A “canção impossível” de Conan Osiris está a hipnotizar a Europa

Conan Osiris já era um fenómeno dentro de portas, depois de se ter qualificado para a final do Festival da Canção. Mas agora que foi escolhido para ser o representante de Portugal na Eurovisão, está a conquistar a Europa com uma canção que arranca tantos elogios como críticas.

Há bem pouco tempo Conan Osiris, o nome artístico de Tiago Miranda, de 30 anos, era um quase desconhecido para a grande maioria dos portugueses. Até que o Festival da Canção da RTP se meteu na vida dele.

Um “artista experimental feito estrela pop”, como constata o editor do Público Pedro Reis num artigo no jornal. O fenómeno Conan Osiris está a crescer na Europa e é já apontado como um dos favoritos à vitória na Eurovisão em Israel, onde será o representante de Portugal depois de ter sido o mais votado, pelo público e pelo júri, na final do Festival da Canção.

No site Eurovision World, “Telemóveis”, a música que vai representar Portugal, aparece no sétimo lugar como provável vencedora do certame, atrás das canções de Rússia, Suécia, Itália, Islândia, Chipre e Holanda.

O sucesso do cantor está directamente relacionada com a falta de unanimidade que a sua música gera. “Telemóveis” é uma “canção impossível”, como destaca o site espanhol 20minutos.es, que arrasta tantos fãs como detractores, misturando uma diversidade inimaginável de estilos e uma letra que usa a tecnologia moderna como metáfora sobre a perda e a saudade.

Entre os elogios e as críticas, Conan Osiris diz que ainda está “‘bué’ à toa” com esta onda que se gerou em volta dele.

“Se não me curtem é super-legítimo”, confessou, no seu tom simples e quase ingénuo, numa entrevista recente no programa “As Três da Manhã” da Rádio Renascença.

Primeiro estranha-se, depois entranha-se…

Pela Europa, os youtubers que analisam as músicas que vão à final da Eurovisão, definem a sua canção e performance como “estranha” e “hipnotizante”.

Um espectáculo “bizarro e, contudo, fascinante“, analisa o site dedicado ao Festival Escdaily.com, considerando que “Telemóveis” é “sem dúvida única”, combinando uma “instrumentalização étnica e moderna para criar uma canção cativante”.

Do lado de lá da fronteira, o jornal espanhol El Diario fala do “transgressor Conan Osiris”, considerando que tem “um estilo musical difícil de definir e um extravagante estilismo” e que a sua canção “mistura ritmos electrónicos com sons mais orientais e voz aflamencada“, com uma letra “com alusões à perda e à saudade portuguesa”.

Já o jornal ABC caracteriza o estilo de Conan Osiris como um “pop mestiço” que “bebe da kizomba angolana, do manele romeno, do raï argelino, do dancehall jamaicano, do pop e até do fado para desafiar as convenções num plano canalha“.

Por seu turno, o canal público espanhol RTVE considera que o Festival da Canção da RTP está “a alcançar tal dimensão artística e técnica que é, sem dúvida, uma das mais interessantes pré-selecções das que se celebram por toda a Europa”.

SV, ZAP //

PARTILHAR

36 COMENTÁRIOS

  1. Acredita que o It é menos assustador que esta musica.

    E se o Antonio (Variações) visse isto não iria realmente encontrar grande graça.

    Mas depois de ver uma Poca Maluca a vencer a EuroVision acredito que com umas pequenas alterações no guarda roupa Vamos ficar no topo novamente……..

    Viva Portugal……..ou não (realmente não sei).
    Cmps

  2. Eu gostava que algum dos defensores do “Telemóveis” me dissesse o que esta canção (?) tem de bom. Não tem música, tem texto mas nada se percebe a não ser que o leia, e se o lê é um texto… enfim… difícil de caraterizar… não tem apresentação boa, enfim… o que tem esta canção de bom para ser a melhor no Festival português e uma das candidatas à melhor do Festival da Eurovisão. Por favor alguém que me explique porque não entendo.

