Ministério Público abre inquérito a “esquema de corrupção” para favorecer Benfica

(cv) Benfica TV

-

Pedro Guerra, director de conteúdos da Benfica TV

O Ministério Público vai investigar o alegado “esquema de corrupção de árbitros” a favor do Benfica”, na sequência da denúncia feita esta terça-feira pelo director de comunicação dos dragões, Francisco J. Marques.

O Ministério Público confirmou, esta quarta-feira, ter recebido uma denúncia anónima em que o Benfica é acusado de corrupção, tendo a mesma sido encaminhada para o DIAP de Lisboa com vista a instauração de inquérito.

“Confirma-se que foi recebida uma denúncia anónima, através da plataforma do DCIAP, e a mesma foi encaminhada para o departamento do Ministério Público competente – o DIAP de Lisboa – com vista a instauração de inquérito”, indica o MP numa resposta enviada à agência Lusa.

O diretor de comunicação do FC Porto, Francisco J. Marques, acusou o Benfica de corrupção, revelando uma alegada troca de emails entre Pedro Guerra, comentador e director de conteúdos da Benfica TV, e Adão Mendes, ex-árbitro, na época 2013/14.

No alegado esquema estará envolvido o presidente do Benfica, Luís Filipe Vieira, que é referido nos emails como “o primeiro-ministro“, enquanto os árbitros são designados como “padres”.

Entretanto, na sua página oficial, o Benfica “repudia e desmente de forma veemente as falsas e absurdas insinuações do diretor de comunicação do FC Porto”, acrescentando ir avançar “com um processo crime por difamação e outros processos que se justifiquem”.

Para os ‘encarnados’, as acusações do FC Porto visam “desviar as atenções da crise e graves problemas por que passam outras instituições”.

Entretanto, o Conselho de Disciplina da Federação Portuguesa de Futebol também anunciou a abertura de um inquérito após a denúncia de corrupção feita pelo FC Porto.

Em declarações à TSF, o diretor de comunicação do Benfica, Luís Bernardo, congratula-se com a abertura de todos os inquéritos, de modo a esclarecer todas as questões relativas às acusações do clube azul e branco.

A Associação Portuguesa de Árbitros de Futebol (APAF) também já apelou ao FC Porto que apresente “às instâncias competentes” dados que comprovem as acusações.

“Se existe alguma veracidade nas graves acusações que fazem, devem, para bem do futebol, apresentar esses dados às instâncias competentes, PJ e MP, se é apenas mais uma diversão, então condene-se e penalize-se estes comportamentos de uma vez por todas”, refere a APAF em comunicado.

As declarações feitas são graves e não devem deixar de ser analisadas e investigadas desde a sua veracidade à intencionalidade, para bem da transparência do futebol. A APAF, tal como em casos anteriores, quer o prestigio da classe e do futebol e, para tal, irá tomar as ações e diligências necessárias para apuramento da verdade e não poderá deixar uma vez mais cair por terra mais este episódio detrator do nosso futebol”, acrescenta.

ZAP // Lusa

PARTILHAR

13 COMENTÁRIOS

    • O Sporting?… Também (assim como o FCP) tammbém tem que se lhe diga… Não passa incólome nesta “dança”…

  1. Acho muto bem que se investigue. Se se revelar verdade, que se punam os culpados (mas não se esqueçam “aqueles” do passado…). Mas; se se revelar mentira (e/ou não provado) que se punam os difamadores. E que se faça de forma exemplar! Especialmente de alguém que ocupa um cargo de relevo. Hoje em dia, qualquer um pode difamar (especialmente a imprensa/”jornalistas”) e nada lhes acontece. Geralmente, na pior das situações, uma multazinha…
    Isto tem de acabar!

