FC Porto divulga novos emails suspeitos que implicam Luís Filipe Vieira

O diretor de comunicação do FC Porto revelou novos emails que indiciam, segundo refere, corrupção de árbitros a favor do Benfica. Desta feita, estão em causa mensagens que envolvem Luís Filipe Vieira, presidente das águias, e o assessor jurídico Paulo Gonçalves.

Depois de ter denunciado uma troca de emails entre Pedro Guerra, o diretor da Benfica TV, e o ex-árbitro Adão Mendes, denunciando o que definiu como “um esquema de corrupção de árbitros a favor do Benfica”, Francisco Marques, revelou novos emails datados de 2014 e de 2016.

No programa “Universo Porto”, do Porto Canal, o diretor de comunicação do FC Porto divulgou um alegado email enviado pelo então presidente da Liga de Clubes, Mário Figueiredo, a Luís Filipe Vieira, em abril de 2014, sobre declarações do presidente do Sporting de Braga, António Salvador.

“Caro Luís, seguem em anexo as declarações feitas pelo António Salvador a seguir ao jogo com o Rio Ave. Ouve bem, por favor. Não fala em roubo nem faz acusações genéricas. Por favor, tem calma porque sempre estive e tenho estado do teu lado. Um abraço”, terá escrito o ex-líder da Liga a Vieira, no que Francisco Marques interpreta como um sinal da “subserviência de Mário Figueiredo ao Benfica”.

Manuel de Almeida / Lusa

Paulo Gonçalves, assessor jurídico do Benfica

Paulo Gonçalves, assessor jurídico do Benfica

O responsável portista apresentou uma outra mensagem, de janeiro de 2014, do delegado da Liga Nuno Cabral que teria como destinatário o assessor jurídico da SAD do Benfica, Paulo Gonçalves, referindo-se ao seu afastamento de jogos da I Liga.

O dirigente encarnado terá remetido a questão para o então presidente da Liga, Mário Figueiredo. “Mário, a ser verdade, o homem é feio ou incompetente? É o único que não fez jogos da I Liga. Já foi onze vezes a Chaves. Qualquer dia é treinador do Chaves”, terá escrito Paulo Gonçalves.

Na resposta, Mário Figueiredo terá notado o seguinte: “Ele está pronto? Vem fazer aqui um jogo ao Porto? Só tens que dizer“.

O diretor de comunicação dos dragões divulgou também novas mensagens de email do ex-árbitro Adão Mendes, agora trocadas com Paulo Gonçalves para alegadamente interceder a favor do árbitro Manuel Mota e do seu filho.

José Coelho/ Lusa

O árbitro Manuel Mota

O árbitro Manuel Mota

Benfica fala em emails “totalmente irrelevantes”

Entretanto, o Benfica já reagiu às acusações do FC Porto, considerando que as alegadas trocas dos referidos emails são “totalmente irrelevantes no conteúdo, exceto no facto dos diversos crimes que voltaram a ser cometidos no Porto Canal”, disse uma fonte encarnada à agência Lusa.

Na passada quarta-feira, um dia depois de Francisco Marques ter divulgado os primeiros emails, envolvendo Pedro Guerra e Adão Mendes, o Ministério Público confirmou ter recebido uma denúncia anónima que acusa o Benfica de corrupção e anunciou ter enviado o caso para o Departamento de Investigação e Acção Penal de Lisboa, com vista à instauração de um inquérito.

José Sena Goulão / Lusa

O presidente do Benfica, Luís Filipe Vieira

O presidente do Benfica, Luís Filipe Vieira

Esse dado foi interpretado com surpresa por alguns juristas que entendem que o MP avisou os potenciais suspeitos da investigação, antes de esta poder arrancar, o que compromete o caso em termos jurídicos.

Entre os benfiquistas, a revelação dos primeiros emails levou à revolta contra Pedro Guerra, que foi insultado e mesmo alvo de uma agressão na última Assembleia Geral do clube encarnado.

ZAP // Futebol 365 / Lusa

PARTILHAR

14 COMENTÁRIOS

  1. É tudo a mêsma cambada e nada acontece, nada aconteceu ao Porto nas trafulhices de um passado recente, e nada vai acontecer ao Benfica, pois comem todos do mêsmo, e ainda por cima o Porto nos ultimos anos tem sido uma lástima a jogar futebol.

