França espera mais atentados nos próximos dias

Malte Christians / EPA

Soldados franceses em patrulha junto à Torre Eiffel, em Paris

Portas arrombadas durante a noite e buscas sem mandado judicial são agora o pão nosso de cada dia das forças policiais francesas, enquanto a França prossegue em estado de emergência e à espera de mais atentados terroristas.

Os ataques do passado dia 13 de Novembro mantêm Paris – e a França na totalidade – em estado de alerta, até porque o receio de novos actos de terrorismo prossegue.

“Sabemos que há operações que foram preparadas e estão ainda a ser preparadas, não apenas contra a França mas contra outros países europeus também”, alerta o primeiro-ministro francês, Manuel Valls, em entrevista à rádio belga RTL.

Valls evidencia que estes podem ocorrer “nos próximos dias, nas próximas semanas”, anunciando também que os serviços secretos franceses evitaram, nos últimos meses, cinco ataques terroristas.

David Cameron, o primeiro-ministro britânico, tinha dito, na segunda-feira, que as autoridades do seu país tinham impedido sete atentados.

Perante estes dados, a França prossegue em estado de emergência, um mecanismo judicial que permite buscas sem mandato, entre outras possibilidades que facilitem o trabalho da polícia.

A ideia do governo francês é que este estado de emergência dure durante, pelo menos, três meses, conforme noticia o jornal francês Le Monde.

Portas arrombadas durante a noite e armas de guerra apreendidas

Só na madrugada desta terça-feira, a polícia francesa realizou 128 rusgas, disse à rádio France Info o ministro do Interior, Bernard Cazeneuve.

Na segunda-feira, as autoridades francesas realizaram 23 detenções e apreenderam 31 armas, incluindo um lança-foguetes e uma espingarda automática Kalashnikov idêntica à que os terroristas usaram nos ataques de sexta-feira, em rusgas feitas em diversos pontos do país.

Durante a última noite, a aviação francesa voltou também a bombardear o principal reduto do Estado Islâmico na Síria, em Raqa.

Estas buscas policiais estendem-se à vizinha Bélgica, onde viviam alguns dos terroristas envolvidos nos ataques e onde as autoridades têm procurado um dos implicados que continua em fuga.

Entretanto, o jogo de futebol Bélgica-Espanha foi cancelado, por razões de segurança, mas o Inglaterra-França vai mesmo realizar-se, nesta terça-feira à noite, no Estádio de Wembley.

Os atentados de Paris foram reivindicados pelo grupo extremista que se auto-designa Estado Islâmico.

ZAP / Lusa

PARTILHAR

4 COMENTÁRIOS

  1. Infelizmente, em nome da paz, a privacidade torna-se um luxo. E em nome da segurança, a Europa caminha rapidamente para um fascismo escondido na palavra democracia. As pessoas desconfiam cada vez mais umas das outras, e a insanidade continua a aumentar. E poucos olham para a verdadeira causa de tudo isto, a qual não está no terrorismo, mas nas políticas que os permitiriam entrar na Europa. Hitler não podia imaginar um fascismo mais perfeito que este. E entretanto, a pergunta principal fica por esclarecer: Como é que tantas Kalashnikov entram na Europa, inclusive num TGV com direcção a Paris?

  2. Se tiverem que investigar a casa de cada islâmico que habita em França ainda serão uns vários milhões de portas a arrombar, a idiotice destas democracias europeias plenas de liberdade e faltas de respeito e responsabilidade ainda nos hão-de conduzir a ditaduras.

  3. é estranho a França estar com esta exagerada ação militar, a sua tentativa de accionar a clausula do tratado de Lisboa para justificar este e outros motivos bélicos carece de concenço do parlamento europeu.
    Todos estamos de luto, porém, cuidado nas ações que tomamos com a cabeça quente dos acontecimentos, é compreensível, mas será legal?! Do pouquíssimo que aos cidadãos fora dado a conhecer deste tratado, considero que a França não tem legitimidade para fazer o que está belicamente a fazer. E na minha humilde opinião, com este tipo de ações está a piorar a situação de todos aqueles que já não aguentam o autoproclamado estado islâmico. Que é exatamente o que os radicais pretendem do ocidente que o “darwinismo” de quem não aceita as suas condições seja imposto por terceiros… e com esta chacina… angariar mais elementos para a sua organização. reparem no sucedido no USA. Eles aprenderam com o Bush filho. Holland parece que desconhece os seculos de história deste continente chamado de velho por alguma razão. Alguém esfrie aquela cabeça,antes que nos condene a todos por algo de que somos inocentes…
    Obrigado por lerem esta humilde opinião.
    Boas festas

