Fenprof acusa tutela de “incompetência” e vai exigir mapa de escolas com casos

Paulo Novais / Lusa

O secretário-geral da FENPROF, Mário Nogueira

Mário Nogueira, secretário-geral da Fenprof, disse que Ministério da Educação incorreu em “ilegalidade para esconder a incompetência”

O secretário-geral da Federação Nacional de Professores (Fenprof), Mário Nogueira, exigiu esta segunda-feira ao Governo um mapa completo das situações associadas a infeções por covid-19 nas escolas, acusando o Ministério da Educação de “incorrer em ilegalidade para esconder incompetência”.

“Em nome da transparência exige-se do Governo e do Ministério da Educação a divulgação do mapa completo de situações nas escolas e quais as medidas que foram tomadas em cada caso. A ocultação não tranquiliza as comunidades educativas e desrespeita a lei porque a lei reconhece, designadamente às estruturas sindicais, o direito à informação”, disse no Porto, no encerramento das comemorações do Dia Mundial do Professor.



Deixando várias críticas ao Governo de António Costa e ao ministro Tiago Brandão Rodrigues, ao qual chamou mesmo “arrogante”, Mário Nogueira afirmou que o Ministério da Educação “incorre em ilegalidade para esconder incompetência”, isto depois de enumerar dezenas de cidades de todo o país onde diz ter havido situações preocupantes relacionadas com o surto epidemiológico do novo coronavírus.

“Num país onde vigoram protocolos tão apertados como o do futebol ou o das atividades ao ar livre, sejam elas festivas, políticas ou religiosas, e não os pomos em causa quando – como aconteceu com o Conselho de Estado – um conselheiro tem uma infeção o que faz com que todos, e bem, sejam testados, as escolas são tratadas de forma diferente”, criticou o líder da Fenprof.

Mário Nogueira contou que a Fenprof pediu nove reuniões à Direção-Geral da Saúde (DGS), que não respondeu ao repto, “parecendo mais preocupada em proteger o interesse político do que a saúde pública”.

Não quis esclarecer se validava ou não as orientações enviadas pelo Ministério às escolas, sobretudo aquelas que desrespeitavam as suas próprias orientações”, acusou Mário Nogueira numa intervenção que esteve muito centrada no tema da pandemia, mas também passou por reivindicações ligadas às carreiras dos docentes e à necessidade de investimento na escola pública.

“Hoje temos uma escola estranha, tristonha e de cara tapada, uma escola onde a preocupação é permanente desde logo porque as mais elementares normas recomendadas pela autoridade de saúde nacional não foram adotadas pelo Ministério da Educação. Faltam rastreios. As salas encheram-se de alunos sentados a centímetros uns dos outros. E a falta de assistentes operacionais colocou professores e alunos a substituírem-nos nas funções de limpeza”, enumerou Mário Nogueira.

O Dia Mundial do Professor celebrou-se esta segunda-feira por todo o país com ações de rua e transmissões em direto.

No Porto, no auditório escolhido pela Fenprof para este encontro, além dos lugares marcados através de folhas colocadas nos bancos, a distância social foi determinada por faixas colocadas em várias filas da plateia. “Respeitar os professores é valorizar a educação e o futuro”, era a frase que se lia na faixa colocada na primeira fila.

“Estas faixas não vão ser desaproveitadas. Têm as medidas exatas da frente da Assembleia da República”, brincou Mário Nogueira quando subiu ao palco para uma intervenção final dirigida a cerca de 250 pessoas que assistiram espalhadas numa sala com capacidade para cerca de 1000 pessoas.

“Os professores continuam de forma exemplar a dar lições de profissionalismo. São quem assegura o funcionamento das escolas, assumindo um risco que não é só seu. Nada substitui um professor e nada substitui a escola. Os professores também têm estado e mantém-se na linha da frente”, referiu.

Já comentando as palavras do Presidente da República que, hoje, nas comemorações do 110.º aniversário da Implantação da República também elogiou os professores, Mário Nogueira foi perentório e direto: “É preciso que o poder político, nos outros 365 dias do ano, saiba reconhecer o papel dos professores”.

ZAP // Lusa

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