Ministério Público acusa diretora e funcionários da Casa dos Rapazes de 35 crimes

A atual diretora técnica e quatro antigos funcionários da Casa dos Rapazes de Viana do Castelo são acusados de 35 crimes de maus tratos a jovens da instituição.

Segundo a acusação do Ministério Público, estão em causa castigos físicos e tratamentos contra a dignidade de crianças e jovens da Casa dos Rapazes de Viana do Castelo. A diretora técnica e quatro auxiliares de educação daquela instituição que acolhia menores em situação de perigo são acusados de 35 crimes.

De acordo com o Expresso, a cada um dos cinco arguidos foi imputado “a prática de vários crimes de maus-tratos, que aconteceram entre 2015 e 2017.

“Os arguidos foram acusados, entre o mais, de aplicarem castigos físicos a diversas crianças e jovens e de os sujeitarem a tratamentos atentatórios da sua dignidade”, lê-se no comunicado publicado na página da Procuradoria Distrital do Porto.

“O Ministério Público, invocando o Estatuto da Vítima, requereu ao tribunal o arbitramento de uma quantia a título de reparação pelos prejuízos sofridos pelos jovens”, lê-se ainda.

Há cerca de um ano, conta o jornal, cartas anónimas com denúncias de maus-tratos chegaram a várias entidades. O jornal Público, inclusivamente, divulgou vídeos filmados no interior do lar.

O despacho de acusação refere que a diretora terá “distribuído impropérios, bofetadas e cachaços aos jovens” e incentivava as funcionárias a adotarem as mesma atitudes. Além da diretora, há ainda quatro funcionários acusados, entre estes o coordenador de uma das unidades da instituição, designada por “Casa Azul”.

O Ministério Público recebeu uma queixa por parte de um cidadão em abril. A Comissão de Proteção de Crianças e Jovens remeteu as queixas para o MP e para o centro distrital da Segurança Social. Em Junho, duas educadoras apresentaram uma denúncia, anexando cerca de 40 documentos discriminatórios.

As duas funcionárias que denunciaram maus tratos na Casa dos Rapazes foram suspensas de funções no final de outubro.

ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

Mais cinco minutos? Adiar o despertador não é uma boa ideia

Mais cinco minutos na cama ou acordar mal toque o despertador? Apesar de esse cochilo parecer inofensivo, a verdade é que adiar o despertador não é uma boa ideia. Se faz parte da equipa dos mais …

Há uma planta na Austrália que é masculina, feminina e bissexual

Cientistas da Bucknell University (Austrália) descobriram uma espécie de planta que pode ser masculina, feminina e bissexual. Os investigadores publicaram a descoberta na revista PhytoKeys e chamaram a amostra, que foi descrita em 1970, mas não …

Astrónomos descobrem a mais antiga colisão de galáxias conhecida

Uma equipa internacional de investigadores descobriram o exemplo mais antigo de uma colisão entre duas galáxias. A luz dessa fusão teve de viajar durante 13 mil milhões de anos para chegar até nós, uma vez …

Asteróide do tamanho da Torre Eiffel vai passar pela Terra. É a segunda maior aproximação em 120 anos

Na segunda-feira, dia de S. João no Porto, um asteróide muito grande - que pode ser tão grande como a Torre Eiffel - vai passar pela Terra a mais de 45 mil quilómetros por hora. O …

As eleições foram repetidas em Istambul. Erdogan voltou a perder (e por mais)

O candidato da oposição Ekrem Imamoglu ganhou hoje de novo as eleições municipais em Istambul, após a anulação de uma primeira votação, infligindo ao presidente turco, Recep Tayyip Erdogan, o pior revés eleitoral em 17 …

No Azerbaijão, há chamas que ardem há quatro mil anos

Chamas altas dançam sem descanso num trecho de 10 metros de encosta. É o Yanar Dag - que significa "montanha em chamas" - na Península Absheron, no Azerbaijão. "Este fogo queimou 4.000 anos e nunca parou", …

A lendária Cidade Perdida do Deus Macaco é um refúgio de espécies "extintas"

A Cidade Branca, imponente sítio arqueológico detetado em 2012 nas selvas das Honduras, é também um "ecossistema prístino e próspero, cheio de espécies raras e únicas". A ONG americana Conservation International chegou a essa conclusão depois …

As mulheres têm mais doenças autoimunes do que os homens. A culpa pode ser da placenta

A hipótese da compensação da gravidez mostra que a evolução pode ter tido um papel importante no sistema imunológico das mulheres. Há cerca de 65 milhões de aos, depois da época dos dinossauros, surgiu o primeiro …

Cientistas conseguiram registar canto de uma das baleias mais raras do mundo

Cientistas conseguiram, pela primeira vez, registar sons de um pequeno grupo de baleias-francas-do-pacífico (Eubalaena japonica). Pela primeira vez, investigadores da Administração Oceânica e Atmosférica Nacional (NOAA) conseguiram gravar sons de um pequeno grupo de baleias-francas-do-pacífico (Eubalaena …

Único racismo português "é contra os ciganos" (e Portugal devia pedir-lhes desculpa)

O antropólogo e investigador José Pereira Bastos defendeu este domingo que Portugal deveria pedir desculpa aos ciganos e resolver o problema da habitação, apontando que não adianta de nada haver um Dia Nacional do Cigano. O …