Fisco quer voltar a dar carros na Fatura da Sorte (e agora vão ser elétricos)

O Fisco está a ponderar mudar os prémios do concurso Fatura da Sorte e quer voltar a atribuir carros, mas substituir os automóveis de alta cilindrada por viaturas elétricas. 

De acordo com o Correio da Manhã, o prémio original da Fatura da Sorte eram carros de alta cilindrada que foram, depois, substituídos por certificados do Tesouro em 2016. Agora, o Fisco está a estudar regressar à atribuição de automóveis, desta vez elétricos.

Segundo apurou o CM, os trabalhos para esta mudança estão adiantados, mas ainda não há uma data concreta para a alteração.

Além do regresso aos veículos, o Fisco está a estudar uma outra alternativa: atribuir vouchers de desconto em restaurantes, hotéis e eventos culturais. Porém, este mecanismo só poderá ser implementado após a entrada em funcionamento do IVAucher – descontos fiscais no setor do alojamento, cultura e restauração -, o que só deverá acontecer durante o mês de maio.

Enquanto o prémio da Fatura da Sorte não é alterado, o Governo aprovou a atribuição de 2,5 milhões de euros em Certificados do Tesouro para o concurso, incluindo 896 mil euros relativos ao imposto de selo.

Esta verba fica muito aquém dos 10 milhões de euros que eram canalizados para este mecanismo, quando os prémios atribuídos eram automóveis de alta cilindrada.

O concurso Fatura da Sorte foi implementado pelo anterior Governo de Passos Coelho. O ex-secretário de Estado dos Assuntos Fiscais, Paulo Núncio, baseou-se num mecanismo utilizado pela Agência Tributária brasileira para promover a cidadania fiscal e para combater a fraude e evasão aos impostos.

O concurso é realizado uma vez por semana e tem em conta as faturas pedidas com número de contribuinte da semana anterior. O primeiro sorteio realizou-se a 17 de abril de 2014 e os prémios eram carros da marca Audi.

 

Maria Campos Maria Campos, ZAP //

PARTILHAR

1 COMENTÁRIO

  1. Palermice total!
    Uma pessoa precisa de dinheiro para casa, pagar estudos, tratar uma doença…tem a sorte de ver uma sua fatura premiada e em vez de dinheiro leva com um carro em cima!
    Mais uma vez estes xuxas a decidir o que fazer com o dinheiro alheio e a acharem-se donos das boas decisões. Provavelmente, até aproveitam o negócio da compra dos carros para meter algum dinheiro ao bolso ou favorecer algum familiar. Tão típico!
    Dêem dinheiro e quem o ganhar que decida o que quer fazer com ele.
    Entretanto, metam os carros no c*

RESPONDER

No funeral de Filipe, a família real não vai usar uniformes militares "para evitar envergonhar Harry"

No funeral do duque de Edimburgo os membros da família real não vão usar uniformes militares. A quebra na tradição é justificada como medida "para evitar envergonhar" o príncipe Harry. Segundo o The Sun, a decisão …

FBI diz que grupos radicais dos EUA têm fortes ligações com extrema-direita europeia

O diretor do FBI revela que os radicais norte-americanos são os que têm os laços internacionais mais vastos e que se têm deslocado para se encontrarem com outros ativistas. Os norte-americanos de extrema-direita e com motivações …

Nova espécie de pterossauro revela o polegar opositor mais antigo de sempre

Cientistas descobriram uma nova espécie de pterossauro que viveu durante o período Jurássico e que subia às árvores graças aos seus polegares opositores. Esta característica nunca tinha sido observada nestes animais. De acordo com a rede …

Devido ao sucesso da vacinação, Israel põe fim à obrigatoriedade de uso de máscara no exterior

As autoridades israelitas anunciaram hoje que a partir do próximo domingo acabará a obrigatoriedade de uso de máscara no exterior, medida no quadro do levantamento progressivo das restrições ligadas à pandemia de covid-19. Na primavera de …

A rainha Isabel de Castela ficou conhecida por cheirar mal (mas novos documentos põem fim aos mitos)

A famosa rainha Isabel I de Castela, em Espanha, era conhecida por lavar-se pouco e cheirar mal. Contudo, documentos recém-descobertos mostram que possuía uma quantidade enorme de perfumes de grande valor. Isabel I financiou a viagem …

Instagram testa opção que permite ocultar ou mostrar o número de likes

O Instagram vai começar a testar uma nova opção que dá aos seus utilizadores a possibilidade de esconder os likes recebidos nas publicações. Em 2019, a empresa começou por forçar esta mudança, aplicando-a a alguns utilizadores …

Atlético de Madrid: o que aconteceu a João Félix e companhia?

Equipa de Diego Simeone tinha vantagem confortável sobre os dois maiores rivais e, em pouco tempo, só ganhou metade dos pontos que poderia ter ganhado. Ainda lidera mas tem três adversários muito perto. Em Portugal, no …

EUA impõe novas sanções e expulsam dez diplomatas russos. Moscovo promete resposta “inevitável”

O Governo dos EUA anunciou hoje novas sanções financeiras contra a Rússia e a expulsão de 10 diplomatas russos, em resposta a recentes ataques cibernéticos e à interferência na eleição presidencial de 2020 atribuída a …

Rede 5G pode transmitir energia elétrica e substituir baterias

Os investigadores descobriram uma maneira inovadora de explorar a capacidade das redes 5G, transformando-as numa “rede elétrica sem fios” de modo a alimentar dispositivos de Internet das Coisas (IoT) que precisam de baterias para funcionar. Os …

Itália vai enviar réplica de David de Michelangelo para o Dubai

No final de abril, Itália vai enviar uma réplica em tamanho real do famoso David de Michelangelo, feita com impressoras 3D, para a Exposição Universal do Dubai, que se irá realizar de 1 de outubro …