Festival da Eurovisão não está a conseguir vender bilhetes

José Sena Goulão / Lusa

O Festival da Eurovisão, que este ano se realiza em Telavive (Israel) está as sentir dificuldades em escoar os bilhetes disponíveis para o evento.

Uma promoção de última hora, a pouco mais de uma semana da grande final, oferece agora dois bilhetes pelo preço de um, o que representa um desconto de 50% no preço de cada bilhete – originalmente vendidos a valores entre 280 e 500 euros.

Também a venda de bilhetes para as “Green Room” das semifinais (zona onde o público, a preço VIP, pode estar próximo das delegações de cada país, assistindo ao evento através de um ecrã) foi cancelada, devido à parca procura.

Segundo a imprensa israelita, o fluxo turístico entre os dias 14 e 18 (o intervalo de datas que compreende as duas semifinais e a final) é muito mais reduzido do que se esperava – apenas cinco mil turistas deverão aterrar em Israel com o objetivo de assistir à Eurovisão.

A instabilidade política na região e preocupações com a segurança têm sido as principais razões apontadas para o desinteresse do público estrangeiro, de acordo com a Blitz.

Portugal vai fazer-se representar na primeira semifinal do evento, a 14 de maio, com “Telemóveis”, de Conan Osiris. A segunda semifinal realiza-se dois dias depois, sendo que a final do certame tem lugar a 18 do mesmo mês.

Conan Osiris está entre os favoritos mas, desde que foi escolhido para representar Portugal, o intérprete de Telemóveis foi incentivado a não ir a Israel. Um dos apelos partiu do ex-Pink Floyd Roger Waters que escreveu uma carta ao artista pedindo-lhe para não ir à Eurovisão. “Tem aqui a oportunidade de erguer a sua voz pela vida”, escreveu.

Também o Comité de Solidariedade com a Palestina, o SOS Racismo e as Panteras Rosa apelaram a Conan Osíris para não ir a Telavive representar Portugal no Festival Eurovisão da Canção em solidariedade com artistas palestinianos.

Numa carta enviada ao vencedor da última edição do Festival da Canção, Conan Osiris, o Comité de Solidariedade com a Palestina, o SOS Racismo e as Panteras Rosa referem que “a escassos minutos de onde terá lugar o Festival, Israel mantém um cerco ilegal a 1,8 milhões de palestinianos em Gaza, negando-lhes os direitos mais básicos.”

Segundo a Sapo, Conan Osiris pronunciou-se sobre o assunto, em entrevista à televisão estatal KAN. Apesar de não se ter alongado, o representante português afirmou que “cada um tem a sua visão“.

ZAP ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

O armazenamento de energia "sem massa" está a chegar

Uma equipa de cientistas da Chalmers University of Technology, na Suécia, produziu uma bateria estrutural com um desempenho dez vezes melhor do que todas as versões anteriores. A descoberta abre caminho ao armazenamento de energia …

Ataque terrorista a cidade na Nigéria atinge organizações humanitárias e instalações da ONU

Jihadistas alegadamente ligados ao Estado Islâmico atacaram este sábado as instalações de várias organizações humanitárias e das Nações Unidas na cidade nigeriana de Damasak, e ainda estão no local, afirmaram fontes das organizações não-governamentais (ONG). O …

Os humanos foram "superpredadores" durante dois milhões de anos

Uma nova investigação revelou que os humanos foram um predador de ponta durante cerca de dois milhões de anos. Só a extinção da megafauna e o declínio das fontes de alimentos de origem animal no …

Paços de Ferreira 0-5 Benfica | Seferovic “parte tudo” na Capital do Móvel

Na noite deste sábado, o Benfica somou o sétimo triunfo consecutivo no campeonato, ao golear o Paços de Ferreira por 5-0, num embate relativo à 26.ª jornada do campeonato. A equipa de Jorge Jesus, que acabou …

Após terramotos e deslizamentos, a "cidade moribunda" de Itália ainda resiste no topo de uma montanha

Chamar-se a si mesmo de "Cidade Moribunda" pode não parecer a melhor forma de atrair turistas, mas Civita, em Itália, aprendeu a viver com o facto de estar a morrer. Há vários séculos, a cidade …

"Alexa, estou com calor." Já é possível controlar o ar condicionado de um Lamborghini apenas com a voz

A Amazon está a dar um grande passo na indústria automóvel ao integrar a Alexa no Huracán EVO da Lamborghini, não apenas para fazer perguntas, mas dando ao assistente virtual a capacidade de controlar as …

Nova tecnologia pode enviar luz solar para o subsolo

Investigadores da Universidade Tecnológica de Nanyang, na Singapura, inventaram um novo dispositivo que pode ajudar o país a iluminar a sua crescente infraestrutura subterrânea. A Singapura é um dos países que tem apostado cada vez mais …

Livro lança "caça ao tesouro" a urna de ouro oferecida por Inglaterra a França antes da Entente Cordiale

Um novo enigma literário está prestes a chegar às estantes de livros com uma recompensa incomum. Pistas em "The Golden Treasure of the Entente Cordiale" podem levar leitores no Reino Unido e França a um …

Para evitar casos de burnout, LinkedIn deu uma semana de férias aos quase 16 mil funcionários

O LinkedIn decidiu dar uma semana de férias (remunerada), que começou esta segunda-feira, a todos os seus funcionários espalhados pelo mundo. O objetivo? Desconectar, recarregar baterias e prevenir casos de burnout.  "Queríamos ter a certeza de …

Pequenos nadadores-robô curam-se a si próprios (e em movimento)

Uma equipa de investigadores da American Chemical Society desenvolveu pequenos robôs nadadores que conseguem curar-se a si mesmos magneticamente. O tecido vivo pode curar-se autonomamente de muitos ferimentos, mas fornecer habilidades semelhantes a sistemas artificiais, como …