Fisco continua a cobrar IUC com fórmula errada (e pede a quem já pagou que pague de novo)

A Autoridade Tributária continua a cobrar o Imposto Único de Circulação (IUC) a alguns contribuintes de acordo com uma fórmula que já foi alterada pelo Parlamento em Julho de 2019. E alguns contribuintes estão a ser chamados a pagar o imposto já pago ao invés de ser o Fisco a devolver o que cobrou a mais.

Desde o dia 1 de Janeiro de 2020, a Autoridade Tributária (AT) devia estar a corrigir o IUC dos carros de categoria A que foram importados depois de 1 de Julho de 2007 e que pagaram imposto a mais, já que foram incluídos indevidamente na categoria B.

A norma inicial foi alterada no Parlamento em Julho de 2019, após pressão das instâncias europeias.

A AT está, assim, obrigada a baixar o IUC desses carros, aplicando a nova fórmula, e a devolver os valores que cobrou a mais entre 2016 e 2019.

Contudo, há alguns contribuintes que continuam a receber notas de liquidação com os valores errados, calculados segundo a norma revogada.

Outros contribuintes estão a ser notificados para pagarem de novo o IUC dos quatro anos passados, mas agora com os valores correctos, já com a regra corrigida no Parlamento.

Um destes contribuintes relata ao Público que as Finanças lhe explicaram que foi “um erro”, mas que, mesmo assim, o melhor que tinha a fazer era pagar de novo.

O Governo já tinha admitido dificuldades para cruzar os dados do registo das matrículas, que constam da base de dados do Instituto da Mobilidade e dos Transportes (IMT), com os dados do Fisco, mas tinha prometido que seria encontrada uma solução.

Em Julho, o Ministério explicou ao Público que havia “alguns constrangimentos na extracção dos dados relativos ao IUC”.

Em Setembro, as Finanças revelaram que tinham sido já “revistas mais de 10.000 liquidações de IUC” e que a AT continuava “a desenvolver mecanismos informáticos para minimizar os constrangimentos dos contribuintes, através da automatização das necessárias correcções”.

O número de carros afectados pela cobrança indevida de IUC será de cerca de 130 mil, pelo que “apenas 7,7% dos casos” terão sido corrigidos pela AT, como destaca o Público.

ZAP ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

Foguetão chinês regressou à Terra (e a maior parte desintegrou-se)

Um importante segmento do foguetão chinês desintegrou-se este domingo ao reentrar na atmosfera terrestre e caiu no oceano Índico, perto das Maldivas, anunciou a agência espacial da China. "De acordo com o percurso e análise, pelas …

"Se eu encaixar, eu sento-me." Os gatos adoram caixas ilusórias

Qualquer amante de gatos sabe que estes animais têm uma predileção inata por se sentarem em espaços fechados, mesmo que o espaço seja apenas um contorno bidimensional de um quadrado no chão.  Os cientistas analisaram esta …

Jet pack da Marinha britânica. Fuzileiros navais testam macacão Gravity em exercício de embarque

Quem melhor do que as organizações militares para testar e usufruir dos jet packs? A Marinha Real Britânica e os Fuzileiros Navais reais testaram um macacão a jato, desenvolvido pela empresa Gravity Industries. Esta semana, a …

Marés de Júpiter podem ajudar a perceber a história do Sistema Solar

Uma equipa de investigadores detetou uma pequena perturbação gravitacional em Júpiter. A descoberta pode ajudar a investigar o interior do planeta e perceber melhor a história do Sistema Solar. "Se você tentasse mergulhar em Júpiter, nunca …

Em 1925, "O Isolador" prometia bloquear qualquer tipo de distração

Procrastinar foi, é e sempre será um passatempo irresistível. Por isso, nos anos 20, houve quem apresentasse uma solução radical para evitar este problema: "O Isolador". De acordo com o site IFLScience, o chamado "Isolador" foi …

Seca no México revela uma igreja submersa há 40 anos

Uma igreja no estado de Guanajuato, no México, sobrevive entre a água e os peixes, como única testemunha de um povoado inundado por uma barragem há mais de 40 anos. Agora, devido à seca que …

Neymar prolonga contrato com o Paris Saint-Germain até 2025

O avançado internacional brasileiro Neymar renovou contrato com o Paris Saint-Germain até 30 de junho de 2025, informou hoje o tricampeão francês e vice-campeão europeu de futebol. “O Paris Saint-Germain tem o prazer de anunciar que …

Países usaram modelo do queijo suíço para conter a covid-19. Na Índia, alguns "buracos" eram demasiado grandes

A grande maioria dos países adotou a estratégia do queijo suíço para responder à pandemia. Na Índia, os "buracos" eram demasiado grandes em três das camadas mais importantes. Para responder à crise sanitária desencadeada pela covid-19, …

Primeira-ministra da Escócia declara que "haverá maioria pró-independência" no parlamento

A primeira-ministra da Escócia, Nicola Sturgeon, declarou hoje vitória nas eleições regionais, afirmando que "haverá uma maioria pró-independência" no parlamento escocês. Com as projeções a indicarem que o Partido Nacional Escocês (SNP), que lidera, foi o …

SOS Rio Paiva pede que se limite o número de visitantes à ponte e Passadiços do Paiva

A associação SOS Rio Paiva manifestou-se preocupada com o aumento da pressão turística e com a poluição, na sequência da inauguração da ponte suspensa em Arouca, e pediu que se limite o número de visitantes. A …