FIFA vai investigar dentada de Luis Suárez a Chiellini

c.v. / YouTube

-

Responsáveis da FIFA estão a investigar as queixas do defesa italiano Giorgio Chiellini, que diz ter sido mordido pelo avançado uruguaio Luis Suárez durante o jogo desta terça-feira do Mundial 2014.

“Estamos à espera do relatório do jogo e vamos reunir todos os elementos necessários para avaliar o assunto”, disse uma porta-voz da FIFA, Delia Fischer, citada pela AFP.

Luis Suárez mordeu-me, é claro, ainda tenho a marca. O árbitro deveria ter apitado e ter-lhe mostrado o cartão vermelho, igualmente porque ele simulou”, disse o Giorgio Chiellini após o decisivo encontro do Grupo D que os uruguaios ganharam, por 1-0, eliminando a Itália do Mundial 2014.

A jogada aconteceu a 10 minutos do final, quando os jogadores se envolveram na área transalpina. Luis Suárez terá mordido o italiano, que reagiu de imediato, tentando acertar no jogador do Liverpool com o cotovelo.

Depois de ambos ficarem algum tempo no chão, o jogador da Juventus levantou-se e tentou mostrar ao árbitro, o mexicano Marco Rodriguez, a marca da alegada mordidela de Suárez.

O avançado dos reds, que vai receber a Bota de Ouro de 2013/14 – juntamente com o português Cristiano Ronaldo -, já foi alvo de várias penas pesadas, incluindo uma por ter mordido o sérvio Branislav Ivanovic, jogador do Chelsea.

Então, em abril de 2013, a Associação Inglesa de Futebol (FA) puniu Luis Suárez com 10 jogos de castigo e o uruguaio nem sequer recorreu.

Foi a segunda vez que o uruguaio foi penalizado por uma dentada: a primeira aconteceu em novembro de 2010, sendo penalizado por sete jogos, quando atuava no Ajax, ao morder Otman Bakkal, do PSV Eindhoven, no ombro.

Em 2011, já em Inglaterra, o avançado uruguaio foi suspenso por oito jogos, por palavras racistas contra o francês Patrice Evra, do Manchester United.

Suárez tem até esta noite para justificar dentada a Chiellini

Entretanto, a FIFA confirmou a abertura de um processo disciplinar ao avançado uruguaio, dando-lhe até às 17h de Brasília (21h em Lisboa) para apresentar a sua defesa.

“A FIFA está em condições de confirmar que abriu os procedimentos disciplinares contra o jogador do Uruguai Luis Suárez por violar o artigo 48 e/ou 57 do código disciplinar da FIFA” durante a partida do Mundial entre o Uruguai e a Itália, que se realizou na terça-feira, refere o órgão em comunicado.

“O jogador e/ou a Federação Uruguaia têm até às 17h de Brasília para apresentar a sua versão e eventualmente alguma prova documental que considerem relevante”, indica a mesma nota.

Ao abrigo do artigo 77 b) do seu código, a Federação Internacional pode impor sanções, a posteriori, em caso de “erros óbvios” por parte do árbitro.

/Lusa

PARTILHAR

1 COMENTÁRIO

  1. Paulo Bento, demitir-se???????????? E depois arranja emprego aonde? E então não é melhor ” forçar a demissão” e meter na algibeira a respectiva indemnização?

RESPONDER

Não são só os humanos. Até os cães-guia podem vir a ser substituídos por robôs

A tecnologia de Inteligência Artificial (IA) não ameaça apenas automatizar o trabalho dos humanos. Os cães-guia, que ajudam pessoas com deficiência visual a navegar com segurança pelo mundo, podem ser os seus próximos alvos. Uma equipa …

Laboratório investigado em Madrid depois de vídeo mostrar maus tratos a animais

Um laboratório em Madrid, Espanha, está a ser investigado por alegados maus tratos a animais, depois de uma inspeção confirmar as suspeitas de abuso filmadas por um antigo funcionário. O vídeo divulgado pela Cruelty Free International …

Equipa realiza primeiro transplante de traqueia do mundo. Pode reverter danos causados pela covid-19

Uma equipa de cirurgiões realizou o primeiro transplante de traqueia humana do mundo. A cirurgia foi feita numa mulher com graves danos no órgão, revelou o Hospital Mount Sinai, em Nova Iorque. A recetora do transplante …

Em 2020, os mais velhos renderam-se aos "animais de estimação pandémicos"

Uma nova investigação revelou que as famílias com crianças não foram as únicas a aderir à tendência dos "animais de estimação pandémicos" em 2020. Os mais velhos também não resistiram. Segundo a National Poll on Healthy …

Tramado por uma turfeira. Homem confessa assassinato, mas corpo encontrado tinha 1600 anos

O que tinha tudo para ser um casamento feliz, acabou em tragédia. Num estranho caso em que uma simples planta ditou o desfecho de uma investigação criminal. Em 1959, a retratista e entusiasta de viagens Malika …

"Projeto Bernanke". Google terá usado programa secreto para dar vantagem ao seu sistema de anúncios

A Google terá usado durante anos um programa secreto que usava dados de lances anteriores na bolsa de publicidade digital da empresa para dar ao seu próprio sistema de compra de anúncios uma vantagem sobre …

Para "proteger a verdade histórica", Rússia divulga documentos que revelam atrocidades nazis em Stalingrado

O Ministério da Defesa da Rússia divulgou documentos desclassificados que detalham atrocidades cometidas por soldados e oficiais nazis durante a II Guerra Mundial. A divulgação destes documentos, que foram publicados no site do Ministério da Defesa …

Espanha. Funcionários públicos podem trabalhar três dias em casa sem perder direitos

O Governo espanhol e os sindicatos de funcionalismo público chegaram, esta segunda-feira, a um acordo que prevê que os trabalhadores da Administração Pública podem trabalhar três dias por semana em casa com os mesmos direitos …

Rara coleção de um dos primeiros fotógrafos da História vai a leilão nos EUA

Quase 200 imagens de um dos primeiros fotógrafos da história, William Henry Fox Talbot, vão a leilão, em Nova Iorque, já este mês. A coleção de William Henry Fox Talbot será parte do leilão "50 obras-primas …

Em greve de fome, Navalny é ameaçado ser alimentado à força. Ativistas falam em tortura

O opositor russo Alexei Navalny afirmou hoje na rede social Twitter que as autoridades penitenciárias estão a ameaçar alimentá-lo à força para quebrar a greve de fome que mantém na prisão desde 31 de março. “Ele …