França espera mais atentados nos próximos dias

Malte Christians / EPA

Soldados franceses em patrulha junto à Torre Eiffel, em Paris

Portas arrombadas durante a noite e buscas sem mandado judicial são agora o pão nosso de cada dia das forças policiais francesas, enquanto a França prossegue em estado de emergência e à espera de mais atentados terroristas.

Os ataques do passado dia 13 de Novembro mantêm Paris – e a França na totalidade – em estado de alerta, até porque o receio de novos actos de terrorismo prossegue.

“Sabemos que há operações que foram preparadas e estão ainda a ser preparadas, não apenas contra a França mas contra outros países europeus também”, alerta o primeiro-ministro francês, Manuel Valls, em entrevista à rádio belga RTL.

Valls evidencia que estes podem ocorrer “nos próximos dias, nas próximas semanas”, anunciando também que os serviços secretos franceses evitaram, nos últimos meses, cinco ataques terroristas.

David Cameron, o primeiro-ministro britânico, tinha dito, na segunda-feira, que as autoridades do seu país tinham impedido sete atentados.

Perante estes dados, a França prossegue em estado de emergência, um mecanismo judicial que permite buscas sem mandato, entre outras possibilidades que facilitem o trabalho da polícia.

A ideia do governo francês é que este estado de emergência dure durante, pelo menos, três meses, conforme noticia o jornal francês Le Monde.

Portas arrombadas durante a noite e armas de guerra apreendidas

Só na madrugada desta terça-feira, a polícia francesa realizou 128 rusgas, disse à rádio France Info o ministro do Interior, Bernard Cazeneuve.

Na segunda-feira, as autoridades francesas realizaram 23 detenções e apreenderam 31 armas, incluindo um lança-foguetes e uma espingarda automática Kalashnikov idêntica à que os terroristas usaram nos ataques de sexta-feira, em rusgas feitas em diversos pontos do país.

Durante a última noite, a aviação francesa voltou também a bombardear o principal reduto do Estado Islâmico na Síria, em Raqa.

Estas buscas policiais estendem-se à vizinha Bélgica, onde viviam alguns dos terroristas envolvidos nos ataques e onde as autoridades têm procurado um dos implicados que continua em fuga.

Entretanto, o jogo de futebol Bélgica-Espanha foi cancelado, por razões de segurança, mas o Inglaterra-França vai mesmo realizar-se, nesta terça-feira à noite, no Estádio de Wembley.

Os atentados de Paris foram reivindicados pelo grupo extremista que se auto-designa Estado Islâmico.

ZAP / Lusa

PARTILHAR

4 COMENTÁRIOS

  1. Infelizmente, em nome da paz, a privacidade torna-se um luxo. E em nome da segurança, a Europa caminha rapidamente para um fascismo escondido na palavra democracia. As pessoas desconfiam cada vez mais umas das outras, e a insanidade continua a aumentar. E poucos olham para a verdadeira causa de tudo isto, a qual não está no terrorismo, mas nas políticas que os permitiriam entrar na Europa. Hitler não podia imaginar um fascismo mais perfeito que este. E entretanto, a pergunta principal fica por esclarecer: Como é que tantas Kalashnikov entram na Europa, inclusive num TGV com direcção a Paris?

  2. Se tiverem que investigar a casa de cada islâmico que habita em França ainda serão uns vários milhões de portas a arrombar, a idiotice destas democracias europeias plenas de liberdade e faltas de respeito e responsabilidade ainda nos hão-de conduzir a ditaduras.

  3. é estranho a França estar com esta exagerada ação militar, a sua tentativa de accionar a clausula do tratado de Lisboa para justificar este e outros motivos bélicos carece de concenço do parlamento europeu.
    Todos estamos de luto, porém, cuidado nas ações que tomamos com a cabeça quente dos acontecimentos, é compreensível, mas será legal?! Do pouquíssimo que aos cidadãos fora dado a conhecer deste tratado, considero que a França não tem legitimidade para fazer o que está belicamente a fazer. E na minha humilde opinião, com este tipo de ações está a piorar a situação de todos aqueles que já não aguentam o autoproclamado estado islâmico. Que é exatamente o que os radicais pretendem do ocidente que o “darwinismo” de quem não aceita as suas condições seja imposto por terceiros… e com esta chacina… angariar mais elementos para a sua organização. reparem no sucedido no USA. Eles aprenderam com o Bush filho. Holland parece que desconhece os seculos de história deste continente chamado de velho por alguma razão. Alguém esfrie aquela cabeça,antes que nos condene a todos por algo de que somos inocentes…
    Obrigado por lerem esta humilde opinião.
    Boas festas

