Fisco quer voltar a dar carros na Fatura da Sorte (e agora vão ser elétricos)

O Fisco está a ponderar mudar os prémios do concurso Fatura da Sorte e quer voltar a atribuir carros, mas substituir os automóveis de alta cilindrada por viaturas elétricas. 

De acordo com o Correio da Manhã, o prémio original da Fatura da Sorte eram carros de alta cilindrada que foram, depois, substituídos por certificados do Tesouro em 2016. Agora, o Fisco está a estudar regressar à atribuição de automóveis, desta vez elétricos.

Segundo apurou o CM, os trabalhos para esta mudança estão adiantados, mas ainda não há uma data concreta para a alteração.

Além do regresso aos veículos, o Fisco está a estudar uma outra alternativa: atribuir vouchers de desconto em restaurantes, hotéis e eventos culturais. Porém, este mecanismo só poderá ser implementado após a entrada em funcionamento do IVAucher – descontos fiscais no setor do alojamento, cultura e restauração -, o que só deverá acontecer durante o mês de maio.

Enquanto o prémio da Fatura da Sorte não é alterado, o Governo aprovou a atribuição de 2,5 milhões de euros em Certificados do Tesouro para o concurso, incluindo 896 mil euros relativos ao imposto de selo.

Esta verba fica muito aquém dos 10 milhões de euros que eram canalizados para este mecanismo, quando os prémios atribuídos eram automóveis de alta cilindrada.

O concurso Fatura da Sorte foi implementado pelo anterior Governo de Passos Coelho. O ex-secretário de Estado dos Assuntos Fiscais, Paulo Núncio, baseou-se num mecanismo utilizado pela Agência Tributária brasileira para promover a cidadania fiscal e para combater a fraude e evasão aos impostos.

O concurso é realizado uma vez por semana e tem em conta as faturas pedidas com número de contribuinte da semana anterior. O primeiro sorteio realizou-se a 17 de abril de 2014 e os prémios eram carros da marca Audi.

 

  Maria Campos, ZAP //

PARTILHAR

1 COMENTÁRIO

  1. Palermice total!
    Uma pessoa precisa de dinheiro para casa, pagar estudos, tratar uma doença…tem a sorte de ver uma sua fatura premiada e em vez de dinheiro leva com um carro em cima!
    Mais uma vez estes xuxas a decidir o que fazer com o dinheiro alheio e a acharem-se donos das boas decisões. Provavelmente, até aproveitam o negócio da compra dos carros para meter algum dinheiro ao bolso ou favorecer algum familiar. Tão típico!
    Dêem dinheiro e quem o ganhar que decida o que quer fazer com ele.
    Entretanto, metam os carros no c*

RESPONDER

Investigadores de Harvard utilizam corantes para armazenar dados

Na era digital, quase tudo é possível. Uma equipa de químicos de Harvard desenvolveu um novo sistema que utiliza misturas de sete corantes fluorescentes disponíveis comercialmente para armazenar ficheiros de dados. É comum pensarmos no armazenamento …

Uma impressão artística de um impacto gigantesco no sistema estelar HD 17255

Dois planetas envolveram-se num choque tão violento que um deles perdeu a atmosfera

Uma equipa de astrónomos encontrou provas de uma gigantesca colisão entre dois planetas num sistema planetário jovem, localizado a 95 anos-luz da Terra. A poeira à volta da jovem estrela HD 172555, de 23 milhões de …

Rorhwerk, o maior instrumento musical do mundo

Rohrwerk, uma obra de arte efémera, é a maior "fábrica do som" do mundo

Uma espécie de "pavilhão do som". Alunos da Escola Politécnica de Lausanne (EPFL), na Suíça, criaram um novo instrumento musical, o maior alguma vez construído. Com 45 metros de altura, a obra de arte imponente …

Costa já pediu desculpas às confederações patronais. "Houve um lapso"

O primeiro-ministro afirmou, esta sexta-feira, que já apresentou um pedido de desculpas às confederações patronais por o Governo ter aprovado duas medidas na área do trabalho sem antes as ter apresentado em Concertação Social. À chegada …

Luxemburgo torna-se o primeiro país da Europa a legalizar o cultivo e consumo de canábis

O Governo luxemburguês anunciou, esta sexta-feira, que o país será a primeira nação do Velho Continente a legalizar o cultivo e o consumo de canábis. De acordo com a nova legislação, explica o jornal The …

Prisão preventiva para suspeitos da morte de jovem no metro das Laranjeiras

Os quatro suspeitos da morte de um jovem, na quarta-feira, na estação de metro das Laranjeiras, em Lisboa, ficaram em prisão preventiva, depois de presentes a primeiro interrogatório judicial. Os quatro arguidos, com idades entre os …

Cristiano vs. Salah: Klopp não queria comparar mas comparou

Treinador do Liverpool não acredita que vai encontrar um adversário debilitado: "Eles são capazes de fazer coisas incríveis". É o grande jogo de futebol no Reino Unido e um dos mais aguardados em todos os países: …

Bastonário dos Médicos considera direção executiva do SNS "um disparate"

O bastonário da Ordem dos Médicos considera que a criação da direção executiva do Serviço Nacional de Saúde, proposta no Estatuto do SNS aprovado esta quinta-feira, é "um disparate" e que há estruturas que podem …

João Leão no Parlamento: "A alternativa é um Orçamento apresentado pelo PSD"

O ministro das Finanças afirmou, esta sexta-feira, na Assembleia da República, que a alternativa à viabilização à esquerda da proposta de Orçamento do Estado para 2022 (OE2022) é um Orçamento feito pelo PSD. "A alternativa que …

Mais de 30 mil mulheres polacas recorreram a métodos de aborto ilegais ou no estrangeiro desde a alteração na lei

Proibição à interrupção voluntária da gravidez entrou em vigor no início deste ano e as  exceções só se aplicam a casos de violações, incestos ou quando a saúde da mãe está em risco. Pelo menos 34 …