FIFA vai investigar dentada de Luis Suárez a Chiellini

c.v. / YouTube

-

Responsáveis da FIFA estão a investigar as queixas do defesa italiano Giorgio Chiellini, que diz ter sido mordido pelo avançado uruguaio Luis Suárez durante o jogo desta terça-feira do Mundial 2014.

“Estamos à espera do relatório do jogo e vamos reunir todos os elementos necessários para avaliar o assunto”, disse uma porta-voz da FIFA, Delia Fischer, citada pela AFP.

Luis Suárez mordeu-me, é claro, ainda tenho a marca. O árbitro deveria ter apitado e ter-lhe mostrado o cartão vermelho, igualmente porque ele simulou”, disse o Giorgio Chiellini após o decisivo encontro do Grupo D que os uruguaios ganharam, por 1-0, eliminando a Itália do Mundial 2014.

A jogada aconteceu a 10 minutos do final, quando os jogadores se envolveram na área transalpina. Luis Suárez terá mordido o italiano, que reagiu de imediato, tentando acertar no jogador do Liverpool com o cotovelo.

Depois de ambos ficarem algum tempo no chão, o jogador da Juventus levantou-se e tentou mostrar ao árbitro, o mexicano Marco Rodriguez, a marca da alegada mordidela de Suárez.

O avançado dos reds, que vai receber a Bota de Ouro de 2013/14 – juntamente com o português Cristiano Ronaldo -, já foi alvo de várias penas pesadas, incluindo uma por ter mordido o sérvio Branislav Ivanovic, jogador do Chelsea.

Então, em abril de 2013, a Associação Inglesa de Futebol (FA) puniu Luis Suárez com 10 jogos de castigo e o uruguaio nem sequer recorreu.

Foi a segunda vez que o uruguaio foi penalizado por uma dentada: a primeira aconteceu em novembro de 2010, sendo penalizado por sete jogos, quando atuava no Ajax, ao morder Otman Bakkal, do PSV Eindhoven, no ombro.

Em 2011, já em Inglaterra, o avançado uruguaio foi suspenso por oito jogos, por palavras racistas contra o francês Patrice Evra, do Manchester United.

Suárez tem até esta noite para justificar dentada a Chiellini

Entretanto, a FIFA confirmou a abertura de um processo disciplinar ao avançado uruguaio, dando-lhe até às 17h de Brasília (21h em Lisboa) para apresentar a sua defesa.

“A FIFA está em condições de confirmar que abriu os procedimentos disciplinares contra o jogador do Uruguai Luis Suárez por violar o artigo 48 e/ou 57 do código disciplinar da FIFA” durante a partida do Mundial entre o Uruguai e a Itália, que se realizou na terça-feira, refere o órgão em comunicado.

“O jogador e/ou a Federação Uruguaia têm até às 17h de Brasília para apresentar a sua versão e eventualmente alguma prova documental que considerem relevante”, indica a mesma nota.

Ao abrigo do artigo 77 b) do seu código, a Federação Internacional pode impor sanções, a posteriori, em caso de “erros óbvios” por parte do árbitro.

/Lusa

PARTILHAR

1 COMENTÁRIO

  1. Paulo Bento, demitir-se???????????? E depois arranja emprego aonde? E então não é melhor ” forçar a demissão” e meter na algibeira a respectiva indemnização?

RESPONDER

Dormir bem antes de tomar a vacina da gripe pode ajudar a aumentar a sua eficácia

Segundo os especialistas, uma boa noite de sono pode mesmo ajudar a aumentar a eficácia da vacina da gripe, que neste ano ganha particular relevância em plena pandemia de covid-19. De acordo com Matthew Walker, autor …

Há um petroleiro abandonado há mais de uma década nas Caraíbas (e é uma "bomba-relógio")

Um navio de armazenamento de petróleo venezuelano está ancorado no Golfo de Paria, um trecho de mar fechado entre a Venezuela e a ilha de Trinidad, há mais de uma década. Antes de os Estados Unidos …

Portugal deve bater recorde de doentes em cuidados intensivos ainda esta semana

Portugal deverá ultrapassar, esta quarta-feira, o recorde de doentes em unidades de cuidados intensivos, alertou a ministra da Saúde, Marta Temido, em conferência de imprensa sobre a capacidade do Serviço Nacional de Saúde para combater …

A Budapest Eye foi restaurante por um dia (e com estrela Michelin)

Um restaurante com estrela Michelin em Budapeste, na Hungria, ofereceu aos clientes uma experiência gastronómica na famosa roda gigante Budapest Eye. Atraiçoado pela queda de faturação após o desaparecimento de turistas estrangeiros, o restaurante Costes, premiado …

Antigo ministro da Saúde Leal da Costa admite novo estado de emergência

O antigo ministro da Saúde Fernando Leal da Costa defendeu hoje que em algum momento deve ser decretado de novo o estado de emergência, para que o Governo possa tomar medidas na luta contra a …

Marcelo promulga uso obrigatório de máscara na rua por 70 dias

O Presidente da República promulgou esta segunda-feira o decreto da Assembleia da República que determina o uso obrigatório de máscara na rua, por um período de 70 dias, sempre que não seja possível cumprir o …

Cruzeiros vazios no meio do oceano tornam-se destinos turísticos

Embarcados num pequeno ferry, turistas dirigem-se até aos locais onde grandes navios cruzeiros estão parados e desertos. Esta foi uma solução encontrada para reavivar o setor. A pandemia de covid-19 está a fazer com que, genericamente, …

Todas as pensões mais baixas vão ter aumento extra de dez euros

As pensões mais baixas, até aos 658 euros, vão ter um aumento extraordinário de dez euros no próximo ano. O Governo confirmou a informação avançada pelo PCP. A ministra do Trabalho e Segurança Social, Ana Mendes …

Na fase inicial da pandemia, o setor privado "não quis e não entrou no combate à pandemia"

A antiga ministra da Saúde Ana Jorge considera que os privados podem ser envolvidos na luta contra a pandemia, recebendo doentes não covid-19, mas avisa que é preciso um “equilibro” nessa ação, depois de estes …

Uso de máscara pode salvar 130 mil vidas nos EUA até final de fevereiro, revela estudo

As medidas de distanciamento social, principalmente o uso de máscaras em público, podem salvar até 130 mil vidas nos Estados Unidos (EUA), revelou um novo estudo divulgado na sexta-feira. Em abril, o Presidente dos Estados Unidos …