Fraude do pernil de porco. Ex-ministro Mário Lino presidia a empresa suspeita, mas não suspeitou de nada

Manuel de Almeida / Lusa

Mário Lino, ex-Ministro do Equipamento no governo de José Sócrates

A Polícia Judiciária e a Autoridade Tributária realizaram várias buscas, no âmbito das suspeitas de fraude fiscal e branqueamento de capitais em negócios de venda de carne de porco entre uma empresa portuguesa que era presidida por Mário Lino, ex-ministro de Sócrates, e uma empresa estatal venezuelana.

As 10 buscas realizadas no âmbito da “Operação Navidad” envolvem suspeitas em torno de vários contratos celebrados no período de 2013 a 2016, entre a CLAP – Comité Local de Abastecimentos e Produção, empresa estatal da Venezuela que faz a distribuição de produtos alimentares, e a Iguarivarius, uma sociedade portuguesa que deu origem ao Grupovarius.

O presidente da Iguarivarius, Alexandre Cavalleri, foi detido no âmbito das buscas por “posse de uma arma de fogo ilegal”, de acordo com o Correio da Manhã (CM). Também foram constituídos arguidos dois administradores da empresa e mais três sociedades.

Os negócios da ordem dos 60 milhões de euros foram assinados quando Mário Lino presidia ao Conselho de Administração da Iguarivarius SA.

O ex-ministro do Equipamento do Governo de José Sócrates deixou o cargo na empresa em 2018, altura em que foi substituído por Alexandre Cavalleri, e salienta que não é arguido no processo e que nunca suspeitou de quaisquer irregularidades.

“Nunca tive funções executivas. Os relatórios e contas da empresa foram sempre auditados e sempre disseram que estava tudo bem. Nunca suspeitei de nada“, salienta Mário Lino ao CM.

O ex-governante passou a integrar o conselho consultivo da Iguarivarius SA, mas mesmo nessa condição, nunca teve indícios de qualquer irregularidade, assegura.

Em causa estão suspeitas de fraude fiscal e de branqueamento de capitais no valor de dezenas de milhões de euros, respeitantes à venda de várias toneladas de carne à Venezuela.

“Existem fortes suspeitas de que os elevados proventos obtidos com o negócio não tenham sido integralmente declarados fiscalmente, bem como de que os arguidos tenham recebido comissões avultadas através de sociedades ‘offshore, lesando o Estado português em milhões de euros”, refere uma nota da PJ, precisando que o caso foi investigado pela Unidade Nacional de Combate à Corrupção (UNCC) e pela Direcção de Serviços de Investigação da Fraude e de Acções Especiais (DSIFAE).

O inquérito-crime é dirigido pelo Departamento Central de Investigação e Acção Penal (DCIAP).

O cruzamento de dados financeiros com outros países foi fundamental para detectar o dinheiro em paraísos fiscais. Recentemente, o Fisco conseguiu “apanhar” 82 milhões de euros de rendimentos de contribuintes portugueses no estrangeiro que não tinham sido declarados devido à colaboração com outros países.

O pernil de porco é uma das comidas tradicionais do Natal na Venezuela. E já levou o presidente do país, Nicolas Maduro, a acusar o Governo português de sabotar o Natal dos venezuelanos devido a atrasos na entrega de milhares de toneladas de carne.

ZAP //

PARTILHAR

29 COMENTÁRIOS

  1. tu JAMAIS suspeitas de NADA, o que queres o MASSA no teu bolso. Tu NUNCA andas no planeta Terra. Estás la metido, se presidias tinhas RESPONSABILIDADES.

  2. A avaliar por tudo o que não viram ou não de que não se aperceberam, os ministros de Sócrates podem ter participado no primeiro governo do mundo constituído integralmente por invisuais (eu preferia mesmo escrever “cegos” mas como o site aconselha, e a misera democracia obriga, utilizo a prudência e correcção política, absurdamente vigente).

    Se tal se verificar, dentro em breve o nosso presidente poderá assinalar mais um «conseguimento» (em português ministeriável) da grande Nação Lusa (onde é que eu já ouvi isto????).

    p.s.- já agora, alguém tem ideia de quantos destes invisuais ainda têm ou tiveram recentemente, actividade governamental? Talvez convenha todos fazer a verificação, se possível ainda antes das próximas eleições.

  3. Porque será que quando existe um nome com algum processo vem sempre, foi Ministro de Sócrates, mas noutros casos e são muitos, não leio foi Ministro de Cavaco, foi Ministro de Passos Coelho enfim……..percebe-se bem quem são estes escribas.

  4. É o Mário Lino que não achou nada suspeito até parece a nossa Justiça nunca encontra nada suspeito de gente da Direita por isso arquiva. Porque será que os jornalistas só vêm gente ligada á Esquerda e á Direita não vêm? Porque será que tudo que envolve gente de esquerda na Justiça há fugas sobre investigações se sobre a Direita nem uma gotinha mesmo pequena? Ou querem fazer crer que corruptos só há na Esquerda na Direita é tudo santinhos? Não sou PS, aliás nem simpatizo com nenhum dos actuais partidos com o dito CU na A.R., mas que acho estranho acho, e há tantos casos sobre a Direita e nem falo dos casos que envolveram gente da Direita e foram arquivados e dos documentos de provas foram “roubados” de uma viatura.