  2. Podem gozar à vontade com o Sporting!…
    .
    Com o Sporting e o seu jejum de títulos no futebol da I Liga.
    .
    O Sporting é de facto uma comédia no meio deste drama que mina o futebol e a credibilidade das instituições desportivas.
    .
    Antes comédia por ser honesto, que esbracejar com a vitória conseguida a partir de uma cama cheia de fruta ou dum voucher para matar a fome.
    .
    Tem tudo a ver com miséria. Tem tudo a ver com fome!
    .
    Não é de fome geral que se trata, mas de uma fome provocada pela miséria emocional – a gritante falta de valores ou objectivos nobres que pautam a conduta e a liderança dos clubes de futebol.
    .
    E não me venham enumerar o rol de troféus internacionais, porque se lá estiveram e ganharam foi porque para estarem lá fora, antes alguém foi corrompido cá dentro para poderem chegar em primeiro lugar à meta…
    .
    Afinal, já não há dúvida de que salvo raras excepções e de há algumas décadas para cá a festarola dos títulos é manipulada e preconcebidad por ladrões, corruptos e corruptores, gente sem honra e outros vermes que chafurdam na pia do futebol.
    .
    Em comum, todos falam de honra, pundonor e sucesso com muito trabalho e virtude, todos apontam o dedo ao vizinho, como se ele próprios fossem santos canonizados pelo papa do norte ou fiéis acáfalos nas missas dominicais celebradas a sul e presididas pelo primeiro ministro.
    .
    O futebol deveria ser uma saudável competição desportiva vendida como um espectáculo popular e tornou-se uma sarjeta imunda… onde protagonizam altos responsáveis bem vestidos com fatos boss e camisa branca enfeitada com gravata de seda.
    .
    O pior de tudo, é o facto incontornável de que o futebol é o fenómeno desportivo que melhor dignostica ou espelha o funcionamento de uma sociedade.
    .
    Querem um diagnóstico de um país?! …. Observem o futebol.

    • SIm é verdade o Sporting é um anjo :

      Caso Cardinal: “Ordenou-me que fosse à Madeira fazer um depósito”

      Testemunho de Rui Martins esta terça-feira em sede de julgamento. Em causa está um depósito de 2.000 euros feito na conta de José Cardinal, dias antes de um jogo entre o Sporting e o Marítimo, para qual o árbitro assistente estava nomeado. Paulo Pereira Cristóvão, antigo inspetor da PJ e vice-presidente do Sporting, está detido no estabelecimento prisional de Évora desde 3 de março.
      “Um dia ou dois depois de eu ter feito o depósito bancário no Funchal, Paulo Pereira Cristóvão mandou-me deitar fora a roupa e o boné que usei e, depois de eu o ter questionado porquê, disse apenas que me pagava o valor da roupa”, afirmou Rui Martins. “A 19 de dezembro de 2011, pediu-me dados pessoais para comprar bilhetes de avião e ordenou-me que fosse à Madeira fazer um depósito”, explicou, acrescentando: “A pedido dele não assinei o meu nome no talão de depósito, fiz apenas um rabisco (…) e quando regressei a Lisboa entreguei o talão à secretária”.

      • 1- desculpar um mal com outro mal é bastante infantil ! (se eu tenho um doi doi tu tb tens ! )
        2- Um mal ñ desculpa outro e pelo que sei esse até foi preso
        3- Comparar os casos parece-me bastante infantil tendo em conta a dimensão de cada um
        4-Se você fosse adulto diria “ñ me revejo nisto e a ser verdade mesmo sendo do benfica exigo total transparencia do meu clube”

        no fundo qd voce usa um argumento desses para desculpar tudo isto só está a querer dizer q é igual q é farinha do mm saco …se gosta de futebol seja sério, adulto …

        e pode ter a certeza se esta caso fosse do Sporting … a minha indignação seria a mm … só que eu n sou farinha do seu saco … !

