Um fotógrafo indiano captou na perfeição o momento em que uma macaca segura a sua cria nos braços, com a angústia de a poder perder estampada no rosto.
Dizem que os animais não têm sentimentos como as pessoas mas a fotografia de Avinash Lodhi parece provar exatamente o contrário. Segundo o Daily Mail, o registo da mãe macaca com a cria nos braços foi conseguido em Madhya Pradesh, na Índia, pela lente do fotógrafo, de 31 anos.
A imagem foi partilhada nas redes sociais e rapidamente se tornou viral. Em declarações ao jornal britânico, o indiano diz que “o momento foi tão rápido que nem sabia que tinha tirado a fotografia”.
“Quando vi a imagem, fiquei em silêncio durante uma hora”, recorda o fotógrafo.
“Esta foto está muito perto do meu coração porque, durante toda a minha carreira na fotografia, nunca tinha visto nada assim“, diz Lodhi. “Foi um um momento raro, especialmente entre animais”.
Felizmente, pouco tempo depois, a cria recuperou e voltou ao seu estado normal – para alegria e alívio da mãe macaca – sentimentos que depois de ver esta foto, pouco se atreverão a achar que sejam exclusivos dos humanos.
Faz-nos pensar.
Impressionante.
Descendemos dos macacos portanto está tudo dito.
Só mesmo quem nunca teve animais, pensa que eles não têm sentimentos, quem os têm sabe bem o que os animais, sentem.
Incrível só mesmo como ainda nos dias de hoje a maioria acredita realmente que somos diferentes/ superiores aos restantes animais – pelo menos os mamíferos e as aves têm claramente sentimentos nobres ( e menos nobres) e inteligência que em nada se diferenciam dos nossos – já vi uma cadela minha literalmente a chorar com a filha morta deitada entre suas pernas, tenho um galo que só come depois de todas as galinhas se terem servido e nesse meio tempo agarra alimentos para os partir e entrega ás “esposas”, tenho uma galinha que não admite que o galo tenha sexo com as restantes – fica ciumenta e bate nas outras – e milhares de outras histórias mais – estes animais sentem alegria, tristeza, amor, ciúme, inveja ….. mas não convém nada a esta sociedade aceitar isto – como poderíamos depois explicar todas as crueldades e atitudes desumanas que temos para com eles? É mais fácil dizer que são umas bestas que foram criadas para nossa satisfação …. Alguem acredita que um dia não pagaremos por isso?
Sim, depois de ler este comentário não tenho dúvida nenhuma que a inteligência das suas galinhas não fica atrás da de algumas pessoas.
Essa foi boa. Eu não diria melhor.
Foto brutal…
Realmente a foto levanta várias questões que ultimamente tem criado tanta discussão quanto aos diferentes níveis de sensibilidade relativamente aos animais, mas controvérsias á parte, o macaquinho filho parece estar a comer ou, pelo menos, ter qualquer coisa na boca. Eu descrevia esta foto mais como:
Mãe para o filho:
-“voltaste a adormecer a comer, estou farta disto! São horas a dar-te de comer!”