Federações do PS. Pedro Nuno Santos tentou ganhar terreno, mas ainda é António Costa quem mais ordena

Miguel A. Lopes / Lusa

O ministro das Infraestruturas e da Habitação, Pedro Nuno Santos

João Paulo Rebelo e João Portugal, dois nomes próximos de Pedro Nuno Santos que se estrearam enquanto candidatos à presidência de federações socialistas, não conseguiram ser eleitos.

Pedro Nuno Santos, dirigente socialista e ministro das Infraestruturas e da Habitação, quis ganhar peso dentro do partido, nas eleições para presidente das 19 federações socialistas, que decorreram sexta-feira e no sábado.

No entanto, a investida foi um fracasso: os dois nomes próximos do governante que se estrearam como candidatos à presidência de federações, João Paulo Rebelo e João Portugal, não conseguiram ser eleitos.

De acordo com o jornal Público, que avança a notícia nesta segunda-feira, João Paulo Rebelo, secretário de Estado da Juventude e do Desporto, perdeu as eleições em Viseu por uma margem curta. Apesar de ter atingido os 1.036 votos, não conseguiu evitar que o deputado José Rui Cruz ficasse à frente com 1.164 votos.

Já em Coimbra, o antigo deputado João Portugal teve cerca de 38% dos votos, perdendo para Nuno Moita, presidente da Câmara de Condeixa-a-Nova, que levou a melhor com cerca de 62%.

O matutino dá conta de que foram reeleitos três presidentes de federações próximos de Pedro Nuno Santos: Lisboa, Braga e Aveiro.

Na Federação da Área Urbana de Lisboa (FAUL) Duarte Cordeiro foi reeleito com 95% dos votos para um segundo mandato. Já em Braga, Joaquim Barreto foi reeleito com 2.200 votos, contra 1.669 votos obtidos por Ricardo Costa, e em Aveiro, Jorge Sequeira foi reeleito, sem opositor e com 96% dos votos.

Nesta eleição, recandidataram-se dez presidentes de federação e foram eleitos nove novos líderes. Conforme realça o Público, é a prova de que o poder interno do secretário-geral do PS, António Costa, se consolidou. Informações recolhidas pelo diário dão conta de que muitos dos novos presidentes de federação são entusiastas do líder do partido.

ZAP ZAP //

PARTILHAR

3 COMENTÁRIOS

  1. … para quando o zé-povinho português se convence que os assalariados chamados políticos não valem nada de nada são autentico esterco humano.

    • No quarto da sua casa em S. João da Madeira, o barbudo Nuno Santos tinha colado na parede um cartaz do PCP, segundo uma revista que há anos lhe foi fazer uma entrevista.

RESPONDER

Política orçamental tem de "ser adaptada", diz Centeno

O governador do Banco de Portugal, Mário Centeno, defendeu que as medidas de apoio à economia criadas pelos governos em 2020 foram "corajosas", mas também "mais simples de desenhar face ao que vem agora", tendo …

Funcionários de limpeza dos Hospitais já estão a ser vacinados

O vice-almirante Gouveia e Melo anunciou, esta quarta-feira, que começaram a ser vacinados trabalhadores de limpeza dos Serviços de Utilização Comum dos Hospitais. O vice-almirante Gouveia e Melo anunciou, esta quarta-feira, que começaram a ser vacinados …

Egito aprova projeto de alargamento do Canal do Suez

O presidente egípcio, Abdel Fattah al-Sissi, aprovou esta terça-feira um projeto de alargamento e aprofundamento de uma parte do Canal do Suez após o bloqueio em março por um navio mercante desta artéria, crucial para …

PRR tem 36 milhões para apoiar contratação de 350 “cientistas”

O Governo tem 186 milhões de euros no Plano de Recuperação e Resiliência para reforçar e capacitar o Sistema Científico e Tecnológico nacional e fomentar a sua articulação com a indústria. Segundo avança o ECO, uma …

Comissão de revisão constitucional proposta pelo Chega deverá acabar rapidamente

A comissão de revisão constitucional proposta pelo Chega vai tomar posse na próxima quinta-feira, mas deverá acabar depressa, uma vez que apenas a Iniciativa Liberal apresentou projeto. A presidência da comissão cabe ao PS, a primeira …

Candidatura ibérica ao Europeu de andebol. Lisboa é a única cidade portuguesa

O campeonato da Europa da modalidade, em 2028, pode ser realizado em diversas cidades espanholas. E na capital portuguesa. A Federação de Andebol de Portugal e Real Federação Espanhola de Andebol confirmaram nesta terça-feira que submeteram …

Uber usou 50 empresas de fachada holandesas para evitar impostos, revela relatório

A Uber recorreu a cerca de 50 empresas de fachada holandesas para reduzir a sua carga fiscal global, revelou a mais recente investigação do australiano Center for International Corporate Tax Accountability and Research. Segundo avançou o …

Task force traça nova meta e prevê 70% da população vacinada até ao início de agosto

O processo de vacinação em Portugal vai contar, a partir deste segundo trimestre, com uma maior quantidade de vacinas disponíveis, principalmente a partir do final deste mês. Esta quarta-feira, no Parlamento, o vice-almirante Henrique Gouveia e …

Mais quatro mortes e 485 casos em Portugal. R(t) sobe ligeiramente

Esta quarta-feira, Portugal regista mais quatro óbitos e 485 novos casos de infeção, de acordo com o boletim epidemiológico da Direção-Geral da Saúde (DGS). De acordo com o último boletim da Direção-Geral da Saúde, o país …

Coroa de diamantes e safiras da rainha Maria II vai hoje a leilão em Genebra

A leilão vai também, esta quarta-feira, um conjunto de adornos, igualmente em safiras e diamantes, da coleção de Estefânia de Beauharnais, filha adotiva de Napoleão I Várias joias que pertenceram a casas reais europeias, entre as …