  4. “fascismos escondido…”? Que estupidez voluntária!
    Perante a barbárie e contra o terrorismo a “ingenuidade” da democracia tem forma de eliminar os ratos do estado de direito democrático – Estado de emergência já e pelo tempo que for necessário.
    Não serão trios de energúmenos fanáticos alienados por elites politico-militares em processo de vingança por lhes terem cortado os privilégios de décadas a coberto do partido Bas do Sadam, que hão de vergar as democracias Europeias. O estado de emergência, antes da guerra, protege a democracia…

RESPONDER

"Checkmate". Rússia apresenta o seu novo jacto de combate revolucionário

O novo jacto é a aposta do governo russo para as exportações e pode vir a ditar o fim da supremacia (aérea e no mercado) do F-35 norte-americano. A Rússia apresentou o protótipo do novo jacto …

"É demasiado tarde". As palavras dos médicos aos doentes com covid-19 que recusaram a vacina

Estados Unidos da América contam com 48.49% da população totalmente vacinada, apesar de o processo ter estagnado nas últimas semanas. Os números de novas infeções crescem, assim como as mortes face ao crescimento galopante da …

"Pingdemic". Há uma nova "pandemia" a causar escassez de comida e combustível no Reino Unido

As medidas de distanciamento social no Reino Unido caíram e, como consequência, centenas de milhares de pessoas estão a ser notificadas para cumprir isolamento. A partir desta segunda-feira o uso de máscara e outras medidas de …

O lago mais improvável de Roma é um refúgio urbano (que impulsiona o ativismo ambiental)

O lago mais improvável de Roma, que nem sequer devia existir, motivou uma luta pela proteção ambiental do local. No anos 90, num local de construção a apenas alguns quilómetros a leste do Coliseu de Roma, …

Afeganistão. EUA lançam ataques aéreos enquanto Talibãs exigem a renúncia do Presidente

Os Estados Unidos (EUA) entraram num confronto pela cidade de Kandahar, realizando ataques aéreos em apoio às forças afegãs, enquanto os Talibãs apelam ao Presidente Ashraf Ghani para renunciar. O porta-voz do Pentágono, John Kirby, avançou …

A primeira casa impressa em 3D no Canadá é inspirada na sequência de Fibonacci

Depois de ter inspirado inúmeros edifícios, a sequência de Fibonacci serviu de musa à empresa de impressão em 3D Twente Additive Manufacturing (TAM), que criou a primeira casa impressa em 3D do Canadá. A Fibonacci House é …

Marcha do Orgulho de Budapeste será um protesto contra as leis anti-LGBTQI, diz organização

A marcha do Orgulho em Budapeste, que ocorrerá no sábado, será "uma celebração, mas também um protesto", disseram os organizadores, enquanto a comunidade LGBTQI húngara se prepara para desafiar a escalada da campanha anti-homossexual do …

PSD propõe máximo de 215 deputados e divisão de grandes círculos eleitorais

O PSD apresentou, esta sexta-feira, a sua proposta para a reforma do sistema eleitoral, que fixa um máximo de 215 deputados, menos 15 do que o total atualmente em vigor. A proposta do PSD para a …

Variante Lambda: o que saber sobre a nova mutação que preocupa as autoridades

Está a ter um foco mais circunscrito à América Latina, mas já houve dois casos desta mutação em Portugal. A OMS está atenta e de momento classifica a Lambda como uma variante de interesse. Foi inicialmente …

PSD força audição de Eduardo Cabrita sobre inquérito da IGAI

O PSD recorreu à figura da audição potestativa a que os partidos têm direito a usar regimentalmente para ouvir membros do Governo e entidades públicas.  O PSD requereu esta sexta-feira a audição parlamentar obrigatória do ministro …