  2. Ponto Prévio : a época de futebol 2017/2018 começou este ano em 07/JUNHO/2017.
    Sim, esta denúncia “anónima” faz parte da estratégia comunicacional da SAD do FCP para acautelar a próxima época.
    Este tema, nesta altura é, entre outras coisas ( sobretudo após o “acordo com o SCP” ) uma confissão de impotência do FCP, na sequência, aliás, do que significa a contratação de Sérgio Conceição : UM ESCUDO QUE DEFENDA A SAD PORTISTA dos PORTISTAS !!
    Não vai haver jogadores que preencham as legitimas expectativas dos sócios, accionistas e adeptos,: Não vai haver mais nada a não ser “cortinas de fumo” !!
    Veremos que jogadores vão acabar por vender, quais vão poder comprar, e, no fim, se SC acha que foi enganado ou não. O mesmo é dizer se vai … bayer com a p+orta ou não !!
    Os tempos vão dificeis para os lados de Campanhã e já se sabe que “casa onde não há pão, todos ralham e ninguém tem razão” …
    Habituem-se !!

    NINGUEM MAIS QUE O BENFICA E OS BENFIQUISTAS PODE DESEJAR UMA RÁPIDA AVERIGUAÇÃO E UM RÁPIDO ESCLARECIMENTO DESTA MATÉRIA.
    Porém, confundir uma(s) denúncia(s) anónima(s) ( “os ratos de esgoto” escondem-se sempre no anonimato … ), como aquela onde se acoita o Xico, com acusações formais feitas pelo Ministério Público, no ambito do “apito dourado”, só pode ser por uma tentativa desesperada de enganar os acólitos !

    Aguardemos, por isso, o que vai dizer o MP e façamos votos para que este processo se desenrole rapidamente para não termos que levar durante toda a época com a “treta do costume” !

    O Penta será um campeonato tão dificil como foi o de 2004/2005 da era Trapattoni, que quebrou um ciclo de 11 anos. Mais dificil ainda que o Penta, só o Hexa pelo que significa. aquilo que se pede é, pois : Concentração ! Empenho ! Humildade ! Capacidade de sacrificio ! Vontade indómita de vencer ! serão os ingredientes necessários, mais uma vez, para vencermos !

    Carrega Benfica !

  3. Será que o Ministério Público vai averiguar mesmo? Ou é o costume…. poeira para os olhos e ARQUIVA-SE como é habitual… fico à espera para ver!

  4. Mas alguém tem a ilusão, que se o futebol fosse uma coisa séria,
    interessaria minimamente aos bacocos dos adeptos?
    Até parece que estes percebem alguma coisa de futebol!!!
    Os adeptos, adoram é destas palhaçadas…
    E se os deixassem, gostavam mesmo era de andarem todos a batatada!!!

  5. Mas então o Benfica teria que ter sido prejudicado e muito.
    Posso estar enganado mas, não falando já das muitíssimo esquisitas lesões de, práticamente, uma equipa completa de 1ª. linha do Benfica durante semanas e meses e que foram enfrentadas com jogo de muito empenho e sofrimento durante, práticamente, os primeiros dois terços do campeonato, a Santa Aliança só se lembrou de dar o golpe final no Benfica, no último terço, com visitas constantes à Liga, à Presidência da Federação, à Associação de Árbitros, com visitas dos Canelas do Porto ao centro de Estágio dos Árbitros (mentira????……única vez que vi que estavam lá as televisões para filmarem e entrevistarem).
    Curiosamente, a partir de aí, o Benfica perdeu o jogo da SESTA DO CAMPEONATO no Marítimo, o árbitro deixou-os (jogadores do Marítimo), jogarem deitados e tudo, para tirar o ritmo ao jogo, depois o roubo no PLAY OFF da taça da Liga, depois os 3 golos inválidos no Benfica-Boavista, depois o penalty internacionalmente conhecido que deixou o Benfica perder em Setúbal, quase de seguida o Sporting-Benfica com os 3 penaltys seguidinhos em 5 minutos do jogo, não sei quantas trabalhadas que aconteceram POR ACASO no tal último terço até o Glorioso ficar apenas a 1 ponto até ao final.
    Enfim, só benefícios para o Benfica que, felizmente, viu até ao fim a Santa Aliança a perder pontos com toda a raça, querer e saber…..coitados……, não souberam aproveitar os não benefícios daqueles cartões todos de CORRUPÇÃO agora apresemtados.

