França. Após 15 dias de aulas, já foram fechadas 80 escolas devido a casos de covid-19

Mário Cruz / Lusa

O ano letivo ainda agora começou e o cenário em França não se mostra muito animador para os alunos. Em apenas duas semanas de aulas já foram encerradas mais de 80 escolas, devido à deteção de novos casos de coronavírus – disse o ministro da Educação, Jean-Michel Blanquer, insistindo em ainda assim esses são números “baixos”.

Jean-Michel Blanquer disse, durante uma entrevista à LCI, que estes números não são de todo preocupantes, uma vez que garante “temos apenas cerca de 1200 novos casos de covid-19 entre os alunos em comparação com a semana passada” – revela o DN.

O ministro da Educação francês destacou que o encerramento destas escolas representa apenas uma pequena fração das 60 mil escolas existentes em toda o país, e explica que o início deste ano letivo “é o melhor possível” dada a atual crise de saúde que se vive.

Em França, algumas aulas presenciais também foram suspensas em algumas universidades nos últimos dias, devido à deteção de alguns casos de contágio.

Segundo o DN, A Universidade de Montpellier anunciou a suspensão das aulas na Faculdade de Medicina depois de cerca de 60 alunos testaram positivo para o novo coronavírus após uma festa. A Universidade de Rennes, no oeste da França, também suspendeu as aulas para estudantes de Medicina, após haver a confirmação de 83 testes positivos.

A agência nacional de saúde pública relatou quase 8 mil novos casos nas últimas 24 horas, uma descida em relação aos mais de 10 mil casos registados no sábado – dia que se revelou um recorde de novos casos desde o início da testagem em massa.

A França prepara-se agora para uma segunda vaga de casos que pode chegar já neste outono. O governo colocou 82 dos 101 departamentos do país em alerta vermelho, e cidades como Bordéus e Marselha aumentaram as restrições esta semana, especialmente em termos de reuniões públicas e visitas a lares de idosos.

Em França já morreram cerca de 31 mil pessoas com covid-19.

ZAP //

 

PARTILHAR

RESPONDER

"Uma mão cheia de nada". PSD diz que OE2021 é um strogonoff-vegan para pescar votos

O PSD disse esta quarta-feira que a proposta de Orçamento do Estado para 2021 é uma espécie de "strogonoff-vegan", procurando assim o apoio de PCP e PAN. Pela voz do deputado Duarte Pacheco, no na abertura …

Recolher obrigatório, centros comerciais a fechar mais cedo e ensino à distância. Cenário pode estar próximo no Norte

Numa altura em que os especialistas alertam que a região do norte pode atingir os 7.000 casos diários na próxima semana, são muitos os autarcas que se antecipam e começam a planear medidas mais restritas …

SNS já está a enviar doentes covid-19 para o privado. Hospital de Penafiel à beira da rutura

O jornal Público avança esta quarta-feira que o Serviço Nacional de Saúde (SNS) já está a encaminhar doentes com covid-19 para os hospitais privados. De acordo com o matutino, há pelo menos uma unidade privada …

Estes dinossauros acabaram por ser extintos porque tinham asas, mas não sabiam voar

Apesar de terem asas de morcego, os dois pequenos dinossauros, Yi e Ambopteryx, só conseguiam deslizar entre as árvores. Yi e Ambopteryx, que viviam no norte da região onde se situa atualmente a China, lutavam para voar …

Champions à portuguesa. FC Porto soma primeira vitória, João Félix e Jota brilham

O FC Porto arrecadou esta quarta-feira a primeira vitória na Liga dos Campeões de futebol, na receção ao Olympiacos (2-0), numa segunda jornada em que João Félix e Diogo Jota brilharam por Atlético de Madrid …

Uso de máscara na rua já é obrigatório. Saiba tudo o que muda nos próximos dias

O uso de máscara na rua passa a ser obrigatório a partir de hoje, com exceções, e o não cumprimento desta imposição é punido com multas que vão até aos 500 euros. Conheça tudo o …

Ronaldo volta a testar positivo (e falha reencontro com Messi na Champions)

O internacional português Cristiano Ronaldo voltou a testar positivo ao novo coronavírus e vai por isso falhar o jogo entre a Juventus e o Barcelona de Lionel Messi a contar para a Liga dos Campeões. …

Costa convoca partidos e Conselho de Ministros extraordinário para "ações imediatas"

O primeiro-ministro marcou reuniões com os partidos na sexta-feira e convocou para sábado um Conselho de Ministros extraordinário para definir novas "ações imediatas" para o controlo da pandemia de covid-19 em Portugal. Fonte do Governo disse, esta …

De Jong: "O treinador avisou-me: cuidado com a boa vida em Barcelona"

O jovem médio contou a conversa que teve com Ronald Koeman, quando Koeman não era treinador do Barcelona. Messi é o "melhor do mundo". Frenkie de Jong chegou a Barcelona no verão de 2019 mas, antes …

Produtos de limpeza perfumados podem ser prejudiciais para a saúde

Os produtos de limpeza perfumados podem ser prejudiciais para a saúde, causando problemas que vão desde dores de cabeça e erupções cutâneas até asma, disfunção do sistema imunitário e problemas cardíacos. A pandemia de covid-19 fez …