Filho do inventor do aspirador sem saco lançou lâmpada que dura a vida inteira

Jake Dyson Lighting

Lâmpada CSYS

Jake Dyson conseguiu criar uma lâmpada com durabilidade praticamente infinita, capaz de durar por mais de 40 anos, que pode ser a luz mais inteligente, mais barata e mais amiga do ambiente já desenvolvida.

Dyson é o fundador da Jake Dyson Lighting, nascida em 2004 e incorporada recentemente nos negócios do pai, James Dyson, que inventou o Dual Cyclone, o primeiro aspirador sem saco.

Até ao momento, a empresa vende apenas dois modelos de lâmpadas: a CSYS, uma lâmpada de chão e mesa, e a Cu-Beam, de teto. Ambos os modelos contam com LEDs que Dyson projetou para durar uma vida inteira.

De acordo com o criador, as luzes tradicionais não são desenvolvidas com a proteção de calor necessária aos seus LEDs, e por isso resolveu investir em tecnologia capaz de aumentar a longevidade das lâmpadas.

A diferença está em apenas uma peculiaridade na sua fabricação: a otimização da dissipação de calor. O segredo da grande duração do produto é fazer com que a temperatura dos LEDs não se mantenha muito alta.

Jake Dyson Lighting

Sem os danos causados pelo calor, os LEDs de Dyson podem durar, pelo menos, 40 anos a brilhar plenamente.

O mais interessante é que, mesmo depois disso, a lâmpada não deixará de funcionar. Segundo o inventor, os LEDs continuarão em atividade, mas com cerca de 70% de sua intensidade original.

O que separa a empresa de Dyson dos seus concorrentes é que a maioria das empresas simplesmente deixa que as lâmpadas aqueçam. Mesmo podendo poupar aos clientes a tarefa de substituí-las através da tecnologia de dissipação de calor, os fabricantes ainda optam por trabalhar com baixos investimentos.

Dyson explica que “o mercado de lâmpadas descartáveis ​​vale milhares de milhões de dólares por ano em todo o mundo, e por isso alguns fabricantes não estão interessados ​​na criação de produtos de iluminação que duram uma vida”.

O inventor revela que o seu objetivo mais ambicioso não é apenas reinventar a lâmpada, mas sim mudar a forma como as pessoas pensam sobre a iluminação em geral, principalmente porque a redução do desperdício também ajudaria na construção de um planeta mais verde e sustentável.

Canal Tech

PARTILHAR

6 COMENTÁRIOS

    • Se ler bem, o tópico da notícia, refere que foi o “(…) inventor do aspirador sem saco…” e não do aspirador.

      A ver: ” TECNOLOGIA ENERGIA, INOVAÇÃO
      FILHO DO INVENTOR DO ASPIRADOR SEM SACO LANÇOU LÂMPADA QUE DURA A VIDA INTEIRA “

  1. A descrição que fazem desta suposta criação de uma lâmpada infinita…a meu ver não é mais do que uma correcta utilização e dimensionamento térmico da utilização do LED, que qualquer fabricante pode fazer e muitos fabricantes fazem. Na verdade não se pode nem se deve falar em anos sem indicar quantas horas de funcionamento diário de utilização. O correcto é falar em horas somente e em que tipo de regime se está a usar a fonte de iluminação…na verdade não percebo porque é que este assunto é noticia!

  2. O maior problema das lâmpadas LED, e das economizadoras, costuma ser na eletrónica de controlo e é esta que falha mais. (Claro que é necessário dissipar o calor gerado nos Leds). Um LED branco individual funciona com cerca de 3 volts de tensão contínua. A nossa alimentação elétrica é de 240 V AC, isto é varia aproximadamente de -340 a +340 volts, cinquenta vezes por segundo, é na eletrónica de conversão das tensões e de controlo da corrente de funcionamento que há mais falhas.
    Todos os construtores podem fabricar lâmpadas com mais durabilidade mas à custa do aumento substancial do preço. Esta é a informação que falta na notícia! Qual é o preço?

RESPONDER

Memória ou glorificação? Discurso escrito à mão por Hitler vendido na Alemanha por 34.000 euros

Um discurso que o ditador Adolf Hitler escreveu em 1939 foi vendido em leilão, na semana passada, na Alemanha, por 34.000 euros, noticia a agência noticiosa AP. De acordo com a revista norte-americana Vice, que cita …

"Very nice!". Cazaquistão inspira-se em Borat para o seu novo slogan turístico

O Cazaquistão criou uma série de pequenos vídeos para promover o turismo do país. Para tal, recorreu a uma das mais icónicas frases da personagem fictícia Borat. Nos dias de hoje é praticamente impossível pensar no …

Teoria da Relatividade não rendeu um Nobel a Einstein. Para o comité sueco, "não era Física"

A Teoria da Relatividade Geral (1905), um dos principais avanços científicos do século XX, não rendeu um prémio Nobel ao físico Albert Einstein, tendo o comité sueco argumentado que o trabalho não era sobre Física. …

Jogadora do Valladares criou pânico durante jogo

Yasmín Fernández não consegue recordar todos os momentos que se viveram na reta final do duelo com o Mos. Mas cedo descobriu que sofreu apenas uma lesão muscular. Decorria o minuto 88' do jogo entre UD …

Libertação de água em Fukushima tem "potencial para danificar o ADN humano"

A Greenpeace, uma organização ambiental internacional, avisou através de um relatório que a água contaminada que poderá ser lançada no mar pela usina nuclear de Fukushima contém carbono radioativo que pode danificar o ADN humano. De …

Liga dos Campeões: 32 equipas, 32 jogadores que podem brilhar

O melhor jogador da Liga portuguesa está na lista. Internacional português do Manchester City também entra nas escolhas. A Liga dos Campeões já arrancou, desta vez numa velocidade diferente, já que vai haver jogos em quase …

Facebook prepara medidas para controlar possível agitação eleitoral

Equipas do Facebook estão a analisar a possibilidade acalmar o conflito eleitoral nos Estados Unidos (EUA), implementando ferramentas internas projetadas para o que chama de países "em risco". Segundo fontes ligadas à empresa, citadas pelo Wall …

Vítor Aguiar e Silva é o vencedor do Prémio Camões 2020

O professor e ensaísta Vítor Manuel de Aguiar e Silva é o vencedor do Prémio Camões 2020, anunciado hoje pela ministra da Cultura, após reunião do júri. O Prémio Camões de literatura em língua portuguesa foi …

Football Leaks. José Miguel Júdice chama "ladrão" a Rui Pinto em tribunal

O antigo sócio fundador da sociedade de advogados José Miguel Júdice chamou esta terça-feira “ladrão” a Rui Pinto, denunciando a “violência moral e psicológica” do criador do ‘Football Leaks’ na 17.ª sessão do julgamento. “Fui visitado …

Josep Maria Bartomeu demite-se da presidência do Barcelona

Josep Maria Bartomeu apresentou, juntamente com o resto da direção do Barcelona, a demissão da liderança do clube. Bartomeu era contestado por vários adeptos e jogadores. A direção do FC Barcelona, liderada por Josep Maria Bartomeu, …