Funcionárias que denunciaram maus tratos em instituição foram suspensas

A direção da Casa dos Rapazes de Viana do Castelo decidiu suspender as duas funcionárias que denunciaram maus tratos no lar de infância e juventude.

De acordo com o Público, as duas funcionárias que denunciaram maus tratos na Casa dos Rapazes foram suspensas de funções no final de outubro, enquanto que os cinco arguidos foram mantidos no ativo.

A instituição destinada a acolher crianças e jovens em situação de perigo justificou a decisão alegando que as funcionárias não cumpriam ordens nem instruções, provocavam conflitos e desentendimentos entre os órgãos da direção e não eram leais ao empregador.

O mal estar na instituição ter-se-à instalado quando as educadoras criticaram as “práticas de contenção comportamental” que envolviam violência psicológica ou física. As educadoras suspensas terão ainda dito aos rapazes que a forma como tinham sido tratados era inaceitável.

O caso dos maus tratos foi tornado público através de vídeos, fotografias e relatos que demonstravam que alguns alunos eram vítimas de violência verbal, emocional ou mesmo física, como castigo para a experimentação sexual dos rapazes e com outros comportamentos considerados desviantes.

O Ministério Público recebeu uma queixa por parte de um cidadão em abril. A Comissão de Proteção de Crianças e Jovens remeteu as queixas para o MP e para o centro distrital da Segurança Social. Já em Junho, as duas educadoras apresentaram uma denúncia, anexando cerca de 40 documentos discriminatórios.

Na sequência das denúncias, quatro rapazes foram transferidos e cinco dos funcionários foram constituídos arguidos e sujeitos a interrogatório judicial.

ZAP //

PARTILHAR

4 COMENTÁRIOS

  1. Conclusão foi penalizado quem denunciou os maus tratos e não quem os infligiu!!! É isto a Liberdade, a Democracia? Só se for da MENTIRA e da HIPOCRISIA.

  2. Espero que esta suspensão indevida seja acrescentada ao rol de crimes cometidos e que os responsáveis sejam devidamente punidos por todos eles.

  3. Então mas esta instituição não deveria estar fechada ?, ou pelo menos não deveriam tirar de lá as pessoas que dirigem a mesma e os funcionários que maltrataram os jovens? espera tiraram quem fez a denúncia, claro.
    Como sempre neste pais os crimes compensam e os crimes contra crianças e jovens que infelizmente estão nestas instituições sem terem pedido para lá estar, são muitos e o Estado não quer saber, não protege estas crianças que estão fragilizadas e precisam de todo o apoio e de serem bem tratadas, já basta estarem longe da familia e dos amigos.

RESPONDER

Explosão atinge autocarro de turistas perto da Pirâmides de Gizé

Uma explosão atingiu um autocarro de turistas perto das célebres pirâmides de Gizé, no Egito, provocando 17 feridos, entre naturais do Egito e da África do Sul, noticia a agência France-Presse. Um engenho explosivo detonou à …

Alerta de erupção vulcânica. Monte Hakone fechado a turistas

As autoridades japonesas activaram este domingo o alerta por possível erupção vulcânica no monte Hakone, e fecharam todos os acessos à popular paisagem natural, que é visitada anualmente por milhões de turistas. A Agência Meteorológica do …

Vírus gigantes nas águas da Índia podem resolver mistério evolutivo

Uma equipa liderada por cientistas do Instituto Indiano de Tecnologia em Bombaim descobriu mais de 20 novos vírus nas águas da cidade, incluindo versões gigantes destes agentes biológicos que podem ajudar a desvendar questões importantes …

Sondagens dão maioria pró-UE no Parlamento Europeu (mas eurocéticos crescem)

As sondagens para o Parlamento Europeu apontam para uma maioria de partidos pró-União Europeia (UE), apesar de os partidos eurocéticos ganharem terreno em relação à composição que resultou das eleições de 2014. Entre os 751 assentos …

A ciência por detrás de um bom chocolate foi finalmente revelada

O melhor chocolate é uma mistura complexa de ciência e o truque não é novo: esta técnica de mistura tem mais de 140 anos. Uma equipa de cientistas da Universidade de Edimburgo, na Escócia, Reino Unido, …

Cristiano Ronaldo eleito o melhor da liga italiana

Cristiano Ronaldo foi o melhor jogador da Liga Italiana 2018/19. A distinção foi anunciada neste sábado, com a Série A a explicar que a escolha foi feita com base em cálculos dos sites Opta Sports, …

Europeias: PS quer fazer o mesmo na Europa, PSD lembra cataplana de Costa e BE pede para não ficar em casa

No dia em que ficou decidido quem seria o campeão nacional de futebol deste ano, a campanha eleitoral para as europeias abrandou, com os partidos a terminarem as iniciativas pelo final da tarde. O cabeça de …

Descobertas inscrições neolíticas com símbolos da realeza egípcia

Uma missão arqueológica do Ministério de Antiguidades de Egito descobriu perto da cidade de Assuão, no sul do país, as primeiras inscrições reais que remontam ao período neolítico. Este período começou há 12 mil anos e …

Já sabemos qual é o segredo para superar a inveja

De acordo com uma investigação recente, temos mais inveja da experiência de uma determinada pessoa antes de ter acontecido do que depois de já ter passado. O segredo está no tempo. Pesquisas anteriores mostraram que os …

Holanda é a vencedora da 64.ª edição da Eurovisão

A Holanda, que venceu pela última vez há 44 anos, foi o país que obteve maior pontuação (492 pontos), atribuída pelos espetadores de cada país e pelos júris nacionais dos 41 países que participaram na …