França bombardeia Estado Islâmico na Síria

Caças bombardeiros Dassault Rafale partem de uma base aérea na Jordânia para o bombardeamento de Raqqa

Aviões franceses largaram hoje 20 bombas no reduto do autoproclamado Estado Islâmico em Raqqa, no leste da Síria, destruindo um posto de comando e um campo de treino, anunciou o ministro da Defesa francês.

“O primeiro objetivo destruído era utilizado pelo DAESH (sigla árabe do auto proclamado Estado Islâmico) como posto de comando, centro de recrutamento jiadista e depósito de armas e munições”, refere o ministro em comunicado.

O segundo objetivo era um campo de treino terrorista”, acrescenta o comunicado, citado pela Agência France Presse.

Doze aparelhos, entre os quais dez caças Rafale, partiram ao mesmo tempo dos Emirados Árabes Unidos e da Jordânia e largaram 20 bombas.

O alvo do bombardeamento, a cidade de Raqqa, ou Al-Raqqah, localizada a 160 km a leste de Aleppo, na Síria, é considerada a “capital do Estado Islâmico“.

A operação foi decidida pelo presidente François Hollande há cerca de 24h, e terá causado 100 a 120 baixas entre os militantes do Etado Islâmico.

Os caças bombardeiros franceses partiram de bases nos Emirados Árabes Unidos e na Jordânia.

“Planeado em locais previamente identificados em missões de reconhecimento realizadas por França, esta operação foi conduzida em coordenação com as forças norte-americanas“, lê-se no comunicado.

O autoproclamado Estado Islâmico reivindicou os atentados de sexta-feira em Paris, que provocaram pelo menos 129 mortos e 350 feridos.

É um ato de guerra cometido por um exército terrorista, o DAESH, um exército jiadista”, afirmou após os ataques o presidente francês, François Hollande.

Hollande advertiu na altura que o seu país seria “implacável” em todas as frentes, “tanto no interior como no exterior”.

ZAP / Lusa

PARTILHAR

2 COMENTÁRIOS

RESPONDER

Pequena e funcional. Assim se carateriza a Tiny House (que ainda evita dores de joelhos)

Esta pequena casa móvel pode ser a solução que procura. Devido à sua arquitetura dinâmica é ótima para pessoas com problemas de articulações e que sofrem com dores joelhos, pernas cansadas ​​ou dores nas costas. Hoje …

Chama-se Elios, é um drone e vai explorar as profundezas das cavernas de gelo da Gronelândia

Elios é o drone que está a ajudar os investigadores a descobrirem mais sobre os mistérios da Gronelândia. Inserido numa estrutura própria, tem explorado as cavernas de gelo, facilitando assim o acesso a locais mais …

Milhares de pássaros migratórios estão (misteriosamente) a morrer no Novo México

Um elevado número de pássaros migratórios está a morrer em todo o Novo México, numa misteriosa mortalidade em massa que está a preocupar os cientistas. Estima-se que o número de pássaros mortos seja de centenas de …

Crianças inspiram Lego a livrar-se de todas as embalagens de plástico

As peças da Lego podem acabar no oceano durante mais de mil anos, mas os fabricantes dinamarqueses estão a tentar tornar a empresa ecologicamente correta. Na sua última promessa, a Lego vai começar a usar sacos …

Uma cidade chamada "amianto" está a tentar mudar o nome (e a discussão tornou-se tóxica)

Há uma cidade no Canadá chamada Asbesto - um material de construção altamente tóxico. Os habitantes da cidade não estão felizes com este nome, mas a sua mudança também não está a ser fácil. De acordo …

FC Porto 3-1 Braga | Entrada de “dragão”

O FC Porto iniciou a defesa do título nacional com uma vitória importante sobre o Sporting de Braga por 3-1. Os minhotos marcaram primeiro no Dragão, por um ex-portista, mas os descontos do primeiro tempo foram …

Barco navega em forma de coração para agradecer aos habitantes da Nova Escócia

A escuna Bluenose II navegou de forma bastante original no último dia da temporada de 2020. A rota seguida criou a forma de um coração no porto de Lunenburg, na Nova Escócia. De acordo com o …

França bate recorde com 13.498 novos casos. Espanha não vai confinar

A França registou este sábado um recorde diário de casos de covid-19, com 13.498 novos infetados nas últimas 24 horas, anunciou a Agência Nacional de Saúde, acrescentando que, no mesmo período, morreram mais 26 pessoas. No …

Diogo Jota no Liverpool

O Liverpool oficializou hoje a contratação do futebolista internacional Diogo Jota, de 23 anos, num contrato “de longa duração”, sem especificar a duração. A imprensa inglesa tem adiantado que o jogador vai assinar por cinco épocas, …

Companhia aérea australiana oferece voos de 7 horas (para lugar nenhum)

A companhia aérea australiana Qantas anunciou recentemente planos para um voo panorâmico de sete horas que fará um loop gigante em Queensland e Gold Coast, New South Wales e os remotos centros do interior do …