Festival Eurovisão 2018 vai ser em Lisboa em maio

dynamosquito / WIkimedia

O Pavilhão Atlântico / Meo Arena, em Lisboa, vai acolher o Festival Eurovisão da Canção 2018

O Festival Eurovisão da Canção realiza-se em maio do próximo ano, no Parque das Nações, em Lisboa, anunciou hoje a entidade organizadora – Eurovisão e RTP -, em conferência de imprensa, na sede da televisão pública.

As eliminatórias terão lugar a 08 e 10 de maio, com a final a decorrer no dia 12 de maio, de acordo com comunicado da organização.

Relativamente a Lisboa, em comunicado, a organização afirma que, “após um estudo detalhado, o local selecionado para acolher o Festival Eurovisão da Canção foi a cidade de Lisboa, mais concretamente o Parque das Nações e a Praça do Comércio“.

O presidente da RTP, Gonçalo Reis, afirmou hoje que a escolha de Lisboa para receber o Festival da Eurovisão foi tomada depois de várias visitas técnicas a municípios como Braga, Guimarães, Santa Maria da Feira, Gondomar e Porto, entre outros.

Para a escolha de Lisboa contribuíram vários fatores, nomeadamente questões logísticas, técnicas e de envolvência cultural, designadamente, proximidade do aeroporto, rede hoteleira e de transportes, sala de espetáculos para 8 a 10 mil espetadores, e disponibilidade de espaço para apoio às mais de 40 delegações que estarão presentes.

Referindo-se ao orçamento para levar a cabo este evento, Gonçalo Reis disse que “não é o monstro que se diz por aí”, e adiantou, sem avançar números, que “cabe o grosso” à Câmara de Lisboa e à Associação de Turismo de Lisboa, com as quais foi hoje assinado um memorando, e o Turismo de Portugal “dará uma ajuda”, além de um financiamento proveniente da Eurovisão.

À RTP caberá o orçamento dos conteúdos, que deverá ser apresentado só no final do ano. Este esforço orçamental da RTP, garantiu o responsável, não colocará em risco as responsabilidades da empresa pública com os seus funcionários, nem “limitará” as programações dos diversos canais, de rádio e televisão.

Gonçalo Reis referiu-se à realização do evento como “uma enorme oportunidade”. Reconhecendo que o Festival da Eurovisão “é um enorme esforço para a RTP”, o presidente da empresa sublinhou que este evento representa uma “montra” de Portugal, da cidade e das indústrias de música e de conteúdos.

“Este era o maior evento de entretenimento no mundo, com mais de 200 milhões de espetadores, só ultrapassado na área futebolística pelas finais da Liga dos Campeões, do Europeu e do Mundial”, recorda Gonçalo Reis.

Fernando Medina, presidente da Câmara de Lisboa, que marcou presença, recordou que Lisboa já recebeu as finais do Europeu de Futebol e de uma Liga dos Campeões, e afirmou que o investimento camarário será proveniente no Fundo de Desenvolvimento Turístico, constituído pela taxa que os turistas pagam.

Segundo o autarca, são esperadas receitas na ordem dos 25 milhões de euros, e chamou à atenção que as “receitas fiscais são também significativas”.

Relativamente, ao festival “eurovisivo”, Daniel Deusdado, diretor de Programas da RTP, antecipou os conteúdos, tendo afirmado que se concretizarão num “contexto de simplicidade, de despojamento e de beleza”.

Portugal venceu pela primeira vez o Festival da Eurovisão, no passado dia 13 de maio, com a canção “Amar pelos dois”, de Luísa Sobral, interpretada por Salvador Sobral, que conquistou 758 pontos. Até à sua vitória, a melhor classificação que Portugal conseguira fora um sexto lugar, por Lúcia Moniz, com “O meu coração não tem cor”, em 1996.

// Lusa

PARTILHAR

3 COMENTÁRIOS

RESPONDER

Coloridos e selados. Descobertos no Egito sarcófagos com mais de 2.500 anos

As autoridades egípcias anunciaram esta segunda-feira a descoberta de uma coleção de sarcófagos datados de há mais de 2.500 anos, na zona arqueológica de Sakkara, a sul da cidade do Cairo. Em comunicado, citado pela agência …

Nokia vai criar para a NASA a primeira rede móvel operacional na Lua

O grupo finlandês Nokia vai fabricar para a NASA aquela que será a primeira rede móvel móvel na Lua, como parte de um projeto de base humana permanente da agência espacial norte-americana, foi esta segunda-feira …

Sarkozy acusado de "associação criminosa". Investigação sobre ligações à Líbia continua

Nicolas Sarkozy, o antigo Presidente francês, está a ser acusado de "associação criminosa" como parte de uma investigação sobre o financiamento da sua campanha presidencial de 2007, particularmente acerca dos seus alegados vínculos com o …

A última década foi a mais quente do Oceano Atlântico em três milénios

A última década foi a mais quente do Oceano Atlântico em quase três milénios, aponta uma nova investigação da Universidade de Massachusetts em Amherst, nos Estados Unidos, e da Universidade de Quebec, no Canadá. As …

NASA apresenta rover "transformer" que vai explorar os penhascos íngremes de Marte

A NASA acaba de apresentar um rover de quatro rodas, denominado DuAxel, que se pode dividir em dois rovers de duas rodas separados. O robô foi projetado para, um dia, explorar alguns dos terrenos mais …

Veneno de vespa pode ter muito "potencial" na composição de antibióticos

Com o passar dos anos, a população começa a ficar mais resistente a certos medicamentos e estes deixam de fazer efeito. Agora, uma equipa de investigadores desenvolveu novas moléculas anti-microbianas a partir do veneno de …

"Ou és infetado ou morres de fome". Trabalhadores da Amazon nas Filipinas denunciam condições precárias

Trabalhadores contratados pela empresa de segurança Ring da Amazon que trabalham em call centers nas Filipinas denunciam condições de trabalho que dizem ser precárias, mostrando-se ainda mais preocupados com a situação por causa da pandemia …

"Momento muito duro". André Almeida sofreu rotura de ligamentos e arrisca paragem longa

O futebolista internacional português André Almeida sofreu uma entorse do joelho direito, que resultou numa “rotura do ligamento cruzado anterior e do ligamento lateral interno”, informou esta segunda-feira o Benfica. O lateral dos encarnados saiu aos …

Apoio à retoma. Empresas com perdas de 25% podem reduzir horário até 33% já esta terça-feira

Empregadores com quebra de faturação igual ou superior a 25% vão poder reduzir até 33% o horário dos trabalhadores, entre outubro e dezembro, segundo a alteração ao regime de retoma progressiva de empresas em crise. O …

Chega quer tornar voto obrigatório e sanções para quem não cumprir

O deputado único do Chega entregou uma nova proposta no âmbito do projeto de revisão constitucional do partido para tornar o voto obrigatório para todos os cidadãos que o possam exercer e sanções para quem …