Funcionárias que denunciaram maus tratos em instituição foram suspensas

A direção da Casa dos Rapazes de Viana do Castelo decidiu suspender as duas funcionárias que denunciaram maus tratos no lar de infância e juventude.

De acordo com o Público, as duas funcionárias que denunciaram maus tratos na Casa dos Rapazes foram suspensas de funções no final de outubro, enquanto que os cinco arguidos foram mantidos no ativo.

A instituição destinada a acolher crianças e jovens em situação de perigo justificou a decisão alegando que as funcionárias não cumpriam ordens nem instruções, provocavam conflitos e desentendimentos entre os órgãos da direção e não eram leais ao empregador.

O mal estar na instituição ter-se-à instalado quando as educadoras criticaram as “práticas de contenção comportamental” que envolviam violência psicológica ou física. As educadoras suspensas terão ainda dito aos rapazes que a forma como tinham sido tratados era inaceitável.

O caso dos maus tratos foi tornado público através de vídeos, fotografias e relatos que demonstravam que alguns alunos eram vítimas de violência verbal, emocional ou mesmo física, como castigo para a experimentação sexual dos rapazes e com outros comportamentos considerados desviantes.

O Ministério Público recebeu uma queixa por parte de um cidadão em abril. A Comissão de Proteção de Crianças e Jovens remeteu as queixas para o MP e para o centro distrital da Segurança Social. Já em Junho, as duas educadoras apresentaram uma denúncia, anexando cerca de 40 documentos discriminatórios.

Na sequência das denúncias, quatro rapazes foram transferidos e cinco dos funcionários foram constituídos arguidos e sujeitos a interrogatório judicial.

ZAP //

PARTILHAR

4 COMENTÁRIOS

  1. Conclusão foi penalizado quem denunciou os maus tratos e não quem os infligiu!!! É isto a Liberdade, a Democracia? Só se for da MENTIRA e da HIPOCRISIA.

  2. Espero que esta suspensão indevida seja acrescentada ao rol de crimes cometidos e que os responsáveis sejam devidamente punidos por todos eles.

  3. Então mas esta instituição não deveria estar fechada ?, ou pelo menos não deveriam tirar de lá as pessoas que dirigem a mesma e os funcionários que maltrataram os jovens? espera tiraram quem fez a denúncia, claro.
    Como sempre neste pais os crimes compensam e os crimes contra crianças e jovens que infelizmente estão nestas instituições sem terem pedido para lá estar, são muitos e o Estado não quer saber, não protege estas crianças que estão fragilizadas e precisam de todo o apoio e de serem bem tratadas, já basta estarem longe da familia e dos amigos.

RESPONDER

Ex-futebolista Koke detido em operação contra tráfico de droga

O antigo futebolista espanhol do Sporting é um dos 20 detidos pelas autoridades espanholas numa operação contra o tráfico de drogas. Esta operação foi desencadeada com 11 buscas simultâneas em Sevilha, Málaga e Granada, envolvendo 150 …

Brasil. Técnica que esteriliza o mosquito do zika e dengue será aplicada em 2020

O Brasil irá usar a partir do próximo ano mosquitos estéreis da espécie 'Aedes aegypt' para controlar a reprodução deste agente que transmite doenças como dengue e zika, anunciou a Organização das Nações Unidas (ONU). A …

FC Porto encaixa até 50 milhões com novo adiantamento de receitas televisivas

A SAD do FC Porto encaixou 30 milhões de euros com uma nova emissão de obrigações pela Sagasta, envolvendo a cedência de receitas futuras de direitos televisivos, e podem entrar mais 20 milhões em janeiro. Em …

Verdes denunciam depósito ilegal de amianto em aterros para resíduos não perigosos

Os Verdes questionaram o Governo sobre casos de depósito de amianto em aterros para resíduos não perigosos. Esta é uma prática ilegal segundo a legislação portuguesa. O Partido Ecologista "Os Verdes" entregou na Assembleia da República …

Autarquias desperdiçaram 128 litros de água por dia em 2018

A Câmara Municipal de Macedo de Cavaleiros encabeça a lista de entidades gestoras que mais água desperdiçam diariamente: 538 litros diários por ramal. Em 2018, a média de perda de água em Portugal continental situou-se nos …

Há mais de 100 mil crianças migrantes detidas nos EUA, garante a ONU

Mais de 100 mil crianças migrantes estarão atualmente em centros de detenção nos Estados Unidos (EUA), disse na segunda-feira um perito independente da Organização das Nações Unidas (ONU), esclarecendo que esta estimativa, que classificou como …

Milhares de manifestantes impedem abertura do parlamento do Líbano

Milhares de manifestantes bloquearam esta terça-feira os acessos ao parlamento do Líbano, obrigando a adiar novamente a análise de várias leis, como a que prevê uma amnistia a quem tem impostos em dívida, contestada por …

Huawei quer implementar 5G no Brasil

O Presidente do Brasil afirmou na segunda-feira que a gigante das telecomunicações chinesa Huawei pretende instalar a tecnologia de quinta geração (5G) no país, mas rejeitou que tenha sido feita uma proposta. O anúncio foi feito …

Benfica lança OPA para controlar SAD. Ações valorizam 70%

As ações da Benfica SAD estavam a valorizar 70%, para os 4,70 euros, um dia depois da Sport Lisboa e Benfica SGPS ter lançado uma Oferta Pública de Aquisição (OPA) sobre 28,067% do capital da …

Califórnia processa empresa por promover cigarros eletrónicos com sabores para atrair jovens

A Califórnia, nos Estados Unidos (EUA), abriu na segunda-feira um processo contra a Juul, marca líder de cigarros eletrónicos, acusando-a de desenvolver uma estratégia de marketing focada na conquista de menores de idade para adquirir …