MP investiga maus tratos e agressões em lar para menores em risco

Seis funcionários da Casa dos Rapazes, uma instituição de Viana do Castelo que acolhe menores em risco, são acusados de maus-tratos e agressões a jovens com idades entre os 11 e os 15 anos. O caso está a ser investigado pelo Ministério Público, depois de uma denúncia.

O jornal Público apurou que a Casa dos Rapazes de Viana do Castelo está a ser investigada pelo Ministério Público sob suspeita de práticas de violência e de maus tratos contra algumas das 46 crianças e jovens que a instituição acolhe.

O caso terá sido despoletado por denúncias de educadores da própria instituição.

O Público divulga dois vídeos que ilustram as alegadas práticas de violência. Num deles, datado de 2015, num dos encontros habituais da equipa técnica da instituição com rapazes com idades entre os 11 e os 15 anos/16 anos, há um rapaz que é questionado por ter usado a palavra “p***”, enquanto o coordenador da unidade lhe dá “repetidas palmadinhas na cabeça” e diz “Anda caramelo!”, conforme reporta o jornal.

“A violência ter-se-á tornado uma prática educativa no lar”, aponta o Público, realçando que os “superiores hierárquicos” terão recomendado a técnicos e educadores para recorrerem a “práticas de controlo do comportamento” como “insulto verbal, humilhação e castigo”.

Noutro vídeo divulgado pelo Público, datado de 2 de Março de 2017, o coordenador da unidade fala com um rapaz que terá roubado lápis. E embora não seja visível nas imagens, depreende-se que acaba por agredir o adolescente, que terá 13 anos. A directora técnica estará presente e chama “porco” à criança, relata o diário.

“Pouco-a-pouco, a violência verbal, emocional ou mesmo física ter-se-ão tornado num modo aceitável de lidar com a experimentação sexual dos rapazes e com outros comportamentos considerados desviantes”, relata o Público.

O jornal conta que o rapaz que roubou lápis terá sido violentamente agredido por três educadores, depois de ter sido apanhado na cama com outro adolescente de 16 anos.

A denúncia ao Ministério Público terá sido feita depois disso, a 18 de Abril passado. A linha SOS Criança terá também sido alertada, tal como o Instituto de Segurança Social (ISS) que tutela o lar de acolhimento.

A Comissão de Protecção de Crianças e Jovens em Risco terá igualmente conhecimento do caso e alguns dos jovens da instituição já terão sido transferidos para outros lares.

Quanto aos seis funcionários suspeitos, continuam a trabalhar no lar, “alegadamente pressionando rapazes a alterar a versão dos acontecimentos”, refere o Público. Um dos arguidos terá sido mesmo alvo de uma promoção dentro da instituição, relata o jornal.

O presidente da direcção da Casa dos Rapazes, Luís Brito, refere ao Público que está em curso “um processo interno”, escusando-se a revelar mais detalhes.

ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

Califórnia já tem uma estrada pavimentada com plástico

O que parece uma estrada comum é agora a mais recente novidade na cidade de Oroville, na Califórnia. A nova construção junta uma tecnologia que mistura garrafas de plástico com asfalto. Por cada quilómetro de …

Mais de mil operacionais combatem cinco grandes fogos em Portugal

Mais de 1100 operacionais e 16 meios aéreos estão a combater, esta quinta-feira, os cinco maiores incêndios rurais em território continental, concentrados sobretudo na região Centro, de acordo com dados da Proteção Civil. Segundo o site …

Coca-Cola financiou estudos científicos que minimizaram o papel das bebidas açucaradas na obesidade, revela investigação

A Coca-Cola terá financiado com milhões de dólares vários estudos científicos que minimizaram o impacto das bebidas açucaradas na obesidade. A conclusão é de uma investigação publicada na revista médica Public Health Nutrition, que conta …

André Ventura vai pedir suspensão temporária do mandato no Parlamento

O deputado do Chega vai pedir, em setembro, a suspensão do mandato parlamentar até fevereiro do próximo ano para se dedicar às campanhas eleitorais da região dos Açores e das Presidenciais. Em declarações à agência Lusa, …

Governo abre concursos para 800 novos técnicos especializados nas escolas

As escolas vão poder contratar mais de 800 novos técnicos especializados, um reforço de recursos humanos "englobado nas medidas excecionais de organização e funcionamento das escolas para o próximo ano letivo". "As escolas vão poder contratar …

Macron em Beirute: "Se não houver reformas, Líbano continuará a afundar-se"

O Presidente francês chegou, esta quinta-feira, a Beirute, no Líbano. É o primeiro chefe de Estado a visitar o país depois das explosões que destruíram parte da capital.  Emmanuel Macron aterrou no Líbano, esta quinta-feira, e …

"Eu disparei". Neonazi alemão confessa ter matado autarca Walter Lübcke

Um neonazi alemão confessou hoje em tribunal ter matado o autarca Walter Lübcke em 2019, homicídio que chocou o país e fez ressurgir o debate sobre a violência de extrema-direita na Alemanha. "Eu disparei" sobre Walter …

Há 16 anos que não havia tão pouca água na albufeira do Alqueva

É preciso recuar ao ano de 2004 para encontrar uma altura em que esta albufeira tenha tido menos água do que agora, que corresponde apenas a 63,8% do seu nível de pleno armazenamento. De acordo com …

CTT passam de lucros a prejuízos de dois milhões de euros

Os CTT registaram, no primeiro semestre deste ano, prejuízos de dois milhões de euros, o que compara com lucros de nove milhões de euros em igual período de 2019. "O resultado líquido foi de -2 milhões …

Equipa do ciclista em estado grave vai apresentar queixa-crime contra o rival

O diretor da equipa Deceuninck-Quick Step confirmou, esta quinta-feira, que vai apresentar uma queixa-crime contra o ciclista Dylan Groenewegen, face à sua responsabilidade na grave queda de Fabio Jakobsen no Tour da Polónia. "Confirmo as mensagens …