França. Após 15 dias de aulas, já foram fechadas 80 escolas devido a casos de covid-19

Mário Cruz / Lusa

O ano letivo ainda agora começou e o cenário em França não se mostra muito animador para os alunos. Em apenas duas semanas de aulas já foram encerradas mais de 80 escolas, devido à deteção de novos casos de coronavírus – disse o ministro da Educação, Jean-Michel Blanquer, insistindo em ainda assim esses são números “baixos”.

Jean-Michel Blanquer disse, durante uma entrevista à LCI, que estes números não são de todo preocupantes, uma vez que garante “temos apenas cerca de 1200 novos casos de covid-19 entre os alunos em comparação com a semana passada” – revela o DN.

O ministro da Educação francês destacou que o encerramento destas escolas representa apenas uma pequena fração das 60 mil escolas existentes em toda o país, e explica que o início deste ano letivo “é o melhor possível” dada a atual crise de saúde que se vive.

Em França, algumas aulas presenciais também foram suspensas em algumas universidades nos últimos dias, devido à deteção de alguns casos de contágio.

Segundo o DN, A Universidade de Montpellier anunciou a suspensão das aulas na Faculdade de Medicina depois de cerca de 60 alunos testaram positivo para o novo coronavírus após uma festa. A Universidade de Rennes, no oeste da França, também suspendeu as aulas para estudantes de Medicina, após haver a confirmação de 83 testes positivos.

A agência nacional de saúde pública relatou quase 8 mil novos casos nas últimas 24 horas, uma descida em relação aos mais de 10 mil casos registados no sábado – dia que se revelou um recorde de novos casos desde o início da testagem em massa.

A França prepara-se agora para uma segunda vaga de casos que pode chegar já neste outono. O governo colocou 82 dos 101 departamentos do país em alerta vermelho, e cidades como Bordéus e Marselha aumentaram as restrições esta semana, especialmente em termos de reuniões públicas e visitas a lares de idosos.

Em França já morreram cerca de 31 mil pessoas com covid-19.

ZAP ZAP //

 

PARTILHAR

RESPONDER

Situação clínica de Alfredo Quintana é "muito grave"

Alfredo Quintana, guarda-redes de andebol, de 32 anos, sofreu uma paragem cardíaca num treino, na segunda-feira. Encontra-se internado no Hospital de São João, no Porto, e a situação clínica é "muito grave". A situação clínica …

Documentos mostram que assassinos de Khashoggi usaram aviões de empresa controlada pelo príncipe herdeiro

Documentos judiciais revelam que os dois jatos particulares usados ​​pelos supostos assassinos do jornalista Jamal Khashoggi pertenciam a uma empresa que, menos de um ano antes, tinha sido apreendida pelo príncipe herdeiro da Arábia Saudita. Os …

António Guterres agradece confiança do Governo português

O secretário-geral da ONU expressou, esta quarta-feira, agradecimento e humildade por receber o apoio oficial do Governo português para um segundo mandato e prometeu fazer de tudo para continuar a ser digno da renomeação. "O secretário-geral …

Israel identifica cidadãos que não foram vacinados. Na Galiza, quem recusar vacina arrisca multa

O Parlamento israelita autorizou esta quarta-feira o Ministério da Saúde a comunicar às entidades públicas do país as identidades de pessoas não vacinadas contra a covid-19, levantando preocupações sobre a privacidade dos cidadãos que recusam …

Testes por saliva usados em eventos-piloto antes de festivais de verão

Os agentes ligados a festivais e concertos e a Direção-Geral de Saúde (DGS) vão realizar várias experiências-piloto para se perceber em que moldes se podem concretizar os festivais de música no verão. Uma das ideias é …

Mais 49 mortes e 1.160 casos de covid-19. Há menos doentes internados do que no Natal

O boletim divulgado esta quinta-feira pela Direção-Geral da Saúde (DGS) indica que foram registados 1.160 novos casos de covid-19 em Portugal. Nas últimas 24 horas, morreram 49 pessoas. Portugal registou, esta quinta-feira, 1.160 novos casos de …

Bruxelas vai rever regras de uso de telemóvel em roaming

A Comissão Europeia vai rever as regras sobre o roaming do telemóvel, ajustando as tarifas máximas e aumentando a transparência, tendo em vista que o regulamento em vigor caduca a 30 de junho de 2022. Segundo …

Amnistia Internacional retira estatuto de prisioneiro de consciência a Navalny

A Amnistia Internacional anunciou que não pode considerar o principal opositor russo um "prisioneiro de consciência" devido a algumas declarações nacionalistas e xenófobas feitas por si no passado. Esta informação foi revelada, na terça-feira, pelo jornalista …

CGTP volta à rua com concentrações nos distritos e greves e plenários nas empresas

A CGTP vai voltar à rua pela valorização dos salários e do emprego e o respeito pelos direitos individuais e coletivos. A CGTP volta à rua com uma Jornada Nacional de Luta descentralizada para exigir melhores …

27 reúnem-se numa videocimeira para discutir restrições e a aceleração do processo de vacinação

Esta quinta-feira, os 27 reúnem-se virtualmente, numa cimeira coordenada, a partir de Bruxelas, pelo presidente do Conselho Europeu Charles Michel.  Segundo apurou a TSF, na videocimeira desta quinta-feira, os governos deverão reconhecer que a situação epidemiológica …