Fosun rejeita pagar mais pelo Novo Banco

Fosun

Guo Guangchang, chairman do grupo chinês Fosun

Guo Guangchang, chairman do grupo chinês Fosun

Depois do acordo falhado com a Anbang, é a vez dos chineses da Fosun voltarem à mesa de negociações.

Um grupo de técnicos e assessores financeiros da Fosun deve chegar entre esta quinta e sexta-feira à capital para auxiliar nas negociações com o Banco de Portugal, apurou o Diário Económico.

O grupo não quer subir o preço da oferta, que está ligeiramente acima dos 2 mil milhões de euros, porque os riscos são elevados, segundo o auditor PricewaterhouseCoopers no parecer às contas semestrais do banco.

Este valor está abaixo da proposta de 2,5 mil milhões de euros da Anbang, posteriormente recusada pelo Banco de Portugal, valor no qual se acrescentava ainda um capital de mil milhões.

Embora não queira subir a oferta, a Fosun está disponível para rever as condições da sua oferta abrindo a porta, por exemplo, a uma dispersão em bolsa do Novo Banco, que poderia ser utilizada para reembolsar mais rapidamente o Fundo de Resolução e cobrir uma parte do prejuízo que este deverá ter com o “banco bom”.

Já o Banco de Portugal quer apostar na negociação direta com a Fosun para conseguir convencê-la a subir o preço, até porque o grupo já controla a seguradora Fidelidade, da qual poderá extrair sinergias com a operação.

De acordo com o Económico, a equipa técnica é composta por elementos da Fosun e por quadros da KPMG e do Morgan Stanley, assessores financeiros que apoiam o grupo chinês nesta operação.

Já a assessoria jurídica está a cargo da portuguesa ABBC, escritório de advogados que já apoiou o grupo, em 2013, na compra da Caixa Seguros.

Numa altura em que cada vez surgem mais dúvidas sobre a venda do Novo Banco, o presidente Guo Guangchang e outros membros de topo só vêm a Portugal, caso estas primeiras negociações, que devem arrancar nos próximos dias, decorram de forma favorável.

Caso não seja vendido, a solução para o Novo Banco passa por um plano de reestruturação e por um aumento de capital por via de novos empréstimos do Estado ou da banca ao Fundo de Resolução, conclui o Económico.

Neste panorama, a instituição fica na posse do Fundo de Resolução, no máximo, até 2019. O Fundo de Resolução entrou com 4900 milhões de euros para criar o Novo Banco. Deste valor, 3900 milhões foram concedidos pelo Estado e os restantes foram emprestados pelos bancos.

ZAP

PARTILHAR

RESPONDER

PAN não terá candidato próprio nas presidenciais (e deverá apoiar Ana Gomes)

O Partido Pessoas-Animais-Natureza (PAN) não vai ter candidato próprio às eleições presidenciais de 2021 e vai anunciar esta quinta-feira o candidato que irá apoiar. O semanário Expresso avança que, até agora, a única certeza é que …

Cientistas mostram que os corvos são capazes de pensar de forma consciente

Um novo estudo descobriu que os corvos não são só inteligentes, como mostram também ter uma forma de consciência, sendo capazes de estar conscientes do mundo à sua volta no presente. De acordo com o site …

"Alto risco". África do Sul proíbe entrada de turistas de Portugal

Os turistas oriundos de Portugal não vão ser autorizados a entrar na África do Sul, quando o país africano reabrir as fronteiras internacionais na quinta-feira, anunciou esta quarta-feira o ministro do Interior sul-africano. Portugal consta de …

Descoberta rara. Encontrado vapor de água salgada em torno de duas estrelas bebé gigantes

Uma equipa de investigadores descobriu um par de estrelas bebé massivas rodeadas por vapor de água e sal de cozinha, de acordo com um novo estudo. As duas estrelas bebé têm uma massa combinada 25 vezes …

Sonda da NASA deteta nanojatos na coroa solar (e desmistifica a sua extrema temperatura)

Uma equipa de cientistas, liderada pelas Universidades de Northumbria e St. Andrews, em cooperação com a NASA, descobriu um novo tipo de atividade dentro da atmosfera do Sol que poderia explicar como é que a …

Barry Jenkins vai realizar sequela de "O Rei Leão"

O realizador e argumentista de Moonlight foi escolhido pela Walt Disney Studios para realizar a sequência do blockbuster de 2019, O Rei Leão. Ainda não há uma data de lançamento prevista para o segundo filme, mas …

"Não me sinto seguro sem uma". Venda de armas aumentou drasticamente nos EUA

Os EUA continuam a ser um dos países onde os cidadãos comuns têm mais facilidade em comprar armas de fogo. Esta é uma prática recorrente, e mais de um terço das famílias norte-americanas têm uma …

Pássaros de São Francisco aprenderam uma nova (e mais complexa) melodia durante a pandemia

Uma nova investigação científica relata que os pardais-de-coroa-branca de São Francisco, ave que vive nas zonas urbanas e rurais da cidade norte-americana, aprenderam uma nova e mais complexa melodia durante a pandemia. De acordo com …

Enorme espinha dorsal de tubarão-branco dá à costa em Massachusetts depois de uma tempestade

A espinha dorsal que se acredita pertencer a um espécime de tubarão-branco (Carcharodon carcharias) deu à costa numa praia em Massachusetts, nos Estados Unidos, depois de uma tempestade ter atingido a região. A espinha foi encontrada …

A China está a tornar-se o país com maior influência na ONU

Há dez anos, a China começou uma operação que lhe tem vindo a garantir mais influência nas Nações Unidas. Agora, o poder que possui na organização mundial protege o país asiático do escrutínio internacional. De acordo …