/

Furacão Maria atinge Dominica. População “perdeu tudo o que podia ter perdido”

(dv) NOAA / EPA

O furacão Maria tocou terra, esta madrugada, com ventos máximos de até 260 quilómetros por hora. Esta manhã, desceu da categoria 5 para a 4 mas ainda é “extremamente perigoso”, segundo o Centro Nacional de Furacões dos EUA.

Os habitantes da Dominica “perderam tudo o que podiam ter perdido” após a passagem do furacão Maria, disse hoje o primeiro-ministro daquela ilha das Caraíbas, Roosevel Skerrit.

Os ventos arrancaram os telhados de quase todas as pessoas com quem falei ou estive em contacto”, escreveu Skerrit na sua página de Facebook, lançando um apelo a “todo o tipo de ajuda”.

O olho do furacão Maria tocou hoje terra na ilha francesa de Dominica, nas Antilhas Menores, com ventos máximos de até 260 quilómetros por hora, informou o Centro Nacional de Furacões dos Estados Unidos (NHC na sigla em inglês).

O furacão atingiu a intensidade máxima, numa escala de 5, na noite de segunda-feira. Hoje de manhã, está a enfraquecer ligeiramente, tendo descido da categoria 5 para a 4, mas ainda é “extremamente perigoso”, segundo o NHC.

Além da ilha Dominica foram emitidos avisos de furacão em Porto Rico, Guadalupe, St. Kitts, Nevis, Montserrat e Martinica.

Entretanto, as autoridades da região francesa de Guadalupe ordenaram a evacuação das zonas de risco. O Presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, declarou o estado de emergência em Porto Rico e nas Ilhas Virgens antes da passagem do furacão.

ZAP // Lusa

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.