Ferro Rodrigues eleito presidente da Assembleia

RTP / Flickr

Eduardo Ferro Rodrigues

Eduardo Ferro Rodrigues

O deputado do PS Eduardo Ferro Rodrigues foi esta sexta-feira eleito presidente da Assembleia da República, com 120 votos, enquanto o outro candidato a este cargo, o deputado do PSD Fernando Negrão, obteve 108 votos.

No discurso que proferiu depois de ser eleito, Ferro Rodrigues defendeu que a “história de compromissos e convergências” tem “forçosamente de se repetir” no tempo atual em que “nenhuma força teve maioria absoluta” e a responsabilidade de todos “é acrescida”.

“A nossa história de compromissos e convergências tem forçosamente de se repetir neste tempo novo em que nenhuma força teve maioria absoluta. Neste contexto, a responsabilidade de todos os grupos parlamentares é acrescida”, afirmou Eduardo Ferro Rodrigues no discurso que proferiu após ser eleito presidente do parlamento.

O socialista que ocupa agora o segundo lugar na hierarquia do Estado argumentou que “assim como não há deputados de primeira e segunda, também não há grupos parlamentares de primeira e de segunda, coligações aceitáveis e outras banidas” e exigiu respeito pela “soberania da Assembleia da República”.

Pela primeira vez, o presidente da Assembleia da República não é do partido que venceu as eleições e elegeu mais deputados. Os resultados foram anunciados pelo deputado socialista Alberto Martins, na qualidade de presidente interino da Assembleia, cargo que exerceu nesta primeira reunião plenária a convite do PSD.

Ferro Rodrigues vai assim ocupar o lugar deixado por Assunção Esteves.

ZAP / Lusa

PARTILHAR

1 COMENTÁRIO

RESPONDER

May marcou votação do Brexit para janeiro. Trabalhistas contra-atacam com moção de censura

O líder do principal partido da oposição do Reino Unido, o Trabalhista, Jeremy Corbyn, apresentou na segunda-feira no parlamento uma moção de censura à primeira-ministra, Theresa May. Corbyn divulgou a sua decisão depois de May ter …

Ministra pediu desculpa aos enfermeiros por lhes ter chamado "criminosos", diz Ordem

A ministra da Saúde, Marta Temido, pediu desculpas aos enfermeiros através da sua Bastonária, Ana Rita Cavaco, depois de ter considerado que negociar com estes profissionais seria como favorecer o "criminoso", avança a Ordem.  “Isso nem …

Preços regulados da luz descem mesmo 3,5% em janeiro

O preço da eletricidade no mercado regulado vai baixar a partir de 1 de janeiro de 2019. A ERSE aprovou uma redução das tarifas reguladas de eletricidade, que representa 1,58 euros numa fatura mensal de …

Enfermeiros dão trégua no Natal e reforçam equipas

Os sindicatos que convocaram "greve cirúrgica" recomendaram aos grevistas que se apresentem ao serviço na sexta-feira, dia 21, tendo em conta o fim de semana prolongado devido ao Natal e a tolerância de ponto dada …

Deputado do PS nega presença-fantasma no Parlamento, mas Facebook desmente-o

Há mais um caso de um deputado com uma presença-fantasma no Parlamento. Desta vez, é afectada a bancada do PS e o deputado Nuno Sá que nega não ter estado no plenário a 12 de …

Funcionários públicos passarão a ter inscrição automática na ADSE

A inscrição dos funcionários públicos na ADSE passará a ser feita de forma automática, em vez de partir da iniciativa dos trabalhadores. Segundo o Público, esta medida esteve em cima da mesa numa reunião entre o …

Os papagaios são os "seres humanos" do mundo dos pássaros (e a genética explica porquê)

O papagaio-comum está para as outras aves assim como o ser humano está para os demais primatas: vive mais e é mais inteligente. Isto pode ser evidente a "olho nu", mas até agora não se conhecia …

Greve dos bombeiros arranca esta terça-feira e dura até janeiro

Os bombeiros profissionais vão estar em greve de quarta-feira a 2 de janeiro, com os Sapadores de Lisboa a começar a paralisação já esta noite, contra as propostas do Governo sobre estatuto e aposentação. Em Lisboa …

José Mourinho despedido do Manchester United

O técnico português José Mourinho foi esta terça-feira despedido do comando técnico do Manchester United, informou o clube britânico. A demissão, anunciada através do Twitter oficial do clube, surge após a derrota (3-1) frente ao Liverpool …

Ghosn terá desviado dinheiro para comprar casas, férias e até batatas fritas

O franco-brasileiro Carlos Ghosn, ex-presidente da Renault-Nissan, terá usado verbas da empresas para fins pessoais, para pagar desde casas a férias, até pacotes de batatas fritas, concluiu uma nova investigação. Ghosn está detido e foi oficialmente …