Funcionárias que denunciaram maus tratos em instituição foram suspensas

A direção da Casa dos Rapazes de Viana do Castelo decidiu suspender as duas funcionárias que denunciaram maus tratos no lar de infância e juventude.

De acordo com o Público, as duas funcionárias que denunciaram maus tratos na Casa dos Rapazes foram suspensas de funções no final de outubro, enquanto que os cinco arguidos foram mantidos no ativo.

A instituição destinada a acolher crianças e jovens em situação de perigo justificou a decisão alegando que as funcionárias não cumpriam ordens nem instruções, provocavam conflitos e desentendimentos entre os órgãos da direção e não eram leais ao empregador.

O mal estar na instituição ter-se-à instalado quando as educadoras criticaram as “práticas de contenção comportamental” que envolviam violência psicológica ou física. As educadoras suspensas terão ainda dito aos rapazes que a forma como tinham sido tratados era inaceitável.

O caso dos maus tratos foi tornado público através de vídeos, fotografias e relatos que demonstravam que alguns alunos eram vítimas de violência verbal, emocional ou mesmo física, como castigo para a experimentação sexual dos rapazes e com outros comportamentos considerados desviantes.

O Ministério Público recebeu uma queixa por parte de um cidadão em abril. A Comissão de Proteção de Crianças e Jovens remeteu as queixas para o MP e para o centro distrital da Segurança Social. Já em Junho, as duas educadoras apresentaram uma denúncia, anexando cerca de 40 documentos discriminatórios.

Na sequência das denúncias, quatro rapazes foram transferidos e cinco dos funcionários foram constituídos arguidos e sujeitos a interrogatório judicial.

ZAP //

PARTILHAR

4 COMENTÁRIOS

  1. Conclusão foi penalizado quem denunciou os maus tratos e não quem os infligiu!!! É isto a Liberdade, a Democracia? Só se for da MENTIRA e da HIPOCRISIA.

  2. Espero que esta suspensão indevida seja acrescentada ao rol de crimes cometidos e que os responsáveis sejam devidamente punidos por todos eles.

  3. Então mas esta instituição não deveria estar fechada ?, ou pelo menos não deveriam tirar de lá as pessoas que dirigem a mesma e os funcionários que maltrataram os jovens? espera tiraram quem fez a denúncia, claro.
    Como sempre neste pais os crimes compensam e os crimes contra crianças e jovens que infelizmente estão nestas instituições sem terem pedido para lá estar, são muitos e o Estado não quer saber, não protege estas crianças que estão fragilizadas e precisam de todo o apoio e de serem bem tratadas, já basta estarem longe da familia e dos amigos.

RESPONDER

Veneno de tarântula pode ser benéfico no tratamento de dores viscerais

Uma equipa de investigadores australianos identificou dois peptídeos do veneno da tarântula, que podem ajudar a aliviar dores em órgãos do sistema digestivo. Há algum tempo que os cientistas investigam a funcionalidade do veneno em doenças, …

Cientistas propõem reciclar beatas de cigarro para fazer tijolos

Os cientistas afirmam que se apenas 2,5% dos tijolos produzidos em todo o mundo, anualmente, incluíssem 1% de beatas, seria possível reciclar todas as pontas de cigarro a nível global. Um grupo de investigadores da Escola …

Taxa de natalidade desce quase um terço em cidade chinesa

As autoridades chinesas reconheceram oficialmente que a taxa de nascimentos em Xinjiang, cidade situada no noroeste da China, desceu quase um terço em 2018, comparada com o ano anterior. De acordo com a CNN, o governo …

Dynetics revela o módulo lunar do programa Artemis (incluindo o interior)

A empresa norte-americana Dynetics revelou, no dia 15 de setembro, um modelo em escala real do módulo lunar especialmente projetado para levar os astronautas da NASA à Lua já em 2024, como parte do programa …

Polícia de Nova Iorque de origem tibetana acusado de espiar ao serviço da China

Um polícia nova-iorquino originário do Tibete foi acusado de espionagem pelas autoridades norte-americanas por, supostamente, ter recolhido para o Governo chinês informações sobre a comunidade tibetana em Nova Iorque. De acordo com a acusação das autoridades …

Football Leaks. PJ desconhecia acesso das autoridades francesas às provas

O inspetor da PJ, José Amador, revelou, esta terça-feira, que esta polícia não teve conhecimento do acesso das autoridades francesas às provas apreendidas a Rui Pinto durante a sua detenção na Hungria. Na quinta sessão do …

Aldeões ajudam tropas indianas que enfrentam militares chineses nos Himalaias

Cerca de 100 residentes da vila de Chushul atravessam o território indiano de Ladakh para chegar a um pico dos Himalaias conhecido como Black Top, a uma altitude de mais de 4500 metros, levando suprimentos …

Detido na Rússia líder religioso que diz ser a reencarnação de Jesus

O líder religioso, que diz ser a reencarnação de Jesus, foi detido, na Rússia, esta terça-feira, durante uma operação especial. De acordo com as imagens divulgadas pelo jornal The Guardian, vários agentes da polícia, armados e …

Covid-19: Universidade de Coimbra tem novo programa de rastreio aleatório para alunos e docentes

A Universidade de Coimbra (UC) preparou um Plano de Prevenção e Protocolo de Atuação para garantir o regresso às aulas em segurança para alunos, professores, docentes e comunidade. "Tendo em conta a situação pandémica que estamos …

Jogador substituído aos 14 segundos

Substituição insólita foi realizada na primeira divisão da Estónia. Jovem nem tocou na bola. Jogo da 21.ª jornada do campeonato nacional da Estónia, primeira divisão. O FCI Levadia recebe o JK Nõmme Kalju e vence por …