Ferro Rodrigues eleito presidente da Assembleia

RTP / Flickr

Eduardo Ferro Rodrigues

Eduardo Ferro Rodrigues

O deputado do PS Eduardo Ferro Rodrigues foi esta sexta-feira eleito presidente da Assembleia da República, com 120 votos, enquanto o outro candidato a este cargo, o deputado do PSD Fernando Negrão, obteve 108 votos.

No discurso que proferiu depois de ser eleito, Ferro Rodrigues defendeu que a “história de compromissos e convergências” tem “forçosamente de se repetir” no tempo atual em que “nenhuma força teve maioria absoluta” e a responsabilidade de todos “é acrescida”.

“A nossa história de compromissos e convergências tem forçosamente de se repetir neste tempo novo em que nenhuma força teve maioria absoluta. Neste contexto, a responsabilidade de todos os grupos parlamentares é acrescida”, afirmou Eduardo Ferro Rodrigues no discurso que proferiu após ser eleito presidente do parlamento.

O socialista que ocupa agora o segundo lugar na hierarquia do Estado argumentou que “assim como não há deputados de primeira e segunda, também não há grupos parlamentares de primeira e de segunda, coligações aceitáveis e outras banidas” e exigiu respeito pela “soberania da Assembleia da República”.

Pela primeira vez, o presidente da Assembleia da República não é do partido que venceu as eleições e elegeu mais deputados. Os resultados foram anunciados pelo deputado socialista Alberto Martins, na qualidade de presidente interino da Assembleia, cargo que exerceu nesta primeira reunião plenária a convite do PSD.

Ferro Rodrigues vai assim ocupar o lugar deixado por Assunção Esteves.

ZAP / Lusa

PARTILHAR

1 COMENTÁRIO

RESPONDER

O primeiro golfinho boto-branco ibérico visitou praias de Matosinhos e Porto. Chama-se Gaspar

O primeiro golfinho boto-branco registado na Península Ibérica tem visitado as praias do Porto e de Matosinhos e, além de ser bastante "sociável", os pescadores acreditam tratar-se de uma fêmea por já o terem avistado …

Centro nos EUA com condições "cruéis e ilegais" mantém quase 2 mil crianças detidas

A Amnistia Internacional (AI) denunciou nesta quinta-feira as condições "cruéis e ilegais" em que vivem quase duas mil crianças migrantes, a maior parte desacompanhada, num centro de detenção em Homestead, na Florida, Estados Unidos (EUA), …

Governo vai agravar penalização por uso do telemóvel ao volante

O Governo anunciou esta quinta-feira que está a fazer “alterações cirúrgicas” ao Código da Estrada que passam por agravar a penalização ao uso do telemóvel durante a condução e reduzir o período de notificação das …

Encontrado no Alentejo anfiteatro romano da antiga Lusitânia

O quinto anfiteatro romano conhecido na província da Lusitânia foi identificado por arqueólogos na cidade romana de Ammaia, no concelho de Marvão, no Alto Alentejo. Num comunicado enviado à agência Lusa, a Câmara de Marvão, distrito …

Depois da glória o calvário. Jesus assobiado após eliminação do Flamengo da Copa do Brasil

O Flamengo do português Jorge Jesus foi eliminado nos quartos de final da Copa do Brasil de futebol, ao perder frente ao Athletico Paranaense, por 3-1, nas grandes penalidades, após um empate a 1-1 no …

Cerca de 20 milhões de crianças não tomaram vacinas que lhes podem salvar a vida

No último ano, quase 20 milhões de crianças não tomaram vacinas que potencialmente lhes poderiam salvar a vida, deixando-as imunes a doenças como sarampo. Os dados são revelados pelas Nações Unidas, que alertam para “a preocupante …

Piloto da TAP encontrado morto em Estugarda. Operado ao coração, mas apto para voar

Um piloto da TAP de 38 anos foi encontrado morto no quarto de hotel na cidade de Estugarda, na Alemanha. Duarte Pato, que teria um historial de problemas cardíacos, mas que estava apto para pilotar, …

"Não é preciso aumentar vagas, já são mais do que candidatos"

O número total de vagas para a 1.ª fase do ano letivo 2019/2020 quase nada mudou relativamente ao ano passado e, segundo o ministro do Ensino Superior, não há intenções de aumentar neste regime de …

Infarmed já autorizou compra do medicamento para Matilde e outra criança

O Infarmed já autorizou a compra do medicamento Zolgensma para a bebé Matilde e para uma outra criança do Hospital de Santa Maria, em Lisboa, que também sofre de atrofia muscular espinhal tipo I, avança …

Reino Unido. Boris Johnson e Jeremy Hunt descartam eleições antecipadas

No Reino Unido, Boris Johnson e Jeremy Hunt participaram na última sessão de perguntas e respostas com os militantes conservadores. Os dois candidatos à sucessão de Theresa May defenderam o fim da cláusula especial para …