Fotografia capta a dor de uma mãe macaca com a cria nos braços

(dr) Avinash Lodhi / Caters News Agency

-

Um fotógrafo indiano captou na perfeição o momento em que uma macaca segura a sua cria nos braços, com a angústia de a poder perder estampada no rosto.

Dizem que os animais não têm sentimentos como as pessoas mas a fotografia de Avinash Lodhi parece provar exatamente o contrário. Segundo o Daily Mail, o registo da mãe macaca com a cria nos braços foi conseguido em Madhya Pradesh, na Índia, pela lente do fotógrafo, de 31 anos.

A imagem foi partilhada nas redes sociais e rapidamente se tornou viral. Em declarações ao jornal britânico, o indiano diz que “o momento foi tão rápido que nem sabia que tinha tirado a fotografia”.

“Quando vi a imagem, fiquei em silêncio durante uma hora”, recorda o fotógrafo.

“Esta foto está muito perto do meu coração porque, durante toda a minha carreira na fotografia, nunca tinha visto nada assim“, diz Lodhi. “Foi um um momento raro, especialmente entre animais”.

Felizmente, pouco tempo depois, a cria recuperou e voltou ao seu estado normal – para alegria e alívio da mãe macaca – sentimentos que depois de ver esta foto, pouco se atreverão a achar que sejam exclusivos dos humanos.

ZAP //

PARTILHAR

8 COMENTÁRIOS

  1. Descendemos dos macacos portanto está tudo dito.
    Só mesmo quem nunca teve animais, pensa que eles não têm sentimentos, quem os têm sabe bem o que os animais, sentem.

  2. Incrível só mesmo como ainda nos dias de hoje a maioria acredita realmente que somos diferentes/ superiores aos restantes animais – pelo menos os mamíferos e as aves têm claramente sentimentos nobres ( e menos nobres) e inteligência que em nada se diferenciam dos nossos – já vi uma cadela minha literalmente a chorar com a filha morta deitada entre suas pernas, tenho um galo que só come depois de todas as galinhas se terem servido e nesse meio tempo agarra alimentos para os partir e entrega ás “esposas”, tenho uma galinha que não admite que o galo tenha sexo com as restantes – fica ciumenta e bate nas outras – e milhares de outras histórias mais – estes animais sentem alegria, tristeza, amor, ciúme, inveja ….. mas não convém nada a esta sociedade aceitar isto – como poderíamos depois explicar todas as crueldades e atitudes desumanas que temos para com eles? É mais fácil dizer que são umas bestas que foram criadas para nossa satisfação …. Alguem acredita que um dia não pagaremos por isso?

  3. Realmente a foto levanta várias questões que ultimamente tem criado tanta discussão quanto aos diferentes níveis de sensibilidade relativamente aos animais, mas controvérsias á parte, o macaquinho filho parece estar a comer ou, pelo menos, ter qualquer coisa na boca. Eu descrevia esta foto mais como:
    Mãe para o filho:
    -“voltaste a adormecer a comer, estou farta disto! São horas a dar-te de comer!”

RESPONDER

Turista danifica escultura do século XIX enquanto posa para fotografia (e é apanhado pelas câmaras de vigilância)

A polícia italiana identificou um austríaco de 50 anos que danificou uma estátua do século XIX num museu em Itália, enquanto posava para uma fotografia. O incidente ocorreu no passado dia 31 de junho, segundo …

Covid-19: Brasil supera as 100.000 mortes

O Brasil ultrapassou hoje a barreira das 100.000 mortes associadas à covid-19, quase cinco meses depois da confirmação do primeiro óbito no país, indicam dados oficiais divulgados pelas secretarias regionais de Saúde. Segundo os mais recentes …

As vacas leiteiras têm relações complexas (que se alteram quando mudam de grupo)

Uma nova investigação levada a cabo por cientistas do Chile e dos Estados Unidos concluiu que as vacas leiteiras vivem em redes sociais complexas que se alteram quando estes animais são movidos para outros grupos.  Para …

Virgin Galactic quer desenvolver avião comercial supersónico (que promete superar a velocidade do som)

A Virgin Galactic vai aliar-se à Rolls-Royce para criar um avião comercial supersónico, ainda mais rápido do que o mítico Concorde. A empresa de turismo espacial Virgin Galactic anunciou uma parceria com a Rolls-Royce para desenvolver …

PayPal resiste à pandemia. Volume de pagamentos cresce 30% no segundo trimestre

O volume de pagamentos através do PayPal cresceu 30% no segundo trimestre. A empresa parece resistir à pandemia de covid-19, que abalou o setor das viagens, cujos pagamentos estão muitas vezes associados a meios eletrónicos. …

Quatro pessoas morreram nos Estados Unidos depois de beberem desinfetante para as mãos

Quatro pessoas morreram nos Estados Unidos depois de ingerirem desinfetante para as mãos à base de álcool, revelou um relatório do Centros de Controlo e Prevenção de Doenças (CDC) do país esta quarta-feira publicado. De …

Jim Hackett deixa a Ford após três anos de liderança

Ao fim de três anos como CEO da Ford, Jim Hackett será substituído por Jim Farley. Um mandato que fica marcado por problemas financeiros, de produção e pela morte dos três volumes e utilitários. O mandato …

Covid-19: Portugal tem mais 186 casos e quatro pessoas morreram desde sexta-feira

Portugal regista hoje mais quatro mortos e 186 novos casos de infeção por covid-19 em relação a sexta-feira, segundo o boletim diário da Direção-Geral da Saúde. De acordo com o relatório da DGS sobre a situação …

Versão americana da Eurovisão chega em 2021

O Festival Eurovisão da Canção — o maior espetáculo de entretenimento televisivo do mundo — vai chegar aos Estados Unidos no final do próximo ano. A novidade foi divulgada, esta sexta-feira (7), em comunicado oficial. A …

Contratações na TVI após apoios financeiros "suscitam preocupação"

O professor universitário e ex-ministro Miguel Poiares Maduro manifestou "preocupação" relativamente às contratações na TVI, da Media Capital, grupo que beneficia do apoio do Estado, através da compra antecipada de publicidade institucional. Em entrevista à Lusa, …