Força Espacial de Trump trabalha “bem de perto” com Musk e Space X

A Força Espacial dos Estados Unidos, cuja criação foi anunciada pelo Presidente norte-americano em junho de 2018, está a desenvolver os seus trabalhos “bem de perto” com o multimilionário Elon Musk e a sua empresa Space X.

A informação foi avançada pelo tenente-general David Thompson, o segundo responsável por esta Força Espacial, o sexto ramo das Forças Armadas dos Estados Unidos.

“Já estamos a trabalhar bem de perto com Elon Musk e com a Space X”, disse o responsável em declarações ao portal GEN, dando conta que este ramo pretende também fazer com alguns contratos com a Blue Origin de Jeff Bezos.

E continuou: “Estamos a trabalhar com os proprietários e com os operadores destas empresas para ver quais são as suas capacidades e tecnologias”, disse.

Na mesma entrevista, Thompson esclareceu o que fará na prática esta Força Espacial que, desde que foi anunciada por Donald Trump, foi alvo de troça e críticas.

Para além de procurar identificar lançamentos de mísseis hostis e levar a cabo outras missões de vigilâncias, a Força Espacial será também responsável por manter as comunicações, GPS e satélites militares, segundo adiantou o responsável.

Thompson recusou ainda que a criação desta força seja algo semelhante ao Star Trek ou ao Star Wars, esclarecendo que as fardas utilizadas não serão de elastano nem terão capas. Na verdade, considerou, é necessário olhar para este projeto mais como um outro qualquer assunto associado à defesa dos Estados Unidos e menos como algo associado à ficção.

“Uma das principais razões para a criação da Força Espacial está relacionada com a ameaça que enfrentamos da Rússia e da China no Espaço. Sei que a visão que passa lá fora é de algo semelhante ao Star Trek ou ao Star Wars ou até de lutas na galáxia (…) [Mas a questão essencial] reside no domínio espacial”, explicou, dando conta que não espera travar batalhas na Lua ou em Marte – não é esse o objetivo desta força.

A Força Espacial existirá “porque é necessário assegurar que as capacidades espaciais estão lá para as pessoas no terreno [na Terra]”, rematou.

ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

Bélgica inclui Alentejo e Algarve na zona laranja com "maior vigilância"

Os viajantes que entrem na Bélgica oriundos do Alentejo e do Algarve serão sujeitos a “maior vigilância” devido à pandemia da covid-19, segundo o site do Ministério dos Negócios Estrangeiros (MNE) belga, que não especifica …

Infetado detido em Miranda do Douro por desrespeitar confinamento obrigatório

A GNR deteve em Miranda do Douro um homem, de 26 anos, por não respeitar o confinamento obrigatório que lhe foi decretado pela autoridade de saúde pública naquele concelho do distrito de Bragança. "O homem encontrava-se …

Sudão aprova criminalização da mutilação genital feminina

O Conselho Soberano, a mais alta autoridade do Sudão, aprovou a criminalização da mutilação genital feminina (MGF), uma prática muito antiga que continua generalizada no país, anunciou o Ministério da Justiça. O Conselho Soberano, composto por …

Andrzej Duda reeleito Presidente da Polónia

O chefe de Estado polaco venceu a segunda volta das eleições Presidenciais com 51,21% dos votos, derrotando o liberal Rafal Trzaskowski, anunciou, esta segunda-feira, a Comissão Eleitoral. Segundo a Comissão Eleitoral, Andrzej Duda conseguiu a reeleição …

Manifestantes criticam escolha de Macron para o Ministério do Interior. Ministro é acusado de violação

Ativistas dos direitos das mulheres protestaram, em França e no estrangeiro, contra a nomeação do novo ministro do Interior, acusado de violação, e do ministro da Justiça, que ridicularizou o movimento #MeToo. Ativistas dos direitos das …

Cinco meses depois, chefes de diplomacia da UE voltam a reunir-se em Bruxelas

A reunião contempla temas como o impacto da pandemia, a situação na Líbia, Hong Kong e na Venezuela, as relação da União Europeia com a Índia e África e o Processo de Paz do Médio …

Há 12 países que conseguiram escapar à pandemia

Tendo em conta os casos registados e comunicados oficialmente pelas autoridades, há 12 países no mundo que não registam qualquer caso de infeção. Segundo a universidade norte-americana Johns Hopkins, a covid-19 chegou a 188 países, mas, …

"Prisioneira em casa" há 4 meses. Algarvia já fez 14 testes e não se livra do coronavírus

A algarvia Tânia Poço está infectada com o novo coronavírus há quatro meses. Nesta altura, já não tem sintomas de covid-19, mas os testes que tem feito continuam a assinalar a presença do vírus naquele …

Mais duas mortes e 306 novos casos em Portugal

Portugal regista, esta segunda-feira, mais duas mortes e 306 novos casos de infeção por covid-19 em relação a domingo. Segundo o boletim diário da Direção-Geral de Saúde (DGS), dos 306 novos casos (aumento de 0,7%), 254 são …

15.299 casos num só dia. Florida bate recorde

Este domingo, o estado norte-americano registou 15.299 casos no espaço de 24 horas. Se a Florida fosse um país, seria o quarto com mais casos de covid-19 em todo o mundo. O estado da Florida, nos …