Fraude do pernil de porco. Ex-ministro Mário Lino presidia a empresa suspeita, mas não suspeitou de nada

Manuel de Almeida / Lusa

Mário Lino, ex-Ministro do Equipamento no governo de José Sócrates

A Polícia Judiciária e a Autoridade Tributária realizaram várias buscas, no âmbito das suspeitas de fraude fiscal e branqueamento de capitais em negócios de venda de carne de porco entre uma empresa portuguesa que era presidida por Mário Lino, ex-ministro de Sócrates, e uma empresa estatal venezuelana.

As 10 buscas realizadas no âmbito da “Operação Navidad” envolvem suspeitas em torno de vários contratos celebrados no período de 2013 a 2016, entre a CLAP – Comité Local de Abastecimentos e Produção, empresa estatal da Venezuela que faz a distribuição de produtos alimentares, e a Iguarivarius, uma sociedade portuguesa que deu origem ao Grupovarius.

O presidente da Iguarivarius, Alexandre Cavalleri, foi detido no âmbito das buscas por “posse de uma arma de fogo ilegal”, de acordo com o Correio da Manhã (CM). Também foram constituídos arguidos dois administradores da empresa e mais três sociedades.

Os negócios da ordem dos 60 milhões de euros foram assinados quando Mário Lino presidia ao Conselho de Administração da Iguarivarius SA.

O ex-ministro do Equipamento do Governo de José Sócrates deixou o cargo na empresa em 2018, altura em que foi substituído por Alexandre Cavalleri, e salienta que não é arguido no processo e que nunca suspeitou de quaisquer irregularidades.

“Nunca tive funções executivas. Os relatórios e contas da empresa foram sempre auditados e sempre disseram que estava tudo bem. Nunca suspeitei de nada“, salienta Mário Lino ao CM.

O ex-governante passou a integrar o conselho consultivo da Iguarivarius SA, mas mesmo nessa condição, nunca teve indícios de qualquer irregularidade, assegura.

Em causa estão suspeitas de fraude fiscal e de branqueamento de capitais no valor de dezenas de milhões de euros, respeitantes à venda de várias toneladas de carne à Venezuela.

“Existem fortes suspeitas de que os elevados proventos obtidos com o negócio não tenham sido integralmente declarados fiscalmente, bem como de que os arguidos tenham recebido comissões avultadas através de sociedades ‘offshore, lesando o Estado português em milhões de euros”, refere uma nota da PJ, precisando que o caso foi investigado pela Unidade Nacional de Combate à Corrupção (UNCC) e pela Direcção de Serviços de Investigação da Fraude e de Acções Especiais (DSIFAE).

O inquérito-crime é dirigido pelo Departamento Central de Investigação e Acção Penal (DCIAP).

O cruzamento de dados financeiros com outros países foi fundamental para detectar o dinheiro em paraísos fiscais. Recentemente, o Fisco conseguiu “apanhar” 82 milhões de euros de rendimentos de contribuintes portugueses no estrangeiro que não tinham sido declarados devido à colaboração com outros países.

O pernil de porco é uma das comidas tradicionais do Natal na Venezuela. E já levou o presidente do país, Nicolas Maduro, a acusar o Governo português de sabotar o Natal dos venezuelanos devido a atrasos na entrega de milhares de toneladas de carne.

ZAP //

PARTILHAR

30 COMENTÁRIOS

  1. tu JAMAIS suspeitas de NADA, o que queres o MASSA no teu bolso. Tu NUNCA andas no planeta Terra. Estás la metido, se presidias tinhas RESPONSABILIDADES.

  2. A avaliar por tudo o que não viram ou não de que não se aperceberam, os ministros de Sócrates podem ter participado no primeiro governo do mundo constituído integralmente por invisuais (eu preferia mesmo escrever “cegos” mas como o site aconselha, e a misera democracia obriga, utilizo a prudência e correcção política, absurdamente vigente).

    Se tal se verificar, dentro em breve o nosso presidente poderá assinalar mais um «conseguimento» (em português ministeriável) da grande Nação Lusa (onde é que eu já ouvi isto????).

    p.s.- já agora, alguém tem ideia de quantos destes invisuais ainda têm ou tiveram recentemente, actividade governamental? Talvez convenha todos fazer a verificação, se possível ainda antes das próximas eleições.

  3. Porque será que quando existe um nome com algum processo vem sempre, foi Ministro de Sócrates, mas noutros casos e são muitos, não leio foi Ministro de Cavaco, foi Ministro de Passos Coelho enfim……..percebe-se bem quem são estes escribas.

  4. É o Mário Lino que não achou nada suspeito até parece a nossa Justiça nunca encontra nada suspeito de gente da Direita por isso arquiva. Porque será que os jornalistas só vêm gente ligada á Esquerda e á Direita não vêm? Porque será que tudo que envolve gente de esquerda na Justiça há fugas sobre investigações se sobre a Direita nem uma gotinha mesmo pequena? Ou querem fazer crer que corruptos só há na Esquerda na Direita é tudo santinhos? Não sou PS, aliás nem simpatizo com nenhum dos actuais partidos com o dito CU na A.R., mas que acho estranho acho, e há tantos casos sobre a Direita e nem falo dos casos que envolveram gente da Direita e foram arquivados e dos documentos de provas foram “roubados” de uma viatura.

