/

Festejos do Sporting. PSD e CDS criticam chumbo parlamentar a audição a Cabrita

António Cotrim / Lusa

O líder parlamentar do CDS-PP, Telmo Correia

Em causa está a aprovação que Eduardo Cabrita fez dos festejos do título do Sporting mesmo depois da PSP os ter desaconselhado.

O PSD e o CDS queriam ouvir o Ministro da Administração Interna no parlamento sobre a aprovação dos festejos do Sporting, mas a proposta foi chumbada com o voto contra do PS e a abstenção do PCP. Bloco de Esquerda e PAN votaram a favor da audição.

Os sociais-democratas consideram que “o ministro foi apanhado numa mentira” e que “era justo” ser confrontado para “poder esclarecer os portugueses” e apelida o chumbo de “profundamente lamentável”. Já António Costa assiste a tudo “impávido e sereno“.

Carlos Peixoto acusou o PCP de se render ao PS. “O PS hoje, agora coligado, digamos, ao PCP, que é a sua muleta do momento, rendido aos benefícios do poder socialista, inviabilizaram a possibilidade do ministro Eduardo Cabrita vir explicar o que aconteceu ao parlamento”, lamentou o deputado do PSD.

O deputado não descarta também a possibilidade de propor uma audição a Fernando Medina sobre “o papel” que o presidente da Câmara de Lisboa “desempenhou nesta autorização que deu para que o festejo ocorresse em desfile”.

“Todos sabem que a Direcção Nacional da Polícia de Segurança Pública foi desautorizada pelo próprio ministro Cabrita e, por ventura, não sabemos se há ou não há alguma diligência a fazer relativamente à própria polícia e até ao Sporting, porque os representantes do Sporting estiveram em reuniões com a CML e com o MAI em que tudo ficou desenhado”, remata Carlos Peixoto.

Já Telmo Correia, líder parlamentar do CDS, anunciou que o partido vai requerer a audição de todos os responsáveis pelo relatório da Inspecção Geral da Administração Interna (IGAI).

“Se o Partido Socialista e o seu aliado Partido Comunista Português impedem a vinda de Eduardo Cabrita ao parlamento, eu vou pedir que os responsáveis do relatório venham”, afirma.

“Nós temos uma geringonça de geometria variável em que um ministro que ignora as suas responsabilidades e que não quer sequer responder ao parlamento é protegido ora por uns ora por outros”, acusa Telmo Correia, reforçando que o assunto “não pode terminar aqui“.

Apesar do tempo da sessão parlamentar ser “reduzido”, o líder parlamentar do CDS acredita que “havia tempo mais que suficiente” para ouvir Cabrita e os responsáveis da IGAI. Telmo Correia realça que o assunto é de “gravidade suficiente” para que a audição possa ser feita em Setembro.

O relatório sobre a atuação da PSP nos festejos do Sporting como campeão nacional de futebol foi apresentado na semana passada numa conferência de imprensa onde esteve presente Eduardo Cabrita.

AP, ZAP //

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.