FMI não vai permitir que Grécia falhe pagamentos

International Monetary Fund / Flickr

Christine Lagarde, diretora-geral do FMI

Christine Lagarde, diretora-geral do FMI

A diretora-geral do FMI, Christine Lagarde, avisou hoje que não vai permitir que a Grécia falhe o pagamento de uma prestação do empréstimo, fechando assim a porta a uma eventual margem de manobra para o Governo grego.

“Nunca tivemos uma economia desenvolvida a pedir uma coisa desse tipo, uma falha do pagamento” das prestações do empréstimo, afirmou Christine Lagarde numa entrevista divulgada hoje pela agência financeira Bloomberg. “Espero que esse não seja o caso da Grécia. Não teria o meu apoio”, sublinhou.

No início de maio, Atenas disse aos credores que poderia ficar sem dinheiro e falhar o reembolso de parte do empréstimo do Fundo Monetário Internacional (FMI), segundo fontes ligadas ao processo citadas pela Bloomberg.

Segundo a agência, a Grécia tem de pagar cerca de 800 milhões de euros em junho e se falhar o pagamento entra num clube de países que inclui o Zimbabué, a Somália e o Sudão, países que falharam pagamentos ao Fundo.

Nos últimos 30 anos, o FMI não permitiu a país nenhum que atrasasse o pagamento de dívida, disse Lagarde.

Ao mesmo tempo, a chanceler alemã Angela Merkel e o presidente francês François Hollande deram um até ao final de maio para que a Grécia chegue a um entendimento no seu programa de ajuda financeira, apelando a que as conversações acelerem.

Merkel e Hollande, falando lado a lado depois de um encontro em Berlim, mostraram-se disponíveis para se encontrarem com o primeiro-ministro grego, Alexis Tsipras, esta semana, à margem da cimeira de Riga, escreve a Bloomberg.

Já o presidente do Eurogrupo, Jeroen Dijsselbloem, afirmou hoje que há progressos nas conversações entre a Grécia e as instituições credoras sobre o financiamento ao país, mas disse que continua “prudente”.

Atenas e as instituições credoras do país (Comissão Europeia, Banco Central Europeu e Fundo Monetário Internacional) estão há vários meses em negociações sobre as reformas que o país deverá aplicar para que seja desbloqueada uma tranche de 7.200 milhões de euros do empréstimo concedido ao país em 2012, no âmbito do segundo programa de resgate.

Este financiamento é considerado vital para a Grécia cumprir as suas obrigações financeiras, mas o Governo grego, liderado pelo Syriza (esquerda radical), tem manifestado reservas em relação a algumas reformas pretendidas pelos credores que contrariam as suas promessas eleitorais.

/Lusa

PARTILHAR

2 COMENTÁRIOS

  1. O cerco está a apertar é tempo dos gregos perceberam na merda em que se meteram quando votaram na esquerdalha da treta!

  2. É tempo dos cidadãos se aperceberem em que os governantes arranjistas dos países da Europa do sul os meteram ao englobar os seus países nesta porcaria da UE sem consultar os respetivos cidadãos. No caso de Portugal o Mário Soares e Cabaco Silva que metesse o nariz na vida dele e não como mania de falarem e atuarem em nome de todos os portugueses.
    Os países ricos precisam de ESCRAVOS para os manterem na tona da água.

RESPONDER

Pela primeira vez, uma astronauta corrige página da Wikipédia a partir do Espaço

Pela primeira vez na história da Humanidade, a astronauta norte-americana Christina H. Koch fez a edição de uma página da Wikipedia na Internet a partir da Estação Espacial Internacional (EEI), enquanto orbitava o planeta Terra. A …

Rover Mars 2020 vai procurar fósseis microscópicos

Cientistas do rover Mars 2020 da NASA descobriram o que poderá ser um dos melhores locais para procurar sinais de vida antiga na Cratera Jezero, onde o veículo vai pousar no dia 18 de fevereiro …

MP quer passar a ouvir todas as crianças expostas a violência doméstica

A procuradora-geral da República quer que os magistrados do Ministério Público peçam sempre ao juiz de instrução criminal que as crianças expostas a violência doméstica sejam ouvidas em tribunal para memória futura. A procuradora-geral da República, …

Greta Thunberg no Parlamento entre final do mês e início de dezembro

A ativista sueca aceitou participar numa sessão na Assembleia da República, em Lisboa, promovida pela comissão parlamentar de Ambiente, Energia e Ordenamento do Território, que se realizará entre o final deste mês e início de …

Phineas Fisher. O "hacker fantoche" que está a pagar para piratearem bancos e petrolíferas

Phineas Fisher é um hackers mais infames do mundo e procura agora renovar esse estatuto ao oferecer 100 mil dólares a quem piratear instituições capitalistas, como bancos e empresas petrolíferas. O hacker ficou conhecido após ter …

Conselho Superior da Magistratura arquiva processo disciplinar a Carlos Alexandre

O Conselho Superior da Magistratura decidiu arquivar o processo disciplinar relativo ao juiz do Tribunal de Instrução Criminal por declarações sobre o sorteio da fase de instrução do processo Operação Marquês. "O plenário de hoje do …

Jardins e complexo de estufas descobertos num dos bunker de Hitler

Um grupo de especialistas descobriu jardins e um complexo de estufas, que serviu para cultivar legumes e frutas, num dos maiores quartéis generais de Adolf Hitler durante a II Guerra Mundial, o bunker conhecido como …

Ataque a Alcochete. Advogados pedem impugnação do auto de notícia da GNR

Uma discrepância nas datas de elaboração e de assinatura do auto de notícia que relata a invasão à academia do Sporting motivou, esta terça-feira, a apresentação de um requerimento de impugnação subscrito por vários advogados. No …

Japão diz que é seguro libertar água radioativa de Fukushima no Pacífico

O Ministério da Economia, Comércio e Indústria do Japão afirmou esta segunda-feira que é seguro libertar água contaminada de Fukushima no Oceano Pacífico, de acordo com o jornal local Japan Today. A central nuclear, recorde-se, sofreu …

Dez autarcas e quatro clubes entre os 68 acusados na operação Ajuste Secreto

O Ministério Público da Feira deduziu acusação contra 68 arguidos, incluindo dez autarcas e ex-autarcas, quatro clubes desportivos e os seus respetivos presidentes, no âmbito da operação "Ajuste Secreto". Numa nota publicada no seu site oficial, …