Rio tentado a recandidatar-se por temer pelo futuro do PSD

Ricardo Castelo / Lusa

O presidente do Partido Social Democrata (PSD), Rui Rio

O atual líder do PSD, Rui Rio, pondera uma recandidatura ao cargo por temer pelo futuro do partido, escreve o jornal Público esta sexta-feira.

Rui Rio pouco ou nada tem revelado sobre a decisão: desde as legislativas de 6 de outubro que o social democrata esta “em ponderação”. E nem o avanço de Luís Montenegro, antigo líder parlamentar de Pedro Passos Coelho, alterou esta situação.

De acordo com o jornal Público, para uma eventual candidatura vão pesar dois fatores: questões pessoais, como o desgaste, mas também as questões políticas.

No âmbito político, Rio teme pelo futuro do partido, havendo o receio sobre a natureza que o PSD assumirá no futuro e a possibilidade de a força política ficar subjugada a interesses instalados. De acordo com o matutino, Rio pondera candidatar-se por sentir que essa é a sua responsabilidade e para não defraudar as expectativas daqueles que o apoiaram.

“O PSD corre o risco de ficar esfrangalhado”, avisou Manuel Ferreira Leite, antiga líder dos sociais democratas, em entrevista à TVI 24, dando conta do que poderá acontecer caso o atual líder do PSD não se candidate.  “Se Rui Rio não continuar, o PSD esfrangalha-se. Porque isto que ele conseguiu não vejo agora no horizonte que possa consegui-lo”, disse a antiga secretária-geral do PSD e ministra da Educação e Finanças.

O Público observa ainda que Rio, que reúne apoios para uma eventual recandidatura junto dos seus apoiantes mais próximos e da comissão política nacional, parece não ter pressa em decidir: não há ainda data para que o conselho nacional analise os resultados eleitorais e marcar eleições e congresso.

Sabe-se, contudo, que o encontro vai decorrer em Bragança, distrito onde o PSD recolheu mais votos nas legislativas. Ainda assim, a decisão não agradou a oposição interna, segundo conta o Público, que considera que a escolha, um local distante dos grandes centros urbanos, é uma forma de dissuadir a participação de muitos conselheiros nacionais.

Para já, estão já confirmadas as candidaturas de Luís Montenegro e Miguel Pinto Luz, que anunciou esta sexta-feira, através de um vídeo do YouTube, que vai entrar na corrida pela cadeira de Rui Rio.

O PSD de Rui Rio obteve no passado dia 6 o pior resultado do partido em Legislativas dos últimos 20 anos, mas apenas em percentagem, já que conseguiu eleger mais deputados do que Pedro Santana Lopes em 2005. Contados os votos dos emigrantes, os sociais-democratas obtiveram 27,76% dos votos, correspondentes a 79 deputados.

O jornal Observador avançou, na quinta-feira, que Rio pode vir a acumular as funções de líder do partido e líder parlamentar. O objetivo passa por evitar divisões na bancada e esvaziar a oposição de Luís Montenegro.

ZAP //

PARTILHAR

1 COMENTÁRIO

RESPONDER

Lítio pode reverter malefícios de radiação no cérebro

Cientistas concluíram numa experiência com ratos que o lítio pode reverter os malefícios da radiação no cérebro, podendo o seu uso ser promissor para tratar crianças que foram sujeitas a radioterapia e desenvolveram posteriormente défices …

Um em cada dez sites de compras online usa táticas maliciosas nos clientes

https://vimeo.com/373176205 Um em cada dez sites de compras online usa táticas maliciosas para enganar, iludir ou persuadir os clientes. A tendência é que o recurso a estas práticas aumente nos próximos anos. Um estudo apresentado na semana …

Eurovisão procura voluntários para trabalhar 18 dias seguidos sem vencimento

A procura de voluntários para o Festival Eurovisão de 2020 está a gerar polémica. A organização quer disponibilidade total durante 18 dias, não oferecendo qualquer vencimento, nem pagando despesas de viagem ou estadia. O Festival Eurovisão …

Portugal 6 vs 0 Lituânia | Ronaldo e Cia destroem lituanos

Portugal goleou a Lituânia esta quinta-feira no Estádio Algarve, por 6-0, e está a uma vitória de garantir o apuramento para o Euro 2020, decisão que está marcada para o próximo domingo, quando a seleção …

Um “caixão” nuclear da Guerra Fria pode estar prestes a colapsar

Durante a Guerra Fria, os EUA lançaram 67 bombas atómicas nas Ilhas Marshall, no oceano Pacífico. No fim nos anos 70, os detritos expostos à radiação nas seis ilhas foram transportados para um poço gigante …

App usada para ler dados biométricos de europeus no Reino Unido pode ser pirateada

A aplicação digital criada pelo governo britânico para recolher dados biométricos dos europeus candidatos ao estatuto de residente no Reino Unido, obrigatório depois do Brexit e pedido por 210 mil portugueses, pode ser pirateada, alertou …

Bruxelas abre processo de infração contra Reino Unido por não nomear comissário europeu

A Comissão Europeia anunciou esta quinta-feira a abertura de um procedimento de infração contra o Reino Unido por este Estado-membro, que está em processo de saída da União Europeia (UE), não ter nomeado um comissário. “Enquanto …

Urgência pediátrica do Garcia de Orta encerra à noite a partir de segunda-feira

O serviço de urgência pediátrica do Hospital Garcia de Orta, em Almada, vai fechar à noite a partir de segunda-feira, disse a ministra da Saúde, que prolongou o horário de duas unidades de saúde para …

Hipercarro elétrico da Aspark pulveriza recorde de aceleração

O novo hipercarro elétrico Aspark Owl vai começar a sua produção já no próximo ano e conta já com o recorde de aceleração. O carro vai dos 0 aos 100 km/h em 1,69 segundos. Depois de …

Pelé desafia Ronaldo a bater o seu recorde de 1.283 golos

O ex-futebolista internacional brasileiro Pelé desafiou esta quinta-feira o avançado português Cristiano Ronaldo a superar o seu recorde de 1.283 golos. “Espero que, com a quantidade de golos que já marcou, e foram muitos, tenha saúde …