Os suspeitos fugiram, esta quinta-feira, do Tribunal de Instrução Criminal do Porto. A PSP desencadeou uma operação de captura.
Três suspeitos de dezenas de furtos a idosos no Grande Porto fugiram, esta quinta-feira à tarde, a partir da janela do Tribunal de Instrução Criminal do Porto (TIC), depois de o juiz de instrução lhes decretar prisão preventiva. A PSP já desencadeou uma operação de captura nas ruas do Porto e está a pedir a ajuda dos cidadãos.
Os roubos ocorreram na zona mais oriental do Porto e em concelhos periféricos, como Gondomar, Valongo ou Maia. Os alvos do grupo eram pessoas com idades entre os 65 e os 95 anos.
Os suspeitos são dois irmãos gémeos, de 35 anos, e um cúmplice de 25, todos com antecedentes criminais. Esta quinta-feira foram presentes ao juiz de instrução, depois de terem sido detidos em flagrante delito durante uma ação desenvolvida na terça-feira pela Divisão de Investigação Criminal da PSP, em Baguim do Monte, concelho de Gondomar, distrito do Porto.
Segundo o Jornal de Notícias, pouco tempo após terem ouvido o magistrado decretar-lhes prisão preventiva, foram conduzidos às celas do Tribunal de Instrução Criminal onde aguardavam uma carrinha celular para serem transportados para Custóias.
Sem ninguém perceber, os indivíduos apoderaram-se das chaves da cela e fugiram do edifício do tribunal por uma janela do segundo andar, tendo conseguido fugir.
A PSP está a pedir a colaboração da população para capturar os três detidos que fugiram, alertando que os indivíduos em fuga são considerados perigosos e estão “potencialmente” armados.
“Na sequência da fuga, para além do acionamento dos protocolos de atuação pela PSP para este tipo de incidentes, foi assegurada a difusão imediata pelas demais Forças e Serviços de Segurança (FSS), Centros de Cooperação e Policial e Aduaneira (CCPA) e Sistema de Segurança Interna (SSI)”, refere a PSP em comunicado.
Caso sejam localizados, a PSP pede que seja “dado conhecimento imediato às autoridades policiais” e que as informações úteis com vista à sua localização e captura deverão ser comunicadas para a Divisão de Investigação.
Quem tiver informações sobre os indivíduos deve comunicá-las à Divisão da Investigação Criminal da PSP do Porto pelo telefone 222 046 460 ou pelo email [email protected]. A PSP também divulgou imagens dos fugitivos.
ZAP // Lusa
Melhor seria se publicassem as fotografias dos criminosos. Assim é difícil a participação da população.