Fraude do pernil de porco. Ex-ministro Mário Lino presidia a empresa suspeita, mas não suspeitou de nada

Manuel de Almeida / Lusa

Mário Lino, ex-Ministro do Equipamento no governo de José Sócrates

A Polícia Judiciária e a Autoridade Tributária realizaram várias buscas, no âmbito das suspeitas de fraude fiscal e branqueamento de capitais em negócios de venda de carne de porco entre uma empresa portuguesa que era presidida por Mário Lino, ex-ministro de Sócrates, e uma empresa estatal venezuelana.

As 10 buscas realizadas no âmbito da “Operação Navidad” envolvem suspeitas em torno de vários contratos celebrados no período de 2013 a 2016, entre a CLAP – Comité Local de Abastecimentos e Produção, empresa estatal da Venezuela que faz a distribuição de produtos alimentares, e a Iguarivarius, uma sociedade portuguesa que deu origem ao Grupovarius.

O presidente da Iguarivarius, Alexandre Cavalleri, foi detido no âmbito das buscas por “posse de uma arma de fogo ilegal”, de acordo com o Correio da Manhã (CM). Também foram constituídos arguidos dois administradores da empresa e mais três sociedades.

Os negócios da ordem dos 60 milhões de euros foram assinados quando Mário Lino presidia ao Conselho de Administração da Iguarivarius SA.

O ex-ministro do Equipamento do Governo de José Sócrates deixou o cargo na empresa em 2018, altura em que foi substituído por Alexandre Cavalleri, e salienta que não é arguido no processo e que nunca suspeitou de quaisquer irregularidades.

“Nunca tive funções executivas. Os relatórios e contas da empresa foram sempre auditados e sempre disseram que estava tudo bem. Nunca suspeitei de nada“, salienta Mário Lino ao CM.

O ex-governante passou a integrar o conselho consultivo da Iguarivarius SA, mas mesmo nessa condição, nunca teve indícios de qualquer irregularidade, assegura.

Em causa estão suspeitas de fraude fiscal e de branqueamento de capitais no valor de dezenas de milhões de euros, respeitantes à venda de várias toneladas de carne à Venezuela.

“Existem fortes suspeitas de que os elevados proventos obtidos com o negócio não tenham sido integralmente declarados fiscalmente, bem como de que os arguidos tenham recebido comissões avultadas através de sociedades ‘offshore, lesando o Estado português em milhões de euros”, refere uma nota da PJ, precisando que o caso foi investigado pela Unidade Nacional de Combate à Corrupção (UNCC) e pela Direcção de Serviços de Investigação da Fraude e de Acções Especiais (DSIFAE).

O inquérito-crime é dirigido pelo Departamento Central de Investigação e Acção Penal (DCIAP).

O cruzamento de dados financeiros com outros países foi fundamental para detectar o dinheiro em paraísos fiscais. Recentemente, o Fisco conseguiu “apanhar” 82 milhões de euros de rendimentos de contribuintes portugueses no estrangeiro que não tinham sido declarados devido à colaboração com outros países.

O pernil de porco é uma das comidas tradicionais do Natal na Venezuela. E já levou o presidente do país, Nicolas Maduro, a acusar o Governo português de sabotar o Natal dos venezuelanos devido a atrasos na entrega de milhares de toneladas de carne.

ZAP //

PARTILHAR

30 COMENTÁRIOS

  1. tu JAMAIS suspeitas de NADA, o que queres o MASSA no teu bolso. Tu NUNCA andas no planeta Terra. Estás la metido, se presidias tinhas RESPONSABILIDADES.

  2. A avaliar por tudo o que não viram ou não de que não se aperceberam, os ministros de Sócrates podem ter participado no primeiro governo do mundo constituído integralmente por invisuais (eu preferia mesmo escrever “cegos” mas como o site aconselha, e a misera democracia obriga, utilizo a prudência e correcção política, absurdamente vigente).

    Se tal se verificar, dentro em breve o nosso presidente poderá assinalar mais um «conseguimento» (em português ministeriável) da grande Nação Lusa (onde é que eu já ouvi isto????).

    p.s.- já agora, alguém tem ideia de quantos destes invisuais ainda têm ou tiveram recentemente, actividade governamental? Talvez convenha todos fazer a verificação, se possível ainda antes das próximas eleições.

  3. Porque será que quando existe um nome com algum processo vem sempre, foi Ministro de Sócrates, mas noutros casos e são muitos, não leio foi Ministro de Cavaco, foi Ministro de Passos Coelho enfim……..percebe-se bem quem são estes escribas.

  4. É o Mário Lino que não achou nada suspeito até parece a nossa Justiça nunca encontra nada suspeito de gente da Direita por isso arquiva. Porque será que os jornalistas só vêm gente ligada á Esquerda e á Direita não vêm? Porque será que tudo que envolve gente de esquerda na Justiça há fugas sobre investigações se sobre a Direita nem uma gotinha mesmo pequena? Ou querem fazer crer que corruptos só há na Esquerda na Direita é tudo santinhos? Não sou PS, aliás nem simpatizo com nenhum dos actuais partidos com o dito CU na A.R., mas que acho estranho acho, e há tantos casos sobre a Direita e nem falo dos casos que envolveram gente da Direita e foram arquivados e dos documentos de provas foram “roubados” de uma viatura.