    Enfim, A CULPA É DO BENFICA.
    Enfim, mais uma vez, a época já começou e, para não variar, com a POLÉMICA REDUTORA DA PRESTAÇÃO DOS ÁRBITROS MAIS UMA VEZ e, quem tem de saber aguentar é o Benfica.

    VÁ LÀ BENFICA, DEIXA-OS GANHAR, COITADOS.

RESPONDER

Em recuperação, Navalny fala sobre envenenamento. “Foi um projeto pessoal de Putin que falhou"

Em entrevista ao canal de televisão inependente Dozhd TV, Alexei Navalny, que se encontra em recuperação da tentativa de assassinato com o agente químico Novichok, garante que ninguém o vai parar e lança farpas a …

Hotelaria pressiona Governo. Quer que turistas com estadias marcadas possam circular entre concelhos

A proibição de deslocação entre concelhos entre dia 30 de outubro e 3 de novembro de modo a evitar contágios agradou a alguns, mas não ao setor hoteleiro, que quer ser deixado de fora da …

Ligação fluvial entre o Seixal e Lisboa suspensa a partir de hoje (e durante 45 dias)

A Transtejo tinha informado que a ligação fluvial entre o Seixal e Lisboa estaria suspensa a partir desta segunda-feira, por 45 dias, devido a obras, mas será assegurado transporte rodoviário até ao terminal de Almada. “A …

Nagorno-Karabakh. Arménia e Azerbaijão acusam-se mutuamente de violação de novo cessar-fogo

A Arménia e o Azerbaijão trocaram esta segunda-feira acusações pela violação de um novo cessar-fogo acordado no domingo para pôr fim às hostilidades no enclave de Nagorno-Karabakh, que deveria ter entrado hoje em vigor. A Arménia …

Venezuela testou molécula que "anula a 100%" o novo coronavírus

O Presidente da Venezuela anunciou, este domingo, que o Instituto Venezuelano de Investigações Científicas (IVIC) testou com sucesso uma molécula, a DR10, que "anula 100%" o novo coronavírus. "O IVIC testou uma molécula usada para tratar …

Com a bancarrota a caminho, Governo Sócrates vendeu quase 80% dos imóveis públicos

Numa altura em que o país já estava em situação complicada, com o cenário de bancarrota no horizonte, o último Governo de José Sócrates vendeu quase 80% do património imobiliário público em apenas dois anos. Estes …

Na primeira noite de recolher obrigatório em Madrid, houve centenas de festas ilegais e álcool na rua

Na primeira noite de recolher obrigatório em Madrid, foram muitos os que ignoraram as restrições. A polícia espanhola foi obrigada a intervir em centenas de festas ilegais e numa festa ao ar livre com mais …

Casa Branca admite que EUA não poderão controlar pandemia. Biden acusa Trump de ter desistido

A Casa Branca admitiu este domingo que os EUA não poderão controlar a pandemia por ser tão contagiosa, numa mudança à postura de minimização da gravidade da crise, numa altura em que há novos recordes …

GNR obrigada a intervir no GP de Fórmula 1. Bastonário diz que evento foi um "insulto" aos profissionais de saúde

O circuito de Portimão teve de fechar algumas bancadas para garantir o distanciamento dos 27.500 espetadores autorizados pela Direção-Geral de Saúde (DGS). Pelo menos em duas foi necessária a intervenção da GNR. Em comunicado, a GNR …

Governo atira-se ao Bloco de Esquerda. Voto contra é "incompreensível"

Em conferência de imprensa, esta segunda-feira, o secretário de Estado dos Assuntos Parlamentares, Duarte Cordeiro, afirmou que "o Governo considera incompreensível que não possa contar com o Bloco de Esquerda" para aprovar o Orçamento do …