    No fim é mais uma das “palhaçadas” como muitas outras que já apareceram no festival e que no fim ganharam. Ganham pela fama do “artista”, pela fama no Youtube, pelo número de cliques, pelos fans porque gostam deste tipo de espetáculo, mas não de certeza pela qualidade da música. Quem foi que telefonou tantas vezes e que fez este ganhar? Os fans e os seguidores no Youtube. Os outros concorrentes tiveram azar porque não têm tantos seguidores.

    • Nas últimas semanas vi artigo atrás de artigo e presenças deste indivíduo em programas de grande audiência como o da Cristina Ferreira na SIC ou até em rádios, etc etc…
      Tudo se fez na comunicação social para dar a conhecer este e mais nenhum…se não é um caso de imparcialidade então não sei o que é… Não me admirava nada que viessem dizer que o € dos votos apenas serviu para financiar o programa e não para eleger/votar em candidato nenhum.

    • E tu achas que o Euro festival da canção (Euro, que até vai ser em Israel!) tem alguma coisa a ver com música?!
      Onde tens estado nas últimas décadas?!

    • Se ainda fossem velhos do restelo, ainda se compreendia… mas na verdade são apenas uma cambada de ignorantes e incultos que ouvem as mesmas merdas desde os 12 anos e depois, claro, tudo lhes parece estranho e horrível. Temos pena. Abram a tola.

  3. O Tiago é um fenómeno com muito valor, ele escreve a letra, faz a musica e interpreta o tema, um “one man show”, tem sonoridade e ritmos exóticos, vocalmente tem um estilo muito interessante e é muito capaz.
    As musicas dele são simplesmente viciantes, poderosas e entram no ouvido como um parasita que não te larga, é impossível não cantar e não mexer ao ritmo destes sons estranhos e ao mesmo tempo tão bons!
    É algo novo, algo diferente do que já ouvi até hoje. E a diferença tem disto, ou amas ou odeias!
    Eu pessoalmente acho que o Conan tem grandes probabilidades de conseguir um bom lugar e quem sabe até ganhar!
    Mas para já conseguiu o impossível, um autodidacta que do nada chegou aqui!
    Vamos esperar para ver o que o futuro lhe reserva, estou desconfiado que ainda vamos ouvir falar MUITO dele…
    Em relação à letra, tem mensagem por trás e no inicio houve quem o desvalorizasse por pensar que era letra escrita no WC à pressa e ajustada à métrica da musica… Parece que enganou alguns!
    Dá-lhe forte CONAN….

  4. É uma ladainha dos desertos das arábias,por isso não tem nada de original.Quanto à letra,deve ter sido escrita por um miúdo da escola primária.

  5. Por seu turno, o canal público espanhol RTVE considera que o Festival da Canção da RTP está “a alcançar tal dimensão artística e técnica que é, sem dúvida, uma das mais interessantes pré-selecções das que se celebram por toda a Europa”.
    oi??
    O salvador ganhou com uma musica linda uma letra Com Nexo e com uma interpretação profissional.
    O Salvador foi uma Extrela no infinito universo de lixo espacial que tem sido o antes e o depois do Festival Luso.
    As escolhidas do ano passado ficaram em ultimas e este vai pelo mesmo caminho.
    Eu admiro me é os outros concorrentes alinharem neste jogo viciado.
    enfim …

  6. Já ouvi umas três vezes e…não entra! Adorei a do Salvador, a do ano passado, até achei aceitável, mas isto este ano parece-me assim a modos que uma misturada de música das arábias com fado e uns ritmos “techno-pop-chunga” que me produz um efeito semelhante àquele do giz a riscar o quadro, lembram-se? Depois de ler a letra, fiquei de queixo caído com a pobreza! E o que é que partir telemóveis tem a ver com saudade? Eu tb já parti telemóveis – mas é porque sou desastrada… e não fico com saudade, fico mas é lixada! Já a fatiota do festival era gira. Assim entre o Abominável Homem das Neves e a galinha poedeira…
    Ora tenham mas é juízo e comam uma peça de fruta!