  5. Deixem o CHEGA em paz, só quem não têm a consciência tranquila é que não o quer , o Dr. André Ventura só quer salvar Portugal.

  6. a judite e o ministério corporativo ainda vêem menos do que Exmo. Sr. Ministro. já lhe ofereci um microscópio mas mesmo assim não vêem os tubarões que comem submarinos, os milhares de milhões que saltam borda fora e tantos outros enormes buracos que nos tem sugado o tutano. vem aí o badameco das duas teses então é que a roubalheira se vai elevar ao nível do futebol.

  7. Outro merdoso do bando do Ali Baba que sendo presidente da instituição alvo de gatunos não sabe de nada !..
    Quando é que isto acaba ?! … Uns reles gatunos sem categoria, vulgares !…

  8. É tudo um lamaçal, como dizia o outro. E deve ser muito mais do que se diz. Portugal, depois do 25 do 4 deu nisto. Não sei como há tanto homem na Judite para acudir a tantos roubos e vigarices.

  9. Este governo era uma coisa linda! Aos poucos percebemos porque é que ninguém viu nada do que o outro andava a fazer. Andava tudo ao mesmo.

  10. “Quando perceber que, para produzir, precisa de obter a autorização de quem não produz nada; quando comprovar que o dinheiro flui para quem negocia não com bens, mas com favores; quando perceber que muitos ficam ricos pelo suborno e por influência, mais que pelo trabalho, e que as leis não nos protegem deles, mas, pelo contrário, são eles que estão protegidos de si; quando perceber que a corrupção é recompensada, e a honestidade se converte em auto-sacrifício; então poderá afirmar, sem temor de errar, que a sua sociedade está condenada”

  11. Socialismos / Marxismos é uma especie de “Mercado Negro”, vende-se e compra-se duto, incluindo Submarinos às “escuras” e NINGUEM sabe de NADA!
    Possa, pior que um “Mercado de Ciganos”!

RESPONDER

Sangue de porco é mais proteico do que qualquer proteína do mercado (e pode ser consumido em smoothies)

Uma equipa de investigadores do departamento de ciência alimentar da Universidade de Copenhaga desenvolveu um método para extrair proteínas do sangue de porco. O resultado é um pó fino, branco, com sabor neutro e com …

Costa anuncia cinco medidas restritivas para 121 concelhos "de elevado risco" e reforços da capacidade de resposta

Após um Conselho de Ministros extraordinário que durou mais de 8 horas, o primeiro-ministro anunciou este sábado novas "medidas imediatas" de combate à pandemia de covid-19. Concelhos "de elevado risco" estão sujeitos a medidas restritivas, …

Escola na China transformou-se num "edifício andante" para evitar a demolição

Os residentes da cidade chinesa de Xangai que, no início deste mês, passaram pelo distrito de Huangpu podem ter encontrado uma visão incomum: um "edifício andante". De acordo com a cadeia de televisão CNN, uma escola primária …

Joke Boon, a chef holandesa que não tem olfato nem paladar

Joke Boon perdeu o paladar e o olfato quando ainda era criança, mas isso não a impediu de viver da culinária, área na qual estes requisitos são, à partida, essenciais.  "Como seria a minha vida se …

Portugal com mais 39 mortos, mais 4007 casos e recorde de internamentos graves

Portugal registou hoje 39 mortos e mais 4.007 casos de novas infeções pelo novo coronavírus, tendo alcançado um novo recorde de 286 doentes internados nos cuidados intensivos por covid-19, segundo a Direção-Geral da Saúde. Registou-se este …

Leiloada carta de Nobel antissemita a desprezar Einstein e os judeus

Uma carta escrita em 1927 pelo Prémio Nobel Philipp Lenard a um colega a reclamar das conquistas de Einstein e do suposto domínio judaico da ciência foi a leilão no Nate D. Sanders Auctions, em …

Sue, o T-rex, terá tido uma forte dor de dentes devido a uma infeção

Sue, o T-rex cujo esqueleto é um dos mais completos já descobertos até aos dias de hoje, terá sofrido uma forte dor de dentes durante a sua existência. "Dois dentes estão realmente fundidos e um terceiro …

Câmara com IA confundiu careca do bandeirinha com a bola (e arruinou o jogo de futebol)

Os adeptos da equipa de futebol escocesa Inverness Caledonian Thistle FC experimentaram uma hilariante falha tecnológica durante um jogo no fim de semana passado. De acordo com o IFLScience, o clube escocês anunciou há algumas semanas …

"Francisco Louçã fez bullying para precipitar ruptura do Bloco com o PS"

O PS acredita que foi a postura de "bullying" de Francisco Louçã que forçou o Bloco de Esquerda a precipitar uma "ruptura com o PS", conforme avança o deputado João Paulo Correia, vice-presidente da bancada …

Remdesivir: de droga milagrosa a negócio milionário com "muito, muito mau aspeto"

Apresentado como único medicamento anti-viral eficaz no combate à covid-19, foi o primeiro medicamento aprovado pela FDA, regulador farmacêutico americano, no tratamento da doença. Agora, a sua eficácia é contestada — e os negócios milionários …