/

Fotografias dos suspeitos que fugiram do tribunal investigadas

11

Tiago Petinga / Lusa

O ministro da Administração Interna, Eduardo Cabrita

O ministro da Administração Interna determinou esta sexta-feira a abertura de um inquérito para apurar os contornos da fuga de três homens do Tribunal de Instrução Criminal (TIC) do Porto, bem como sobre a divulgação de fotografias dos suspeitos durante as detenções.

“O ministro da Administração Interna, Eduardo Cabrita, determinou à Inspeção-Geral da Administração Interna a abertura de um inquérito sobre as circunstâncias em que ocorreu a fuga de três arguidos das instalações do Tribunal de Instrução Criminal do Porto, bem como sobre a divulgação de fotografias da posterior operação de detenção dos mesmos”, disse à agência Lusa fonte oficial do Ministério da Administração Interna (MAI).

A PSP também já tinha anunciado a abertura de um inquérito para apurar “se houve, ou não, falhas” policiais na fuga dos três detidos, bem como um outro inquérito sobre a divulgação de fotografias no momento da detenção.

“O diretor nacional da PSP mandou instaurar um processo de inquérito para averiguar a divulgação das fotografias, que será efetuado pela Inspeção Nacional da PSP”, disse à agência Lusa Alexandre Coimbra, diretor de relações públicas da PSP.

A publicação, divulgada pelo Sindicato Unificado da Polícia de Segurança Pública através do Facebook foi, entretanto, retirada da rede social.

Os três suspeitos de dezenas de furtos a idosos no Grande Porto fugiram do TIC na quinta-feira à tarde, depois de um juiz de instrução lhes decretar prisão preventiva. Após a fuga, as autoridades policiais desencadearam uma operação de captura, alertando então que os foragidos eram considerados perigosos e estavam “potencialmente” armados.

Os arguidos são dois irmãos gémeos, de 35 anos, mais um cúmplice, de 25, com antecedentes criminais, que foram presentes ao juiz de instrução depois de terem sido detidos em flagrante delito na terça-feira em Baguim do Monte, no concelho de Gondomar.

Os três homens foram detidos nesta sexta-feira, pelas 17:30, num parque de campismo em Gondomar, tendo em sua posse 40 mil euros em notas de 500 euros, adiantou Alexandre Coimbra. Os suspeitos estiveram em fuga durante 24 horas.

De acordo com o Correio da Manhã, que traz o tema à manchete da sua edição impressa neste sábado, a colaboração das namoradas dos suspeitos terá sido crucial para a detenção dos foragidos no dia de ontem.

Ainda de acordo com diário, a fuga dos detidos não foi bem sucedida porque uma das companheiras dos detidos acabou por se arrepender e, temendo pela vida do namorado, decidiu contar o que sabia a um agente da PSP. Com estas informações, as autoridades conseguiram montar uma operação relâmpago, detendo os foragidos em Gondomar.

É ainda de salientar que foi uma destas companheiras do suspeitos, também envolvida nos assaltos, quem ajudou na primeira fuga do tribunal do Porto. Tal como conta o CM, foi uma das companheiras que roubou as chaves da cela a um polícia, passando-as depois ao seu companheiro quando se despediam.

Nas fotografias, que estão a ser divulgadas por vários órgãos de comunicação social, é possível ver os três homens no momento da detenção, já algemados, sentados no chão.

ZAP // Lusa

Siga o ZAP no Whatsapp

11 Comments

  1. País dos inquéritos, das comissões e do raio que os partam, que nunca levam a nada e só servem para empatar uma justiça lenta, perdulária e obsoleta. Que investiguem a fuga, acho oportuno, agora a fotos? Porquê, acha o sr. ministro que os bandidos não foram fotografados no seu melhor ângulo? Acham que os anjinhos deviam ser maquilhados antes de serem fotografados para não aparecerem com cara de bandidos? Já chega de tanto politicamente correto, já chega de notícias em que nem sequer os nomes dos criminosos são divulgados. Parece que neste País se protege mais os bandidos que a gente séria. Se é bandido e criminoso, temos o direito de ser informados sobre quem são e como são. Não gosto do CM, mas à vezes tiro-lhes o meu chapéu pela coragem e ousadia.

  2. Bandido é sempre Bandido e estes tecnocratas e Juízes defendem estes bandidos. Eles sao vítimas da sociedade mas um Polícia quando cai nas malhas da Justiça é considerado um cacique e um torturador e para toda a merda abrem um inquérito.

  3. Concordo com o Sousa, Filfer, Joaquim e Rui Silva .
    Eu cá adorei a exibição das fotos humilhantes desses bandidos !!!
    Que tirem mais dessas e mostrem que apesar do deslize que tiveram foram eficientes a corrigi-la!
    … e que estão aí para nos defender desses animais!
    (atacarem idosos com martelos??? Eu fazia-lhes a “ficha” se tivesse poder para tal !)

    • Completamente de acordo!!
      Foi lindo ver os bandidos “valentes” que batem em velhos indefesos todos borradinhos de medo – pena foi não terem sido abatidos!!
      Agora este tótó deste ministro está mais indignado com a divulgação das fotos dos bandidos do que com o que estes animais faziam aos velhotes!…

  4. Este indivíduo que deveria prestar esclarecimentos ao país como foi possível haver apenas um guarda para três bandidos cadastrados saírem do tribunal sem algemas, tem o descaramento de vir condenar a divulgação das fotos dos mesmos depois destes se terem posto em fuga, ele que a alguns tempos atrás foi acusado de ter polícia à porta numa vivenda algures no Ribatejo, sentir-se-há certamente mais português e mais humano do que qualquer um de nós; tenha a coragem e a honestidade de se demitir de imediato ou então o senhor Costa que não continue a encobrir cobardes e lhe aponte o caminho da rua de imediato, nós como cidadãos é que não podemos suportar gente dessa espécie e sem um mínimo de respeito sobretudo pelas vítimas, a governar-nos. Espero que os outros partidos no mínimo tenham a coragem de chamar este senhor à Assembleia e lhe exijam explicações.

  5. Segundo os nossos Governantes esta fotografia não respeita os direitos humanos destes exemplares cidadãos. Cada vez me mete mais nojo esta corja, que têm sempre uma palavra para os bandidos e não para as vitimas. Gente como esta deveriam ter vergonha na cara. Bandidos que agridem para roubar as pessoas mais indefesas da sociedade que são os idosos são protegidos. Vergonhoso. Depois vemos Oliveira e Costa condenado a 14 anos ainda sem cumprir pena, Vara a 5 idem, Salgado ainda nem julgado foi , etc etc. Temos um Governo, este e outros olham para onde não devem.

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.