Fisco quer voltar a dar carros na Fatura da Sorte (e agora vão ser elétricos)

O Fisco está a ponderar mudar os prémios do concurso Fatura da Sorte e quer voltar a atribuir carros, mas substituir os automóveis de alta cilindrada por viaturas elétricas. 

De acordo com o Correio da Manhã, o prémio original da Fatura da Sorte eram carros de alta cilindrada que foram, depois, substituídos por certificados do Tesouro em 2016. Agora, o Fisco está a estudar regressar à atribuição de automóveis, desta vez elétricos.

Segundo apurou o CM, os trabalhos para esta mudança estão adiantados, mas ainda não há uma data concreta para a alteração.

Além do regresso aos veículos, o Fisco está a estudar uma outra alternativa: atribuir vouchers de desconto em restaurantes, hotéis e eventos culturais. Porém, este mecanismo só poderá ser implementado após a entrada em funcionamento do IVAucher – descontos fiscais no setor do alojamento, cultura e restauração -, o que só deverá acontecer durante o mês de maio.

Enquanto o prémio da Fatura da Sorte não é alterado, o Governo aprovou a atribuição de 2,5 milhões de euros em Certificados do Tesouro para o concurso, incluindo 896 mil euros relativos ao imposto de selo.

Esta verba fica muito aquém dos 10 milhões de euros que eram canalizados para este mecanismo, quando os prémios atribuídos eram automóveis de alta cilindrada.

O concurso Fatura da Sorte foi implementado pelo anterior Governo de Passos Coelho. O ex-secretário de Estado dos Assuntos Fiscais, Paulo Núncio, baseou-se num mecanismo utilizado pela Agência Tributária brasileira para promover a cidadania fiscal e para combater a fraude e evasão aos impostos.

O concurso é realizado uma vez por semana e tem em conta as faturas pedidas com número de contribuinte da semana anterior. O primeiro sorteio realizou-se a 17 de abril de 2014 e os prémios eram carros da marca Audi.

 

Maria Campos, ZAP //

PARTILHAR

1 COMENTÁRIO

  1. Palermice total!
    Uma pessoa precisa de dinheiro para casa, pagar estudos, tratar uma doença…tem a sorte de ver uma sua fatura premiada e em vez de dinheiro leva com um carro em cima!
    Mais uma vez estes xuxas a decidir o que fazer com o dinheiro alheio e a acharem-se donos das boas decisões. Provavelmente, até aproveitam o negócio da compra dos carros para meter algum dinheiro ao bolso ou favorecer algum familiar. Tão típico!
    Dêem dinheiro e quem o ganhar que decida o que quer fazer com ele.
    Entretanto, metam os carros no c*

RESPONDER

Descoberta a mais curta explosão de raios gama já observada

A nova descoberta destaca a necessidade de uma nova classificação de explosões de raios gama, não baseada apenas na sua duração. Uma equipa de cientistas descobriu uma rara emissão de raios gama, denominada GRB 200826A, relacionada …

O Projeto Galileu quer provar a existência de aliens através da tecnologia deixada para trás

Investigadores vão centrar o seu trabalho na procura de objetos físicos associados a equipamento tecnológico extraterrestre, em oposição às pesquisas anteriores que se focaram em sinais eletromagnéticos. Um grupo de investigadores de Universidade de Harvard está …

O tesouro dos Templários pode estar escondido debaixo de uma casa em Inglaterra

Um historiador inglês alega que um edifício histórico em Burton, em Inglaterra, é onde está escondido o lendário tesouro dos Templários. Existem várias lendas sobre um tesouro que alguns templários conseguiram esconder do rei francês Filipe …

O núcleo interno da Terra está a crescer mais de um lado do que do outro

O núcleo interno da Terra está a crescer mais de um lado do que do outro. No entanto, isto não quer dizer que o nosso planeta esteja a ficar inclinado. Mais de 5.000 quilómetros abaixo de …

Incêndios devastam sul da Europa e obrigam a retirar moradores e turistas

Dezenas de aldeias e hotéis foram este domingo evacuados nas zonas turísticas do sul da Turquia devido a incêndios que começaram há cinco dias e já mataram oito pessoas no país, devastando também regiões da …

Há uma empresa a transformar as cinzas de entes queridos em diamantes

Uma empresa norte-americana transforma cinzas de entes queridos — e animais de estimação — em diamantes, que podem ser colocados em anéis ou colares. Lidar com a morte de um ente querido é sempre uma altura …

Pianista de aeroporto ganhou 60 mil dólares em gorjetas

Tonee "Valentine" Carter, que toca piano num aeroporto norte-americano, ganhou 60 mil dólares (cerca de 50.800 mil euros) depois de um estranho partilhar um vídeo seu a tocar. Tonee "Valentine" Carter, de 66 anos, não é …

Youtubers denunciam campanha de fake news contra vacina da Pfizer

De acordo com a imprensa brasileira, uma agência de marketing terá tentado que influenciadores digitais de todo o mundo partilhassem desinformação sobre as vacinas contra a covid-19. A denúncia foi feita por alguns dos influenciadores …

Na Tailândia, a legalização do aborto enfrenta "resistência espiritual"

Desde fevereiro, qualquer pessoa que procure fazer um aborto na Tailândia consegue fazê-lo legalmente, pelo menos no primeiro trimestre. Ainda assim, muitos médicos e enfermeiros recusam-se a levar a cabo o procedimento. A advogada Supecha Baotip …

Haiti. Viúva do presidente assassinado implica seguranças no crime

Martine Moise, a viúva do presidente haitiano Jovenel Moise — assassinado na sua residência por um comando armado no início de julho — descreveu abertamente o ataque e partilhou as suas suspeitas sobre o crime …