/

Houve fumo a bordo e luta no cockpit antes da queda do avião da EgyptAir

2

O avião da EgyptAir que se despenhou no Mediterrâneo enviou mensagens de fumo a bordo, pouco antes da queda. Dados novos que vêm adensar o mistério em torno das causas do acidente, quando há especulações de que pode ter havido uma luta no cockpit.

Uma fonte da BEA, o gabinete francês de investigação e análise de acidentes de aviação, citada pelo jornal francês Le Figaro, adianta que “mensagens emitidas pelo avião indicam que havia fumo na cabine pouco antes da ruptura das transmissões recebidas”.

“Houve mensagens Acars emitidas pelo avião que indicavam que houve fumo na cabine pouco antes da rutura das transmissões de dados”, declarou o porta-voz da entidade. As mensagens AcarsAircraft Communication Addressing and Reporting System são dados gerados e transmitidos automaticamente pelo aparelho durante o voo.

Meios de comunicação norte-americanos foram os primeiros a apontar para a detecção de fumos de origem indeterminada na parte dianteira do aparelho, pouco antes da sua queda.

Esta fonte da BEA destaca contudo que “ainda é muito cedo para interpretar e compreender as causas do acidente”, frisando que a análise às caixas negras, já encontradas, será fundamental para perceber o que aconteceu. O  exército egípcio anunciou, neste sábado, que as caixas negras foram localizadas próximo do local onde o avião se terá despenhado.

Circulam entretanto algumas especulações quanto ao que poderá ter provocado a queda da aeronave, mas a maioria dos especialistas descarta a hipótese de falha técnica.

O capitão Mike Vivian, antigo presidente da Autoridade para a Aviação Civil do Reino Unido, adianta a hipótese de ter havido uma luta no cockpit, tendo em conta as manobras irregulares e bruscas que o avião terá feito antes de cair.

Mike Vivian apresentou esta hipótese em entrevista a uma rádio britânica, argumentando que o avião se pode ter despenhado devido a “alguma interferência na cabine de comando“.

Entretanto, o caso da foto da hospedeira partilhada no Facebook, que retrata uma assistente de bordo a sair do mar com um avião a afundar-se ao fundo, está a alimentar ainda mais as especulações. Há quem fale em premonição do acidente, mas há quem adiante a possibilidade de a conta da hospedeira ter sido hackeada depois do acidente ou até que a hospedeira tenha participado de algum modo num eventual atentado terrorista.

A possibilidade de terrorismo é a mais considerada pelos Serviços Secretos russos, até tendo em conta os episódios recentes de ataques de fundamentalistas islâmicos em França e no Egipto.

Os primeiros destroços do avião, que fazia a ligação entre Paris e o Cairo, com 66 pessoas a bordo, já foram encontrados, próximo das costas do Egipto, a cerca de 290 quilómetros do norte de Alexandria. As autoridades terão encontrado malas, assentos e também restos humanos.

SV, ZAP

2 Comments

  1. Não percebo como ainda relacionam está notícia com a da hospedeira que partilhou uma foto montagem há mais de 1 ano! Se a partilha tivesse sido recente ainda se poderia pensar que não fosse apenas coincidência, mas assim é meramente especulação jornalística que nada acrescenta à notícia !

  2. o copiloto acendeu um cigarro e o piloto tentou tirar-lho à força, nisto a hospedeira mostra os novos maços de tabaco com as imagens chocantes e caíram todos pró lado!

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.