FIFA vai investigar dentada de Luis Suárez a Chiellini

c.v. / YouTube

-

Responsáveis da FIFA estão a investigar as queixas do defesa italiano Giorgio Chiellini, que diz ter sido mordido pelo avançado uruguaio Luis Suárez durante o jogo desta terça-feira do Mundial 2014.

“Estamos à espera do relatório do jogo e vamos reunir todos os elementos necessários para avaliar o assunto”, disse uma porta-voz da FIFA, Delia Fischer, citada pela AFP.

Luis Suárez mordeu-me, é claro, ainda tenho a marca. O árbitro deveria ter apitado e ter-lhe mostrado o cartão vermelho, igualmente porque ele simulou”, disse o Giorgio Chiellini após o decisivo encontro do Grupo D que os uruguaios ganharam, por 1-0, eliminando a Itália do Mundial 2014.

A jogada aconteceu a 10 minutos do final, quando os jogadores se envolveram na área transalpina. Luis Suárez terá mordido o italiano, que reagiu de imediato, tentando acertar no jogador do Liverpool com o cotovelo.

Depois de ambos ficarem algum tempo no chão, o jogador da Juventus levantou-se e tentou mostrar ao árbitro, o mexicano Marco Rodriguez, a marca da alegada mordidela de Suárez.

O avançado dos reds, que vai receber a Bota de Ouro de 2013/14 – juntamente com o português Cristiano Ronaldo -, já foi alvo de várias penas pesadas, incluindo uma por ter mordido o sérvio Branislav Ivanovic, jogador do Chelsea.

Então, em abril de 2013, a Associação Inglesa de Futebol (FA) puniu Luis Suárez com 10 jogos de castigo e o uruguaio nem sequer recorreu.

Foi a segunda vez que o uruguaio foi penalizado por uma dentada: a primeira aconteceu em novembro de 2010, sendo penalizado por sete jogos, quando atuava no Ajax, ao morder Otman Bakkal, do PSV Eindhoven, no ombro.

Em 2011, já em Inglaterra, o avançado uruguaio foi suspenso por oito jogos, por palavras racistas contra o francês Patrice Evra, do Manchester United.

Suárez tem até esta noite para justificar dentada a Chiellini

Entretanto, a FIFA confirmou a abertura de um processo disciplinar ao avançado uruguaio, dando-lhe até às 17h de Brasília (21h em Lisboa) para apresentar a sua defesa.

“A FIFA está em condições de confirmar que abriu os procedimentos disciplinares contra o jogador do Uruguai Luis Suárez por violar o artigo 48 e/ou 57 do código disciplinar da FIFA” durante a partida do Mundial entre o Uruguai e a Itália, que se realizou na terça-feira, refere o órgão em comunicado.

“O jogador e/ou a Federação Uruguaia têm até às 17h de Brasília para apresentar a sua versão e eventualmente alguma prova documental que considerem relevante”, indica a mesma nota.

Ao abrigo do artigo 77 b) do seu código, a Federação Internacional pode impor sanções, a posteriori, em caso de “erros óbvios” por parte do árbitro.

/Lusa

PARTILHAR

1 COMENTÁRIO

  1. Paulo Bento, demitir-se???????????? E depois arranja emprego aonde? E então não é melhor ” forçar a demissão” e meter na algibeira a respectiva indemnização?

RESPONDER

Se diplomacia falhar, China admite uso de força militar para controlar Taiwan

A China vai atacar Taiwan se não houver outra maneira de impedir que este Estado se torne independente, disse Li Zuocheng, um dos mais importantes generais do país, esta sexta-feira. Esta será uma opção de …

Encontrada canábis e incenso em templo bíblico de Israel. Foram usados em ritos religiosos antigos

A análise do material em dois altares da Idade do Ferro descobertos na entrada do santuário "santo dos santos" em Tel Arad, no vale de Beer-sheba, Israel, contém canábis e incenso. Escavações anteriores revelaram duas fortalezas …

Funerárias de Nova Iorque processadas por guardarem cadáveres em camiões

Devido ao elevado número de mortes causadas pela covid-19, as agências Andrew T. Cleckley, DeKalb e Armistead Burial armazenavam os corpos nos camiões frigoríficos até ser possível realizar os funerais. Três processos foram movidos por, pelo …

"Never again". Estudantes nos EUA vão aprender mais sobre o Holocausto

Estudantes norte-americanos vão passar a aprender mais coisas sobre o Holocausto, numa altura em que os Estados Unidos enfrentam níveis cada vez mais altos de antissemitismo. De acordo com a revista Newsweek, o Presidente norte-americano, Donald …

Polónia vai ser o primeiro país a voltar a ter adeptos nas bancadas

A Polónia vai ser o primeiro país a voltar a ter adeptos nas bancadas. Os estádios vão poder ter 25% da sua capacidade preenchida, anunciou o primeiro-ministro. De acordo com o jornal online Observador, a liga …

Recondicionados e "banhados a ouro". Irmão de Pablo Escobar vai vender iPhones 11 a 540 euros

A empresa de Robert Escobar, irmão do narcotraficante Pablo Escobar, está a vender iPhones 11 Pro recondicionados por 499 dólares (450 euros). Numa comunicação citada pelo portal Engadget, a Escobar Inc revela que está a vender …

É um polvo, chama-se Dumbo e mora a sete mil metros de profundidade (um novo recorde)

Um polvo foi fotografado no leito do Oceano Índico, a sete mil metros de profundidade. É um novo recorde. A descoberta de um polvo a 7 mil metros de profundidade, 6.957 metros mais especificamente, foi relatada …

Quem andar de montanha russa no Japão não pode gritar (nem bater palmas)

A Associação de Parques Temáticos do Leste e Oeste do Japão divulgou um novo guia de recomendações, numa altura em que o país começa a reabrir face à redução do número de novos casos de …

Jackson Martínez admite terminar carreira no final da época

O futebolista colombiano admitiu, numa entrevista a uma rádio colombiana, que está a pensar pôr um ponto final na carreira no final desta temporada. "Não descarto retirar-me, mas por agora estou focado em terminar a época. …

Na Rússia, os médicos na linha da frente não são aplaudidos das janelas. Enfrentam desconfiança e hostilidade

Em muitos países, os profissionais de saúde na linha da frente do combate ao novo coronavírus são apreciados e até aplaudidos das janelas. No entanto, na Rússia, a história é diferente. De acordo com a …