacionais, ingressou …

Preços dos passes Navegante ficam iguais em 2020

Os preços dos passes Navegante vão manter-se iguais em 2020, no âmbito da estratégia de “promoção da utilização dos transportes públicos coletivos”, anunciou esta sexta-feira a Área Metropolitana de Lisboa (AML). “A Área Metropolitana de Lisboa …

Os burros-táxi de Espanha vão ter horários de trabalho, estábulos novos e deixar de carregar turistas de 80 quilos

Os burros táxis são uma atração turística de Mijas, província de Málaga, no sul de Espanha. Agora foram definidas novas regras que têm em conta os direitos e o bem-estar dos animais. O serviço funciona como …

Vai ser preciso "ser-se rico" para visitar a famosa Ilha de Komodo

Em breve, os turistas que queiram visitar a Ilha de Komodo, o famoso lar de mais de 5.000 dragões de Komodo, terão de ser ricos. O aviso é do Governo local indonésio, que chegou mesmo …

Sócrates saúda saída da prisão de Lula. "Sei que estás em festa, pá"

O antigo primeiro-ministro José Sócrates, acusado de corrupção, considerou que a saída da prisão de Lula da Silva representou uma "reentrada no mundo" do ex-chefe de Estado brasileiro, acontecimento em relação ao qual o PS, …