  4. “fascismos escondido…”? Que estupidez voluntária!
    Perante a barbárie e contra o terrorismo a “ingenuidade” da democracia tem forma de eliminar os ratos do estado de direito democrático – Estado de emergência já e pelo tempo que for necessário.
    Não serão trios de energúmenos fanáticos alienados por elites politico-militares em processo de vingança por lhes terem cortado os privilégios de décadas a coberto do partido Bas do Sadam, que hão de vergar as democracias Europeias. O estado de emergência, antes da guerra, protege a democracia…

RESPONDER

Epidemiologista chefe da DGS abandona cargo. Saída foi "programada"

A chefe da divisão de Epidemiologia e Estatística da Direção-Geral da Saúde, Rita Sá Machado, vai integrar a equipa da Missão Permanente de Portugal junto dos Organismos e Organizações Internacionais das Nações Unidas, em Genebra. A …

"É com Vieira que o FC Porto consegue tirar a final da Taça do Jamor"

Rui Gomes da Silva, candidato à presidência do Benfica, apontou baterias ao atual presidente das águias, Luís Filipe Vieira, poucas horas depois de a Federação Portuguesa de Futebol ter anunciado que a final da Taça …

Rui Rio propôs fim dos debates quinzenais sem consultar deputados

A bancada do PSD só recebeu as propostas do partido para alterar o regimento da Assembleia da República mais de 24 horas depois do anúncio feito por Rui Rio, na terça-feira, no Porto. Rui Rio, líder …

TAP escapa à nacionalização. Estado assume controlo com 72,5% da companhia

O Estado e os acionistas privados da TAP estão perto de chegar a acordo, devendo a companhia aérea escapar à nacionalização. Ainda não há fumo branco, mas o acordo sobre o futuro da TAP deverá …

Encontradas 115 crianças enterradas com moedas na boca na Polónia

Trabalhadores que construíam uma nova estrada na Polónia encontraram os restos de 115 corpos de crianças enterras com moedas na boca. Durante os trabalhos de construção de uma autoestrada em Jezowe, na Polónia, trabalhadores descobriram restos …

À frente de Figo, Futre e Ronaldo. Joelson é o terceiro mais novo de sempre a estrear-se pelo Sporting

O Sporting venceu esta quinta-feira na receção ao Gil Vicente, por 2-1, no jogo de encerramento da 29.ª jornada da I Liga portuguesa de futebol. A partida marcou também a estreia do jovem extremo Joelson …

Austrália pondera dar refúgio a quem abandone Hong Kong

O primeiro-ministro australiano disse esta quinta-feira que o Governo está a ponderar dar refúgio aos residentes de Hong Kong que desejem abandonar a ex-colónia britânica devido à nova lei de segurança nacional imposta por Pequim. Scott …

Vieira ainda sonha com Jesus (e a Libertadores pode ajudar no regresso)

O presidente do Benfica, Luís Filipe Vieira, não desistiu de voltar a colocar Jorge Jesus no comando técnico da equipa da Luz e, caso a Taça dos Libertadores não seja realizada, o regresso do treinador …

Marta Temido garante que não há descontrolo em Lisboa (mas assume falhas)

Em entrevista à RTP, a ministra da Saúde garantiu que não há "descontrolo" na evolução da pandemia na região de Lisboa e Vale do Tejo, mas sublinhou que se trata de uma "situação de sobressalto, …

A genética ajuda a determinar o quão afetuosas são as mulheres (mas não os homens)

A genética desempenha um papel importante no nível de afetividade das mulheres, mas o mesmo não acontece entre os homens, concluiu uma nova investigação científica levada a cabo com gémeos. Na nova investigação, recentemente publicada …