“Festa da Liberdade”. O Aliança também vai ter um Avante!

António Cotrim / Lusa

O presidente do Aliança, Pedro Santana Lopes

A primeira edição da Festa da Liberdade vai acontecer já este ano nos dias 6, 7 e 8 de setembro, precisamente nos mesmos dias para os quais está agendada a Festa do Avante!.

A Festa da Liberdade, promovida pelo Aliança, vai seguir os moldes do evento comunista, mas tentará “ter a sua própria marca”. O anúncio oficial foi feito este domingo em Sintra por Pedro Santana Lopes, , no evento “União Europeia – Uma Visão De Futuro”.

A primeira edição vai acontecer nos dias 6, 7 e 8 de setembro, precisamente nos mesmos dias para os quais está agendada a festa promovida pelos comunistas. Mas, como revela o Observador, as semelhanças não se ficam por aqui: datas, estilo e até conteúdo terão muitas parecenças.

“Será um evento em nome da coesão nacional, que se destina a todos os setores. É para as pessoas de direita, do centro e de esquerda. Vai contar com representações, costumes, tradições, gastronomia de todo o país, folclore, artes plásticas e música de todo o género”, conta o líder do partido ao diário.

Festa da ALIANÇA! Festa da LIBERDADE! Foi anunciada por Pedro Santana Lopes, Presidente da Aliança, hoje em Sintra a…

Publicado por Aliança em Domingo, 14 de abril de 2019

O local escolhido foi Lisboa, mais concretamente o Alto da Ajuda, junto ao polo universitário. O Aliança ainda não decidiu se o evento permanecerá na capital nas próximas edições ou se vai andar pelo país. Tudo dependerá do sucesso da primeira edição. “Há muita coisa ainda por fechar. Mas estou muito entusiasmado com a ideia“, afirmou Santana.

As semelhanças com a Festa do Avante! são incontornáveis e nem Santana Lopes foge delas. “Não tenho problemas em admitir que a Festa do Avante! serviu de inspiração para a criação da Festa da Liberdade. E mais, gostávamos que se afirmasse como a Festa do Avante!”, reconhece. “Queremos criar um ato cultural e esperamos que trazer para a política esse lado.”

Ainda assim, o líder do partido frisa que o evento não pretende “concorrer com outras festas”, e refere que a coincidência das datas na primeira edição se explica com o calendário eleitoral.

A Festa da Liberdade funcionará também como um evento de angariação de fundos. “Sempre dentro daquilo que a lei permitir. Claro que olhamos com interesse para essa vertente, mas veremos como corre”, rematou Pedro Santana Lopes.

ZAP //

PARTILHAR

5 COMENTÁRIOS

  1. Dispersar votos pelo PSD, CDS, Aliança, Basta, Iniciativa Liberal, PNR…. é receita certa para dar a vitória às esquerdas. O método de Hondt e a exclusão por não atingir limite mínimo, faz com que muitos votos da direita não tenham qualquer valor.

RESPONDER

Só as mulheres podem parar o Apocalipse nuclear

O aumento da participação feminina no setor nuclear ajudaria a reduzir a ameaça de um Apocalipse, afirmou recentemente a analista Xanthe Scharf. O conflito nuclear continua a ser a maior ameaça imediata à segurança global. Os …

Esqueleto que caiu de um penhasco pode ter pertencido a uma princesa

Há mais de um século, um tronco esculpido que continha o antigo esqueleto de uma mulher caiu de um penhasco à beira-mar na pequena vila costeira polaca de Bagicz. Agora, os investigadores determinaram que a mulher …

Apanhado no Facetime. Prisão perpétua para português por violação e agressão em Inglaterra

Um português a residir em Inglaterra foi condenado a prisão perpétua por violação e agressão a uma jovem de 19 anos, tendo uma captura de ecrã durante uma chamada de FaceTime sido um elemento chave. Samuel …

Estranha síndrome genética está a cegar famílias inteiras

Médicos na Austrália descobriram uma condição ultra-rara que está gradualmente a cegar famílias inteiras em redor do mundo. Agora, estão a tentar encontrar uma cura. Os primeiros sinais da condição surgiram na Austrália, quando uma mãe, …

Juventus é campeã pela oitava vez consecutiva. E Ronaldo estava lá

A Juventus conquistou este sábado a Serie A pela oitava vez consecutiva, depois de vencer em casa a Fiorentina por 2-1, em jogo da 33ª jornada. Poucos dias após a eliminação nos quartos de final da …

Coletes Amarelos: novo sábado de violência em Paris

Mobilizados há mais de cinco meses, os "coletes amarelos" voltaram este sábado às ruas para o seu "acto XXIII" marcado por uma nova escalada da tensão entre manifestantes e forças de autoridade. Tiros de gás lacrimogéneo, …

Porto vs Santa Clara | Dragão suficiente assume liderança

O FC Porto venceu hoje o Santa Clara por 1-0, em partida da 30.ª jornada da I Liga portuguesa de futebol, que permite aos ‘dragões' regressarem, à condição, ao comando do campeonato. O FC Porto cumpriu …

Notre-Dame pode não ser a única. Vários monumentos em todo o mundo estão em risco

O incêndio na catedral de Notre-Dame, em Paris, levantou questões sobre a forma como os órgãos responsáveis pelo património cultural realizam políticas de conservação e detetam possíveis problemas. Além disso, a Unesco indicou que vários locais de …

Hubble espreita aglomerado cósmico azul

Os enxames globulares são objetos inerentemente belos, mas o alvo desta imagem do Telescópio Espacial Hubble da NASA/ESA, Messier 3, é frequentemente reconhecido como um dos mais esplêndidos de todos. Contendo, incrivelmente, meio milhão de estrelas, …

Comer carne vermelha (mesmo moderadamente) aumenta risco de cancro do intestino

O maior estudo alguma vez realizado no Reino Unido sugere que devemos reduzir (ainda mais) o consumo de carne vermelha. Um estudo financiado pela Cancer Research UK e desenvolvido pela Universidade de Oxford, no Reino Unido, …