/

Federações do PS. Pedro Nuno Santos tentou ganhar terreno, mas ainda é António Costa quem mais ordena

3

Miguel A. Lopes / Lusa

O ministro das Infraestruturas e da Habitação, Pedro Nuno Santos

João Paulo Rebelo e João Portugal, dois nomes próximos de Pedro Nuno Santos que se estrearam enquanto candidatos à presidência de federações socialistas, não conseguiram ser eleitos.

Pedro Nuno Santos, dirigente socialista e ministro das Infraestruturas e da Habitação, quis ganhar peso dentro do partido, nas eleições para presidente das 19 federações socialistas, que decorreram sexta-feira e no sábado.

No entanto, a investida foi um fracasso: os dois nomes próximos do governante que se estrearam como candidatos à presidência de federações, João Paulo Rebelo e João Portugal, não conseguiram ser eleitos.

De acordo com o jornal Público, que avança a notícia nesta segunda-feira, João Paulo Rebelo, secretário de Estado da Juventude e do Desporto, perdeu as eleições em Viseu por uma margem curta. Apesar de ter atingido os 1.036 votos, não conseguiu evitar que o deputado José Rui Cruz ficasse à frente com 1.164 votos.

Já em Coimbra, o antigo deputado João Portugal teve cerca de 38% dos votos, perdendo para Nuno Moita, presidente da Câmara de Condeixa-a-Nova, que levou a melhor com cerca de 62%.

O matutino dá conta de que foram reeleitos três presidentes de federações próximos de Pedro Nuno Santos: Lisboa, Braga e Aveiro.

Na Federação da Área Urbana de Lisboa (FAUL) Duarte Cordeiro foi reeleito com 95% dos votos para um segundo mandato. Já em Braga, Joaquim Barreto foi reeleito com 2.200 votos, contra 1.669 votos obtidos por Ricardo Costa, e em Aveiro, Jorge Sequeira foi reeleito, sem opositor e com 96% dos votos.

Nesta eleição, recandidataram-se dez presidentes de federação e foram eleitos nove novos líderes. Conforme realça o Público, é a prova de que o poder interno do secretário-geral do PS, António Costa, se consolidou. Informações recolhidas pelo diário dão conta de que muitos dos novos presidentes de federação são entusiastas do líder do partido.

ZAP //

3 Comments

  1. … para quando o zé-povinho português se convence que os assalariados chamados políticos não valem nada de nada são autentico esterco humano.

    • No quarto da sua casa em S. João da Madeira, o barbudo Nuno Santos tinha colado na parede um cartaz do PCP, segundo uma revista que há anos lhe foi fazer uma entrevista.

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.