        • Por favor mostre-me textos seus a condenar estes actos de um vice presidente do seu clube que agiu enquanto tal, ai terá razão para me criticar, certamente terá textos dessa altura a criticar uma vez que disse ter a mesma indignação, parece-me que a farinha do seu saco é bem pior … Quanto aos famosos e-mails nada vejo de especial ou sequer que se compare com o caso cardinalli ou o apito dourado. Nos casos do Guerra, vejo dois “garotos” a gabarem-se de que o seu clube agora mandava nisto tudo, parecia uma conversa de café, ainda por cima a gabarem-se de tudo aquilo quando nada tinham ganho , ou seja o Porto era tri-campeão à data, que raio mandava o Benfica em Dezembro? o porto tinha ganho 1 campeonato com Villas Boas e dois do Vitor Pereira, afinal o Benfica controlava o quê ? Espremendo tudo aquilo dá “bola” .

          • ó meu amigo … qts vezes o faço … para mim corrupção seja sporting
            benfica ou porto é corrupção … para si se for do Porto e do Sporting é corrupção … se ñ … ai tá tudo bem
            lá está … “Se você fosse adulto diria “ñ me revejo nisto e a ser verdade mesmo sendo do benfica exigo total transparencia do meu clube”

            …continua a passar paninhos quentes … é mm da farinha … e estragada …fique bem lá com seu benfiquinha … e a comemorar as vitorias a todo o custo 😉

  3. “Antes comédia por ser honesto”? O Sporting? Honesto? Está a brincar de certeza… Não se lembra do ano em que o Sporting foi campeão com o Mário Jardel? A quantidade astronómica de penalties marcados a favor dos leões (que garantiu a bota de oura ao jardel…)? Honestidade no futebol? Isso não existe! O Sporting torna-se ainda mais comédia, como diz, porque; com os mesmos “meios” que os outros clubes, não consegue ganhar (muitos) campeonatos… Mas digo-lhe mais! O Sporting com o presidente actual, só tem a perder… Falo em credibilidade, honestidade, capacidade, competência… Sporting “comédia” mas honesto… Não brinque comigo…

    • Caso Cardinal: “Ordenou-me que fosse à Madeira fazer um depósito”

      Testemunho de Rui Martins esta terça-feira em sede de julgamento. Em causa está um depósito de 2.000 euros feito na conta de José Cardinal, dias antes de um jogo entre o Sporting e o Marítimo, para qual o árbitro assistente estava nomeado. Paulo Pereira Cristóvão, antigo inspetor da PJ e vice-presidente do Sporting, está detido no estabelecimento prisional de Évora desde 3 de março.
      “Um dia ou dois depois de eu ter feito o depósito bancário no Funchal, Paulo Pereira Cristóvão mandou-me deitar fora a roupa e o boné que usei e, depois de eu o ter questionado porquê, disse apenas que me pagava o valor da roupa”, afirmou Rui Martins. “A 19 de dezembro de 2011, pediu-me dados pessoais para comprar bilhetes de avião e ordenou-me que fosse à Madeira fazer um depósito”, explicou, acrescentando: “A pedido dele não assinei o meu nome no talão de depósito, fiz apenas um rabisco (…) e quando regressei a Lisboa entreguei o talão à secretária”. .. é mesmo uma honra ser do Sporting .. lol

  4. Já os antigos diziam que só se vê as “ramelas” nos olhos dos outros, as virgens ofendidas que conseguem fazer juízos de valores e de intenções, não viam o óbvio na altura do apito dourado, se isto é corrupção o que era o apito dourado ? Segue um pequeno exemplo, comparar uma coisa com a outra é absurdo : E não foi com e-mails, manipulados ou não, está em video no youtube pelo próprio com medo que lhe acontecesse algo:

    “O que eu vou dizer a seguir destina-se a ficar gravado para a posteridade, caso me aconteça alguma coisa a mim ou á minha família. Benfica-Moreirense empate a uma bola, no dia 29 de Fevereiro de 2004, o Porto entrou em contacto comigo para influenciar o resultado do jogo. O Porto-Estrela da Amadora na época de 2003/2004, é verdade que o Porto nos ofereceu raparigas, como era habitual fazer, tal como aconteceu no jogo Porto-Académica de 2002/2003. Naquela noite após o jogo Porto-Estrela da Amadora, juntamo-nos, eu e os meus assistentes, com Reinaldo Teles, António Garrido e o árbitro Paulo Silva e os seus assistentes. Eu fui o único prejudicado, porque todos mamavam, mas eu é que fiquei prejudicado para sempre. É verdade que o Porto me pagou uma viagem, através da agência Cosmos em 1998, para eu ir a Marrocos com os meus dois assistentes, e o árbitro João Rosa Penicho.” Declarações de Jacinto Paixão – arbitro corrompido pelo FCP.

