MP investiga maus tratos e agressões em lar para menores em risco

Seis funcionários da Casa dos Rapazes, uma instituição de Viana do Castelo que acolhe menores em risco, são acusados de maus-tratos e agressões a jovens com idades entre os 11 e os 15 anos. O caso está a ser investigado pelo Ministério Público, depois de uma denúncia.

O jornal Público apurou que a Casa dos Rapazes de Viana do Castelo está a ser investigada pelo Ministério Público sob suspeita de práticas de violência e de maus tratos contra algumas das 46 crianças e jovens que a instituição acolhe.

O caso terá sido despoletado por denúncias de educadores da própria instituição.

O Público divulga dois vídeos que ilustram as alegadas práticas de violência. Num deles, datado de 2015, num dos encontros habituais da equipa técnica da instituição com rapazes com idades entre os 11 e os 15 anos/16 anos, há um rapaz que é questionado por ter usado a palavra “p***”, enquanto o coordenador da unidade lhe dá “repetidas palmadinhas na cabeça” e diz “Anda caramelo!”, conforme reporta o jornal.

“A violência ter-se-á tornado uma prática educativa no lar”, aponta o Público, realçando que os “superiores hierárquicos” terão recomendado a técnicos e educadores para recorrerem a “práticas de controlo do comportamento” como “insulto verbal, humilhação e castigo”.

Noutro vídeo divulgado pelo Público, datado de 2 de Março de 2017, o coordenador da unidade fala com um rapaz que terá roubado lápis. E embora não seja visível nas imagens, depreende-se que acaba por agredir o adolescente, que terá 13 anos. A directora técnica estará presente e chama “porco” à criança, relata o diário.

“Pouco-a-pouco, a violência verbal, emocional ou mesmo física ter-se-ão tornado num modo aceitável de lidar com a experimentação sexual dos rapazes e com outros comportamentos considerados desviantes”, relata o Público.

O jornal conta que o rapaz que roubou lápis terá sido violentamente agredido por três educadores, depois de ter sido apanhado na cama com outro adolescente de 16 anos.

A denúncia ao Ministério Público terá sido feita depois disso, a 18 de Abril passado. A linha SOS Criança terá também sido alertada, tal como o Instituto de Segurança Social (ISS) que tutela o lar de acolhimento.

A Comissão de Protecção de Crianças e Jovens em Risco terá igualmente conhecimento do caso e alguns dos jovens da instituição já terão sido transferidos para outros lares.

Quanto aos seis funcionários suspeitos, continuam a trabalhar no lar, “alegadamente pressionando rapazes a alterar a versão dos acontecimentos”, refere o Público. Um dos arguidos terá sido mesmo alvo de uma promoção dentro da instituição, relata o jornal.

O presidente da direcção da Casa dos Rapazes, Luís Brito, refere ao Público que está em curso “um processo interno”, escusando-se a revelar mais detalhes.

ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

Turistas estão a invadir Hallstatt, a aldeia austríaca que terá inspirado "Frozen"

Considerado Património Mundial pela UNESCO desde 1997, Hallstatt, na Áustria, possui apenas 778 moradores e tem uma sequência de casas em estilo alpino. Em 2010, antes do lançamento do primeiro filme da Disney, "Frozen", a cidade …

Teerão vai enviar caixa negra do avião abatido para a Ucrânia

O Irão vai enviar para a Ucrânia as gravações da caixa negra do avião ucraniano que abateu acidentalmente, na semana passada, para que sejam sujeitas a análises adicionais. Hassan Rezaeifer, chefe de investigações de acidentes do …

António Folha já não é treinador do Portimonense

O treinador apresentou a demissão do comando técnico do Portimonense, este sábado, depois de perder na deslocação ao lanterna-vermelha Desportivo das Aves, por 3-0. "Antes de me fazerem qualquer pergunta sobre o jogo, queria transmitir que …

Há pombos cowboys em Las Vegas (e voluntários estão a tentar salvá-los)

Por alguma razão, alguém decidiu colar chapéus vermelhos minúsculos de cowboy em pombos de Las Vegas, nos Estados Unidos. Agora, a equipa do Lofty Hopes Pigeon Rescue está a tentar salvá-los. Há uma missão para resgatar …

Youtube encaminha milhões de utilizadores para desinformação climática

Os algoritmos do YouTube estão a encaminhar milhões de utilizadores de vídeos de empresas para a desinformação sobre as alterações climáticas, através de serviços de publicidade online, de acordo com uma investigação da comunidade virtual …

Paulo Gomes é o novo presidente do Vitória de Setúbal

O ex-vice-presidente, líder da lista D, foi eleito presidente do Vitória de Setúbal para o mandato 2020-2023, com um total de 875 votos. Paulo Gomes, de 50 anos, foi o mais votado das cinco listas candidatas, …

O mercado online de leite materno está a crescer (mas pode ser mau para os bebés)

https://vimeo.com/385229063 Para os pais que querem que o seu filho beba leite materno, mas que não conseguem produzi-lo, a possibilidade de o poder comprar na Internet pode parecer uma boa solução. No entanto, este mercado não …

Regina Duarte convidada para suceder a secretário da Cultura demitido

A atriz brasileira confirmou, na sexta-feira, ter sido convidada pelo Presidente do país para liderar a Secretaria da Cultura do Governo, após a exoneração de Roberto Alvim por ter parafraseado um discurso nazi. "É isso, recebi …

Universidade de Harvard quer criar 127 novos estados nos EUA

A Harvard Law Journal, da Universidade de Harvard, publicou um plano ousado - mas, segundo os autores, completamente constitucional - para salvar a democracia: criar 127 novos e minúsculos estados. Atualmente, todos os estados dos Estados …

IL quer reduzir IVA da alimentação infantil e retirar limitação etária nas deduções do IRS

A Iniciativa Liberal apresentou, esta sexta-feira, duas propostas para reduzir o IVA da alimentação para crianças pequenas para 6% e para eliminar a limitação etária na dedução do IRS para famílias que tenham mais do …