Cabrita validou festejos do Sporting depois de a PSP os ter desaconselhado

Manuel de Almeida / Lusa

O ministro da Administração Interna, Eduardo Cabrita

Eduardo Cabrita validou na véspera da conquista do campeonato de futebol pelo Sporting os festejos dos leões exatamente nos modos em que estes aconteceram: com um desfile dos jogadores pela cidade de Lisboa.

O despacho do ministro da Administração Interna foi comunicado às 22h30 de 10 de maio por email à PSP.

O documento foi a resposta a um ofício da direção nacional da PSP que desaconselhava a “utilização do trio elétrico/desfile pela via pública”, ou seja, a PSP recebeu a ordem apenas 22h antes do início do jogo em que o Sporting se sagrou campeão.

“Por comportar um elevado grau de imprevisibilidade relativamente à manutenção da ordem pública e riscos elevados, desaconselhamos o terceiro cenário –​ utilização do trio elétrico/desfile pela via pública”, lia-se no documento enviado pela cúpula da PSP ao gabinete do ministro, a que o Público teve acesso.

O primeiro cenário, o defendido pela PSP, previa que as celebrações ficassem confinadas ao interior do estádio de Alvalade e o segundo, tolerado pela força, que se fechasse o Marquês de Pombal, permitindo que os festejos decorressem num espaço vedado com controlo de entrada e saída de adeptos.

A resposta de Cabrita é remetida à PSP pelo gabinete do secretário de Estado adjunto e da Administração Interna, Antero Luís, o membro do Governo que dirigiu todo o processo dos festejos. “As três alternativas referidas foram analisadas na reunião de sexta-feira passada [7 de Maio]. A Câmara de Lisboa e o Sporting Clube de Portugal acordaram com a terceira alternativa”, escreve Eduardo Cabrita.

Ainda assim, a IGAI foca as suas críticas sobre os festejos na CML e no próprio Sporting, legitimando a atuação da PSP que, contabiliza, efetuou 617 disparos de armas de munições de menor letalidade, nomeadamente balas de borracha.

Por outro lado, concentra grande parte da culpa no facto de a Câmara de Lisboa não ter recusado a “manifestação” que a Juventude Leonina pretendia fazer junto ao estádio, com a transmissão do jogo num ecrã gigante e com instalação sonora.

  ZAP //

PARTILHAR

2 COMENTÁRIOS

  1. Cabrita a ser Cabrita… péssimo decisor que depois foge com o rabinho entre as pernas. Não se lembra já das lágrimas de crocodilo quando houve um dia sem mortes a meio da pandemia? Será que vai chorar tb os mortos, infectados nestas celebrações? Cabrita é, de facto e comprovadamente, um hipócrita. E durante quanto mais tempo resistirá como escudo do Costa? Boa pergunta… tem mais vidas que um gato!

  2. INCOMPETENTES. Estes politicos NãO VALEM NADA em todos os aspetos. E com o PR A AJUDAR… e a oposiçao onde anda? É A GUERRA DOS TACHOS MAIS Nada. Este ministro entao nem se fala ja devia ter sido DEMITIDO anos atras – pelo menos desde os incendios- logo aí demonstrou uma incompetencia TOTAL. MAS P CERTAS PESSOA TUDO É NORMAL… são uns sociopatas.

RESPONDER

Cogumelos laminados

O consumo de cogumelos pode diminuir o risco de depressão

Além de reduzirem o risco de cancro e morte prematura, os cogumelos podem beneficiar a saúde mental de uma pessoa. Uma equipa de investigadores da Faculdade de Medicina de Penn State, nos Estados Unidos, analisou dados …

Os hipopótamos de Pablo Escobar começaram a ser esterilizados

O grupo de hipopótamos, mais uma parte do indesejado legado deixado na Colômbia pelo traficante de droga Pablo Escobar, está a ser esterilizado. Quando o Cartel de Medellín estava no seu auge, Pablo Escobar gastou parte …

Ian Brackenbury Channell, o "feiticeiro de Christchurch"

Duas décadas depois, uma cidade neozelandesa decidiu despedir o seu feiticeiro

Vinte e três anos depois, a autarquia de Christchurch, na Nova Zelândia, decidiu despedir Ian Brackenbury Channell, o famoso feiticeiro da cidade. Desde 1998 que Ian Brackenbury Channell era o "feiticeiro de Christchurch", sendo responsável por …

Um dos microscópios de Darwin vai a leilão. Esteve nas mãos da sua família durante quase 200 anos

Um microscópio que Charles Darwin ofereceu ao filho Leonard - e que esteve nas mãos da sua família ao longo de quase 200 anos - vai ser leiloado em dezembro e poderá valer cerca de …

Pedro Sánchez promete abolir a prostituição em Espanha, por considerar que esta "escraviza" as mulheres

Espanha é um dos países europeus com mais trabalhadoras na indústria do sexo, as quais são sobretudo originárias de países da Europa mais pobres, da América Latina e de África. O primeiro-ministro espanhol Pedro Sánchez anunciou …

"Um milagre". Dois jovens sobreviveram quase uma semana no deserto australiano

Dois jovens, de 14 e 21 anos, sobreviveram durante quase uma semana no deserto, sem água e sem comida, depois de se terem perdido no Território do Norte, na Austrália. A polícia fala num verdadeiro …

Carlos Moedas

Moedas vai "dar tudo como presidente" e exige que seja respeitada a legitimidade do seu mandato

Carlos Moedas tomou posse, esta segunda-feira, como novo presidente da Câmara de Lisboa, tendo falado dos objetivos para o próximo quadriénio e deixado um elogio ao seu antecessor e alguns avisos à esquerda. Depois dos cumprimentos …

Chanceler austríaco Sebastian Kurz

Sondagens falsas e notícias favoráveis. O lado negro de Sebastian Kurz foi desmascarado

Sebastian Kurz e pessoas que lhe são próximas foram acusados de tentar garantir a sua ascensão à liderança do partido e do país com a ajuda de sondagens manipuladas e notícias favoráveis na imprensa, financiadas …

Tem uma carreira de sonho na Nike, mas cometeu um homicídio há 65 anos

O presidente da Jordan Brand, Larry Miller, revelou que, há 56 anos, matou um adolescente nas ruas de Filadélfia, nos Estados Unidos. O presidente da Jordan Brand — marca do ex-jogador de basquetebol Michael Jordan — …

Rio diz que decisão sobre eventual recandidatura está "quase tomada"

O presidente do PSD afirmou, esta segunda-feira, que a decisão sobre a sua eventual recandidatura está "quase tomada" e será anunciada em breve. Em declarações aos jornalistas à chegada à tomada de posse do novo presidente …