Rio tentado a recandidatar-se por temer pelo futuro do PSD

Ricardo Castelo / Lusa

O presidente do Partido Social Democrata (PSD), Rui Rio

O atual líder do PSD, Rui Rio, pondera uma recandidatura ao cargo por temer pelo futuro do partido, escreve o jornal Público esta sexta-feira.

Rui Rio pouco ou nada tem revelado sobre a decisão: desde as legislativas de 6 de outubro que o social democrata esta “em ponderação”. E nem o avanço de Luís Montenegro, antigo líder parlamentar de Pedro Passos Coelho, alterou esta situação.

De acordo com o jornal Público, para uma eventual candidatura vão pesar dois fatores: questões pessoais, como o desgaste, mas também as questões políticas.

No âmbito político, Rio teme pelo futuro do partido, havendo o receio sobre a natureza que o PSD assumirá no futuro e a possibilidade de a força política ficar subjugada a interesses instalados. De acordo com o matutino, Rio pondera candidatar-se por sentir que essa é a sua responsabilidade e para não defraudar as expectativas daqueles que o apoiaram.

“O PSD corre o risco de ficar esfrangalhado”, avisou Manuel Ferreira Leite, antiga líder dos sociais democratas, em entrevista à TVI 24, dando conta do que poderá acontecer caso o atual líder do PSD não se candidate.  “Se Rui Rio não continuar, o PSD esfrangalha-se. Porque isto que ele conseguiu não vejo agora no horizonte que possa consegui-lo”, disse a antiga secretária-geral do PSD e ministra da Educação e Finanças.

O Público observa ainda que Rio, que reúne apoios para uma eventual recandidatura junto dos seus apoiantes mais próximos e da comissão política nacional, parece não ter pressa em decidir: não há ainda data para que o conselho nacional analise os resultados eleitorais e marcar eleições e congresso.

Sabe-se, contudo, que o encontro vai decorrer em Bragança, distrito onde o PSD recolheu mais votos nas legislativas. Ainda assim, a decisão não agradou a oposição interna, segundo conta o Público, que considera que a escolha, um local distante dos grandes centros urbanos, é uma forma de dissuadir a participação de muitos conselheiros nacionais.

Para já, estão já confirmadas as candidaturas de Luís Montenegro e Miguel Pinto Luz, que anunciou esta sexta-feira, através de um vídeo do YouTube, que vai entrar na corrida pela cadeira de Rui Rio.

O PSD de Rui Rio obteve no passado dia 6 o pior resultado do partido em Legislativas dos últimos 20 anos, mas apenas em percentagem, já que conseguiu eleger mais deputados do que Pedro Santana Lopes em 2005. Contados os votos dos emigrantes, os sociais-democratas obtiveram 27,76% dos votos, correspondentes a 79 deputados.

O jornal Observador avançou, na quinta-feira, que Rio pode vir a acumular as funções de líder do partido e líder parlamentar. O objetivo passa por evitar divisões na bancada e esvaziar a oposição de Luís Montenegro.

ZAP ZAP //

PARTILHAR

1 COMENTÁRIO

RESPONDER

Akon ainda não construiu a "Wakanda da vida real", mas o Uganda já lhe está a dar terrenos para a segunda

O artista de R&B Akon ainda não concretizou a sua visão ambiciosa de uma cidade “futurística” alimentada por uma criptomoeda chamada “Akoin” e construída num terreno que lhe foi dado pelo governo senegalês. Contudo, o …

O Budismo é a religião da paz. E não foi por acaso que conseguiu esta reputação

No ocidente, muitas pessoas associam o budismo à paz. No entanto, os budistas têm vindo a envolver-se em conflitos violentos desde o surgimento da religião. Num artigo assinado no The Conversation, Nick Swann, professor de Estudos …

Nikolai Glushkov. Exilado crítico de Putin morto em 2018 em Londres foi estrangulado

O exilado russo e crítico de Putin, Nikolai Glushkov, que foi encontrado morto e, 2018 na sua própria casa em Londres, no Reino Unido, foi estrangulado. O empresário Nikolai Glushkov, que criticava o presidente russo Vladimir …

Ivo Rosa levanta arresto a casa da rua Braamcamp e apartamento de Paris (e já há uma petição para o afastar)

O apartamento da rua Braamcamp, em Lisboa, onde residia o ex-primeiro-ministro José Sócrates, o Monte das Margaridas e a casa em Paris de Carlos Santos Silva deixaram de estar arrestadas na Operação Marquês por decisão …

O novo castelo da Disney em Hong Kong é uma celebração da diversidade

O novo castelo da Disney, no parque temático de Hong Kong, quer celebrar a diversidade, homenageando não apenas uma das suas princesas, mas várias. Walt Disney morreu há 55 anos e, desde então, muita coisa mudou. …

Vacinas (ainda) não são o princípio do fim. Sociólogo prevê que demorará anos a limpar “destroços” da covid-19

O médico e sociólogo norte-americano Nicholas Christakis defende, em entrevista à agência Lusa, que as vacinas não são ainda o princípio do fim da pandemia, considerando que demorará anos a limpar “os destroços” da covid-19. “Somos …

Jornalista grego especializado em crime assassinado a tiro. Primeiro-ministro pede rapidez na investigação

Um jornalista grego especializado em assuntos criminais foi esta sexta-feira morto por desconhecidos em frente da sua casa em Alimos, nos subúrbios de Atenas, anunciou fonte policial. Giorgos Karaïvaz, jornalista da televisão privada grega Star, foi …

Após 5 meses, alguns Boeing 737 MAX terão de voltar a ficar em terra. Há um "possível problema elétrico"

Cinco meses após voltar a voar após dois acidentes fatais, a Boeing voltou a pedir aos seus clientes que imobilizassem algumas das suas aeronaves para corrigir um "possível problema elétrico". De acordo com a AFP, esta …

25 de Abril marca revolução na linha do Minho. CP vai pôr a circular comboios eléctricos

Os comboios eléctricos vão começar a circular na linha do Minho, nos serviços inter-regional e regional, no próximo dia 25 de Abril. Além disso, o comboio Intercidades também vai chegar a Valença. Estas novidades constituem uma …

Em homenagem ao príncipe Filipe, salvas de canhão ouviram-se em todo o Reino Unido (e Buckingham encheu-se de flores)

Salvas de tiros de canhão foram disparadas este sábado ao meio-dia em todo o Reino Unido em homenagem ao príncipe Filipe, marido da rainha Isabel II, que morreu na sexta-feira aos 99 anos. A partir da …