Faltou o pernil. Maduro acusa Portugal de sabotar Natal da Venezuela

Governo da Venezuela

O presidente da Venezuela, Nicolás Maduro Foto:

Esta quinta-feira, o presidente da Venezuela acusou Portugal de sabotar a importação de pernil de porco por parte do governo venezuelano, que, por sua vez, não cumpriu a promessa de distribuir entre o povo o alimento natalício.

O presidente da Venezuela, Nicolás Maduro, prometeu oferecer pernil aos venezuelanos, através dos Comités Locais de Abastecimento e Produção. No entanto, nem tudo correu como o esperado e a promessa de Maduro não foi cumprida. Agora, o presidente acusa Portugal de ter sabotado os seus planos.

“O que se passou com o pernil? Fomos sabotados e posso dizer de um país em particular, Portugal. Estava tudo pronto, comprámos todo o pernil que havia na Venezuela, mas tínhamos que importar e sabotaram a compra”, disse Nicolás Maduro.

De acordo com o Público, o chefe de Estado venezuelano disse ter planeado a compra de pernil de porco a Portugal e que acertou todos os pagamentos, depois de ter comprado todo o pernil existente na Venezuela. No entanto, Maduro disse também que os barcos portugueses que traziam o alimento foram sabotados.

Porém, Nicolás Maduro não detalhou de que forma Portugal terá boicotado a chegada dos pernis à Venezuela e queixou-se ainda de alguns países terem bloqueado as contas bancárias da Venezuela, que iria ser usadas para efetuar os pagamentos. “Com ou sem sabotagem, a este povo ninguém tira a alegria“, referiu.

A falta de pernil de porco no Natal levou a uma vaga de protestos pelo país, nomeadamente nas zonas mais pobres da Venezuela.

Santos Silva responde a Maduro

Em entrevista à TSF, o ministro dos Negócios Estrangeiros garante que o governo português não tem qualquer responsabilidade na falha de abastecimento de pernil de porco.

“O governo português não tem, seguramente, esse poder de sabotar pernil de porco. Nós vivemos numa economia de mercado. As exportações competem às empresas”, explicou Augusto Santos Silva.

Questionado sobre a possibilidade de chamar o embaixador português na Venezuela ao Palácio das Necessidades, o ministro explica que antes de mais, é preciso perceber o que se passou. “Eu sou um cientista profissional. Primeiro vamos apurar os factos e depois tiraremos as conclusões”, concluiu.

ZAP //

PARTILHAR

6 COMENTÁRIOS

  1. ahahah…Alegadamente um país mais rico mas que gasta tudo não sei em que, a criticar um país pobre! E ainda se queixa?!?!?lol…com tanto petróleo, porque estão assim tão à rasca!?!?lol

  2. incrivel como um governo irmao do desgoverno do ditador maduro boicota o pernil aos pobres venezuelanos…. enquanto os cargueiros com petroleo chegam a cuba…e os milhoes de dolares chegam aos partidos esquerdistas em portugal espanha catalunha e grecia…os venezuelanos ficam sem pernil de natal mas felizes e contentes por serewm governados por tal gente….e a geringonça nem aos pobres irmaos maduros e capaz de fiar um monte de pernil… inacreditavel!!!!!

  3. O CDU/BE que justifiquem lá a falta de pernil que eles é que defendem o governo da Venezuela eheh. Não era o Socrates que era amigo deles?

RESPONDER

Rara cobra de duas cabeças e dois cérebros independentes encontrada na Florida

Uma rara cobra com duas cabeças e dois cérebros independentes foi resgatada no estado norte-americano da Florida por uma equipa de especialistas do organização Florida Fish and Wildlife Conservation Commission. Na rede social Facebook, a organização, …

Benfica 2-0 Belenenses SAD | Darwinismo rende arranque histórico

O Benfica cumpriu e venceu o Belenenses SAD por 2-0, no Estádio da Luz, na partida que encerrou a quinta jornada da Liga NOS. Foi o quinto triunfo benfiquista no campeonato em cinco partidas, o …

Uma tarefa doméstica está a poluir sorrateiramente o ambiente

O que vestimos e como lavamos as nossas roupas influencia o número de microfibras sintéticas que libertamos no meio ambiente. Há uma tarefa doméstica a poluir sorrateiramente o ambiente. Um novo artigo científico, publicado na PLOS …

A companhia aérea que faliu devido à covid-19 está de volta

A pandemia de covid-19 foi traiçoeira para muitas empresas. A Flybe, uma das primeiras vítimas, está agora a ressuscitar - e pode voltar a rasgar os céus já no próximo ano. A economia mundial foi muito …

Dormir bem antes de tomar a vacina da gripe pode ajudar a aumentar a sua eficácia

Segundo os especialistas, uma boa noite de sono pode mesmo ajudar a aumentar a eficácia da vacina da gripe, que neste ano ganha particular relevância em plena pandemia de covid-19. De acordo com Matthew Walker, autor …

Há um petroleiro abandonado há mais de uma década nas Caraíbas (e é uma "bomba-relógio")

Um navio de armazenamento de petróleo venezuelano está ancorado no Golfo de Paria, um trecho de mar fechado entre a Venezuela e a ilha de Trinidad, há mais de uma década. Antes de os Estados Unidos …

Portugal deve bater recorde de doentes em cuidados intensivos ainda esta semana

Portugal deverá ultrapassar, esta quarta-feira, o recorde de doentes em unidades de cuidados intensivos, alertou a ministra da Saúde, Marta Temido, em conferência de imprensa sobre a capacidade do Serviço Nacional de Saúde para combater …

A Budapest Eye foi restaurante por um dia (e com estrela Michelin)

Um restaurante com estrela Michelin em Budapeste, na Hungria, ofereceu aos clientes uma experiência gastronómica na famosa roda gigante Budapest Eye. Atraiçoado pela queda de faturação após o desaparecimento de turistas estrangeiros, o restaurante Costes, premiado …

Antigo ministro da Saúde Leal da Costa admite novo estado de emergência

O antigo ministro da Saúde Fernando Leal da Costa defendeu hoje que em algum momento deve ser decretado de novo o estado de emergência, para que o Governo possa tomar medidas na luta contra a …

Marcelo promulga uso obrigatório de máscara na rua por 70 dias

O Presidente da República promulgou esta segunda-feira o decreto da Assembleia da República que determina o uso obrigatório de máscara na rua, por um período de 70 dias, sempre que não seja possível cumprir o …