  5. Para os Renatos Martins desta vida, que deve ter cumprido o mandato do outro gajo : AGORA APAGA TUDO ( até o cérebro) deixo apenas uma anedota:
    .
    O cardeal Patriarca de Lx vai falar com o Papa Francisco já na próxima semana!
    .
    Vai pedir umas pequenas alterações para driblar a concorrência!
    .
    A partir de Setembro, os bispos vão ordenar árbitros para celebrarem jogos de futebol nos estádios paroquiais.
    .
    E os paroquianos ganham assim o direito a matar e a roubar todo os que sendo minoria não vão à missa, não rezam o terço, não cantam e não vão à catequese.

RESPONDER

Para as criaturas marinhas, as doenças infecciosas são a sentinela da mudança

Uma recente investigação analisou as mudanças nas doenças relatadas em espécies submarinas num período de 44 anos. A conclusão não surpreende: a saúde dos oceanos está a piorar a passos largos. A compreensão das tendências oceânicas …

Solidariedade e ambiente. Nos EUA, já é possível doar as suas peças Lego

Nunca somos demasiado velhos para brincar com peças Lego. No entanto, se estiver a ficar sem espaço para as arrumar e estiver à procura de uma forma de garantir que os seus blocos acabam em …

Eis os primeiros smartphones pensados e fabricados em África

https://vimeo.com/365789486 No Ruanda nasceram os primeiros rebentos do grupo Mara, que anunciou o lançamento dos seus dois primeiros smartphones. São os primeiros a serem totalmente fabricados em África. Estes são os dois primeiros smartphones totalmente fabricados em …

Siza Vieira recebe Grande Prémio da Academia de Belas-Artes francesa

O arquitecto Álvaro Siza Vieira recebeu o Grande Prémio de Arquitetura da Académie des Beaux-Arts, pelo conjunto do seu percurso, no valor de 35 mil euros. “É uma grande honra, porque é um prémio importante. É …

Para os jovens refugiados, um telemóvel pode ser tão importante quanto comida ou água

Entre 2015 e 2018, mais de 200.000 jovens não acompanhados reivindicaram asilo na Europa. Muitos deles, agora na União Europeia, têm uma coisa em comum: os seus smartphones. Não são apenas ferramentas para entretenimento nem uma …

Cientistas observaram pela primeira vez porcos a usar ferramentas

Uma equipa de cientistas registou pela primeira vez uma família de javalis das Visayas, num jardim zoológico em Paris, a usar paus para cavar e construir ninhos. Os porcos não gostam só de chafurdar na lama …

Transição verde: o mundo tem muito a aprender com uma pequena cidade na Islândia

Uma pequena cidade no norte da Islândia tornou-se quase neutra em dióxido de carbono (CO2). Uma equipa de cientistas viajou até ao país insular nórdico para descobrir como podemos aprender com esta cidade. Atualmente, as cidades …

Adolfo Mesquita Nunes não será candidato à liderança do CDS

Adolfo Mesquita Nunes anunciou este domingo que não será candidato à liderança do CDS. A garantia foi deixada pelo próprio, na sua página pessoal de Facebook, depois de ter sido desafiado por António Pires de …

Afastado desde a noite eleitoral, Rui Rio volta para lançar suspeitas sobre a RTP

Afastado dos holofotes desde a noite eleitoral e sem dizer se se vai recandidatar à liderança do PSD, Rui Rio recorreu ao Twitter para comentar as suas suspeitas sobre a RTP. O líder social-democrata recorreu às …

Iniciativa Liberal vai votar contra programa de Costa

O deputado eleito do Iniciativa Liberal vai votar contra o Programa de Governo, e revela que as suas primeiras propostas serão de desagravamento fiscal perante um Parlamento onde se quer sentar ao meio, "o mais …