  5. Deixem o CHEGA em paz, só quem não têm a consciência tranquila é que não o quer , o Dr. André Ventura só quer salvar Portugal.

  6. a judite e o ministério corporativo ainda vêem menos do que Exmo. Sr. Ministro. já lhe ofereci um microscópio mas mesmo assim não vêem os tubarões que comem submarinos, os milhares de milhões que saltam borda fora e tantos outros enormes buracos que nos tem sugado o tutano. vem aí o badameco das duas teses então é que a roubalheira se vai elevar ao nível do futebol.

  7. Outro merdoso do bando do Ali Baba que sendo presidente da instituição alvo de gatunos não sabe de nada !..
    Quando é que isto acaba ?! … Uns reles gatunos sem categoria, vulgares !…

  8. É tudo um lamaçal, como dizia o outro. E deve ser muito mais do que se diz. Portugal, depois do 25 do 4 deu nisto. Não sei como há tanto homem na Judite para acudir a tantos roubos e vigarices.

  9. Este governo era uma coisa linda! Aos poucos percebemos porque é que ninguém viu nada do que o outro andava a fazer. Andava tudo ao mesmo.

  10. “Quando perceber que, para produzir, precisa de obter a autorização de quem não produz nada; quando comprovar que o dinheiro flui para quem negocia não com bens, mas com favores; quando perceber que muitos ficam ricos pelo suborno e por influência, mais que pelo trabalho, e que as leis não nos protegem deles, mas, pelo contrário, são eles que estão protegidos de si; quando perceber que a corrupção é recompensada, e a honestidade se converte em auto-sacrifício; então poderá afirmar, sem temor de errar, que a sua sociedade está condenada”

  11. Socialismos / Marxismos é uma especie de “Mercado Negro”, vende-se e compra-se duto, incluindo Submarinos às “escuras” e NINGUEM sabe de NADA!
    Possa, pior que um “Mercado de Ciganos”!

RESPONDER

Rui Rio vence segunda volta. Líder reeleito quer "estabilidade, lealdade e unidade"

O presidente social-democrata, Rui Rio, afirmou hoje que espera poder “trabalhar com estabilidade e lealdade”, recusou que o PSD esteja “partido” e vincou estar “a iniciar o momento para marcar a unidade” no partido. O líder …

Gatos não se importam de comer pessoas mortas (e há um estudo que mostra como o fazem)

Uma nova investigação analisou como é que dois gatos selvagens se alimentaram de cadáveres humanos. Os animais mostraram preferência por corpos específicos ao longo de vários dias. No Forensic Investigation Research Station, no estado norte-americano do …

"Árvores dinossauro". Bombeiros australianos conseguiram salvar floresta pré-histórica

Os bombeiros australianos conseguiram salvar dos incêndios uma floresta com árvores pré-históricas localizada no sudeste do país, anunciou o Governo. Em causa estão árvores da espécie Wollemia nobilis, vulgarmente conhecidas como Pinheiro de Wollemi, que se …

Príncipe Harry e Meghan renunciam aos títulos da realeza

O Palácio de Buckingham anunciou, este sábado, um acordo em que o príncipe Harry e a sua mulher renunciaram aos respetivos títulos, abandonando os deveres enquanto membros seniores da família real do Reino Unido e …

Polaris Slingshot chega ao mercado com um sistema de transmissão inovador

A nova versão do Polaris Slingshot vem equipado com um sistema de transmissão que mescla a condução do manual com o conforto do automático. Para quem não conhece o Polaris Slingshot, apresentado pela primeira vez em …

Turistas estão a invadir Hallstatt, a aldeia austríaca que terá inspirado "Frozen"

Considerado Património Mundial pela UNESCO desde 1997, Hallstatt, na Áustria, possui apenas 778 moradores e tem uma sequência de casas em estilo alpino. Em 2010, antes do lançamento do primeiro filme da Disney, "Frozen", a cidade …

Teerão vai enviar caixa negra do avião abatido para a Ucrânia

O Irão vai enviar para a Ucrânia as gravações da caixa negra do avião ucraniano que abateu acidentalmente, na semana passada, para que sejam sujeitas a análises adicionais. Hassan Rezaeifer, chefe de investigações de acidentes do …

António Folha já não é treinador do Portimonense

O treinador apresentou a demissão do comando técnico do Portimonense, este sábado, depois de perder na deslocação ao lanterna-vermelha Desportivo das Aves, por 3-0. "Antes de me fazerem qualquer pergunta sobre o jogo, queria transmitir que …

Há pombos cowboys em Las Vegas (e voluntários estão a tentar salvá-los)

Por alguma razão, alguém decidiu colar chapéus vermelhos minúsculos de cowboy em pombos de Las Vegas, nos Estados Unidos. Agora, a equipa do Lofty Hopes Pigeon Rescue está a tentar salvá-los. Há uma missão para resgatar …

Youtube encaminha milhões de utilizadores para desinformação climática

Os algoritmos do YouTube estão a encaminhar milhões de utilizadores de vídeos de empresas para a desinformação sobre as alterações climáticas, através de serviços de publicidade online, de acordo com uma investigação da comunidade virtual …