Um pacote que inclui fotografias de reconhecimento facial, informações bancárias e números de telemóvel e identificação estão à venda no mercado negro chinês. Cada fotografia custa sensivelmente seis cêntimos.

Pelo preço de uma pastilha elástica há pouca coisa que se possa comprar, mas na China é possível comprar fotografias aleatórias de reconhecimento facial. No mercado negro chinês, uma delas custa apenas seis cêntimos. Há pacotes com mais de 20.000 fotografias e informações pessoais, escreve a agência de notícias chinesa Xinhua.

Pode parecer algo frívolo, mas este tipo de conteúdo pode ser utilizado para um criminoso se fazer passar por outra pessoa. O OneZero escreve que, por pouco mais de quatro euros, também é vendido um software que permite criar deepfakes para, por exemplo, contornar algumas restrições de segurança em aplicações de encontros online chinesas.

O mesmo acontece em fornecedores de internet, aplicações de redes sociais e bancos, que exigem o reconhecimento facial para verificar a identidade de uma pessoa.

O deepfake é uma tecnologia que usa inteligência artificial para criar vídeos falsos, mas realistas, de pessoas a fazer coisas que nunca fizeram na vida real.

Estes pacotes de fotografias são comercializados em famosos sites de compras. Quando o utilizador mostra interesse em comprar o produto, é redirecionado para uma conversa numa aplicação de mensagens encriptada, como o WeChat. O produto final é enviado sob a forma de um link para um serviço de armazenamento na cloud.

Felizmente, no ocidente, o uso de reconhecimento facial como medida de segurança é algo pouco comum. No entanto, em países como a China, este pode revelar-se um problemas bastante mais sério.

Os pacotes à venda no mercado chinês são o resultado ilícito de quando a cara se torna a nossa palavra-passe. Caso a moda se alastre até à Europa, este pode vir a revelar-se um problema nosso também.

ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

Derretimento do gelo polar está a "empenar" o planeta

Não são só os oceanos que saem prejudicados. O derretimento do gelo polar também está a deformar a crosta terrestre. À medida que as temperaturas derretem o gelo polar a um ritmo preocupante, o aumento do …

Superterras "nuas" dão pistas sobre a evolução de atmosferas quentes

TOI-1634b e TOI-1685b, duas superterras rochosas, carecem de atmosferas primordiais espessas, em órbitas muito próximas em torno de duas anãs vermelhas. TOI-1634b e TOI-1685b, dois candidatos a planeta, localizam-se na constelação Perseus, aproximadamente à mesma distância …

Prosecco ou prošek? A batalha da UE entre Itália e Croácia por causa de vinho

Prosecco é provavelmente o vinho italiano mais famoso, mas por trás da efervescência deste néctar, a Itália está numa grande disputa sobre se a Croácia pode vender um vinho de sobremesa com o nome de …

China vai limitar abortos. E nada tem a ver com saúde

A China vai reduzir o número de abortos realizados por motivos que não estejam relacionados com a saúde, anunciou o governo esta segunda-feira, avançando que serão também criadas medidas para evitar a gravidez indesejada. As autoridades …

Crónica ZAP - Linha de Fundo por Teófilo Fernando

Linha de Fundo: SL7, arte e paciência

Líder soma e segue. Leões e dragões vencem à justa. As frases e os números da semana. Visto da Linha de Fundo. Líder reina no castelo Vitória SC 1 (Bruno Duarte 78', g.p.) – SL Benfica …

"Atropelamento e fuga." Terra e Vénus cresceram como planetas rebeldes

Planetas como a Terra e Vénus, que residem dentro de Sistemas Solares, são fruto de repetidas colisões. Esta conclusão desafia os modelos convencionais sobre a formação de planetas. Investigadores do Laboratório Lunar e Planetário (LPL) da …

A origem do "Gigante de Segorbe" pode finalmente ter sido esclarecida

Um novo estudo revela que a origem do "Gigante de Segorbe" pode ser bastante mais complexa daquilo que se pensava. O "Gigante de Segorbe", como é conhecido, foi um indivíduo encontrado por arqueólogos numa necrópole islâmica …

Instagram suspende planos de uma versão da aplicação para crianças

Para já, a empresa ainda não fez se se trata de um abandono temporário ou definitivo. Tempestade mediática em torno da influência das redes sociais na saúde mental dos jovens, sobretudo raparigas, pode ter influenciado …

Com todos os votos contados, PS vence com pior resultado que em 2013 e PSD conquista 113 câmaras

PS continua a ser o partido com mais representação autárquica em Portugal, apesar de cair para números anteriores à liderança de António Costa. PSD recupera das hecatombes de 2013 e 2017. Quase 24 horas depois após …

Presidente sul-coreano admite proibir consumo de carne de cão

O Presidente da Coreia do Sul, Moon Jae-in, admitiu, esta segunda-feira, a possibilidade de proibir o consumo de carne de cão, costume que se tornou "uma vergonha internacional", segundo fonte do seu gabinete. "Não terá chegado …