  7. Isto é um sinal dos tempos. Qualquer lixo que apareça no youtube e nas redes sociais e supostamente seja “cool” e diferente (não necessariamente bom), que tenha uma linguagem de youtuber e seja de consumo imediato (se for a repetição de uma palavra do principio ao fim está óptimo) tem sucesso.
    O ridículo é visto com bons olhos hoje em dia. Começa logo no nome escolhido. O que é que o sr. Tiago tem a ver com o Conan ou com Osíris ou Conan com Osiris. Nada. Mas é… ya… cool… curte lá a cena no “móvel”.
    São estes os ídolos efémeros e “exemplos” que aparecem como pop-ups em qualquer ecrã.

    • Já viu os TOP’s da “musica” (e do cinema) dos últimos 20 anos?!
      Pois.. é só lixo “comercial”…
      Parece-me que o Conan Osiris está a gozar com isso (e eu tenho que apoiar)!!
      Se o lixo comercial “americano” é musica; isto também é… e, pelo menos, é diferente!…

  8. Eu parti o telemóvel
    A tentar ligar para o céu
    Pa’ saber se eu mato a saudade
    Ou quem morre sou eu
    E quem mata quem
    Quem mata quem mata
    Quem mata quem
    Nem eu sei
    Quando eu souber, eu não ligo a mais ninguém
    E se a vida ligar
    Se a vida mandar mensagem
    Se ela não parar
    E tu não tiveres coragem de atender
    Tu já sabes o que é que vai acontecer
    Eu vou descer a minha escada
    Vou estragar o telemóvel
    O telele
    Eu vou partir o telemóvel
    O teu e o meu
    E eu vou estragar o telemóvel
    Eu quero viver e escangalhar o telemóvel
    E se eu partir o telemóvel
    Eu só parto aquilo que é meu
    Tou para ver se a saudade morre
    Vai na volta, quem morre sou eu
    E quem mata quem mata
    Eu nem sei
    A chibaria nunca viu nascer ninguém
    Eu partia telemóveis
    Mas eu nunca mais parto o meu
    Eu sei que a saudade tá morta
    Quem mandou a flecha fui eu
    Quem mandou a flecha fui eu
    Fui eu

    … isto será efeito da coca?… hummm, não… deve ser extasy do traçado… e pelos vistos anda muito boa gente a consumir o mesmo… kakakakakak

    • P…. (com 6 erres) …a

      Eu já tinha lido a letra dessa canção (?) mas agora tornei a ler e é bem pior do que a primeira sensação que tive. O que tem de bom e de positivo? Que sentido tem?

      E de facto é como escreveram aqui acima: O que tem mais sucesso é o lixo. Vejam os programas que têm mais audiência. E os canais que dizem “eu sou o melhor porque sou o que tenho mais audiência” e coisas no género. Agora vejam a qualidade desses mesmos programas. É o tempo atual! E a qualidade destas canções (?) acompanha tudo o resto.

      Sim, sou um dos “Velhos do Restelo” porque sou da geração dos anos 50. E tenho muito gosto nisso!

  9. Não vejo o que esta música tem de pior do que a vencedora do ano passado! Se agora vale tudo, até imitar galinhas, acho muito bem alinhar no jogo parvo que ainda se chama eurovisão e mandar música improvável. O Conan Osíris ao lado da mulher barbuda será sempre um menino!

  10. Aliás,eleger tal ladainha para representar o nosso país no mundo da música,é no mínimo de lesa Pátria.Mentecaptos ignorantes.Mais valia irem pichar um combóio da linha de Sintra!

    • Ah?
      Mas qual “mundo da música”?!
      Andas distado; isto é o Festival da Eurovisão, que, de música, tem muito pouco!…
      é um “circo” onde até “mulheres”, por terem a barba grande, ganham…
      E agora chega ao cúmulo de nem sequer ser na Europa, quanto mais…
      O Conan Osiris (e a dança do bailarino que parece que está ter um ataque epiléptico) parece-me bastante adequada ao “circo” que é o estival da Eurovisão!!

