Festejos do Sporting. PSD e CDS criticam chumbo parlamentar a audição a Cabrita

António Cotrim / Lusa

O líder parlamentar do CDS-PP, Telmo Correia

Em causa está a aprovação que Eduardo Cabrita fez dos festejos do título do Sporting mesmo depois da PSP os ter desaconselhado.

O PSD e o CDS queriam ouvir o Ministro da Administração Interna no parlamento sobre a aprovação dos festejos do Sporting, mas a proposta foi chumbada com o voto contra do PS e a abstenção do PCP. Bloco de Esquerda e PAN votaram a favor da audição.

Os sociais-democratas consideram que “o ministro foi apanhado numa mentira” e que “era justo” ser confrontado para “poder esclarecer os portugueses” e apelida o chumbo de “profundamente lamentável”. Já António Costa assiste a tudo “impávido e sereno“.

Carlos Peixoto acusou o PCP de se render ao PS. “O PS hoje, agora coligado, digamos, ao PCP, que é a sua muleta do momento, rendido aos benefícios do poder socialista, inviabilizaram a possibilidade do ministro Eduardo Cabrita vir explicar o que aconteceu ao parlamento”, lamentou o deputado do PSD.

O deputado não descarta também a possibilidade de propor uma audição a Fernando Medina sobre “o papel” que o presidente da Câmara de Lisboa “desempenhou nesta autorização que deu para que o festejo ocorresse em desfile”.

“Todos sabem que a Direcção Nacional da Polícia de Segurança Pública foi desautorizada pelo próprio ministro Cabrita e, por ventura, não sabemos se há ou não há alguma diligência a fazer relativamente à própria polícia e até ao Sporting, porque os representantes do Sporting estiveram em reuniões com a CML e com o MAI em que tudo ficou desenhado”, remata Carlos Peixoto.

Já Telmo Correia, líder parlamentar do CDS, anunciou que o partido vai requerer a audição de todos os responsáveis pelo relatório da Inspecção Geral da Administração Interna (IGAI).

“Se o Partido Socialista e o seu aliado Partido Comunista Português impedem a vinda de Eduardo Cabrita ao parlamento, eu vou pedir que os responsáveis do relatório venham”, afirma.

“Nós temos uma geringonça de geometria variável em que um ministro que ignora as suas responsabilidades e que não quer sequer responder ao parlamento é protegido ora por uns ora por outros”, acusa Telmo Correia, reforçando que o assunto “não pode terminar aqui“.

Apesar do tempo da sessão parlamentar ser “reduzido”, o líder parlamentar do CDS acredita que “havia tempo mais que suficiente” para ouvir Cabrita e os responsáveis da IGAI. Telmo Correia realça que o assunto é de “gravidade suficiente” para que a audição possa ser feita em Setembro.

O relatório sobre a atuação da PSP nos festejos do Sporting como campeão nacional de futebol foi apresentado na semana passada numa conferência de imprensa onde esteve presente Eduardo Cabrita.

AP, ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

Catarina Martins volta a bater o pé e Jerónimo sublinha: "Ainda não há Orçamento"

Marcelo Rebelo de Sousa recebeu, esta terça-feira, o Bloco de Esquerda, o PCP e o CDS, em mais uma ronda de reuniões com os partidos com assento parlamentar. Se o objetivo do Presidente da República era …

Simone Biles, Jogos Olímpicos de Tóquio 2020

Simone Biles. O ouro olímpico não é sinónimo de paz, muito menos interior

Na sequência do escândalo Nassar, a opinião pública dos EUA concordou que não valia tudo no caminho até ao ouro olímpico — principalmente quando está em causa a dignidade humana. Com a sua principal estrela …

"Sinto que desci ao inferno". Polícias recordam ataque ao Capitólio

"É assim que vou morrer", "sinto que desci ao inferno" e "corri o risco de ser morto" são alguns dos relatos de polícias que estavam na invasão ao Capitólio. Começaram as audiências na comissão da Câmara …

Pandemia aumentou o preço dos carros usados. Venda de veículos novos caiu a pique

A procura por usados aumentou com a pandemia. Com menos carros novos a saírem dos concessionários, também por causa da crise dos chips, a oferta de usados é escassa, levando os preços a subirem. Um choque …

Jogos Olímpicos: três polémicas de arbitragem em 24 horas

Depois da pontuação controversa no surf, uma decisão que quase ninguém entendeu, no basquetebol e no judo. A arbitragem não é, ou não é suposto ser, o foco de qualquer edição dos Jogos Olímpicos. E não …

Rui Vitória quer levar Manafá para o Spartak Moscovo

O Spartak Moscovo, treinado por Rui Vitória, desistiu da contratação de Gabriel e apresentou agora uma proposta por Wilson Manafá. Desde que chegou a Moscovo para treinar o Spartak, Rui Vitória tem sondado alguns jogadores que …

Centro de Migrantes de Caxias seria pago pelo SEF com carros apreendidos e obras eram feitas por presos

As obras feitas para a construção de um Centro de Migrantes no complexo prisional de Caxias terão sido pagas pelo SEF com carros apreendidos. O Centro de Instalação Temporária de migrantes no complexo prisional de Caxias …

Afinal, declaração de pertença à Maçonaria ou Opus Dei não será obrigatória

A obrigatoriedade de os políticos e altos cargos públicos declararem a sua pertença e funções em associações como as desportivas, políticas e de carácter secreto foi aprovada no Parlamento este mês. Jorge Lacão esclareceu que a …

Futebol: Alemanha já está fora dos Jogos Olímpicos

Alemães chegaram à final em 2016 mas, desta vez, nem passaram da fase de grupos. Campeão Brasil continua no torneio masculino. Brasil e Alemanha foram as seleções finalistas da edição anterior dos Jogos Olímpicos, em 2016. …

Portugal perto de surpresa no andebol e Ana Catarina Monteiro faz história na natação

No andebol, a equipa olímpica portuguesa esteve muito perto de surpreender a vice-campeã mundial Suécia. Na natação, Ana Catarina Monteiro teve um resultado histórico. A seleção portuguesa de andebol perdeu por 29-28 frente à vice-campeã mundial …