FIFA vai investigar dentada de Luis Suárez a Chiellini

c.v. / YouTube

-

Responsáveis da FIFA estão a investigar as queixas do defesa italiano Giorgio Chiellini, que diz ter sido mordido pelo avançado uruguaio Luis Suárez durante o jogo desta terça-feira do Mundial 2014.

“Estamos à espera do relatório do jogo e vamos reunir todos os elementos necessários para avaliar o assunto”, disse uma porta-voz da FIFA, Delia Fischer, citada pela AFP.

Luis Suárez mordeu-me, é claro, ainda tenho a marca. O árbitro deveria ter apitado e ter-lhe mostrado o cartão vermelho, igualmente porque ele simulou”, disse o Giorgio Chiellini após o decisivo encontro do Grupo D que os uruguaios ganharam, por 1-0, eliminando a Itália do Mundial 2014.

A jogada aconteceu a 10 minutos do final, quando os jogadores se envolveram na área transalpina. Luis Suárez terá mordido o italiano, que reagiu de imediato, tentando acertar no jogador do Liverpool com o cotovelo.

Depois de ambos ficarem algum tempo no chão, o jogador da Juventus levantou-se e tentou mostrar ao árbitro, o mexicano Marco Rodriguez, a marca da alegada mordidela de Suárez.

O avançado dos reds, que vai receber a Bota de Ouro de 2013/14 – juntamente com o português Cristiano Ronaldo -, já foi alvo de várias penas pesadas, incluindo uma por ter mordido o sérvio Branislav Ivanovic, jogador do Chelsea.

Então, em abril de 2013, a Associação Inglesa de Futebol (FA) puniu Luis Suárez com 10 jogos de castigo e o uruguaio nem sequer recorreu.

Foi a segunda vez que o uruguaio foi penalizado por uma dentada: a primeira aconteceu em novembro de 2010, sendo penalizado por sete jogos, quando atuava no Ajax, ao morder Otman Bakkal, do PSV Eindhoven, no ombro.

Em 2011, já em Inglaterra, o avançado uruguaio foi suspenso por oito jogos, por palavras racistas contra o francês Patrice Evra, do Manchester United.

Suárez tem até esta noite para justificar dentada a Chiellini

Entretanto, a FIFA confirmou a abertura de um processo disciplinar ao avançado uruguaio, dando-lhe até às 17h de Brasília (21h em Lisboa) para apresentar a sua defesa.

“A FIFA está em condições de confirmar que abriu os procedimentos disciplinares contra o jogador do Uruguai Luis Suárez por violar o artigo 48 e/ou 57 do código disciplinar da FIFA” durante a partida do Mundial entre o Uruguai e a Itália, que se realizou na terça-feira, refere o órgão em comunicado.

“O jogador e/ou a Federação Uruguaia têm até às 17h de Brasília para apresentar a sua versão e eventualmente alguma prova documental que considerem relevante”, indica a mesma nota.

Ao abrigo do artigo 77 b) do seu código, a Federação Internacional pode impor sanções, a posteriori, em caso de “erros óbvios” por parte do árbitro.

/Lusa

PARTILHAR

1 COMENTÁRIO

  1. Paulo Bento, demitir-se???????????? E depois arranja emprego aonde? E então não é melhor ” forçar a demissão” e meter na algibeira a respectiva indemnização?

RESPONDER

Cientistas estão a plantar mesas de xadrez de corais para restaurar recifes - e contam com a ajuda de garrafas de Coca-Cola

Nas últimas três décadas, os recifes de coral têm sofrido uma grande tensão e consequente destruição, devido ao impacto das alterações climáticas. Agora, os cientistas querem minimizar os danos e já encontraram uma solução. O objetivo …

Belenenses 0-4 Sporting | Melhor o resultado que a lesão

O Sporting, da I Liga, venceu hoje o Belenenses, do Campeonato de Portugal, por 4-0, em jogo da terceira eliminatória da Taça de Portugal de futebol, garantindo o apuramento para a próxima fase da competição. No …

Sintrense 0-5 FC Porto | Dragões goleiam e seguem em frente na Taça

O FC Porto, da I Liga, venceu hoje o Sintrense, do Campeonato de Portugal, por 5-0, em jogo da terceira eliminatória da Taça de Portugal de futebol, e segue em frente na competição. A jogar em …

Nova tecnologia usa calor dos estacionamentos subterrâneos para aquecer apartamentos

A startup Enerdrape, que funciona dentro da Escola Politécnica de Lausanne (EPFL), na Suíça, desenvolveu uma tecnologia que aproveita o calor emanado pelo solo no aquecimento de apartamentos. Quase 60% do aquecimento utilizado nos edifícios residenciais …

Pela primeira vez, um drone transportou os pulmões de um dador em segurança. Voo demorou seis minutos

Pela primeira vez na história da medicina, um drone aéreo transportou os pulmões de um dador com rapidez e segurança entre dois hospitais. O voo, que durou apenas seis minutos, ocorreu no passado dia 25 de …

Grupo de hackers clonou a voz de empresário para roubar 35 milhões de dólares do banco

Um grupo de hackers clonou a voz do diretor de uma empresa, conseguindo assim roubar mais de 35 milhões de dólares de um banco nos Emirados Árabes Unidos. No início do ano passado, o gerente de …

Portugueses comem duas vezes mais do que o recomendando

Os portugueses consumiram, em média, duas vezes mais calorias do que o recomendando para um adulto entre 2016 e 2020, ano em que a pandemia provocou uma redução do consumo de alimentos diário, mas ainda …

Aos 95 anos, a rainha Isabel II terá de abdicar da sua bebida favorita

A monarca foi aconselhada pelos médicos a abdicar do seu habitual martini de fim de dia, em antecipação a uma fase de agenda especialmente preenchida. Com 95 anos, a rainha Isabel II tem tido uma semana …

Médicos vão avaliar estado mental do atacante da Noruega

A investigação ao ataque com arco e flecha que na quarta-feira fez cinco mortos na Noruega reforçou, até agora, a tese de um ato devido a doença, anunciou hoje a polícia norueguesa. “A hipótese que foi …

Há mais de 100 anos, o Hawai teve uma monarquia - mas a força da princesa Ka'iulani não chegou para a preservar

Antes de morrer, com apenas 23 anos, a princesa Victoria Ka'iulani foi a última herdeira da coroa havaiana. A jovem era uma das últimas esperanças em manter a monarquia viva, mas nem a sua determinação …