  11. Eu vou partir o telemóvel
    O teu e o meu
    E logo a seguir,
    E se eu partir o telemóvel
    Só parto aquilo que é meu
    Que deficiência, ou droga marada.
    Com sorte e cunha ainda ganha o prémio Camões, afinal é Portugal

  12. Ao pessoal que não vê nenhum sentido na letra…já lhes passou pela cabeça que pode ser apenas uma limitação pessoal.?! Que há quem possa achar que entende a letra ou que a mesma lhes “passa” alguma coisa?!
    Quando lêem um soneto de Florbela, Sophia ou de um dos heterónimos de Pessoa aposta que também não entendem “népia” …não é mesmo?!

  13. Quando no século XIX os impressionistas franceses começaram a aparecer foram muito mal recebidos porque ninguém percebia como é que aquelas pinturas podiam alguma vez ter algum valor. A novidade causa-nos estranheza mas não tem que ser mau. Numa altura em que parece que já tudo foi inventado aparecer um Conan Osíris com um estilo musical indefinivel é muito incomum e penso que é esse o interesse que está a despertar por todo o lado: gostem ou não ninguém é indiferente. E não é que me agrade particularmente, mas admito que fará história.

    • Tivémos um “pico” com a vitória do Salvador, mas voltaremos paulatinamente à nossa posição habitual no fundo da tabela….

RESPONDER

Se quer um coração saudável, desligue a televisão e tome um bom pequeno-almoço

É conhecida como a refeição mais importante do dia e não é por acaso. Os hábitos de vida que seguimos diariamente têm um impacto direto na nossa saúde vascular. Numa investigação recentemente apresentada na reunião anual …

Determinada temperatura das bebidas que aumenta risco de cancro

Cientistas da Universidade de Ciências Médicas de Teerão publicaram novas provas sobre a relação entre o consumo de bebidas quentes e o cancro do esófago. De acordo com o estudo publicado na revista International Journal of …

Descobertos 83 buracos negros supermassivos no Universo inicial

Astrónomos do Japão, de Taiwan e dos EUA descobriram 83 quasares alimentados por buracos negros supermassivos no universo distante, numa época em que o Universo tinha menos de 10% da sua idade atual. "É notável que …

Joy Milne consegue cheirar a doença de Parkinson antes de ser diagnosticada

Atualmente, não existe nenhum teste diagnóstico definitivo para o Parkinson, mas isso pode mudar graças a Joy Milne, uma mulher que consegue detetar a doença antes que os sintomas apareçam. Parece demasiado bizarro para ser verdade, …

Filho de José Eduardo dos Santos libertado da prisão. Estava preso desde setembro de 2018

O antigo presidente do Fundo Soberano de Angola, José Filomeno dos Santos, que se encontrava em prisão preventiva desde 24 de setembro de 2018, encontra-se já em liberdade, disse hoje à agência Lusa fonte oficial. A …

Naufrágio no Nilo é a primeira prova de que Heródoto não estava a mentir sobre os barcos egípcios

Um navio naufragado encontrado no rio Nilo pode ter permanecido inalterado durante mais de 2.500 anos. Agora, está finalmente a revelar os seus segredos: cientistas pensam que este navio revelou uma estrutura cuja existência tem …

A gravidade influencia a maneira como tomamos decisões

Todo e qualquer organismo vivo na Terra evoluiu a longo de milhares de anos sob um campo gravitacional constante, com a gravidade desempenhando um papel fundamental no comportamento e na cognição humana. Um estudo recente publicado …

"Atentado" na Disneyland Paris era apenas uma avaria nas escadas rolantes

Por volta das 21h00 em Paris, produziu-se um movimento de pânico na Disney Village, no parque de diversões francês da Disney. Rapidamente se multiplicaram mensagens sobre um "atentado". Ao jornal belga DH, uma fonte afirmou que …

Cientistas alargam limites físicos do grafeno

Até onde vão os limites físicos do grafeno? Uma equipa de cientistas do Laboratório Ibérico Internacional de Nanotecnologia (INL), em Braga, respondeu a esta questão e desafiou-os. Uma equipa de investigadores dos Departamentos de Materiais Quânticos …

Ilusionista britânico diz que vai travar o Brexit com o poder da mente

Uri Geller é um ilusionista israelista, com nacionalidade britânica, que se tornou famoso nos anos 1970 em programas de televisão em que realizava demonstrações dos seus alegados poderes paranormais. Agora, Geller deixa um aviso a Theresa …