/

França. Após 15 dias de aulas, já foram fechadas 80 escolas devido a casos de covid-19

Mário Cruz / Lusa

O ano letivo ainda agora começou e o cenário em França não se mostra muito animador para os alunos. Em apenas duas semanas de aulas já foram encerradas mais de 80 escolas, devido à deteção de novos casos de coronavírus – disse o ministro da Educação, Jean-Michel Blanquer, insistindo em ainda assim esses são números “baixos”.

Jean-Michel Blanquer disse, durante uma entrevista à LCI, que estes números não são de todo preocupantes, uma vez que garante “temos apenas cerca de 1200 novos casos de covid-19 entre os alunos em comparação com a semana passada” – revela o DN.

O ministro da Educação francês destacou que o encerramento destas escolas representa apenas uma pequena fração das 60 mil escolas existentes em toda o país, e explica que o início deste ano letivo “é o melhor possível” dada a atual crise de saúde que se vive.

Em França, algumas aulas presenciais também foram suspensas em algumas universidades nos últimos dias, devido à deteção de alguns casos de contágio.

Segundo o DN, A Universidade de Montpellier anunciou a suspensão das aulas na Faculdade de Medicina depois de cerca de 60 alunos testaram positivo para o novo coronavírus após uma festa. A Universidade de Rennes, no oeste da França, também suspendeu as aulas para estudantes de Medicina, após haver a confirmação de 83 testes positivos.

A agência nacional de saúde pública relatou quase 8 mil novos casos nas últimas 24 horas, uma descida em relação aos mais de 10 mil casos registados no sábado – dia que se revelou um recorde de novos casos desde o início da testagem em massa.

A França prepara-se agora para uma segunda vaga de casos que pode chegar já neste outono. O governo colocou 82 dos 101 departamentos do país em alerta vermelho, e cidades como Bordéus e Marselha aumentaram as restrições esta semana, especialmente em termos de reuniões públicas e visitas a lares de idosos.

Em França já morreram cerca de 31 mil pessoas com covid-19.

ZAP //

 

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.