“Festa da Liberdade”. O Aliança também vai ter um Avante!

António Cotrim / Lusa

O presidente do Aliança, Pedro Santana Lopes

A primeira edição da Festa da Liberdade vai acontecer já este ano nos dias 6, 7 e 8 de setembro, precisamente nos mesmos dias para os quais está agendada a Festa do Avante!.

A Festa da Liberdade, promovida pelo Aliança, vai seguir os moldes do evento comunista, mas tentará “ter a sua própria marca”. O anúncio oficial foi feito este domingo em Sintra por Pedro Santana Lopes, , no evento “União Europeia – Uma Visão De Futuro”.

A primeira edição vai acontecer nos dias 6, 7 e 8 de setembro, precisamente nos mesmos dias para os quais está agendada a festa promovida pelos comunistas. Mas, como revela o Observador, as semelhanças não se ficam por aqui: datas, estilo e até conteúdo terão muitas parecenças.

“Será um evento em nome da coesão nacional, que se destina a todos os setores. É para as pessoas de direita, do centro e de esquerda. Vai contar com representações, costumes, tradições, gastronomia de todo o país, folclore, artes plásticas e música de todo o género”, conta o líder do partido ao diário.

Festa da ALIANÇA! Festa da LIBERDADE! Foi anunciada por Pedro Santana Lopes, Presidente da Aliança, hoje em Sintra a…

Publicado por Aliança em Domingo, 14 de abril de 2019

O local escolhido foi Lisboa, mais concretamente o Alto da Ajuda, junto ao polo universitário. O Aliança ainda não decidiu se o evento permanecerá na capital nas próximas edições ou se vai andar pelo país. Tudo dependerá do sucesso da primeira edição. “Há muita coisa ainda por fechar. Mas estou muito entusiasmado com a ideia“, afirmou Santana.

As semelhanças com a Festa do Avante! são incontornáveis e nem Santana Lopes foge delas. “Não tenho problemas em admitir que a Festa do Avante! serviu de inspiração para a criação da Festa da Liberdade. E mais, gostávamos que se afirmasse como a Festa do Avante!”, reconhece. “Queremos criar um ato cultural e esperamos que trazer para a política esse lado.”

Ainda assim, o líder do partido frisa que o evento não pretende “concorrer com outras festas”, e refere que a coincidência das datas na primeira edição se explica com o calendário eleitoral.

A Festa da Liberdade funcionará também como um evento de angariação de fundos. “Sempre dentro daquilo que a lei permitir. Claro que olhamos com interesse para essa vertente, mas veremos como corre”, rematou Pedro Santana Lopes.

ZAP //

PARTILHAR

5 COMENTÁRIOS

  1. Dispersar votos pelo PSD, CDS, Aliança, Basta, Iniciativa Liberal, PNR…. é receita certa para dar a vitória às esquerdas. O método de Hondt e a exclusão por não atingir limite mínimo, faz com que muitos votos da direita não tenham qualquer valor.

RESPONDER

Teegarden B e C. Descobertos mais dois planetas que podem albergar vida

Cientistas de vários países identificaram mais dois planetas que consideram poder albergar vida, com climas temperados, semelhantes à Terra e que podem conter água líquida à superfície. A equipa da universidade alemã de Göttingen utilizou vários …

Ministério Público abre investigação a Juan Guaidó por corrupção

O Ministério Público da Venezuela anunciou a abertura de uma investigação penal contra Juan Guaidó por suspeita de corrupção relacionada com fundos para assistência a cidadãos venezuelanos na Colômbia. O anúncio foi pelo procurador-geral designado pela …

Cientistas descobrem no veneno de escorpião antibiótico contra tuberculose

Químicos no veneno podem combater estirpes resistentes da tuberculose e a bactéria causadora da pneumonia e septicemia. Veneno pode ainda travar o crescimento de células cancerígenas. Cientistas descobriram no veneno de escorpião antibióticos contra a tuberculose …

Câmara de Lisboa já cobrou 17 mil euros por trotinetas mal-estacionadas

A Polícia Municipal de Lisboa cobrou 17.145 euros em coimas por trotinetas mal-estacionadas, entre fevereiro e o início de junho, tendo removido 1.820 veículos do centro da cidade nos últimos cinco meses. "A verificação das infrações …

Berardo mostra-se "incrédulo com falta de memória" de Constâncio

O ex-governador do Banco de Portugal (BdP) disse, esta terça-feira, que Joe Berardo mentiu no Parlamento sobre alegadas reuniões entre ambos. O empresário, por sua vez, mostra-se "incrédulo com a sua falta de memória". "Tudo isso é …

Marcelo diz que foi "sensato" não incluir pergunta sobre origem étnico-racial no Censos 2021

O Presidente da República considerou que foi uma decisão sensata não incluir no Censos 2021 uma pergunta sobre a origem étnico-racial dos cidadãos, face ao debate gerado, embora a ideia fosse boa. "Acho que foi uma …

Esfinge gigante de Ramsés II vê a luz do dia ao fim de quase 100 anos

https://vimeo.com/343091742 Uma enorme esfinge do faraó egípcio Ramsés II viu finalmente a luz do dia, no passado dia 12 de junho, depois de ter sido recolocada através de um sistema monumental que a fez "flutuar" pelo …

Vai baixar o custo das chamadas para números começados por 707 e 708

A Anacom anunciou uma descida de 48% no preço máximo das chamadas de telemóvel para números começados por 707 e 708, e de 10% para telefone fixo. A decisão da Autoridade Nacional de Comunicações (Anacom) de baixar os …

PSG abre a porta a Neymar (e o Barcelona não a fecha)

Depois de o eventual regresso de Neymar ao Barcelona ecoar na imprensa desportiva, o presidente do Paris Saint Germain, Nasser Al-Khelaifi quebrou o silêncio sobre o jogador brasileiro. Em entrevista à France Football, o presidente …

“Explosão suspeita” entre China e Coreia do Norte causou um sismo

Os serviços sismológicos chineses registaram um sismo de 1,3 graus de magnitude na escala de Richter às 19h38 locais (12h38 em Lisboa), na cidade chinesa de Hunchun, causado por uma “explosão suspeita”, disseram as autoridades …