Um pacote que inclui fotografias de reconhecimento facial, informações bancárias e números de telemóvel e identificação estão à venda no mercado negro chinês. Cada fotografia custa sensivelmente seis cêntimos.

Pelo preço de uma pastilha elástica há pouca coisa que se possa comprar, mas na China é possível comprar fotografias aleatórias de reconhecimento facial. No mercado negro chinês, uma delas custa apenas seis cêntimos. Há pacotes com mais de 20.000 fotografias e informações pessoais, escreve a agência de notícias chinesa Xinhua.

Pode parecer algo frívolo, mas este tipo de conteúdo pode ser utilizado para um criminoso se fazer passar por outra pessoa. O OneZero escreve que, por pouco mais de quatro euros, também é vendido um software que permite criar deepfakes para, por exemplo, contornar algumas restrições de segurança em aplicações de encontros online chinesas.

O mesmo acontece em fornecedores de internet, aplicações de redes sociais e bancos, que exigem o reconhecimento facial para verificar a identidade de uma pessoa.

O deepfake é uma tecnologia que usa inteligência artificial para criar vídeos falsos, mas realistas, de pessoas a fazer coisas que nunca fizeram na vida real.

Estes pacotes de fotografias são comercializados em famosos sites de compras. Quando o utilizador mostra interesse em comprar o produto, é redirecionado para uma conversa numa aplicação de mensagens encriptada, como o WeChat. O produto final é enviado sob a forma de um link para um serviço de armazenamento na cloud.

Felizmente, no ocidente, o uso de reconhecimento facial como medida de segurança é algo pouco comum. No entanto, em países como a China, este pode revelar-se um problemas bastante mais sério.

Os pacotes à venda no mercado chinês são o resultado ilícito de quando a cara se torna a nossa palavra-passe. Caso a moda se alastre até à Europa, este pode vir a revelar-se um problema nosso também.

ZAP ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

"Tirámos Trump de lá". Funcionário da CNN admite que canal quis ajudar Biden a vencer eleições

Um funcionário da CNN falou abertamente com um jornalista disfarçado sobre as motivações políticas que a emissora teve durante a eleição presidencial de 2020. A investigação foi divulgada pela Fox News, que relatou que o funcionário …

Cem mil famílias vão receber 1.300 euros para melhorar conforto térmico de casa

Cerca de 100 mil famílias carenciadas vão receber vouchers no valor de 1.300 euros para melhorar a eficiência energética das suas casas. Parte do dinheiro da “bazuca europeia” vai destinar-se a melhorar a eficiência energética. O …

Juventude Popular defende que corrupção deve prescrever apenas ao fim de 20 anos

A Juventude Popular (JP) preparou um conjunto de "propostas contra a corrupção" e defende que crimes como corrupção ativa e passiva devem prescrever ao fim de 20 anos. A Juventude Popular (JP) defende que crimes como …

EUA abrem "a cada 10 horas" uma nova investigação contra a China

O Departamento Federal de Investigação (FBI) dos Estados Unidos tem mais de duas mil investigações abertas relacionadas com o governo chinês e abre uma nova “a cada 10 horas”, disse o diretor da instituição ao …

São Miguel em Alto Risco a partir das 00h00 de sexta-feira

A ilha de São Miguel, nos Açores, entra oficialmente em situação de Alto Risco de contágio a partir da meia noite desta sexta-feira. A ilha de São Miguel, nos Açores, vai passar para o nível de …

Grupo de enfermeiros recorreu de queixa arquivada contra bastonária

O grupo de enfermeiros que tinha feito uma participação disciplinar contra a bastonária por causa de comentários nas redes sociais que consideram violadores dos deveres deontológicos, recorreu do arquivamento da queixa para o Tribunal Administrativo …

Myanmar. Junta militar retém familiares de soldados para impedir fugas

Um capitão, que desertou do exército birmanês para se juntar ao movimento de oposição ao golpe militar de fevereiro, acusou a junta militar de reter familiares de soldados para impedir deserções. Lin Htet Aung, que desertou …

NATO segue Estados Unidos e anuncia retirada de tropas do Afeganistão

O secretário-geral da NATO anunciou, esta quarta-feira, que as tropas da Aliança irão começar a sair do Afeganistão a 1 de maio, prevendo a retirada total do país nos meses que se seguirão. "Tendo em conta …

Matrículas poderão ser renovadas automaticamente nos anos de continuidade de ciclo

As matrículas para o próximo ano letivo dos alunos do ensino obrigatório poderão ser renovadas automaticamente nos anos de continuidade de ciclo, se não houver alterações substantivas, de acordo com um despacho publicado na quarta-feira. O …

NOS avança com providência cautelar contra alteração das regras do leilão 5G

A NOS vai avançar com uma providência cautelar contra a alteração das regras do leilão propostas pela ANACOM, no dia em que termina o prazo para as operadores responderem. Na última quinta-feira, no 60.º dia de …