Ferro Rodrigues eleito presidente da Assembleia

RTP / Flickr

Eduardo Ferro Rodrigues

Eduardo Ferro Rodrigues

O deputado do PS Eduardo Ferro Rodrigues foi esta sexta-feira eleito presidente da Assembleia da República, com 120 votos, enquanto o outro candidato a este cargo, o deputado do PSD Fernando Negrão, obteve 108 votos.

No discurso que proferiu depois de ser eleito, Ferro Rodrigues defendeu que a “história de compromissos e convergências” tem “forçosamente de se repetir” no tempo atual em que “nenhuma força teve maioria absoluta” e a responsabilidade de todos “é acrescida”.

“A nossa história de compromissos e convergências tem forçosamente de se repetir neste tempo novo em que nenhuma força teve maioria absoluta. Neste contexto, a responsabilidade de todos os grupos parlamentares é acrescida”, afirmou Eduardo Ferro Rodrigues no discurso que proferiu após ser eleito presidente do parlamento.

O socialista que ocupa agora o segundo lugar na hierarquia do Estado argumentou que “assim como não há deputados de primeira e segunda, também não há grupos parlamentares de primeira e de segunda, coligações aceitáveis e outras banidas” e exigiu respeito pela “soberania da Assembleia da República”.

Pela primeira vez, o presidente da Assembleia da República não é do partido que venceu as eleições e elegeu mais deputados. Os resultados foram anunciados pelo deputado socialista Alberto Martins, na qualidade de presidente interino da Assembleia, cargo que exerceu nesta primeira reunião plenária a convite do PSD.

Ferro Rodrigues vai assim ocupar o lugar deixado por Assunção Esteves.

ZAP / Lusa

PARTILHAR

1 COMENTÁRIO

RESPONDER

Conselho Superior da Magistratura arquiva processo disciplinar a Carlos Alexandre

O Conselho Superior da Magistratura decidiu arquivar o processo disciplinar relativo ao juiz do Tribunal de Instrução Criminal por declarações sobre o sorteio da fase de instrução do processo Operação Marquês. "O plenário de hoje do …

Jardins e complexo de estufas descobertos num dos bunker de Hitler

Um grupo de especialistas descobriu jardins e um complexo de estufas, que serviu para cultivar legumes e frutas, num dos maiores quartéis generais de Adolf Hitler durante a II Guerra Mundial, o bunker conhecido como …

Ataque a Alcochete. Advogados pedem impugnação do auto de notícia da GNR

Uma discrepância nas datas de elaboração e de assinatura do auto de notícia que relata a invasão à academia do Sporting motivou, esta terça-feira, a apresentação de um requerimento de impugnação subscrito por vários advogados. No …

Japão diz que é seguro libertar água radioativa de Fukushima no Pacífico

O Ministério da Economia, Comércio e Indústria do Japão afirmou esta segunda-feira que é seguro libertar água contaminada de Fukushima no Oceano Pacífico, de acordo com o jornal local Japan Today. A central nuclear, recorde-se, sofreu …

Dez autarcas e quatro clubes entre os 68 acusados na operação Ajuste Secreto

O Ministério Público da Feira deduziu acusação contra 68 arguidos, incluindo dez autarcas e ex-autarcas, quatro clubes desportivos e os seus respetivos presidentes, no âmbito da operação "Ajuste Secreto". Numa nota publicada no seu site oficial, …

Poluição do ar em Sydney entre as 20 piores do mundo devido aos incêndios

A poluição do ar em Sydney, a maior cidade da Austrália com mais de cinco milhões de habitantes, está hoje entre as 20 piores do mundo devido ao fumo dos incêndios no leste do país. "Sydney, …

Audições da RTP sobre "Sexta às 9" aprovadas pelos deputados

Os deputados da comissão parlamentar de Cultura e Comunicação aprovaram "por unanimidade", esta terça-feira, as audições da diretora de informação e do presidente da RTP sobre o programa "Sexta às 9". O grupo parlamentar do PSD …

Conquistas da seleção renderam 140 milhões em menos de 20 anos

As conquistas da seleção portuguesa renderam já mais de 140 milhões de euros à Federação Portuguesa de Futebol (FPF) em menos de 20 anos. Os números são avançados esta terça-feira pelo O Jogo, que dá …

Rosa Grilo acusa PJ de "agarrar em dois idiotas" para acusar de homicídio

A arguida acusou a Polícia Judiciária (PJ), esta terça-feira, de "agarrar em dois idiotas que estavam a jeito", em alusão a si e a António Joaquim, para os incriminar da morte do marido, reiterando que …

Aeroporto de Lisboa encerra de madrugada entre janeiro e junho

O Aeroporto Humberto Delgado, em Lisboa, vai fechar para obras de alargamento da pista de janeiro a junho, entre as 23h30 e as 05h30 da manhã. De acordo com a TSF, o Aeroporto Humberto Delgado, em …