  5. Deixem o CHEGA em paz, só quem não têm a consciência tranquila é que não o quer , o Dr. André Ventura só quer salvar Portugal.

  6. a judite e o ministério corporativo ainda vêem menos do que Exmo. Sr. Ministro. já lhe ofereci um microscópio mas mesmo assim não vêem os tubarões que comem submarinos, os milhares de milhões que saltam borda fora e tantos outros enormes buracos que nos tem sugado o tutano. vem aí o badameco das duas teses então é que a roubalheira se vai elevar ao nível do futebol.

  7. Outro merdoso do bando do Ali Baba que sendo presidente da instituição alvo de gatunos não sabe de nada !..
    Quando é que isto acaba ?! … Uns reles gatunos sem categoria, vulgares !…

  8. É tudo um lamaçal, como dizia o outro. E deve ser muito mais do que se diz. Portugal, depois do 25 do 4 deu nisto. Não sei como há tanto homem na Judite para acudir a tantos roubos e vigarices.

  9. Este governo era uma coisa linda! Aos poucos percebemos porque é que ninguém viu nada do que o outro andava a fazer. Andava tudo ao mesmo.

  10. “Quando perceber que, para produzir, precisa de obter a autorização de quem não produz nada; quando comprovar que o dinheiro flui para quem negocia não com bens, mas com favores; quando perceber que muitos ficam ricos pelo suborno e por influência, mais que pelo trabalho, e que as leis não nos protegem deles, mas, pelo contrário, são eles que estão protegidos de si; quando perceber que a corrupção é recompensada, e a honestidade se converte em auto-sacrifício; então poderá afirmar, sem temor de errar, que a sua sociedade está condenada”

RESPONDER

Parker Solar Probe lança nova luz sobre o Sol

Em agosto de 2018, a Parker Solar Probe da NASA foi lançada para o espaço, tornando-se pouco tempo depois a sonda mais próxima do Sol. Com instrumentos científicos de ponta para medir o ambiente em …

Encontrado no mar das Malvinas navio alemão da I Guerra Mundial 105 anos depois de naufragar

O naufrágio de um cruzador alemão da I Guerra Mundial foi identificado nas Ilhas Malvinas, onde foi afundado pela Marinha britânica há 105 anos. O SMS Scharnhorst foi o principal ativo da esquadra alemã na Ásia …

Boavista 1-4 Benfica | Águia goleia no xadrez do Bessa

O Benfica deu o pontapé de saída da 13ª jornada com uma vitória competente na visita ao Boavista, por 4-1. Num jogo potencialmente perigoso para as aspirações “encarnadas”, frente a um adversário com somente uma derrota …

Cientistas desenvolvem técnica para determinar o humor através da caligrafia

Uma equipa de cientistas estudou a biomecânica dos movimentos das mãos a escrever e a desenhar, e desenvolveu um método para avaliar as propriedades individuais da velocidade de escrita e da pressão do lápis no …

Quase seis mil denúncias de agressões sexuais em viagens da Uber nos EUA

A plataforma de transporte de passageiros Uber divulgou na quinta-feira um relatório, revelando quase seis mil denúncias de agressões sexuais a utilizadores, motoristas e terceiros nos Estados Unidos (EUA), em 2017 e 2018. No relatório de …

Polícia de Los Angeles vai usar dispositivo "ao estilo Batman" para prender suspeitos

A polícia de Los Angeles, nos Estados Unidos, vai adotar, no início do próximo ano, um novo dispositivo, conhecido como BolaWrap 100, que dispara um cinto de fibra sintética a uma velocidade de 200 metros …

Corriere dello Sport defende-se das acusações e garante ser "inimigo do racismo"

O jornal desportivo italiano Corriere dello Sport afirmou esta sexta-feira ser “inimigo do racismo”, defendendo-se das críticas motivadas pela manchete de quinta-feira, com o título “Black Friday” e ilustrada com os futebolistas negros Romelu Lukaku …

Alisadores e tintas para cabelo podem aumentar o risco de cancro da mama

Alisadores e tintas para cabelo são dois produtos comummente utilizados por mulheres. Um novo estudo sugere que estes podem aumentar o risco de cancro da mama, especialmente em mulheres negras. Muitos produtos capilares contêm compostos que …

Black Friday. Marca de cosméticos oferece por engano desconto de 96% e perde 10 milhões em duas horas

Uma falha no site oficial da marca de produtos cosméticos Foreo fez com que o seu artigo mais caro fosse vendido com um desconto de 96%, fazendo com que a empresa sueca perdesse 10 milhões …

Camisola usada por Pelé no seu último jogo foi vendida por 30 mil euros em leilão

Uma camisola usada por Pelé no seu último jogo com a seleção brasileira foi vendida por 30 mil euros num prestigiado leilão de objetos desportivos, realizado na quinta-feira em Turim, Itália. A camisola com o número …