Três suspeitos de assaltos a idosos fugiram pela janela do tribunal

Os suspeitos fugiram, esta quinta-feira, do Tribunal de Instrução Criminal do Porto. A PSP desencadeou uma operação de captura.

Três suspeitos de dezenas de furtos a idosos no Grande Porto fugiram, esta quinta-feira à tarde, a partir da janela do Tribunal de Instrução Criminal do Porto (TIC), depois de o juiz de instrução lhes decretar prisão preventiva. A PSP já desencadeou uma operação de captura nas ruas do Porto e está a pedir a ajuda dos cidadãos.

Os roubos ocorreram na zona mais oriental do Porto e em concelhos periféricos, como Gondomar, Valongo ou Maia. Os alvos do grupo eram pessoas com idades entre os 65 e os 95 anos.

Os suspeitos são dois irmãos gémeos, de 35 anos, e um cúmplice de 25, todos com antecedentes criminais. Esta quinta-feira foram presentes ao juiz de instrução, depois de terem sido detidos em flagrante delito durante uma ação desenvolvida na terça-feira pela Divisão de Investigação Criminal da PSP, em Baguim do Monte, concelho de Gondomar, distrito do Porto.

Segundo o Jornal de Notícias, pouco tempo após terem ouvido o magistrado decretar-lhes prisão preventiva, foram conduzidos às celas do Tribunal de Instrução Criminal onde aguardavam uma carrinha celular para serem transportados para Custóias.

Sem ninguém perceber, os indivíduos apoderaram-se das chaves da cela e fugiram do edifício do tribunal por uma janela do segundo andar, tendo conseguido fugir.

A PSP está a pedir a colaboração da população para capturar os três detidos que fugiram, alertando que os indivíduos em fuga são considerados perigosos e estão “potencialmente” armados.

“Na sequência da fuga, para além do acionamento dos protocolos de atuação pela PSP para este tipo de incidentes, foi assegurada a difusão imediata pelas demais Forças e Serviços de Segurança (FSS), Centros de Cooperação e Policial e Aduaneira (CCPA) e Sistema de Segurança Interna (SSI)”, refere a PSP em comunicado.

Caso sejam localizados, a PSP pede que seja “dado conhecimento imediato às autoridades policiais” e que as informações úteis com vista à sua localização e captura deverão ser comunicadas para a Divisão de Investigação.

Quem tiver informações sobre os indivíduos deve comunicá-las à Divisão da Investigação Criminal da PSP do Porto pelo telefone 222 046 460 ou pelo email [email protected] A PSP também divulgou imagens dos fugitivos.

ZAP // Lusa

PARTILHAR

1 COMENTÁRIO

RESPONDER

Campanha alerta população sobre cancros de sangue e apela para informação

Uma campanha para quebrar o silêncio sobre os cancros do sangue e alertar para a importância do diagnóstico precoce está nas ruas até final de setembro, lembrando que é essencial estar atento a sintomas e …

Pfizer diz que vacina é "segura" para crianças dos cinco aos 11 anos

A Pfizer/BioNTech anunciaram, esta segunda-feira, que a vacina é segura e parece gerar uma resposta imunitária robusta nas crianças dos cinco aos 11 anos. Depois de um estudo com 2.268 participantes, a Pfizer/BioNTech anunciaram que a …

PS e CDS na Madeira desencontrados, PSD e Bloco continuam no Norte

No arranque da segunda semana de campanha para as autárquicas, os líderes do PS e do CDS-PP apostam na Madeira mas com horários desencontrados, enquanto BE e PSD continuam a norte, e PAN e PCP …

Confronto entre EUA e China é "perigoso para o mundo", alerta Guterres

O secretário-geral da Organização das Nações Unidas (ONU) afirmou no domingo que um confronto entre os Estados Unidos (EUA) e a China é "perigoso para o mundo" e que, apesar das diferenças, há áreas onde …

Portugal recebeu no domingo grupo de 80 afegãos

Portugal recebeu no domingo 80 afegãos, na maioria atletas da equipa de futebol feminino e seus agregados familiares, elevando para 178 o total de cidadãos acolhidos após a emergência humanitária no Afeganistão, anunciou esta segunda-feira …

Inspeção obrigatória das motas começa em janeiro de 2022

Quase dez anos depois de a medida ter sido aprovada pelo Governo, a inspeção obrigatória de motas com mais de 125 cc vai arrancar em janeiro de 2022. Jorge Delgado, secretário de Estado das Infraestruturas, referiu …

André Ventura - Chega

Ventura diz que PSD está "igual" ao PS - e desafia Rio a justificar atraso no interior

O líder do Chega, André Ventura, manifestou-se hoje preocupado com o panorama político à direita, observando que o PSD está “igual” ao PS e acusando ambos os partidos de terem abandonado o interior do país. “Estou …

Sem Cristiano, o que se passa com a Juventus?

Nenhum triunfo em quatro jornadas do campeonato. Não acontecia há 60 anos. E o problema maior não estará no ataque, apesar da saída de Cristiano Ronaldo. Estreia na temporada: 2-2 no terreno da Udinese. Receber o …

Pacto AUKUS. Nova aliança dos EUA na Ásia-Pacífico pode levar a "corrida às armas nucleares"

A nova aliança dos Estados Unidos (EUA) na região da Ásia-Pacífico e a recente compra de submarinos norte-americanos por parte da Austrália pode desencadear uma "corrida às armas nucleares" na região, avisou esta segunda-feira a …

Costa foi omnipresente, agradeceu a regueifa e recarregou a "bazuca" como arma política

António Costa correu oito concelhos do Norte, em missão de campanha eleitoral. A "bazuca" europeia é usada como arma política, assim como a gestão da pandemia. A pandemia era um ponto de inflexão para as eleições …